Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAULAND BORBA BATISTA

    João Cabral de Melo Neto em auto de Natal (morte e vida Severina) já falava dessa gente. Seu testo é atemporal , a temática continua atual hoje e era atual naquele contesto histórico . Se antes se falava da seca do Nordeste , hoje é o aquecimento global e suas consequências .

    Responda
  2. Jorge Rodrigues

    Finalmente a imprensa, pelo menos a Folha, voltou a abordar o tema da fome no Brasil. No governo Bolsonaro esse tema era abordado quase que diuturnamente. Com a eleição do Lula as matérias sobre a fome sumiram. Lembrando que Lula e seu partido já governaram anteriormente o Brasil por 13 anos e nada fizeram para haver crescimento econômico sustentável e, por conseguinte, aumento da geração de empregos e redução do desemprego (sendo a fome o efeito mais extremado desse flagelo).

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    Pedintes sempre existiram e sempre existirão, pois interessa muito aos governos populistas, é o combustível deles. Faltou só mencionar a seca no nordeste

    Responda
  4. Paulo Sarmanho

    com tudo isso mas o lenga-lenga da Farias Lima é o que prevalece, inclusive com apoio da FSP. "Tem que cortar gastos" mas jamais combater a sonegação e beneficios fiscais dos bacanas.

    Responda
  5. Elena Claudia Castro Assunção

    Enquanto isso os bancos tem lucros exorbitantes, a imprensa segue a cartilha do mercado financeiro, que dá chilique quando se falar em gastos com a população. E o governo com enorme dificuldade para aprovar propostas que possam diminuir desigualdade fica dando paliativos, que não resolvem esta situação. Ainda assim há imbecis preconceituosos que acham que as pessoas não querem trabalhar pouco se importando em entender as causas que fazem com que tenham tantos miseráveis no país.

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      E a mamãe Dilma tem um salário de duzentos e setenta mil

  6. Teseu Santos

    Pois é ...... enquanto isso na empresa onde trabalho ...... temos cinco vagas de emprego que não conseguimos preencher..... estranho tudo isso né.....

    Responda
  7. rogerio a

    Não acredito que se passa fome nas capitais. Os grandes centros são cheios de assistencialismo. Vejo pedintes "trabalhando" em horários determinados na porta de mercados e padarias. A grande maioria desses pedintes faz parte de uma geração de desocupados que não querem trabalhar porque ganham mais dinheiro nas ruas.

    Responda
  8. Severo Pacelli

    A desoneração continua ajudando super ricos e as migalhas que estes liberam pouco ajuda o povo brasileiro (salários cada dia mais miseráveis). Sem enfrentamento a mais alta concentração de renda do planeta Terra, nada resolve. Só embromação. A mídia sabe disso, porém esta faz parte dos super ricos e protelam mudança. Que siga o barco da miséria, testando a paciência e resiliência desse povo que ainda mistura demos e deuses todo santo dia. Sem valorização extrema do professor, nada muda.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Prezado pacelli, existem ainda outros males que também afetam a economia e desenvolvimento desse país, A corrupcao endêmica e a cultura do toma lá da ca com superfaturamento de obras e coisas como nepotismo são alguns exemplos. Não e' só o mercado financeiro que causa desiquilibrio!

  9. Cicero Ferro

    Cadê o "pai dos pobres"? A alma mais honesta do universo, o nine defendido por muitos incautos que não sabem discernir o que é certo ou errado? É tanto dinheiro distribuídos entre os pobres e ainda tem essas pessoas com esse lero de "tenho fome"? Trabalhar que é bom ninguém quer!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Os problemas são imensos (como sempre foram) e os quatro anos de boçalnadismo desmontou programas e deixou sequelas. A situação melhorou comparativamente. Em São Paulo muitos que mostram esses cartazes são pessoas que poderiam ir ao Bom Prato por dois reais. Muitos querem dinheiro para drogas. A matéria não aprofunda nada.

