Poder > Datafolha: Polarização entre petistas e bolsonaristas é hoje a mesma do pós-eleição Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maderfranio Gurgel Praxedes

    Faça uma pesquisa quem é contra a escravidão e favorável. A polarização vai ser a mesma. Pergunte quem acha que a terra é plana. A polarização vai ser a mesma. Mas já foi pior antes a escravidão era legal

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    A Folha sempre foi um instrumento de manipulação geopolítica, veja posicionamento em relação a Gaza. Querem outro Milei aqui, alguém que carregue as mesmas duas bandeiras do Bolsonaro, da estrela e das estrelas.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Por sinal, leu a farsa do déficit do Dowbor, vai abrir o teu mundo.

    2. Gilberto Rosa

      Para te explicar o que é coalizão precisaria de muito tempo Neli, mas você consegue entender que Lula tem que governar com dois terços do congresso, do ogro, de Deus, dos bancos e da bala? Então tiveste a capacidade de sair de verde e amarelo por Cunha e Temer e votar no Bolsonaro na primeira, buenas, ninguém é perfeito, mas você forçou a barra :), beijos.

    3. neli faria

      Uai, se o senhor não gosta do Alckmin e do Temer?, então, por que votou para lula? Como dizia Gregório Matos: O todo sem a parte não é todo, A parte sem o todo não é parte, Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga, que é parte, sendo todo.

    4. neli faria

      Gilberto , o senhor deve ter votado para aécio. Nunca gostei do avô por que gostaria do neto? Na eleição de bolsonaro,anulei o voto, pesquise, se souber, a Folha do dia vinte e um de outubro de dois mil e dezoito:ali tem minha declaração de voto e minha linda foto: nem haddad nem bolsonaro! E quem elegeu bolsonaro, foi lula, que também elegeu seu seguidor em São Paulo com o mesmo candidato. Temer: o erro foi de lula ao tê-lo ungido. Cobre do lula ou o senhor o teme?

    5. Gilberto Rosa

      Neli, leio para saber o que pensa nossa elite do atraso, não leio apenas o que coaduna com minha percepção. Claro que você confia cegamente no bilionário banqueiro da Folha, votou no Aécio, saiu de verde e amarelo pelo Cunha e Temer, no primeiro mandato votou no ser das joias..., gosta do Alkmin, ama o Moro, detesta o PT, ... segue o script.

    6. neli faria

      Por que o senhor lê ,então? Eu não leio nenhum jornal, nem de graça, se é instrumento de manipulação. Sou assinante da Folha há mais de trinta anos. A Folha sempre foi um jornal a serviço do lula e publica, notícias ruins dele, porque ele é péssimo, por isso a sua imparcialidade. A Folha foi criticada por FHC em suas memórias, criticada pelos bovídeos do boiadeiro anterior e pelos do atual.Logo, a Folha é imparcial!

  3. Manoel Cardoso

    Pode até ser um Fla x Flu ou BA x VI e acho que é, mas o povão a exemplo dos times acima descritos, em maioria prefere o Lula. Sem dúvida é melhor para os pobres.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Nâo segue mesma, mesmo. Estamos em um clima tranquilo e bolsonaristas, em redução, percebem a melhora, por mais que o bilionário banqueiro dono da Folha tente manter o clima.

    Responda
  5. Tattiana Salles

    É uma polarização que não se vê apenas no Brasil. Ocorre nos EUA, na França, no México, na Argentina...em quase todas as Democracias do mundo. Na minha opinião esse fenômeno está profundamente ligado à dinâmica das redes sociais e as bolhas de opinião que elas formam. Boa parte das pessoas está se informando através de grupos que só reforçam seu viés de confirmação. Nesse ambiente os fatos não importam, só as narrativas.

    Responda
    1. Alexandre Sartori Barbosa

      Perfeito Tattiana!

  6. AILTON SOUZA

    Tou c. e a. pra polarização dessas pessoas alienadas e sem noção que só servem pra prejudicar o país. Não importa quem, quero que todo governo de certo só assim o povo pode prosperar.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      bem por ai. até quando ficar pagando sapo para esses zé ruelas. adoradores de mitos e líderes e isso que são.

