Educação > Revisão do novo ensino médio pode ser votada nesta terça (19) na Câmara; entenda Voltar
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Esse Novo Ensino Médio é a decadência do ensino no Brasil, não precisava mudar o antigo currÃculo, era só investir mais em educação implantando o ensino integral dobrando a carga horária preenchendo com laboratórios, esporte de outras modalidades e reforço...mas isso custa dinheiro né e educação nesse paÃs é "gasto", não é investimento, tem o teto de gastos...
Vocês não estão acompanhando direito esse assunto e faz tempo. Tira essa matéria daà que tá informando errado. O projeto foi retirado da pauta e já está em outras mÃdias.
E quais as ementas de todos esses cursos? Sabe-se que educação de qualidade vai além dos muros de escolas bem equipadas e com um quadro de professores bem formados. Estudantes brasileiros devem ter acesso à cultura, lazer e viagens. E educação sem arte está fadada ao mero tecnicismo. Sugestão de leitura aos nossos polÃticos: "AlienÃgenas na sala de aula".
Muito blah, blah, blah. A realidade é que o aluno pobre começa a trabalhar com 16 anos e o resultado é a evasão escolar.
Deveriam incluir o estudo das esferas magnicrônicas. Aplica-se a muita coisa.
Concordo 100% com o comentário da Carolina Albuquerque Gonçalves, infelizmente essa renovação da forma como parece que ocorrerá, aumentara o desconhecimento.
Tem um colega meu de faculdade que é professor de FÃsica na rede estadual, se você soubesse o que se ensina em FÃsica no Novo Ensino Médio você chora! É tipo "que estamos em um universo composto por galáxias, sistemas e planetas" bem coisa de ciências da 3º série.
Ou seja, dependendo da opção que o jovem escolher, teremos adultos que não vão saber coisas básicas e fundamentais para a cidadania e o futuro, como a diferença entre Amazonas e Amazônia (Geografia); que o Brasil um dia foi uma monarquia e sofreu golpes (História); o que é cadeia alimentar (Biologia); que existe um motivo pra não jogar óleo no ralo e consumir menos sacolas (QuÃmica); e que as coisas caem porque existe gravidade e não porque Deus quer (FÃsica).
Perfeito.
Um PaÃs em que, teoricamente, o Estado é laico mas, no Congresso tem bancada evangélica, o boi tem bancada, a bala tem bancada, e a educação??? Não dá para esperar muita coisa.
Os problemas são multifatoriais: equipe gestora e equipe docente e discente/famÃlia. CurrÃculo é o norteador na construção do conhecimento formal, mas é a variável aluno/familÃa seu principal agente e objetivo. Na intersecção multifatorial é necessário educar 80% dos docentes, humanizar e ampliar a filosofia da Educação dos gestores e melhorar muiiito o comprometimento do aluno com a escola. Do contrário é jogar pérolas aos porcos e remar contra a maré.
Qualquer mudança que ocorra e seja aprovada infelizmente não resolverá o grave problema da educação. Enquanto não instrumentalizarem "de fato" professores, gestores de forma efetiva e significativa não resolverá . Enquanto não houver reconhecimento e salários compatÃveis que dignifiquem a desafiadora tarefa de estar na gestão e, sobretudo, dentro de uma sala de aula, ( especialmente no atual contexto em que vivemos não resolverá os graves problemas da educação brasileira.
Porque juÃzes ganharam mais que professores? Não faz sentido algum!
Essa reforma transformou a diferença entre os bacanas e os que estudam em escolas públicas maior ainda, mudou as provas de vestibular????? Vamos melhorar nas médias mundial ???? Não vamos cair.
Como sempre o mantra do especialista que fala muito e não resolve, não sou sectário muito menos anacrônico, mas se voltarmos 70 anos no passado em termos de educação e metodologia, avançaremos 100 no futuro. Obviamente resguardando a evolução da tecnologia e os valores atuais, muito debate e pouca ação, muitos especialistas que "nunca" lecioanaram, meros teóricos, e a massa com alto grau de analfabetismo funcional.
A grande divisão talvez seja: ensino médio como um valor em si próprio, ou apenas como preparação para o ensino superior? É natural que os alunos e pais se angustiem com uma dispersão de disciplinas, tirando o foco da preparação para a faculdade. Já li um texto do AnÃsio Teixeira defendendo a primeira opção, mas ir da ideia à pratica não é trivial.
EquÃvoco. A divisão é: ensino médio como preparatório para o superior ou como preparação para o mercado de trabalho. Valor em si próprio nem é cogitado atualmente.