    2. Paulo Sarmanho

      Como todo bolsominion não perde a oportunidade para escrever mer...da. Averso a leitura e a pesquisa. Se alimenta de fakenews e sofismas, Vai estudar, ler....bobão. Perdeu manezão.

    3. Severo Pacelli

      O brasileiro anda cansado dessa história de meritocracia. Trabalhar a vida inteira em troca de um salário mínimo, que não dá pra nada, em um jornada alta (a maior do mundo, 44hs ou mais), melhor esmolar e receber ajuda do Estado. Só uma política pública aliada a uma redução da alta concentração de renda vai motivar esse país, do contrário é os sempre ricos ficando sempre mais ricos. BNDS atende ricos, mas não olha para pobres empreendedores.

  10. Petrônio Alves Corrêa Filho

    E ainda fazem campanha contra o crescimento do país em favor do tal mercado. Isso é uma grande falta de amor ao próximo.

    Responda
  11. RICARDO Guimarães

    Alguém poderia me explicar o que significa a expressão tão falada em SP ´´mistura´´. O que é de fato ´´mistura´´??

    Responda
  12. Paulo Raimundo

    Ainda tem gente que cai nessa conversinha fiada, a FSP está se esforçando ao máximo para ferrar o povo, só mudou o título do editorial de ontem para pegar os incautos, postura lamemtável.

    Responda
  13. Renato Pinto de Almeida Junior

    Alô presidente! Alô governador! Alô prefeitcho! Cadê vossas excrescências?

    Responda
  14. Eloisa Giancoli Tironi

    Dona Fernanda Mena, vou salvar o seu srtigo para demonstrar o insucesso eclatante do Governo Bolsonaro. Os dados são valiosos e podem me poupar muito tempo de pesquisa. Depois é só comparar com os dados atuais, que já devem estar saindo.

    Responda
    1. Fernanda Mello Mena

      Os dados de insegurança alimentar do Censo estão previstos apenas para segundo semestre de 2024, infelizmente.

  15. luiz alfredo Rezende

    O cartaz deveria estar escrito: quero dinheiro para comprar cachaça e droga. Muitos usam os benefícios sociais para financiar os traficantes. A maioria não quer saber de trabalhar.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      *sobra preconceito

    2. Paulo Sarmanho

      Redação típica de bolsominion. Sobre preconceito , falta empatia e respeito pelo próximo.

  16. Gustavo Ferreira

    Fala sério. Um cara novo e forte desses. É obvio que tem emprego pra ele. Venha para o interior de minas que precisamos de milhares de trabalhadores, custo de vida baixo, governo dá um tanto de coisas de graça e ainda mora perto da natureza cuidando de bois. Mas tem só um probleminha, precisa trabalhar, e não é pouco.

    Responda
  17. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Só jornalista da Folha pra acreditar que a mãe abandona a casa e deixa o homem mendigando na rua pra cuidar dos dois filhos. rs

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tá.

  18. Carlos Alberto siciliano

    Jornalista bolsonarista. Parei de ler no primeiro parágrafo.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Esses comentários provam a ignorância e a desonestidade, hipocrisia e analfabetismo funcional do brasileiro. Divide as pessoas de forma extremamente discriminatória em grupos e tem a coragem de cuspir a discriminação com o nome e tudo. Mas pode ver que vai ser desse povo aí que vai vir aquelas falsidades de defesa de direitos.. mas o direito só serve se pensar como eu penso. Lástima.

  19. Elisabeth Beraldo Faria

    Sim, quem tem fome tem pressa e a gente vê agora um gov.preocupado com isso. Projetos já estão em ação, mas a fome é gigante e sabe-se que piorou no gov.anterior. ..quer uma boa ideia?Por que a f.juntamente com os mais ricos amigos , não se solidarizam com o gov. Lula e o p. Lancelote no combate a fome de comida?

