Painel SA. > Denúncia de assédio na Capes expõe suposto favorecimento a grupos de educação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A matéria cita acusações anônimas e sem comprovação como se fossem verÃdicas, sem cumprir o papel básico de uma reportagem, que é a apuração dos fatos. O jornalista assume que uma pessoa é bolsonarista baseando-se em relatos anônimos sobre postagens apagadas? Em um negocio bilionário como a pos-graduação EAD de faculdades particulares essa suposta denuncia tem tudo para ser armação de interesses econômicos.
Não seria interessante esclarecer os leitores sobre o processo de avaliação e o papel dos comitês assessores? Não seriam os membros dos Comitês Assessores, recrutados na academia entre cientistas especialistas, sem conflito de interesse, que daria legitimidade ao processo de avaliação? Afinal, o Comitê assessor é composto por dois, seis ou de 20 a 50 pessoas? Os membros do Comitê Assessor vota ou dá parecer? Que confusão...
O que são grupos educacionais? Por que o programa de prevenção ao assédio anunciado deveria fazer menção à denúncia anônima? Qual a relevância da Dr Bustamante gostar de ser chamada presidenta? Não achou suspeita a declaração de que uma delas cogita deixar o cargo e ir para o setor privado? O anonimato não tem a ver com a falta de prova ou inconsistências na acusação?
Penso que vários pontos da matéria merecem reparos: o que são grupos educacionais? Tudo isso não parece picuinha? A coluna ouviu quantas mulheres reservadamente? Porque o programa de prevenção ao assédio anunciado deveria fazer menção à denuncia anônima? Qual a relevância da Dr Bustamante gostar de ser chamada presidenta? Não achou suspeita a declaração de que uma delas cogita deixar o cargo e ir para o setor privado? O anonimato não tem a ver com a falta de prova ou inconsistências na acusação?
Isso tem todo o jeito de armação, com interesses polÃticos. Acusações anônimas, sem vÃtimas especÃficas e mentiras seriadas misturadas com acusações sem comprovação.
Todo mundo sabe que mulheres são incapazes de assediar
Denúncias de assédio devem ser levadas a sério no sentido de que devem ser devidamente apuradas, no entanto, o roteiro "mulheres progressistas oprimidas" contra o "homem bolsonarista em cargo de poder e opressor" não me convence. Enfim...
Parece história mal contada. A começar pelo anonimato que nem sempre se justifica, mas se de fato as coisas são assim aà é caso de polÃcia e MP já que além de assédio moral também tem corrupçãoÂ…!
Se tudo é como relatado , como um Bolsonarista de alta patente pode ser diretor da Capes ?!?!? E ser ainda amiga de longa data da presidente ?!?!? Ora , não é do conhecimento geral que aquele sujeito eleito em 2018 só não destruiu a pesquisa no Brasil porque viramos o jogo em 2022 ?
Estranhamente, esse grupo anônimo chamado "Amigas da CAPES", tem como endereço, o "Templo da Boa Vontade", conforme a nota de esclarecimento da CAPES. Assim, sugiro que todos leiam essa nota, aparentemente ignorada pela FSP.
Que horror.
Não é de hoje que assédios de diferentes tipos ocorrem na Capes. De qualquer modo, bolsonaristas devem estar na cadeira, não no governo.
A pós graduação no Brasil produz pesquisa de alto nÃvel, já criou uma massa crÃtica fantástica e seu surpreendente sucesso em tão pouco tempo surpreende instituições do mundo. A Capes é um dos principais pilares disto que os brasileiros construiram, graças a dirigentes e pesquisadores que participam de todos os seus nÃveis decisórios. É preciso que garanta o padrão de excelência e os seus objetivos originais, eventualmente perturbados pelos quatro anos de desmonte bolsonarista.
Parreira está no dever de responder à s denúncias. Ou dá a entender que não tem como replicar. Quanto à ausência de materialidade, há pelo menos um vÃdeo, citado na matéria, que desmente as "generalidades" alegadas. Há que abrir um processo e averiguar tudo o que se afirma contra Parreira. O ministro tem de se manifestar - ou passará por omisso ou conivente.