Até a metade do ano que vem os alunos dirão que não aguentam mais aulas de português e matemática ou mesmo as disciplinas "tradicionais". Essa reforma da reforma só jogou o pêndulo da fragmentação curricular para o outro lado novamente. Não há sÃntese na polÃtica pública, os governos operam no 8 ou 80. Ruim, ruim. A educação é área complexa. Não é questão apenas de currÃculo, mas deixa pros especialistas que nunca pisaram numa sala de aula como professor, mas somente como alunos.
A proposta é importante, mas superficial. O ensino médio tem que voltar a ter importância em si mesmo, tanto em termos de aprendizado quanto de mercado de trabalho. Do contrário vamos continuar dizendo que a escola não vale mais nada se o sujeito não fizer uma faculdade (aliás, que muitos já falam não valer mais nada...).
Esse é o tipo de coisa que só piora, "malgré" os avanços tecnológicos experimentados nas últimas décadas.
Muita fala para pouca ação. O importante é a melhoria da qualidade do ensino. Não adianta aumentar a carga horária de matemática e português com professores mal preparados, mal remunerados e mal capacitados.
Considerando que 20 paises das Américas têm o espanhol como idioma oficial, sendo que 7 deles têm fronteira com o Brasil, é inconcebÃvel não ensinar espanhol no Ensino Médio.
Se, mesmo investindo toda a carga horária planejada para Matemática e Português, os estudantes enfrentam dificuldades, muitos acabam sem dominar a regra de três e a habilidade de interpretação de texto. Agora, imagine os resultados ao dedicar apenas 60%.
Enquanto nossa ilustre classe polÃtica fica discutindo o sexo dos anjos, a triste realidade cozida há décadas se mantém. A respeito de toda a fantasiosa propaganda oficial, o PISA nos joga a realidade dura e crua nas fuças...
Educação é uma questão de estado e não do governo de plantão, seja ele qual for. Não dá para ficar alterando currÃculo escolar a cada quatro anos
O pior, sempre em regime de urgencia, e sabe por que? Porque nossos deputados são incapazes de pensar e debater!
O que o governo Lula tenta fazer é tornar disciplinas antes optativas em obrigatórias. Basta ver como ficariam as opções e se perceberá. Gato né que aluno não gosta de matemática e português, por isso se vê tantos erros de escrita e tanta inabilidade em lidar com números e finanças
De que adianta saber cálculo avançado, se quero ser professor de história? Tinha que ser o mais simples possÃvel, pois o aluno pobre trabalha e não consegue acompanhar (minha história). Resultado, evasão.
Ainda bem que o congresso resistiu a essa tentativa de manter o ensino médio no seculo passado.. não é possivel em um mundo com inteligencia artificial disponivel para todos,.seguirmos um modelo de ensino médio decoreba, treinando alunos para pegadinhas teoricas e vestibulares generalistas. .. temos que seguir mudando e fazendo ajustes mas jamais voltar ao passado como quer boa parte do governo e sindicatos da educacao
Você é professor ou estudante? Conteúdos desconectados com a realidade, reduzir aulas de LÃngua Portuguesa e Matemática. Colocar uma aula de fÃsica e Biologia e por aula até de PET. Esse Novo Ensino Médio foi um desastre.
Só há progresso com educação de qualidade. Aumentar a carga horária das disciplinas básicas é o mÃnimo que se pode fazer. Melhor do que deixar como está.
Este será a grande realização do Governo Lula. Precisamos urgente aumentar a carga horária de estudos para formarmos pessoas com nÃvel alto em qualquer profissão e capazes de competirmos com alunos de outros paÃses, onde a educação é prioridade.
Esta
Desde o ensino básico a ênfase deve ser dada em disciplinas aplicadas. Matemática por exemplo, deve ser aplicada. Precisa mudar a abordagem da matemática para torna-la atraente. Buscar por engenheiros, agrônomos, economistas, médicos que possam formatar cursos aplicados. Motivará mais os alunos.
Concordo plenamente. Sou engenheiro e professor. A experiência aplicada é tudo.
A Câmara dos Deputados não podem votar numa proposta que contraria toda sociedade que defendem uma educação pública de qualidade, principalmente os alunos. Essa narrativa de que o Novo Ensino Médio é a melhor para educação nada mais é do que uma falácia para transferi dinheiro público para grupos privados. Disciplinas consideradas de tradicionais na verdade são ciências que a séculos com publicações que discutem e provam as mazelas de nossa sociedade.
Concordo! Olha se as Escolas Particulares puseram este monte de itinerários em sua grade? Aqui já vi que nem 10%.
A carga horária de disciplinas essenciais tem, sim, de ser aumentada. Agora é preciso investir na qualidade do ensino, investindo nas professoras e cuidando dos alunos com merenda saudável, sobretudo. A disciplina de lÃngua portuguesa é a que mais carece de reformas e investimento.
A proposta em votação é muito ruim também. Tentando consertar o desastre causado pelo conspirador Temer.
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