Comentários para:

Milei pode acertar

VER COMENTÁRIOS EM Samuel Pessoa

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Milton Vargas

    Parabéns Samuel por elevar o nível do debate econômico sobre Brasil, Argentina e participar ativamente das discussões do primeiro mundo com outros grandes economistas globais.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Onde elevar o nível do debate econômico? Neste texto?

  2. Rafael Marques da Silva

    Alguem comente meu comentário em 4 anos por favor.

    Responda
  3. Rafael Guarda

    Ainda não encontrei nenhum artigo que diga para quanto vai o deficit do governo argentino com esses ajustes. Está em 15% do PIB (Previsão 2023), mas para quanto irá em 2024? Obviamente tem que considerar uma queda em 2024, logo também se reduzirá a arrecadação. Como ele vai compensar? Gerando inflação? Se fosse isso e 2025? E as taxas de juros? Vão continuar muito negativas? Até quando? Acho que lá como aqui, somente o congresso pode ajudar.

    Responda
    1. ciro lauschner

      Corte de gastos é a receita.Se ele conseguir fazer isso, terá sucesso ou no mínimo põe a Argentina novamente no mundo moderno.

  4. Tito Bernardi

    Excelente artigo.

    Responda
  5. luis augusto batista couto

    Opinião estúpida. Se dolarizae fosse a solução o Equador não estaria com milhões de miseráveis. O Miley será bom para os primeiros que aproveitarem a bolha,. depois eles sairão com os lucros e a Argentina desaba de novo. O dólar será o pesadelo dos EUA quando os países resolverem trocá-lo pelo ouro por exemplo. Mudei é a modinha em que quem vende a roupa primeiro ganha dinheiro, depois sai fora com os lucros e deixa os costureiros na mão, de novo.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Xará…estupido é quem acha que os países vai voltar on ouro como padrão. Rsrs

  6. jayme terra

    A culpa é do Lula. Este é o pior Congresso da história após redemocratizacao.. No nivel de chupetinha,jordis e quaqua tudo vai na conta do Presidente. Lira e centrao não se interessam pelo desenvolvimento do país e diminuição da pobreza. Querem é poder e muita grana.

    Responda
    1. jayme terra

      Sim Ensinou. Lula é tricampeao. Eu também

    2. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

      A notícia nao é essa@ Que falta de respeito o seu comentário! A sua família nao lhe ensinou ética e honestidade?

  7. Mauricio de Oliveira e Silva

    Lá vem o receituário neoliberal do Conseso de Washington sobre a Argentina. Meu Deus, tem saídas melhores para o ajuste macroeconômico de que a Argentina tanto precisa.

    Responda
  8. RILER BARBOSA SCARPATI

    Da mesma linha: "crescimento chinês se deve a excesso de liberalismo" e outras pérolas do colunista. Ou então daqueles que diziam que "Bolsonaro pode ressignificar política"

    Responda
  9. João Leite Leite

    Problema fiscal se resolve cortando gastos e aumentando a receita. O contrario do que o Lula vem fazendo. O governo brasileiro vem aumentando exageradamente os gastos sem investir nada em projetos de desenvolvimento econômica para aumentar a receita. O governo precisa investir para tirar o trabalhador da linha de pobreza extrema para reduzir a necessidade de gastar centenas de biliões para subsidiar a metade do povo.

    Responda
    1. Vicente de Paula Venancio

      Voce quer dizer ao contrario do que o antigo presidente fez não é. Aliás graças a ele o congresso agora se acha dono do tesouro gastando muito sem dizer pra que o gasto. O antigo proprietario do planalto deixou apenas o pais mais miseravel nao tendo nunca se preocupado com qualquer questao referente a gastos. Agora temos um ministro da economia e um presidente que realmente pensam no pais e não no proprio bem estar.

    2. José Bueno

      Oi João, avise os seus congressistas e esta m id ia que a equipe técnica e responsável do governo Lula tem um programa de desenvolvimento com equilíbrio fiscal e inserção do povo no orçamento. Se não conseguirem boicotá-lo, todo mundo saberá que nosso país tem solução.

  10. José Cardoso

    Tocou num ponto interessante: o Massa teria que convencer o peronismo a abraçar uma política de austeridade e cortes de subsídios. Com o Milei eles podem confortavelmente deixar o governo fracassar para voltar mais adiante. E se perde mais alguns anos. Ou vão se unir em prol do país? Difícil.

    Responda
  11. Fabrício Schweitzer

    Quanto absurdo!!!! Deveríamos ter mais respeito pelo ser humano. Pobre não é rato de laboratório.

    Responda
  12. Henrique Oliveira

    É claro que pode dar certo e as pessoas de bem torcem para isso. Não é porque o toupeira do inelegível foi um fracasso (quase) total, que Milei, necessariamente, também terá de ser.

