José Manuel Diogo > Xenofobia em Portugal é ironia que beira o absurdo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Essa diáspora de brasileiros aconteceu com Collor, com FHC e se repetiu com Bolsonaro. Mas com ministro defendendo a carteira verde-e-amarela, o fim do FGTS, das férias, do aviso, do ticket restaurante, diminuiu a hora de almoço para meia hora... E ainda tem gente que defende esses...
Estive em Luxemburgo e quase todos os atendentes de bares e lanchonetes eram portugueses e me disseram que ganhavam mais que o dobro que em Portugal por esse mesmo serviço.Portugal não é nenhum filé mignon para querer se achar superior.
A lÃngua portuguesa é a sexta lÃngua do.mundo em número de falantes, isso graças ao Brasil. Excluindo as mazelas do lado mau de nossa formação histórica e social, nós temos recursos imensos, que poucos paÃses no.mundo têm. ConstruÃmos, ao longo de quinhentos uma cultura orginal e rica, expressão da alma de um povo. Por que insistimos em nos depreciar da forma como vejo em certos comentários aqui?
Tirando Saramago pelo conjunto da obra. O restante da LÃngua Portuguesa e paÃses lusófonos são folclore barato para inglês ver.
Os tugas ainda sonham com o Sebastianismo. Esperam a volta de Dom Sebastião em uma nau. Mas o que conseguem é ter em suas terras brasileiros mulas mancas, gente sem noção e ignorantes. Poucos conhecem a LÃngua Portuguesa e partem para lá falando gÃrias e escrendo probrema e diversos ataques à fina flor do Lacio.
Preconceito e ignorância. Além de Saramago há tantos outros. Sem esquecer Fernando Pessoa (vc já ouviu falar, suponho). E Angola é Nocambique têm literatura vibrante e original.
Que comentário sem noção e ignorante. Se eles tem o sebastianismo, aqui há o viralatismo.
O pior eh que no Brasil eh a mesma coisa. Não existe respeito algum as filas, ao silencio e as regras de boa convivência. Depois querem exportar esses mais hábitos para o exterior, e quando sao criticados os chamam de fascistas.
É, aqui até a escrita é agredida nos comentários.
Sem imigração Portugal vai desaparecer? Tchau e benção
Apesar disso tudo, a mÃdia e o governo continuam a puxar o saco de Portugal, chamando-o de "PaÃs Irmão". O Complexo de Vira Latas ainda popula entre nós.
O imigrante brasileiro desempregado procura a Europa, via Portugal.
Talvez eles estejam de saco cheio de brasileiros barulhentos.
O passado do Pequeno Portugal deveria ser irrelevante nessa história. Portugal precisa de imigrantes e brasileiros são o mais próximo da cultura deles que eles vão encontrar. Mas sintam-se a vontade para importar árabes-muçulmanos como a França, Alemanha, e Inglaterra, e aproveita para dar uma olhada como eles estão indo kkkkkk
Se você chama aquilo de "fluxo migratório", tudo bem, mas me parece mais uma invasão bárbara.
A Inglaterra, a Alemanha e muito especialmente a França invadiram, colonizaram e exploraram paÃses de maioria muçulmana. Normal que o contra fluxo migratório seja maioritariamente de muçulmanos.
Não vi esse problema quando estive lá esse ano. O que talvez aconteça é que desentendimentos pessoais, quando uma das partes é imigrante, pode resvalar para ofensas nesse sentido.
Foi p turistar ou por emprego ? Existem diferenças
Triste ler nos comentários um viés xenofóbico também! Muito triste!
Colocar um milhão de brasileiros desempregados num paÃs gigantesco como os EUA, é possÃvel ; mas fazê-lo no minúsculo Portugal, é impossÃvel .
o meu contra ponto é que em minha casa não entra nem azeite nem vinho português.
Isso aÃ! Vamos combater a xenofobia com mais xenofobia! A bolasa de azeite de Portugal caiu 10% depois do seu comentário.
Os vinhos e azeites de Portugal são excelentes. Compro e gosto.
caro demais . Só vinho chileno .
Se uma galera inteira vai em massa para um outro paÃs - ou até mesmo para outra cidade - e espera não sofrer ataques xenofóbicos é porque está sonhando. O interessante, nesse caso, seria o patrão, aquele que precisa de mão de obra de estrangeiros, tomar coragem e fazer uma campanha de esclarecimento expondo para a população isso que o articulista argumenta neste texto
Tudo tem ponto e contraponto; agora, para Portugal, chegou a hora do contraponto, essência das coisas da vida. Ótimo texto.
Passaram 500 anos roubando riquezas naturais, dizimando e escravizando os povos aborÃgenes e enviando degredados, prostitutas e bandidos para todas as ex-colôniasÂ… Agora estão recebendo o “investimento” de volta e com jurosÂ… vão reclamar de que afinal?
