Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Jesus mandou amar uns aos outros e não discriminou a forma de amar. Ame a quem quiser, como e onde puder, mas ame.

    Responda
  2. Paulo Sales

    Jornalistas de política deviam ficar na sua área e parar de escrever besteira sobre Deus. Jesus disse:. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Em segundo: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não coloque Joel, a culpa em Deus da miséria humana!

    Responda
  3. Marta Vainchenker

    Parabéns ao colunista pelos comentários equilibrados. O mesmo Swami Vivekananda, um monge, dizia corretamente que dos que se dedicam à religião, 80% são fraudes, e 15% são loucos . É muito Torquemada para muito poucos Bernardone ou Yepes y Álvarez. Muito Caifás pra pouco Jesus. De fato, desconfio que os termos "sepulcros caiados" e "hipócritas" são os termos que o mesmo Jesus, se vivo, usaria pra qualificar esses que se arrogam a julgar a vida sexual alheia, sacudindo letra morta.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Marta. Cuidado com certas interpretações. Não seguir religião, não significa ser descrente, ou não se rebelar no sistema secular, pelo contrário. Significa ser discípulo de Deus. De Jesus. Fiel e honesto. Pense nisso.

  4. Ricardo Knudsen

    O colunista deveria pedir perdão aos negros, depois de ter afirmado, sem qquer informação, q um jovem negro sendo linchado tinha provavelmente sido pego roubando. Trata-se de claro exemplo do q se convencionou chamar de racis mo estrutural. Para o colunista, se era negro e estava apanhando, só poderia ser bandido. Se a vítima fosse branca, o colunista provavelmente estaria indignado com o justiciamento e a falta de presunção de inocência.

    Responda
  5. Andre Fonseca

    As religiões são o resultado do primitivismo ainda existente no cérebro humano. A maioria das pessoas sequer consegue enxergar os absurdos praticadas em nenhum de deus, qualquer que seja sua denominação. Tenho pouca esperança de que a humanidade um dia evoluirá ao ponto de conseguir eliminá-las.

    Responda
  6. S Barreto

    Meu amigo, pera lá: pedir perdão? Cada um vive como quer, desde que não cause dano a terceiros. Ok. Mas achar que uma religião e seus dogmas são obrigados a aceitar comportamentos e valores que que vão contra a instituição? Nada a ver; cada macaco no se galho.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc percebeu q em Levítico pede-se o assassinato de homossexuais, o q corresponderia ao crime de incitação ao ódio e a violência , com pena previstz de até cinco anos de prisão, segundo o nosso Código Penal? Vc crê q uma igreja,com base em seus textos canônicos, tenha o direito de pedir o assassinato de pessoas apenas por sua orientação sexual?

    2. Anna Rodrigues

      Mas não precisava fazer churrasco dos homossexuais né? A morte é bem mais grave, isso que ele quis dizer

  7. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Penso que as igrejas precisam mais dos homossexuais do que os homossexuais precisam das igrejas...

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Elas já os têm. O ser humano é ser humano em qualquer lugar. em alguns elas podem se revelar com são.

  8. Eduardo Rocha

    Rezo de todo coração para que um dia as religiões acabem e finalmente possamos viver sem crenças que no fundo só querem justificar interesses e preconceitos pessoais.

    Responda
    1. misael pacheco

      “Neurose obsessiva universal da humanidade”, diria Freud.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Quando a humanidade ficar mais lúcida as igrejas de pedra cairão e as igrejas restantes será uma reunião daqueles voltados a um mesmo propósito.

  9. Matheus Battistoni

    Pedir desculpas porque? Joel não conhece um único homossexual que tenha sido morto pela Igreja Católica. Condenar o homossexualismo não é condenar o homossexual, como condenar o alcoolismo não é condenar o alcoólatra. Mais de 60 países proíbem o homossexualismo, a maioria na santa África, e não há levas de refugiados gays no mundo. Judeus, muçulmanos, hindus, xintoístas, etc., praticamente todos os credos religiosos repudiam o homossexualismo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Não se entregue æ sua paranoia, não há ninguém querendo implantar uma ditadura gay, isso é coisa de bozista com problemas existenciais. Ninguém vai obrigar vc a namorar outro homem. Mas vc pode, se quiser, sem ser ameaçado de morte ou chamado de doente, é o q dizem os princípios democráticos.