    Responda
  20. Maria Antonia Di Felippo

    Um alerta para o governo. Onde estão os empregos?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Realmente, até 2022 havia poucos empregos. Fala prá Dona Fernanda Mena fornecer os dados de 2023. Assim você também fica sabendo. Já que vive no mundo da Lua ou não tem cognição suficiente para se informar do que está ocorrendo atualmente.

    2. Gustavo Ferreira

      Trabalho tem muito, o problema é que precisa trabalhar para ganhar o salário. Que conversa fiada nessa reportagem, fala sério. O que não faltam são empregos, mas o normal é emprego de um, dois salários mínimos, e pedir esmola vc não trabalha e ainda ganha mais. Se quiser trabalho não é difícil, se vc hoje precisa de um servidor braçal, como o jovem aí, vai ter que implorar para arrumar um e na maioria das vezes eles trabalham um mês e ficam 6 sem trabalhar, afinal não tem um estímulo.

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      A Dona Fernanda escreveu para que você entendesse que não foram criados empregos em 2023. Todos os dados se referem a Governos anteriores. Olhe bem os gráficos.

  21. Marcelo Barbosa

    Falou só de comida, o acesso na forma com o que se faz comida também é importante como o gás de cozinha que nem todos tem acesso, é caro gás de cozinha pra cozinhar um feijão por exemplo, panela de pressão segura e confiável custa mais de cem reais, é caro pra uma pessoa pobre.

    Responda
  22. JOAO MORENO

    O lule não acabou com a fome? Ele passou o ano fazendo turismo internacional caríssimo, e comprando móveis luxuosíssimos.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Estuda João. Estuda para não propagar fakes.

    2. Antonio Thadeu Wojciechowski

      Vc não estuda, não lê?

    3. Dagmar Zibas

      Q grotesco! Os dados estatisticos da matéria são de 2022. Lula está reconstruindo as políticas sociais destruídas por Bozo. Leva tempo. Passear de jet-ski e moto era para o inelegível. Lula traz investimentos internacionais e respeito mundial para o Brasil. O miliciano trazia joias como propina pela venda de estatal na bacia das almas.

  23. Paulo Raimundo

    Lamentável manipulação de um informação atrasada.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Se você não percebe, Dalton, tá mal mesmo. Está tudo mais que escancarado. Não percebe, não? Vai fazer urgente exercícios prá melhorar a cognição. Boa sorte.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Qual é a manipulação e qual é a informação atrasada ?

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Mas a grande maioria dos leitores não tem capacidade cognitiva para perceber isso. Ai, a Dona Fernanda se aproveitou.

  24. José Davi

    Um pais que tem uma elite orgulhosa de alimentar meio mundo não se envergonha dessa situação no celeiro? O que dizem nossos deputados que falam tanto em família, Deus e pátria ? E o nosso ministro dos direitos humanos está fazendo o que por esses seres humanos? Quando se fala de fome muitos preferem mudar de assunto.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Olha o João Moreno escrevendo bobagem.

    2. JOAO MORENO

      O lule não acabou com a fome? Ele passou o ano fazendo turismo internacional caríssimo, e comprando móveis luxuosíssimos.

  25. noel neves

    Porque o individualista Toffoli, indigno da toga que veste, mas com a barba branca, não se veste de papai Noel e distribui os milhões do quinquênio aos pobres do país? Diga se de passagem... Em decisão monocromática!

    Responda
    1. Marie Santos

      Monocromática????

  26. Gildasio Fernandes Dantas

    Com o nível de desemprego o mais baixo nos últimos anos passar fome só drogados, dependentes químicos e seus familiares que recusam internacao

    Responda
  27. Jarbas Vasconcelos

    Fernanda, bolsominion!

