Painel SA. > Denúncia de assédio na Capes expõe suposto favorecimento a grupos de educação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Simão Vasconcelos

    A matéria cita acusações anônimas e sem comprovação como se fossem verídicas, sem cumprir o papel básico de uma reportagem, que é a apuração dos fatos. O jornalista assume que uma pessoa é bolsonarista baseando-se em relatos anônimos sobre postagens apagadas? Em um negocio bilionário como a pos-graduação EAD de faculdades particulares essa suposta denuncia tem tudo para ser armação de interesses econômicos.

    Responda
  2. Angelo Antonio Agostinho

    Não seria interessante esclarecer os leitores sobre o processo de avaliação e o papel dos comitês assessores? Não seriam os membros dos Comitês Assessores, recrutados na academia entre cientistas especialistas, sem conflito de interesse, que daria legitimidade ao processo de avaliação? Afinal, o Comitê assessor é composto por dois, seis ou de 20 a 50 pessoas? Os membros do Comitê Assessor vota ou dá parecer? Que confusão...

    Responda
    1. Angelo Antonio Agostinho

      O que são grupos educacionais? Por que o programa de prevenção ao assédio anunciado deveria fazer menção à denúncia anônima? Qual a relevância da Dr Bustamante gostar de ser chamada presidenta? Não achou suspeita a declaração de que uma delas cogita deixar o cargo e ir para o setor privado? O anonimato não tem a ver com a falta de prova ou inconsistências na acusação?

  3. Angelo Antonio Agostinho

    Penso que vários pontos da matéria merecem reparos: o que são grupos educacionais? Tudo isso não parece picuinha? A coluna ouviu quantas mulheres reservadamente? Porque o programa de prevenção ao assédio anunciado deveria fazer menção à denuncia anônima? Qual a relevância da Dr Bustamante gostar de ser chamada presidenta? Não achou suspeita a declaração de que uma delas cogita deixar o cargo e ir para o setor privado? O anonimato não tem a ver com a falta de prova ou inconsistências na acusação?

    Responda
  4. Pedro Nunes

    Isso tem todo o jeito de armação, com interesses políticos. Acusações anônimas, sem vítimas específicas e mentiras seriadas misturadas com acusações sem comprovação.

    Responda
  5. Emanuel Mello

    Todo mundo sabe que mulheres são incapazes de assediar

    Responda
  6. Felipe Vasconcelos

    Denúncias de assédio devem ser levadas a sério no sentido de que devem ser devidamente apuradas, no entanto, o roteiro "mulheres progressistas oprimidas" contra o "homem bolsonarista em cargo de poder e opressor" não me convence. Enfim...

    Responda
  7. Ronaldo Pereira

    Parece história mal contada. A começar pelo anonimato que nem sempre se justifica, mas se de fato as coisas são assim aí é caso de polícia e MP já que além de assédio moral também tem corrupção…!

    Responda
  8. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Se tudo é como relatado , como um Bolsonarista de alta patente pode ser diretor da Capes ?!?!? E ser ainda amiga de longa data da presidente ?!?!? Ora , não é do conhecimento geral que aquele sujeito eleito em 2018 só não destruiu a pesquisa no Brasil porque viramos o jogo em 2022 ?

    Responda
  9. Sidinei Magela Thomaz

    Estranhamente, esse grupo anônimo chamado "Amigas da CAPES", tem como endereço, o "Templo da Boa Vontade", conforme a nota de esclarecimento da CAPES. Assim, sugiro que todos leiam essa nota, aparentemente ignorada pela FSP.

    Responda
  10. Fatima Marinho

    Que horror.

    Responda
  11. ANDRE BARRETO

    Não é de hoje que assédios de diferentes tipos ocorrem na Capes. De qualquer modo, bolsonaristas devem estar na cadeira, não no governo.

    Responda
  12. José Bueno

    A pós graduação no Brasil produz pesquisa de alto nível, já criou uma massa crítica fantástica e seu surpreendente sucesso em tão pouco tempo surpreende instituições do mundo. A Capes é um dos principais pilares disto que os brasileiros construiram, graças a dirigentes e pesquisadores que participam de todos os seus níveis decisórios. É preciso que garanta o padrão de excelência e os seus objetivos originais, eventualmente perturbados pelos quatro anos de desmonte bolsonarista.

    Responda
  13. José Fernando Marques

    Parreira está no dever de responder às denúncias. Ou dá a entender que não tem como replicar. Quanto à ausência de materialidade, há pelo menos um vídeo, citado na matéria, que desmente as "generalidades" alegadas. Há que abrir um processo e averiguar tudo o que se afirma contra Parreira. O ministro tem de se manifestar - ou passará por omisso ou conivente.