    2. Ricardo Knudsen

      Insanidade é vc igualar homossexuais a doentes e demência é pensar q liberdade de religião permite incitação à violência. Ma fé é dizer q eu quero proibir a Bíblia. Um dia as socieddades democráticas terão a coragem e a decência de enfrentar casos como a incitação ao assassinato de gays em Levítico. No momento, igrejas tem muito poder político,ninguém quer tocar no assunto. O STF se apequena, o Executivo finge q não sabe e boa parte do legislativo incita à discriminação de gays.

    3. Matheus Battistoni

      Ricardo, você quer proibir a Bíblia? Isso é uma insanidade, o art. 5° da Constituição garante a liberdade de pensamento e de religião, estando acima do Código Penal na hierarquia das leis. Não queira impor uma ditadura gay no Brasil.

    4. Ricardo Knudsen

      Vc percebeu q em Levítico pede-se o assassinato de homossexuais, o q corresponderia ao crime de incitação ao ódio e a violência , com pena prevista de até cinco anos de prisão, segundo o nosso Código Penal? Vc crê q uma igreja,com base em seus textos canônicos, tenha o direito de pedir o assassinato de pessoas apenas por sua orientação sexual?

    5. Ricardo Knudsen

      Alcoolismo é doença, homossexualidade não é. É vergonhoso q vc compare as duas coisas, sua bussola moral é inexistente. Além de passar o pano para igrejas q incitam ao ódio e violência com base em Levítico 20 13, o q mais vc vai defender? Q homossexuais sejam internados à força para serem tratados daquilo q vc considera uma doença?

    6. Ricardo Knudsen

      Em outro comentário vc citou Levítico 20 13, q propugna o assassinato de gays. Trata-se de crime de incitamento ao ódio e à violência, previsto no artigo 240.º do Código Penal e punido com pena de prisão de até 5 anos. As igrejas deveriam não só pedir perdão aos gays, mas à toda sociedade, por semearem a discórdia. A questão vai além da ética, é criminal, mas é claro q ninguém tem coragem de fazer valer a lei para as poderosas igrejas cristãs.

  10. Paulo Sales

    "A homo ssexualidade é condenada tanto no Antigo Testamento —em que Deus em sua infinita bondade ordena a pena de morte a homossexuais" Assim você só consegui deixar as pessoas com raiva de Deus e desinforma. Vai estudar leviticos, quem o escreveu e porquê. Esse deus que você cita é o deus dos israelitas. O Deus dos cristãos é o Deus de Jesus.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Matheus, outro salsichão ironizando. Vou te ajudar. Moisés escreveu Leviticos porque o povo israelita foi cativo dos egípcios por 400 anos. E no Egito havia homo sexsualismo até nos templos, entre outras praticas incestuosas e imortais Na lista de pecados, Moisés colocou até o ato de ter relações com mulher menstruada. Leia leviticos. Acontece que Deus nos deu Jesus que nos ensinou a conviver com Deus. Aprenda isso. Seja limpo de coração e tente aprender!

    2. Matheus Crisostomo

      Ué, a palavra de deus não é mais uma verdade abaoluta??

  11. MARCOS CESAR MORAES

    Joel, esqueceu q p muitos cristãos matar outra pessoa pode ser um ato de fé? Logo, o assassinato não é pecado maior que a homossexualidade. Não sei se é isto é uma piada ou uma tragédia humana.

    Responda
  12. Fabrício Schweitzer

    Ler a maioria dos comentários é como uma viagem à Idade Média. O prazer sexual, comum a todos/as, aceitando ou não, incomoda. Seja qual for a orientação sexual, sair do papai e mamãe (igreja católica) é motivo de pedradas. Acredito que a comunidade LGBTQIA+, assim como qualquer grupo, apenas pede respeito. Viva e deixe viver. E, mais que o papa, é o Estado que tem o dever da inclusão e ser menos violento.