    Responda
  28. Eloisa Giancoli Tironi

    Não se deram conta de que a Dona Fernanda só apresenta dados até 2022?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Sim, Dayton. Vale muito para mostrar o insucesso do Governo anterior. Isso, para quem ainda tem tutano e boa cognição.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Rodrigo, o que qualquer cidadão pensante deve rejeitar são manipulações. Se não as entende, é falta de cognição. Se as entende como tal e não se indigna é um crápula. Um articulista honesto deve me informar sobre a situação atual ou deixar bem claro sobre a situação de que época está escrevendo. Não é minha culpa se os bostonaristas vestem imediatamente a carapuça. Feliz Natal!!!!!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      E daí não vale ?

    4. Rodrigo Andrade

      "Faz pensar no atual governo" porque vocês não estão preocupados com a situação das pessoas, somente se é culpa do seu político de estimação ou não, certo?

    5. Eloisa Giancoli Tironi

      Então, Dona Fernanda, não escreva um artigo com um título que faz pensar no atual Governo. Se não existem dados de 2023, deve-se deixar claro que a situação descrita vem de longe e piorou durante o Governo Bolsonaro.

    6. Fernanda Mello Mena

      Não existem dados de insegurança alimentar de 2023 nem consolidado de inflação do ano para efeitos comparativos. Todos os dados contêm os anos aos quais se referem.

  29. Marina Gutierrez

    A Folha censurou meu comentário, e eu pensava que o jornal quer me calar apenas quando comento sobre o morticínio que os governos dos EUA e ISrael continuam fazendo em Gaza!!!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Marcelo, eu me lembro dos falsificadores e acredito que ainda usam a mesma tática, só que agora usam apenas dois nomes e curtos. Antes usavam tres sobrenomes. E continuam defendendo aquele. estado…

    2. Marcelo R Almeida

      Minha situação é pior, estou numa espécie de limbo desde o tempo daquele(s) senhor(es) falsificadores de perfis que passavam o dia defendendo o país da estrelinha de da vi.

  30. Eloisa Giancoli Tironi

    Esta Fernanda Mena não está bem ai. Só mostra dados até 2022 mas trata de manipular o leitor para que pense em 2023. Se os dados deste ano ainda não estão à disposição, devia ser mais honesta e colocar isso bem em evidência. Artigo enganoso.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      O artigo foi sim escrito para enganar, no mínimo, os mal informados. Ou aqueles que têm paixão pelo inelegível e querem ler o que foi apresentado. Para quem tem cognição normal, informa sobre o grande insucesso do Governo Bostonaro. Dados eclatantes sobre o Governo antwrior.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não há manipulação alguma e o texto não é enganoso. Há, sim, oportunismo nos comentários, tal e qual o oportunismo praticado por todos os babalulas e bababozos conforme cada circunstância. A jornalista apresenta fatos. Sequer opina ou sugere. Os babões, por sua vez, regozijam-se ou ofendem-se, a depender por quem babam.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não há manipulação alguma e o texto não é enganoso. Há, sim, oportunismo nos comentários, tal e qual o oportunismo praticado por todos os babalulas e bababozos conforme cada circunstância. A jornalista apresenta fatos. Sequer opina ou sugere. Os babões, por sua vez, regozijam-se ou ofendem-se, a depender por quem babam.

    4. Eloisa Giancoli Tironi

      Então, Dona Fermanda, por que os comentários, quase todos negativos, agridem o Governo Lula? Se o atual Governo não é responsável pelos dados apresentados? É porque o título foi manipulado para que se tivesse essa percepção. Típico da extrema-direita.

    5. Fernanda Mello Mena

      Todos os dados estão acompanhados dos anos aos quais se referem. Todos.

  31. Marina Gutierrez

    Li apenas o início do artigo, no caso do pernambucano, ele saiu do emprego para cuidar dos filhos. Não existe creche e escola onde ele mora? E a Bolsa Família e outros benefícios ?Ser pai ou mãe “solo” e quem tem estrutura para tanto.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Acima: leia-se é para quem tem estrutura

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      É que a Dona Fernanda está falando da situação até 2022. Trata de manipular o leitor.