Cont. Recife e Belém recebiam tb muitos "patrÃcios" DIFERENCIADOS, abrigando bons Hospitais e Clubes Sociais lusos. Casaram-se com brasileiras, no Rio mais com mulheres negras, vistos então como grandes anti-preconceituosos...o caldeirão racial brazuca AINDA tem um enorme número de descendentes lusos, abaixo de italianos e japoneses. Hoje em dia, o fluxo foi revertido e ironicamente contra nós, como vemos nas mÃdias, inobstante a maioria dos "zocas" ser branca e de classe média. Que ironia
Chama o Napoleão que eles ficam quietinhos na hora!
Sou casado com uma portuguesa e sei muito bem a forma de pensar do português, garanto-lhes. Todavia, se soubesse que assim seria não teria tomado tal decisão. Agora estou numa especie de "armadilha lusitana" e não consigo sair.
1.600 Bilhões em receita ao Serviço Nacional de Saúde português (SNS), arrecadado dos trabalhadores brasileiros que, por aqui, resolveram ficar e trabalhar. Sabe lá o que isso!! Como se diz por aqui, é muito dinheiro que ao logo dos anos vêm salvando a economia portuguesa e garantindo pagamento aos pensionistas.
1,6 bilhões de euros não é o mesmo que 1600 bilhões de euros.
Brasileiros que vivem em Portugal insistem em não respeitar a cultura e as tradições do pais. Ouvem funk e pancadão no ultimo volume, furam filas, consomem bens nos supermercados sem pagar por eles e sempre procuram uma forma de aplicar o famoso jeitinho. Depois se queixam de ser maltratados.
O pior eh que no Brasil eh a mesma coisa. Não existe respeito algum as filas, ao silencio e as regras de boa convivência. Depois querem exportar esses mais hábitos para o exterior, e quando sao criticados nos chamam de fascistas.
Generalização é a maneira primeira do preconceito e está na essência do fascismo. Depois desumaniza o outro e o elimina.
Mas... a maioria ?
Vinicius “Branco”
Sua lógica é a mesma linha de raciocÃnio de que quem em comunidade é bandido. Você pelo jeito deve estar a morar na lapa de Lisboa, né? Todos nós queixamos quando somos mal tratados, você não?
Quando criaram a UE Portugal fez a besteira de querer se especializar em: Tecnologia da Informação, ora pois, qual o problema disso: tinha um dos menores salários da Europa!, o que aconteceu? Os tuguinhas recebem melhor nos demais paÃses e vão embora, e quem fica em Portugal? Apenas os desleixados, recebedores de pensão, gente buh-rra, e incapazes de trabalhar, qual a solução?, importar mão de obra, qual a resposta dos que ficaram em Portugal = xenofobia, se acham melhores que os demais.
Me recordo que, em minhas primeiras viagens à SuÃça e Alemanha, nos anos 80, muitos dos trabalhadores e serviçais eram portugueses. Portugal sempre foi o primo pobre da Europa, até ser salvo pelo dinheiro da União Europeia. Agora o por tuga quer cantar de galo pra cima dos imigrantes. Pat ético.
Portugueses são vistos pelo resto da Europa como europeus de quinta categoria. Já tabalhei com vários e concordo plenamente.
Comportamentos xenófobos e racistas, que é um reflexo de desvio de caráter ou baixa inteligência destas pessoas, infelizmente estão presentes em todos os lugares, inclusive no Brasil.
Inclusive em diversos comentários aqui.
Paulo César, antes de citar a Globo, leia " Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freire. O mito da harmonia na convivência entre colonizador e colonizado está, sedutoramente, reforçado ali.
Sofri xenofobia gratuita numa viagem de turismo que fiz a Lisboa em outubro deste ano. Fui chamado de "porco" e "que deveria voltar ao meu paÃs", possivelmente por ser alto, moreno e não parecer um "português de raça". Curiosamente, sou também português. Essa doença já contaminou Portugal, infelizmente.
Por que será que notÃcias de xenofobia e racismo em Portugal não chegam nos telejornais da Globo ? porque a mesma se empenhou muito em criar o mito de dois povos irmãos. Isso tudo porque tinhas interesses econômicos em Portugal, claro !
Pesquisas mostram que em torno de 20% dos têm cidadania portuguesa vivem noutros paÃses e, naturalmente, enfrentam problemas similares aos brasileiros (que são monoglotas) em Portugal !
Se os brasileiros turistas deixarem de ir a Portugal, o turismo português quebra . Somos os maiores gastadores. Vamos dar um gelo em Portugal
Numa conversa, muito bem humorada, com uma portuguesa no metrô de Paris, disse-lhe que em poucos dias seguiria para Lisboa a fim de averiguar os clamores de que brasileiros estavam sendo muito maltratados por lá. Ela achou muita graça, até mesmo pelo modo dramático que empreguei. Então disparou: os brasileiros são muito folgados. Estive lá por uma semana, na condição de turista, que é bem diferente de um residente. Nada vi. Então desisti de fulminar a cidade.
Tem medo de agora serem colonizados por brasileiros .
E serão... questão de tempo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
José Manuel Diogo > Xenofobia em Portugal é ironia que beira o absurdo Voltar
Comente este texto