    Responda
  13. José Cardoso

    Os clubes do Bolinha eram bem mais comuns no passado. Os próprios apóstolos eram um bando de homens sempre juntos. Acho que a homossexualidade sempre foi vista como uma intrusão perturbadora do feminino num ambiente do qual foi excluído. Talvez a mudança da atitude quanto a ela esteja associada à maior presença das mulheres em todas as áreas.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      O Clube do bolinha era (ainda é) muito comum eis que num mundo primitivo o mais forte tem voz, no caso em análise o homem. Achei legal sua análise da inclusão do homo associada a inclusão da mulher. Acho que o que vem acontecendo tem mais a ver com isso mesmo, com a abertura da mente do ser quebrando o conservadorismo dentro de si e das culturas sociais. é lento mas no ocidente dois séculos de iluminismo faz correr cadim mais rápido.

  14. marcos fernando dauner

    O fim do mundo está próximo - Apocalipse, cap. vinte e cinco, verso quinze !

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      hahaha. muito bom xará.

    2. Ricardo Knudsen

      Arantes, por Coiso e filhotes vc se referia ao Bozo e aos filhos 1 a 4? De fato eles queriam o apocalipse da democracia. A diferença é q Bozo e filhotes não representam a Besta, mas os bestas.

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      O apocalipse tem 22.

    4. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, só a tua bíblia tem 25 capítulos.

    5. Paulo Augusto

      Pessoas sensatas não ligam para fantasias religiosas.

    6. Ricardo Knudsen

      Faltou teatralidade na maluquice. Sugiro vc repetir a citação, mas só de cuecas, em cima de uma caixote, em praça pública e se auto-flagelando. Até a maluquice precisa de um ar de credibilidade.

    7. Ricardo Arantes Martins

      não há dúvidas. o anticristo em suas manifestações estão ae. o Coiso e filhotes cá no Brasil é a prova disso.

  15. Fernando Alves

    O desconhecimento sempre gera esse tipo de comentário. É normal que os grandes sábios polemistas com a profundidade de um risco na água que compõe o corpo de colunistas da FSP escrevam esses textos e ignorem que a homossexualidade fora condenada tradicionalmente nas sociedades laicas (e mesmo irreligiosas) e inclusive considerada crime até pouco tempo atrás. Não é só uma questão de religião. Vide que a ofensa mais usada contra homens é insinuar homossexualidade. Fica fácil chutar cachorro morto.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Qdo digo q Freud tinha sérios problemas de saúde mental e de caráter e era incapaz de produzir qquer coisa q sequer se aproximasse de ciência, as pessoas ficam bravas. Toda a sua obra é permeada de conceitos arbitrários, jamais testados, q só fizeram retardar o avanço de terapias e reafirmaram o sexismo e a homofobia. Na dúvida, leiam o comment do Matheus - qta m... Né?

    2. Ricardo Knudsen

      Freud tinha um Ego arcaico, com mecanismos psíquicos primitivos, não conseguindo sublimar a sua frustração sexual, identificando-se com completos idio tas pseudo_científicos como ele, q atribuíam seus próprios problemas psicológicos à toda humanidade.

    3. Fernando Alves

      Nesse caso específico, o mundo inteiro deveria ignorar o que escreveu Freud.

    4. Matheus Battistoni

      Freud escreveu que o homossexual tem Ego arcaico com mecanismos psíquicos primitivos, não conseguindo sublimar a frustração sexual, identificando-se com a mãe (no caso masculino) e procurando no parceiro a própria imagem. Ou seja, seria um retardado sexual. Os gays vão queimar os "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade" em praça pública?

  16. Rodolpho Oliveira

    Vcs tratam a homossexualidade como se fosse algo dos tempos modernos, uma evolução natural do homem desenvolvido. Esquecem que é uma prática que sempre existiu, a Bíblia trata vastamente sobre o assunto. Em nenhuma delas orienta o cristão a perseguir e matar homossexuais. Assim como em nenhuma delas aceita esse pecado, mas trata como uma prática típica do total afastamento de Deus, digna de punição divina. Sendo assim, nós cristãos não devemos condenar os pecadores, mas sim o pecado.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Matheus, vc levantou um ponto interessante. O Velho Testamento só atribui pecado aos gays q fazem sexo deitados. Assim, basta fazer sexo de joelhos, de pé ou de qquer modo q não implique deitar-se q tá liberado. Com um pouco de criatividade, podem descobrir coisas incríveis. Minha sugestão no entanto é buscarem companhia mais cool, o pensamento medieval está fora de moda. Warning: Este texto contém ironia, sendo contraindicado para pessoas sem-noção.