  32. jose prado

    Parece ate que no des g9verno anterior nada disso existia! Cínicos!Desonrstos! Gente cruel da oior especia! Tem lugar garantido no espetosi cão!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A matéria não se refere a mandatos.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      A Dona Fernanda apresenta dados até 2022. Não está falando do Governo atual..

  33. jose prado

    Parece ate que no des g9verno anterior nada disso existia! Cínicos!Desonrstos! Gente cruel da oior especia! Tem lugar garantido no espetosi cão!

    Responda
  34. jose prado

    Betinho era um profeta! Um gênio! Via onde a maioria vesga só enxergava números e letras!

    Responda
  35. Mario Silveira

    Lule e Esbanja um ano produzindo pobreza e miséria .

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Não se deram conta que a articulista só apresenta dados até 2022?

  36. José Augusto Bernabé

    Vamos fazer o L?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Vamos mesmo. A articulista só dispõe de dados até 2022. Manipulação aberta.

  37. José Augusto Bernabé

    Vamos fazer o L?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Boa, Regina.

    2. Regina Tavares

      Vamos sim, já que agora está bem melhor que nos últimos 6 anos.

  38. Daniel Guedes

    E mesmo com toda essa miséria, o que mais importa pra grande imprensa, governo, congresso, juízes, governo, empresariado, congresso, latifundiários... enfim, a elite, é bater a meta fiscal e cortar gastos. Rasgaram a CLT, a previdência, e não é o suficiente... matar de fome com a caneta, também é assassinato.

    Responda
  39. Alex Sgobin

    Doações e tímidas redistribuições de renda mitigam o problema, mas não vão resolvê-lo jamais. Enquanto houver esse câncer que chamam capitalismo financeiro dando as cartas, a miséria subsistirá - para alegria do próprio tumor.

    Responda
  40. lenise de souza ferreira

    Painho disse que todos estão bem .

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Paidomal é o seu mito. Lula, estadista, está reconstruindo o pais a partir da destruição do miliciano. Bolsa Família, Mais Médicos, Farmácia Popular , Merenda Escolar Desenrola, Bolsa de pesquisa etc etc Em 1 ano reparar o q foi arrasado em 6 anos?

  41. Paolo Valerio Caporuscio

    guverno "esperança" lulla iguais aos outros.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      Corrigindo : Eloisa Giancoli.

    2. Paolo Valerio Caporuscio

      Cara Elisa, não cai na lorota e quem acredita e o povão mediocre que preferem futebol e circo em vez de dignidade.

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Foi para que você escrevesse isso, que o artigo foi escrito. Caiu na lorota.

  42. Giovani Ferreira Vargas

    kkk Problema do Lula e dos petistas que o elegeram. Vem mais imposto aí...

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Problema do Lula? A articulasta não se envergonha de mostrar dados até 2022 e fazer com que o leitor pense numa situação atual.

    2. MIGUEL TANUS JORGE

      Nunca consegui entender tanta limitação cognitiva em gente que assina e talvez leia um jornal como esse. Se realmente leram o atigo em questão, não entenderam nada. Este atribui à inflação, agora menor, e ao desmonte dos programas sociais, feito no governo anterior, a fome hoje existente. Esse mesmo jornal já publicou estatísticas da fome nos dois governos e inúmeras ações do governo anterior no desmonste dos programas sociais.

    3. Dagmar Zibas

      Rosto de madeira escreve isso.. Lula encontrou o país destruido. Esta recuperando programas sociais q tinham sido exterminados. Farmácia popular, merenda escolar, Minha casa, minha vida... e achar q a culpa é dele. Recuperar em 1 ano os 6 anis de caos?

    4. SERGIO VICENTIN

      Problema cognitivo detectado! Outrossim, acabou-se com fila para pegar ossos de galinha. Triste herança do imbrochável... gente com sua mentalidade.