    Responda
  14. Dagmar Zibas

    Cadê o Camilo? Tenho impressão que ele mantém relações perigosas com setores com simpatias bolsonaristas. Vamos exigir limpeza completa no MEC.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Boa pergunta, Dagmar, cadê...?!?

  15. Vera Queiroz

    Cadê o Ministro da Educação sob Lula, Camilo Santana @camilosantanaoficial ? Por que não fazer essas denúncias nessa página dele do Instagram?? Essa galera age como bolsonaristas-raiz, e o governo Lula tem obrigação de se livrar dessa herança fétida, de autoritarismo e perseguição.

    Responda
  16. Vera Queiroz

    Cadê o Ministro da Educação sob Lula, Camilo Santana @camilosantanaoficial ? Por que não fazer essas denúncias nessa página dele do Instagram?? Essa galera age como bolsonaristas-raiz, e o governo Lula tem obrigação de se livrar dessa herança fétida, e autoritarismo e perseguição.

    Responda
  17. Sidinei Magela Thomaz

    Alguns pontos chamam a atenção nessa matéria. Primeiro, o autor trata dos "bastidores de economia e negócios", e como demonstra muito bem, redigiu um artigo confuso sobre a pós-graduação. Segundo, se é denúncia, então significa que ainda não foi devidamente esclarecida, nem julgada. Denúncias existem aos montes. Em terceiro, porque o autor da matéria diz que Bustamante gosta de ser chamada de "presidenta"? Há algum problema com isso, ou seja, esse fato é tão relevante a ponto de merecer atenção?

    Responda
  18. Bruno Araujo

    O esgoto ainda mantém alguns ratos na estrutura. Não pode! Complacência com esse tipinho não dá!

    Responda
  19. julio c s barbosa

    tô achando que o governo atual é tão omisso quanto o anterior. mais uma fogueirinha que não demora se apaga.

    Responda
  20. Gildázio Garcia

    Ô Sr. Camilo Santana, não foi para isso que fiz o L. Tome providências.

    Responda
  21. jose prado

    O serviço público no Brasil é um ninho de víboras! Seja estadual, municipal iu federal! E lotado de lobies! Não é atoa i toma lá, dá cá dis cargos!

    Responda
    1. Julio Louzada

      Você é genérico ao ponto de ser mal intencionado.

  22. Giovani Ferreira Vargas

    Kkk lulinhas in action...

    Responda
    1. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Bop bip bip bolsomínion detectado

  23. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    É na mão de pessoas desqualificadas desse naipe que a pós-graduação no Brasil está entregue...

    Responda
  24. Adalto Fonseca Júnior

    O Brasil é um país sem governança transparente. É um fato em todas as esferas da máquina pública. Ao mesmo tempo as aberrações que envolvem várias transgressões inaceitáveis são normalizadas por comportamentos hierarquizados e doentios. Logo a educação que é o pilar mais essencial é palco para este tipo de prática nefasta. Tudo isto com dinheiro público. Onde está a transparência e o respeito pela população que precisa tanto de oportunidades consistentes para o progresso do país?

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Sobre perguntar a quem? Vamos perguntar para todos os gestores envolvidos e exigir deles transparência e respeito pelo cidadão pagador de impostos. O que vale para todos os alinhamentos ideológicos.

  25. Marcelo Goncalves

    CAPES pode ter sido confiável em tempos em que estudos de pós -graduacao eram procurados por estudantes realmente interessados na prática docente e pesquisas. Hoje é um órgão que existe para circular dinheiro no mundo corporativo e instituições de ensino tanto públicas quanto privadas. Somente movimentar grana, dinheiro, mufufa. Tá dito.

    Responda
  26. Adalto Fonseca Júnior

    O Brasil é um país sem governança transparente. É um fato em todas as esferas da máquina pública. Ao mesmo tempo as aberrações que envolvem várias transgressões inaceitáveis são normalizadas por comportamentos hierarquizados e doentios. Logo a educação que é o pilar mais essencial é palco para este tipo de prática nefasta. Tudo isto com dinheiro público. Onde está a transparência e o respeito pela população que precisa tanto de oportunidades consistentes para o progresso do país.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O inelegível, que eu saiba, não é mais o chefe de governo há quase um ano. Por sua gente aínda manda na CAPES? Por que os "negócios" foram mantidos?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Pergunta p inelegivel

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.