Cadê o Camilo? Tenho impressão que ele mantém relações perigosas com setores com simpatias bolsonaristas. Vamos exigir limpeza completa no MEC.
Boa pergunta, Dagmar, cadê...?!?
Cadê o Ministro da Educação sob Lula, Camilo Santana @camilosantanaoficial ? Por que não fazer essas denúncias nessa página dele do Instagram?? Essa galera age como bolsonaristas-raiz, e o governo Lula tem obrigação de se livrar dessa herança fétida, de autoritarismo e perseguição.
Cadê o Ministro da Educação sob Lula, Camilo Santana @camilosantanaoficial ? Por que não fazer essas denúncias nessa página dele do Instagram?? Essa galera age como bolsonaristas-raiz, e o governo Lula tem obrigação de se livrar dessa herança fétida, e autoritarismo e perseguição.
Alguns pontos chamam a atenção nessa matéria. Primeiro, o autor trata dos "bastidores de economia e negócios", e como demonstra muito bem, redigiu um artigo confuso sobre a pós-graduação. Segundo, se é denúncia, então significa que ainda não foi devidamente esclarecida, nem julgada. Denúncias existem aos montes. Em terceiro, porque o autor da matéria diz que Bustamante gosta de ser chamada de "presidenta"? Há algum problema com isso, ou seja, esse fato é tão relevante a ponto de merecer atenção?
O esgoto ainda mantém alguns ratos na estrutura. Não pode! Complacência com esse tipinho não dá!
tô achando que o governo atual é tão omisso quanto o anterior. mais uma fogueirinha que não demora se apaga.
Ô Sr. Camilo Santana, não foi para isso que fiz o L. Tome providências.
O serviço público no Brasil é um ninho de vÃboras! Seja estadual, municipal iu federal! E lotado de lobies! Não é atoa i toma lá, dá cá dis cargos!
Você é genérico ao ponto de ser mal intencionado.
Kkk lulinhas in action...
Bop bip bip bolsomÃnion detectado
É na mão de pessoas desqualificadas desse naipe que a pós-graduação no Brasil está entregue...
O Brasil é um paÃs sem governança transparente. É um fato em todas as esferas da máquina pública. Ao mesmo tempo as aberrações que envolvem várias transgressões inaceitáveis são normalizadas por comportamentos hierarquizados e doentios. Logo a educação que é o pilar mais essencial é palco para este tipo de prática nefasta. Tudo isto com dinheiro público. Onde está a transparência e o respeito pela população que precisa tanto de oportunidades consistentes para o progresso do paÃs?
Sobre perguntar a quem? Vamos perguntar para todos os gestores envolvidos e exigir deles transparência e respeito pelo cidadão pagador de impostos. O que vale para todos os alinhamentos ideológicos.
CAPES pode ter sido confiável em tempos em que estudos de pós -graduacao eram procurados por estudantes realmente interessados na prática docente e pesquisas. Hoje é um órgão que existe para circular dinheiro no mundo corporativo e instituições de ensino tanto públicas quanto privadas. Somente movimentar grana, dinheiro, mufufa. Tá dito.
O Brasil é um paÃs sem governança transparente. É um fato em todas as esferas da máquina pública. Ao mesmo tempo as aberrações que envolvem várias transgressões inaceitáveis são normalizadas por comportamentos hierarquizados e doentios. Logo a educação que é o pilar mais essencial é palco para este tipo de prática nefasta. Tudo isto com dinheiro público. Onde está a transparência e o respeito pela população que precisa tanto de oportunidades consistentes para o progresso do paÃs.
O inelegÃvel, que eu saiba, não é mais o chefe de governo há quase um ano. Por sua gente aÃnda manda na CAPES? Por que os "negócios" foram mantidos?
Pergunta p inelegivel
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel SA. > Denúncia de assédio na Capes expõe suposto favorecimento a grupos de educação Voltar
Comente este texto