    2. Matheus Crisostomo

      Levítico 20:13. “ Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a morte.”

    3. Rodolpho Oliveira

      Thiago, volta do início e lê de novo o que escrevi. Na sociedade o gay deve ser livre com suas escolhas. Dá mesma forma como a igreja não deve forçar seus preceitos aos que não creem, tb não deve ser forçada a incluir aquilo que não acredita na sua liturgia. Certo? Mais claro agora?

    4. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      Ou seja, atormentar o gay pelo resto da vida falado que o que ele sente é errado e mandá-lo pra uma 'cura gay'! Cada uma....

    5. Ricardo Arantes Martins

      é isso. Jesus nunca passou o pano para o pecado, mas antes sempre estendeu a mão ao pecador (todos nós) e foi o maior inclusivista de todos os tempos.

    6. Rodolpho Oliveira

      É um dever acolher aqueles que buscam a Igreja para arrependimento e mudança de vida, mas nunca aceitar na igreja a homossexualidade, pois biblicamente não existe conciliação entre essa prática e a fé cristã, não adianta forçar, achar que a igreja deve se adaptar. Assim como na sociedade, sim, o homossexualismo pode ser aceito, ele não é obrigado a se sujeitar a fé cristã. Na igreja, sim, deve se sujeitar.

  17. Paulo Augusto

    A melhor coisa que a humanidade pode fazer é abandonar as religiões e seus deuses fantasiosos.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Matheus, de quatro é como vc vive a sua vida, não mudaria muito para vc.

    2. Matheus Battistoni

      Isso mesmo, e depois cair de quatro.

  18. Alberto Melis Bianconi

    Engraçado, acabei de comentar outra matéria dizendo que esperava ver mais comentários com a posição dessa coluna e havia me enganado. Não sou versado em teologia mas acho que o Joel tampouco. A união homoafetiva continua a ser um pecado mortal, condenando seus praticantes ao inferno? Mas como então pode um padre abençoá-la? Seria tipo, padre matei meu vizinho e vim aqui não em busca de penitência e perdão, mas para que abençoe o meu ato. Nossas zelites são um misto de arrogância e incompetência.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A Igreja Católica já não exclui os homossexuais há muito tempo. Trata como trata os que se divorciaram e contraíram segunda união.

    2. Ricardo Arantes Martins

      é a interpretação humana do pecado. na idade média condenavam os usurários e hoje em dia pergunte a um desses enormes banqueiros, o que é que voce faz? e ele responde "eu faço coisa que assusta satanás". enquanto aqueles pequenos da idade média estão no inferno até hoje por uma coisa que hoje em dia nem pecado é mais não.

  19. Ricardo Arantes Martins

    O que Jesus prega é Ação, o que importa é o caráterquem trás o amor ao próximo e não quem julga os outros e nada faz “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?23Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!"

    Responda
  20. adenor Dias

    Quem sempre dependeu de escravos, jamais pode apoiar a homossexualidade. Já pensou se a ordem for home com home, mulher com mulher? Num futuro próximo a humanidade acaba!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Caro Adenor, aqui ficou difícil de saber se o sr. apoia a aceitação da homossexualidade ou a escravidão.

  21. Ricardo Arantes Martins

    As religiões no mundo caracterizam-se quase sempre por serem fisiológicas, utilitárias e perseguidoras tentando impor suas verdades guela abaixo de seus fiéis levando-os a comportamentos excludentes de quem não faz parte deseu nicho e forma de pensamento. Justamente a católica ultimamamente está mais inclusivista.O Cristo tecia com mere. trizes, ladr@o e corruptos nunca apontou o dedo pra ninguém, exceto para religiosos hipócritas que se imiscuiam no poder e no julgar o povo. iguais aos de agora

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Veja Bianconi somos todos pecadores. o que nos eleva segundo o Cristo é o caráter. a atitude e não onde ou em qual igreja oramos. excluir alguém é a mensagem que Cristo sempre combateu dos religiosos fisiológicos. é amor. misericórdia quero. com o mesmo rigor que nós julgarmos teremos o mesmo rigor na misericórdia divina. com o mesmo perdão que nós dermos teremos o mesmo perdão da misericórdia divina por isso Não Julgueis para não serdes Julgados.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Acho que também não funciona. Se vai aceitar todos no paraíso o pecado se torna irrelevante. Se vai pedir para deixar de pecar, então não faz sentido abençoar, como quer o Papa Francisco.