  43. Renata Diniz de Brito

    Independentemente de posição política, o assunto é muito sério e expõe as mais terríveis mazelas sociais de nosso país, marcado, sobretudo, por um imenso fosso entre a fartura opulência e restrita e a pobreza, abundante e invisível.

    Responda
  44. Luis Nunez

    Culpa da super população, com certeza.

    Responda
  45. Benedito Claudio Pacifico

    Com certeza o governo Lula ajudou e muito as famílias mais pobres deixadas de lado pela coisa anterior mas tem que ser feito um controle de natalidade em pessoas sem as mínimas condições de suprir uma família, auxílio algum vai possibilitar condições dignas a essas pessoas só a sobrevivência.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Exatamente! Controle de natalidade urgente, ter filhos é opção.

  46. João F Arantes

    Outro dia vi num semáforo um pedinte com cartaz : tenho fome" , com um boné do encantador de jumentos. Bem emblemático.

    Responda
    1. João F Arantes

      Se alguém acredita que após ficar 14 anos no poder ,quebrar o país, corromper as instituições , mentir descaradamente, vai resolver este problema agora ,precisa urgentemente de um psiquiatra ou um neurocirurgiao para unir o tico e teco.

    2. Wilson Luiz Antonio

      Emblemática é a rudeza de seu comentário. Lula ao menos se preocupa com os mais pobres e eles sabem disso. A administração anterior: bozo-guediana, vivia de desativar iniciativas que visavam atenuar a penúria dos mais humildes. O estrago social causado pelas duas administrações anteriores, somado à inflação mundial de alimentos, entre outros fatores, desenham o quadro de terra arrasada, ora em reconstrução.

    3. Marli Moras Garcia

      Pelo menos, João, ele retomou os programas sociais, mesmo que ainda de forma lenta, como mostra a matéria. O inelegível nada fez, fechou os olhos para a população pobre. Pense nisso antes de criticar.

    4. Marli Moras Garcia

      Pelo menos, João, ele retomou os programas sociais, mesmo que ainda de forma lenta, como mostra a matéria. O inelegível nada fez, fechou os olhos para a população pobre. Pense nisso antes de criticar.

  47. marcos fernando dauner

    NA bolsonarista buracoville, a situação não é diferente . Complicado é um trabalhador ganhar menos de dois salários mínimos e quem vive dos auxílios (os mais diversos) ganhando mais que isso . E tem marajá ganhando mais de trinta mil e mais auxílio moradia, auxílio substituição , diárias etc

    Responda
  48. Marcelo Godoy

    Antes de '16 vivíamos no Éden, quem não se lembra?

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Em 2010, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU. Em 2020 voltou. Governo está reconstruindo os programas sociais destruídos por Bozo. Farmácia Popular, Maus Médicos, Minha Casa, Minha Vida, Desenrola, Merenda Escolar... Este jornal não da o contexto. Torce contra.

  49. Marcos Longaresi Carvalhães

    Um dia a fonte seca.

    Responda
  50. Marcos Longaresi Carvalhães

    Um governo que comemora que mais gente está recebendo algum tipo de auxílio, e que não está preocupado em gerar empregos e sim em gerar impostos é complicado. Até quando a classe média vai ficar carregando nas costas a probreza dos miseráveis que o governo gera.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      A desoneração continua ajudando super ricos e as migalhas que estes liberam pouco ajuda o povo brasileiro (salários cada dia mais miseráveis). Sem enfrentamento a mais alta concentração de renda do planeta Terra, nada resolve. Só embromação. A mídia sabe disso, porém esta faz parte dos super ricos e protelam mudança. Que siga o barco da miséria, testando a paciência e resiliência desse povo que ainda mistura demos e deuses todo santo dia. Sem valorização extrema do professor, nada muda.

    2. ADRIANO DE CASTRO MEYER

      Quem gera miséria é a sociedade e não o governo...

    3. marcos fernando dauner

      alerta plenamente válido .