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  1. Marcelo Barbosa

    Esse Novo Ensino Médio é a decadência do ensino no Brasil, não precisava mudar o antigo currículo, era só investir mais em educação implantando o ensino integral dobrando a carga horária preenchendo com laboratórios, esporte de outras modalidades e reforço...mas isso custa dinheiro né e educação nesse país é "gasto", não é investimento, tem o teto de gastos...

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  2. Edilson Adão Candido da Silva Silva

    Vocês não estão acompanhando direito esse assunto e faz tempo. Tira essa matéria daí que tá informando errado. O projeto foi retirado da pauta e já está em outras mídias.

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  3. Fabrício Schweitzer

    E quais as ementas de todos esses cursos? Sabe-se que educação de qualidade vai além dos muros de escolas bem equipadas e com um quadro de professores bem formados. Estudantes brasileiros devem ter acesso à cultura, lazer e viagens. E educação sem arte está fadada ao mero tecnicismo. Sugestão de leitura aos nossos políticos: "Alienígenas na sala de aula".

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  4. Josue Oliveira

    Muito blah, blah, blah. A realidade é que o aluno pobre começa a trabalhar com 16 anos e o resultado é a evasão escolar.

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  5. Sérgio Silva

    Deveriam incluir o estudo das esferas magnicrônicas. Aplica-se a muita coisa.

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  6. Edgar Candido Ferreira Candido

    Concordo 100% com o comentário da Carolina Albuquerque Gonçalves, infelizmente essa renovação da forma como parece que ocorrerá, aumentara o desconhecimento.

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    1. Marcelo Barbosa

      Tem um colega meu de faculdade que é professor de Física na rede estadual, se você soubesse o que se ensina em Física no Novo Ensino Médio você chora! É tipo "que estamos em um universo composto por galáxias, sistemas e planetas" bem coisa de ciências da 3º série.

  7. CAROLINA ALBUQUERQUE GONCALVES

    Ou seja, dependendo da opção que o jovem escolher, teremos adultos que não vão saber coisas básicas e fundamentais para a cidadania e o futuro, como a diferença entre Amazonas e Amazônia (Geografia); que o Brasil um dia foi uma monarquia e sofreu golpes (História); o que é cadeia alimentar (Biologia); que existe um motivo pra não jogar óleo no ralo e consumir menos sacolas (Química); e que as coisas caem porque existe gravidade e não porque Deus quer (Física).

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    1. Arthur Loureiro

      Perfeito.

  8. Luiz Antônio I

    Um País em que, teoricamente, o Estado é laico mas, no Congresso tem bancada evangélica, o boi tem bancada, a bala tem bancada, e a educação??? Não dá para esperar muita coisa.

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  9. Maria Lúcia Bergami

    Os problemas são multifatoriais: equipe gestora e equipe docente e discente/família. Currículo é o norteador na construção do conhecimento formal, mas é a variável aluno/familía seu principal agente e objetivo. Na intersecção multifatorial é necessário educar 80% dos docentes, humanizar e ampliar a filosofia da Educação dos gestores e melhorar muiiito o comprometimento do aluno com a escola. Do contrário é jogar pérolas aos porcos e remar contra a maré.

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  10. Lizeth Mira

    Qualquer mudança que ocorra e seja aprovada infelizmente não resolverá o grave problema da educação. Enquanto não instrumentalizarem "de fato" professores, gestores de forma efetiva e significativa não resolverá . Enquanto não houver reconhecimento e salários compatíveis que dignifiquem a desafiadora tarefa de estar na gestão e, sobretudo, dentro de uma sala de aula, ( especialmente no atual contexto em que vivemos não resolverá os graves problemas da educação brasileira.

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    1. Antonio Lacerda

      Porque juízes ganharam mais que professores? Não faz sentido algum!

  11. Daniel Gomes Pereira

    Essa reforma transformou a diferença entre os bacanas e os que estudam em escolas públicas maior ainda, mudou as provas de vestibular????? Vamos melhorar nas médias mundial ???? Não vamos cair.

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  12. Rafael Theodoro Silva

    Como sempre o mantra do especialista que fala muito e não resolve, não sou sectário muito menos anacrônico, mas se voltarmos 70 anos no passado em termos de educação e metodologia, avançaremos 100 no futuro. Obviamente resguardando a evolução da tecnologia e os valores atuais, muito debate e pouca ação, muitos especialistas que "nunca" lecioanaram, meros teóricos, e a massa com alto grau de analfabetismo funcional.

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  13. José Cardoso

    A grande divisão talvez seja: ensino médio como um valor em si próprio, ou apenas como preparação para o ensino superior? É natural que os alunos e pais se angustiem com uma dispersão de disciplinas, tirando o foco da preparação para a faculdade. Já li um texto do Anísio Teixeira defendendo a primeira opção, mas ir da ideia à pratica não é trivial.

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    1. daniel Rodrigues Santos

      Equívoco. A divisão é: ensino médio como preparatório para o superior ou como preparação para o mercado de trabalho. Valor em si próprio nem é cogitado atualmente.

  14. Erick Santos

    Até a metade do ano que vem os alunos dirão que não aguentam mais aulas de português e matemática ou mesmo as disciplinas "tradicionais". Essa reforma da reforma só jogou o pêndulo da fragmentação curricular para o outro lado novamente. Não há síntese na política pública, os governos operam no 8 ou 80. Ruim, ruim. A educação é área complexa. Não é questão apenas de currículo, mas deixa pros especialistas que nunca pisaram numa sala de aula como professor, mas somente como alunos.