    3. Ricardo Arantes Martins

      Perfeita a análise. Jesus nunca exaltou o pecado mas estendia a mão a todos. e o exemplo que destes é perfeito, numa perfeita análise. "Quem não tem pecado que atire a primeira pedra" ou "não julgueis para não ser julgado" eis que a mesma misericórdia que tivermos é a mesma que nós teremos da Justiça Divina. Julgar e excluir o homossexual ou qualquer um é uma aberração. O que importa é o caráter, como a pessoa age no ramerrão do dia a dia e não onde ora ou pra qual igreja.

    4. Rodolpho Oliveira

      Jesus aceitava o pecador, não o pecado. Vc parece conhecer a Bíblia.. então lembre do encontro de Jesus com a prostituta que ia ser apedrejada: ele afastou os apedrejadores que eram pecadores como ela, mas disse a ela: vá e não peque mais. Ou seja, ele aceita o pecador, não o pecado. Por isso a igreja católica erra ao aceitar o que na Bíblia é pecado.

  22. Dilmar Oliveira

    São poucos os comentários, mas chama a atenção que a maior parte não tem nada a ver com o tema da coluna - me pergunto o porquê, talvez por ser um campo minado em um país onde política, sexualidade e religião se misturam de forma bem indecente...

    Responda
  23. Fernando Piechnik Leite Ferreira

    Uma análise superficial dos fatos. Ao longo da história Deus se revelou e falou com a humanidade de diferentes formas : uma voz, uma nuvem , e os profetas. Até que na plenitude dos tempos, o próprio Deus , na segunda pessoa da Santíssima Trindade falou diretamente ao homem. E acolheu, não bateu palmas, a todos inclusive, prostitutas , adulteras, publicanos , cobradores de impostos e até levou ao céu bandidos ( Dimas). Por que não acolheria os homoafetivos ?

    Responda
    1. Rodolpho Oliveira

      Veja que todos os que Jesus acolheu se arrependeram e demonstraram mudança de vida, abandono do pecado. O cobrador de impostos que era corrupto, a prostituta, entre outros. A Bíblia condena o pecado da homossexualidade e a Igreja tem o dever de não aceitar o pecado, mas acolher o pecador que queira se aproximar da Igreja com objetivo de conhecer a palavra e mudar de vida. Isso serve pra o corrupto, ladrao, prostituta, idolatra, traidor, pecador. Ninguém na igreja é santo, exceto Jesus.

  24. Marcelino José santana

    Tem que mudar a lei, quem tem mais voto entra, diminuir de 513 para no máximo 313, imagina a economia, passagem aérea uma vez por mês, no máximo 3 assessores sem representação nos Estados, dar um salário fixo que a gasolina moradia tudo por conta desse salário, chega de bancar esses que só pensam neles.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Mas o que isso tem a ver com o tema?

  25. Marcelino José santana

    Tem que mudar a lei, quem tem mais voto entra, diminuir de 513 para no máximo 313, imagina a economia, passagem aérea uma vez por mês, no máximo 3 assessores sem representação nos Estados, dar um salário fixo que a gasolina moradia tudo por conta desse salário, chega de bancar esses que só pensam neles.

    Responda
  26. Marcelino José santana

    Tem tantas coisas mais importantes para se pedir desculpas , como o povo votar mal, gostar de heróis na hora de votar, caçador de marajás, Pai dos Pobres, mito (tudo enrolado na justiça) e o povo brigando por causa deles, como você vai querer mudar o Brasil desse jeito?votam sempre nos mesmos deputados do centrão que é o câncer do Brasil, tá na hora do povo deixar de ser gado e deixar todos esses que estão aí sem excessao desempregados,tentar colocar gente nova e séria .

    Responda
  27. Florentino Fernandes Junior

    Serio?

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Exatamente o meu sentimento