Bernardo Guimarães > Quão importante é a reforma tributária? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. andre lunardelli

    Geralmente quem ataca os economistas são os militantes petistas, mas hoje foram os bolsonaristas, rss. Bernardo mais uma vez dando uma aula que metodologia científica junto com análise de conjuntura.

    Responda
  2. José Cardoso

    Pelo que entendi, o modelo teórico não inclui o cipoal de exceções na reforma que foi aprovada. Nessas horas lembro da frase de Huxley: 'os reformadores se preparam para o chute. A sociedade se vira, mostrando seu enorme e quase inamovível traseiro. Quando a bota ressoa, há um pequeníssimo deslocamento. Isso é o que tem sido nos últimos tempos chamado de progresso.'

    Responda
  3. Vanderlei Nogueira

    A reforma foi boa porque tirou 35bi de SP

    Responda
  4. Alex de Oliveira Guedes

    Que venha a reforma administrativa. É muito gasto ineficiente alimentando a casta improdutiva!

    Responda
  5. Antonio Pimentel Pereira

    Só vai facilitar ainda mais para arrecadar, o contribuinte ficará ainda mais acuado, o empreendedor emparedado cm uma alíquota do fim do mundo e as empresas do ecomerce cm isenção, está extinguindo as microempresas. Reforma? cm o sudeste ficando cm sessenta por cento dos quinhentos bi arrecadados de icms? cm noventa por cento dos royalties, vai continuar concentrando riqueza em rio e são paulo e distribuindo pobreza nos outros estados, triste brasil

    Responda
  6. JOS LEANDRO

    reforma da previdência reforma tributária FHC não conseguiu

    Responda
  7. CARLOS Alberto Corteletti

    Foto dos deputados comemorando a aprovação da reforma tributária está parecendo final de campeonato, enquanto uns riem outros choram, no caso, nós choramos pois não temos nenhum motivo para comemorar. Triste realidade a nossa.

    Responda
    1. luiz fonseca

      Dos quatro comentários que o artigo tem até o momento três são céticos e/ou pessimistas. No entanto, com certeza os que comentam não conhecem praticamente nada da reforma e talvez nem mesmo de tributação. Essa é a postura típica de boa parte dos brasileiros: só enxergam coisas ruins no país, ao mesmo tempo em que idolatram cegamente quase tudo de fora, desde que seja europeu ou norte-americano.

  8. Paulo Sales

    A reforma conseguiu três coisas. Um, fazer alguma reforma, dois, simplificar em alguma medida o trabalho dos contadores e terceiro, criar um monte de leis complementares que vão se arrastar ao longo de decadas. Tá bom ne?

    Responda
  9. Alberto A Neto

    O colunista foi acometido pela síndrome do cego do "Filósofo do Meyer" e ouvir muita conversa fiada do "Amigo da Onça". Bernardo compra gato por lebre e Guimarães faz propaganda das vantagens da "promoção fiscal" do "pague dois e leve cinco" trombeteada aos quatro ventos pelo "Turma da Bufunfa". Vem aí, isso sim, um arrocho fiscal ainda maior, mais contencioso por duas décadas, mais sonegação por fugir do "IVA quase 30%", mais conflagração federativa. A emenda saiu muito pior do que o soneto!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.