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  15. Eduardo Rocha

    A proposta é importante, mas superficial. O ensino médio tem que voltar a ter importância em si mesmo, tanto em termos de aprendizado quanto de mercado de trabalho. Do contrário vamos continuar dizendo que a escola não vale mais nada se o sujeito não fizer uma faculdade (aliás, que muitos já falam não valer mais nada...).

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  16. Joaquim Rosa

    Esse é o tipo de coisa que só piora, "malgré" os avanços tecnológicos experimentados nas últimas décadas.

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  17. vanusa Maria Delage Feliciano

    Muita fala para pouca ação. O importante é a melhoria da qualidade do ensino. Não adianta aumentar a carga horária de matemática e português com professores mal preparados, mal remunerados e mal capacitados.

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  18. Walter Iriondo

    Considerando que 20 paises das Américas têm o espanhol como idioma oficial, sendo que 7 deles têm fronteira com o Brasil, é inconcebível não ensinar espanhol no Ensino Médio.

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  19. Joao Luiz Coimbra

    Se, mesmo investindo toda a carga horária planejada para Matemática e Português, os estudantes enfrentam dificuldades, muitos acabam sem dominar a regra de três e a habilidade de interpretação de texto. Agora, imagine os resultados ao dedicar apenas 60%.

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  20. GUSTAVO O L JUNIOR

    Enquanto nossa ilustre classe política fica discutindo o sexo dos anjos, a triste realidade cozida há décadas se mantém. A respeito de toda a fantasiosa propaganda oficial, o PISA nos joga a realidade dura e crua nas fuças...

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  21. João Carlos Silva

    Educação é uma questão de estado e não do governo de plantão, seja ele qual for. Não dá para ficar alterando currículo escolar a cada quatro anos

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    1. Antonio Lacerda

      O pior, sempre em regime de urgencia, e sabe por que? Porque nossos deputados são incapazes de pensar e debater!

  22. Hamilton Magalhaes

    O que o governo Lula tenta fazer é tornar disciplinas antes optativas em obrigatórias. Basta ver como ficariam as opções e se perceberá. Gato né que aluno não gosta de matemática e português, por isso se vê tantos erros de escrita e tanta inabilidade em lidar com números e finanças

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  23. Josue Oliveira

    De que adianta saber cálculo avançado, se quero ser professor de história? Tinha que ser o mais simples possível, pois o aluno pobre trabalha e não consegue acompanhar (minha história). Resultado, evasão.

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  24. bruno nobrega

    Ainda bem que o congresso resistiu a essa tentativa de manter o ensino médio no seculo passado.. não é possivel em um mundo com inteligencia artificial disponivel para todos,.seguirmos um modelo de ensino médio decoreba, treinando alunos para pegadinhas teoricas e vestibulares generalistas. .. temos que seguir mudando e fazendo ajustes mas jamais voltar ao passado como quer boa parte do governo e sindicatos da educacao

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    1. Luiz Sergio

      Você é professor ou estudante? Conteúdos desconectados com a realidade, reduzir aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Colocar uma aula de física e Biologia e por aula até de PET. Esse Novo Ensino Médio foi um desastre.

  25. Carla C Oliveira

    Só há progresso com educação de qualidade. Aumentar a carga horária das disciplinas básicas é o mínimo que se pode fazer. Melhor do que deixar como está.

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  26. Sergio Siqueira

    Este será a grande realização do Governo Lula. Precisamos urgente aumentar a carga horária de estudos para formarmos pessoas com nível alto em qualquer profissão e capazes de competirmos com alunos de outros países, onde a educação é prioridade.

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    1. Sergio Siqueira

      Esta

  27. Oscar Tupy

    Desde o ensino básico a ênfase deve ser dada em disciplinas aplicadas. Matemática por exemplo, deve ser aplicada. Precisa mudar a abordagem da matemática para torna-la atraente. Buscar por engenheiros, agrônomos, economistas, médicos que possam formatar cursos aplicados. Motivará mais os alunos.

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    1. José Bonato

      Concordo plenamente. Sou engenheiro e professor. A experiência aplicada é tudo.

  28. AFRANIO Gonçalves de Souza

    A Câmara dos Deputados não podem votar numa proposta que contraria toda sociedade que defendem uma educação pública de qualidade, principalmente os alunos. Essa narrativa de que o Novo Ensino Médio é a melhor para educação nada mais é do que uma falácia para transferi dinheiro público para grupos privados. Disciplinas consideradas de tradicionais na verdade são ciências que a séculos com publicações que discutem e provam as mazelas de nossa sociedade.

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    1. Luiz Sergio

      Concordo! Olha se as Escolas Particulares puseram este monte de itinerários em sua grade? Aqui já vi que nem 10%.

  29. Anna Amélia Meule

    A carga horária de disciplinas essenciais tem, sim, de ser aumentada. Agora é preciso investir na qualidade do ensino, investindo nas professoras e cuidando dos alunos com merenda saudável, sobretudo. A disciplina de língua portuguesa é a que mais carece de reformas e investimento.

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  30. Noel Carvalho

    A proposta em votação é muito ruim também. Tentando consertar o desastre causado pelo conspirador Temer.

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