  7. sérgio dourado

    "Quimera" com 20%... Quimera bem substancial, pelo visto: só falta a cara pra encampar o centro, de fato, tirando esses puxadinhos que se querem fazer de tal e que estão mais pra água com açúcar.

    Responda
  8. Ricardo Arantes Martins

    O Coiso se projeta na política dentro do Centrão. Sempre foi centrão tanto que votava com Lula até o fim do mensalão, sem a mesada foi pra oposição. Todos sabem que ele e filhotes defendiam or. cri no Rio (hoje não precisam mais) e sempre fizeram parte do sistema. Já o petismo teve sucessivamente todos os3últimos presidentes do partido presos em vários esquemas (Dirceu, Genoino e JP Cunha - Gleisi que se cuide) e2líderes de governo Confessos. O Coiso petismo vem se mostrando altamente pernicioso

    Responda
  9. Joao Pinheiro

    Os bolsonaristas são como tardígrados. Não morrem para que possamjs nos ver livres deles. Mas hibernam enquanto esperam uma nova oportunidade para tentar estragar a vida de 70% da população. Ô, raça!

    Responda
  10. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Em que mundo quem vota em Lula é necessariamente petista? E da mesma forma quem vota em Bolsonaro é necessariamente Bolsonarista? A que falta de nível a Folha vai ainda descer? Que desfavor ao jornalismo!

    Responda
  11. Edison Gonçalves

    Uma coisa é ser petista outra bem diferente é votar no Lula. Há milhões de brasileiros principalmente pobres que não sabem nem o que é petisco mas que adoram Lula. Esse aspecto parece que não é abordado na pesquisa....

    Responda
  12. Dario Lima

    Todos os países do mundo são polarizados na política, o que tem de errado nisso? Nada, a imprensa que inventou Bolsonaro e não gostou exatamente do que viu, quer inventar outro Salvador que não seja da extrema direita,estão tentando, como sempre fizeram, vender a terceira via, ou seja, o candidato dos banqueiros, agiotas.

    Responda
  13. Dario Lima

    Tem que continuar a polarização, ela é importante, os bolsonaristas da extrema direita estão certos, devem defender o que pensam, os Petistas são a direita civilizada, mais maleáveis.

    Responda
  14. José Filho

    Essa tal de "Polarização entre petistas e bolsonaristas" é o resultado da alienação de seguidores anestesiados pelo fanatismo por Lula e Bolsonaro que apoiam essas pessoas. Ambos são absolutamente iguais e habitam o mesmo esgoto. É a fórmula correta para manter o país firme e forte a caminho do atraso, da pobreza, da fome e da miséria.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Alienado é quem não vê diferença entre um discurso de centro-esquerda e um de extrema-direita. A questão fundamental, hoje, no Brasil é entre o mínimo de civilização ou a barbárie.

  15. Tadêu Santos

    MAS A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR É QDO O ENELEGÃVEL SE TORNARà PRESIDIÃRIO??? No último debate na Globo (foto) o ex enelegível chamou o Lula de presidiário por várias vezes em tom de deboche, uma zombaria baixa, pois o Brasil está esperando pelo mandado de prisão que já estar redigido, para a Polícia Federal cumprir a determinação do ministério da Justiça ou do STE ou de qualquer cidadão comum brasileiro portador de Título Eleitoral!!!

    Responda
  16. neli faria

    Existem vidas inteligentes no Brasil fora da bovídea dicotomia boiadeiro atual e anterior. Relembro que lula foi eleito por menos de dois por cento dos votos. E o meu foi, foi!, um deles: pelo meio ambiente , pelo Vice, e por aquilo que nem ele nem bolsonaro tem: amor ao Brasil!

    Responda
    1. neli faria

      Perfeito, Dario. Só que o Brasil existe apenas para sustentar políticos e ser Dono de partido é um ótimo negócio.Então, cria-se partido sem nenhuma relevância, apenas para faturar em cima dos contribuintes.

