Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Enrique Castro

    Existe muita ignorância. Pessoal que nunca fez parte do sistema académico-científico opinando. Não é assim. Não tem melhor negócio no planeta que formar pessoas de alto nível científico/tecnológico. Os países que mais o fazem, melhor estão economicamente. A universidade é para formar pessoas. Uma pessoa com alta capacidade pode, em um mês, resolver um problema que faz o sistema ganhar 20 vezes o seu custo de formação. Não existe melhor negócio para a sociedade (mas, miliciano não entende isso).

    Responda
  2. paulo werner

    Taí um ajuste institucional q alavancaria muitos projetos, com efeito sistêmico sobre a geração de riqueza no Brasil. Quando forem necessários investimentos maiores, tem q ignorar a tropa fiscalista e se alinhar às melhores práticas internacionais. Depois de tudo, ainda temos q torcer pra turma do bem não eleger um aloprado, sob pena de descontinuidade de todo ecossistema de fomento à pesquisa e inovação. Como seria simples se os problemas fossem de natureza técnica e orçamentário.

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    Somos um país muito atrasado em pesquisa . Minha filha convive com pesquisadores paquistaneses, ingleses, mexicanos, alemães , chineses , finlandeses , belgas na Universidade europeia onde trabalha . Por aqui, nem a metade dos alunos consegue se comunicar em inglês .

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    enquanto há pessoas debochando das Universidades federais aqui nos comentários , nós temos a lamentar que muitos pesquisadores brasileiros saem do país por absoluta falta de apoio . Minha filha , Mestre, Doutora e pós doc pela UFPR na sua área de atuação está fora do pais há sete anos . é pesquisadora em renomada Universidade europeia .

    Responda
  5. PAULO CURY

    Eu gostaria de ter acesso a lista do produtos desenvolvidos, com aplicação pela sociedade e quanto o governo investiu para chegar nestes produtos. Este papel seria em tese do tcu que avalia os gastos do governo. Falta no pais um órgão tipo gao.gov

    Responda