    Responda
  13. Alberto A Neto

    "O pior cego é aquele que quer ver". (Millôr Fernandes)

    Responda
  14. Luiz Carlos D Oliveira

    Claro que Milley esta no Rumo certo na área econômica da Argentina. Nomeou sua irmã, afinal é de sua extrema confiança. Todos os bons administradores sabem a receita: aumentar a arrecadação, reduzir gastos, pagar as contas certinho pra ter crédito..., a Argentina vai melhorar na área (em discussão) econômica, agora quantos Argentinos vão sobrar pra o desfrute é a pergunta de um milhão.

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Além de su hermana "La Jefa", que é terraplanista, antiglobalista, antivacina e adepta das teorias da conspiração, e que governará, de fato, a Argentina, Milei colocou naquilo que seria sua AGU, um neonazista com histórico de ter realizado ataques terroristas a sinagogas, em sua juventude. Ao menos uma vantagem a presidência de Milei terá: vai tirar da Argentina qualquer verniz de país civilizado e culto que ainda lhe reste, e mostrará ao mundo, sem retoques, a verdadeira Argentina.

  15. Maria Raquel Apolinario

    Extrema direita e liberalismo convivem mto bem.

    Responda
  16. JOS LEANDRO

    Milei, faz mais um pra gente vê!

    Responda
  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Samuelzinhooooo. Tá na hora do seu nutri baby meu filho.

    Responda
  18. Raymundo de Lima Lima

    Enfim, Samuel Pessoa mostrou sua verdadeira face ideológica nas coisas da economia, talvez até nas coisas ligadas a repressão do povo, principalmente os pobres.

    Responda
  19. Marcelo Magalhães

    Depende do que se entende como acerto. O missivista já demonstrou diversas vezes a sua posição em favor dos governos golpistas, indiferente ao fato de que Guedes e Meirelles, através da implementação de um teto de gastos sociais, precarização dos contratos trabalhistas e do confisco da previdência, terem penalizado 125 milhões de brasileiros com insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Quanto às desigualdades vejamos, 1% da população destrói mais o meio ambiente, do que 75% entre restantes.

    Responda
  20. José Antônio

    No Youtube: Aula com Vassoler: Afinal, o que pretende o neoliberalismo?

    Responda
  21. paulo werner

    O colunista aposta no desconhecimento do leitor em relação à história recente da Argentina. Inacreditável! Quem conhece o legado econômico da ditadura Argentina e a infelicidade dos governos Menen e De lá Rua fica enojado da apresentação que acabamos de ler. Como pode dizer q Nestor Kitchner recebeu uma economia arrumada? Tudo tem limite

    Responda
  22. paulo werner

    Economia arrumada em 2002? Meu Deus! Corralito, De lá rua foge de helicóptero, pobreza atinge 54% da população, Cavalo dolariza a economia, Cavallo renúncia, Cavallo é preso, onda de saques, decretado estado de sítio, 4 presidentes em uma semana, Duhalde baixa decreto q proíbe ações na justiça contra corralito, decreta feriado bancário por tempo indeterminado, Duhalde antecipa eleições em seis meses por causa das manifestações populares crescentes, Kitchner assume o país *arrumado* do colunista

    Responda
  23. Luis Carlos Rodrigues

    Sempre haverá pessoas que acreditam que a terra é plana. Somente de boas intenções não se governa um país, há que se ter um mínimo de plano nacional, coisa que Milei e sua caterva "macrista" não tem!

    Responda
    1. Eduardo Mantegazza Camargo

      Ué, Rodrigo, só havia duas opções? Milei ou Massa? Minha memória não é boa, mas me parece que havia, ao menos, mais dois ou três candidatos que não se alinhavam nem ao peronismo nem ao neofascismo. Tal qual se fez no Brasil, em 2018, o "povo" optou por colocar os dois piores no 2.º turno. Vão penar penar igual condenados, a Argentina vai aprender que no fundo do poço ainda tem um alçapão e, na próxima eleição, colocarão um peronista de volta na Casa Rosada.

    2. RODRIGO NAFTAL

      E quais as opções dos argentinos? Voltar em um louco que tem afinidades com a direita.bolsinarista, ou em um grupo político que simplesmente acabou com a economia Argentina?

  24. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Milei pode acertar, e provar que a cadeira de presidente eh algo dispensável, coisa que se criou no início das repúblicas. Assim como alguns hoje pensam que a política não presta pra nada. Só que todas as tentativas de se criar esse mundo novo , até hoje, deram errado.

    Responda
  25. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Eu também acho que Milei corre o sério risco de acertar e consertar a economia da Argentina.

    Responda
    1. luiz fonseca

      Consertar a economia e matar o povo.