    2. Dario Lima

      Concordo, porém não existe fórmula mágica, direita civilizada ou a extrema direita. Temos que diminuir o número de partidos e polarizar como nos USA, por exemplo.

  17. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O Brasil precisa de menos besteira (e egoísmo) e mais inteligência (e solidariedade).

    Responda
  18. Samuel Santos

    A FSP redescobrindo a roda. Trabalho magnifico de pesquisa e estatística. Tristes tempos!

    Responda
  19. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A Folha e seu jornalismo de fofoquinha. Folha, daqui a três horas essa matéria será esquecida por todos. Vocês são incapazes de análises relevantes. Sempre a fofoquinha. Jornalismo ladeira a baixo. E não venha um Hernandez reclamar da falta de argumento. Ainda que houvesse espaço, valeria a pena argumentar com esse tipo de jornalismo pequeno?

    Responda
  20. Alfredo Gomes de Azeredo

    O bloco de brasileiros que se alia ao bolsonarismo, pode em um recorte estatístico, ser identificado com aqueles completamente alienados e desprovidos de uma estrutura mental capaz de escolhas qualitativas. A parte restante desse bloco, são aproveitadores, milicianos, grilheiros.... Nossa luta hoje, é quase missionária: tentar resgatar a parte alienada; a parte bandida, é parte perdida - inútil qualquer esforço.

    Responda
  21. marcio jose albino

    Doentes , todos.

    Responda
  22. Austin Assis Andrade

    O petismo é um movimento histórico que teve início com a criação dos partidos trabalhistas da Europa no contexto da 2° revolução industrial. Período em que foram criadas as primeiras leis que protegiam os trabalhadores assalariados. No Brasil o Partido dos Trabalhadores teve papel importante no enfrentamento da ditadura militar, buscou a consolidação de leis trabalhistas para amenizar a situação de penúria que os militares promoveram pelo país. Agora! O que é o "bolsonarismo"? Apenas grilheiros.

    Responda
    1. José Filho

      "O petismo é um movimento histórico que teve início com a criação dos partidos trabalhistas da Europa" e que chegou ao seu auge com o maior esquema de corrupção da história com a devolução de milhões mais a humilhação da Petrobras tendo que fazer acordo e pagar milhões na bolsa de Nova Iorque. Você sabia disso ou estava em marte?

  23. Nelson Vidal Gomes

    Prova insofismável do nosso atual estágio civilizatório. O de "poveco". Lula e Bolsonaro como nossos dois"grandes líderes". Mas se não há bem que sempre dure também não há mal que nunca se acabe. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  24. COLOMBO MELO

    Não sou bolsonarista. Apoio Bolsonaro porque é a melhor opção para enfrentar as esquerdas. Esse adjetivo pejorativo "bolsonarista" é usado para estereotipar a direita de forma negativa. Não cola. Somos de direita, liberais, defensores da liberdade econômica e do estado mínimo. Bolsonaro é só um instrumento oportuno para atingirmos nosso fins. Entendido?

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Você é um golpista de extrema direita e tem a cara de pau de se dizer liberal, entendido?

  25. José Antônio

    Datapovo: Polarização entre petistas e o camisismo-amarelismo é hoje a mesma desde ´Não vou bancar o pato`, ´Somos todos Cunhas` e outras bobagens.

    Responda
  26. EVANDRO SADA FARIA

    É o torneiro ou o tenente. Frango ou pasta

    Responda
  27. Alexandre Sartori Barbosa

    O PT sempre teve 30% de apoiadores fixos militantes. PSDB também tinha trinta. Tentou tirar o PT dando seu lugar ao PL e União Brasil. Desapareceu no processo. Jogou rasteiro e agora temos que aturar esse bolsonarismo infeliz.

    Responda
    1. José Filho

      Possivelmente o maior esquema de corrupção do planeta onde devolveram milhões roubados, mais a humilhação da Petrobras que teve que fazer acordo e pagar milhões à bolsa de Nova Iorque tenha contribuído para a sangria do PT. Há quem os ame. O capitão e sua trupe não são diferentes. São todos farinha do mesmo saco apoiados por gente anestesiada pelo fanatismo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.