Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA F LUPORINI

    É o povo argentino, Folha. Daqui para a frente, para disfarçar a impopularidade de Milei, a Folha vai chamar toda manifestação popular como manifestação da Esquerda.

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    Será que os bolsomitos vão alugar duzentos busões e enviar o pessoal do MST para lá ?

    Responda
  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    No Chile os aposentados estão tirando a própria vida

    Responda
  4. Wilson Rossi

    Fico impressionado Salete. Vc. pelo jeito acredita em papai Noel.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Como não acreditar ? ele mora em Rovaniemi - FIN . .

  5. Salete Conceição Possebon

    Os sul americanos nunca aprendem nada. Os comentários aqui mostram bem isso. Pra melhorar no médio prazo tem que tomar medidas duras no início. Pra endireitar um País tem que haver isso, ou seja toda mudança de direção implica em sacrifícios, mas logo haverá a recompensa como ocorreu no Chile. O governo tem que equilibrar as contas pra voltar a confiança e os investimentos coisas que essa gente do atraso nunca vão entender.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Acho que você, sul-americana, também não entendeu nada. Essas medidas só atrapalham mais o país. Quatro anos de Poste Ipiranga com crescimento pífio aqui, que dobrou menos de 1 ano depois. Com distribuição de renda e recomposição da Democracia. Sim, você vai poder votar em quem quiser em 2026 e ninguém vai questionar o seu voto.

    2. Paulo Augusto

      Como ocorreu no Chile - que provocou miséria desenfreada, fazendo com que idosos cometessem suicídio.

    3. Humberto Giovine

      Sacrifícios Salete?! De quem? das pessoas comuns, claro. E a classe empresarial, nada?

    4. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Qualquer economista, de partida, aplicaria esse receituário para o equilíbrio fiscal e inflacionário. Além de ajustes constantes para não perder o foco. Resta saber até onde os argentinos estão dispostos a aturar sacrifícios. Até porque são campeões em planos fracassados. Se fracassar, como sempre quem paga a conta são os menos estruturados financeiramente. Enquanto veem o aumento da concentração de renda na mãos de poucos e o distanciamento social. Não dá pra ficar como estava.

  6. Wagner dos Santos Alves

    Direita e isso ai uai. Ferrar pobre para privilegiar rico. Nada de novo no fronte onde tem direita tem pobre se lascando

    Responda
  7. Ricardo Lobo

    Esse cachorro guru sabe das coisas, seu discípulo está seguindo exatamente a mesma receita do irresponsável daqui que isolou o Brasil do cenário mundial. Super esperto.

    Responda
  8. Jorge Rodrigues

    Na Argentina o peronismo, sindicatos e a esquerda em geral sempre se posicionam contra a modernização do país. Todos são altamente patrimonialistas e se opõem a tudo que possa fomentar o empreendedorismo, competitividade, meritocracia, fim de subsídios e privilégios, abertura econômica e redução da participação do estado na economia e na vida dos cidadãos. Os inúmeros governos peronistas são os grandes responsáveis pela longeva crise que assola o país.

    Responda
    1. Wagner dos Santos Alves

      Aqui foram 4 anos de direita e o País foi pro buraco tanto que o bozo perdeu a eleição

  9. RICARDO ROMANELLI FILHO

    O autor dá matéria torce pelo cassetete, sem se preocupar com a penúria do povo.

    Responda
  10. Igor Cornelsen

    Até agora só se sabe o que a esquerda peronista e o governo Macri fizeram na Argentina e o caos herdado pelo governo atual. Esses tem muito boas lições de economia política a dar ao Brasil. De Milei ainda não sabemos nada, tomou posse há meros 15 dias e já existe um exército de analistas que já sabem tudo sobre o seu fracasso. Ridículo.

    Responda
    1. Mario Luiz Frungillo

      Igor, quem já viu um jânio, um collor e um bolsonaro sabe o que esperar de uma figura como essa. Milei não inventou a roda, é só o mais recente remake de um filme velhíssimo e chatérrimo.

    2. jose fernandes de lima junior

      Assim como JB e seu posto Ipiranga no Brasil, não tem como esperar outra coisa senão a tragédia na Argentina. Tenho dó dos hermanos.

  11. marcos fernando dauner

    fogo no parquinho. país quebrado há sessenta anos

    Responda
  12. CARLOS TARDIVO

    Quem sifu serão os pobres para variar, o bozohermanodecosteletas vai ferrar o povão e proteger a elite como sempre age a extrema direita. Vamos chorar sim pela Argentina!

    Responda
  13. ademir sampaio de campos

    Os pobres que votaram na direita vão se arrepender até o último fio do seu cabelo. Como sempre os pobres vão pagar a conta do ajuste enquanto o tal do Milei vai se abraçar e proteger a casta que ele tanto criticou.

    Responda
  14. wilson kfouri

    Dá para confiar em alguém que declara ser aconselhado por um cachorro morto? Nos EUA acreditaram num fanfarrão maluco e no Brasil num miliciano psicopata genocida. O que será que se passa na cabeça desses apoiadores de figuras abjetas?

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Exatamente. Aqui batiam continência pra pneu em chamas e lá se aconselham com cachorro morto. O que acham que vi acontecer? Terra arrasada.

    2. RICARDO Moreira

      O que importa são as ações efetivas. Não o discurso. As quais, conforme artigo, só poderão ser verificadas efetivamente depois de março de 2024.

  15. Alex de Oliveira Guedes

    "Um ajuste fiscal passivo-agressivo, por assim dizer." Tem gente que gosta de sofrer... Vide os apoiadores do último governo...

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Do desgoverno anterior, pra ficar bem claro.

  16. Abrão Lacerda

    Dá arrepios, mas só podemos torcer. A chance de piorar as coisas é enorme. Se o país está tão debilitado, como vai aguentar esse tratamento de choque?

    Responda
    1. RICARDO Moreira

      Qual a alternativa?

  17. José Antônio

    Dá-lhe moçada! Por pelo menos café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um leite quentinho com alfajores antes de dormir.

    Responda
  18. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Pedirá auxílio ao Lula. Que deve negar.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Até que peça desculpas publicamente

  19. Julio Shiogi Honjo

    O arrocho já começou com a desvalorização do peso e consequente aumento dos preços. Como os salários permanecem os mesmos e é em peso, o poder aquisitivo que já era precário piorou. Para frear a inflação, sem prejudicar a população, só algo como o Plano Cruzado que congelou salários e preços, mas os reajustou previamente para equalização. Não deu certo aqui, pelo fazimento de estoque exagerado pela população e ganância dos empresários que pressionaram pelo descongelamento e o governo cedeu.

    Responda
  20. Vera Luz

    É curioso que o articulista não cite o ruinoso governo de Macre que endividou a Argentina até o pescoço e é precursor e integrante desse desse governo que pretende dar um terceiro choque neoliberal. Nunca funcionaram. Os governos peronista de centro esquerda com inúmeros problemas, é verdade, buscaram não descarregar nas costas do povo argentino os erros absurdos de De la Rua, Menem e depois Macri. Estranho que o articulista tenha esquecido desses personagens.

    Responda
    1. Amauri Costa

      Prezada sra Vera, tempos atrás, um outro colunista/economista encontrou justificativa para o fracasso do governo Macri: a oposição peronista. E eles nem ficam corados.