Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Sovierzoski

    Tenhobouvido falar que a Bahia, Alagoas,Rio Grande do Norte , estão com índices ótimos... Parece que são governados pela esquerda?

    Responda
  2. Luis Nunez

    Aí eu concordo, é uma tremenda incompetência. Deveriam, isso sim, eliminar milhares de CPFs por mês, resolveríamos vários problemas ao mesmo tempo: menos ban-didos, menos custos e cadeias melhores, com menos gente.

    Responda
  3. Luis Nunez

    Aí eu concordo, é uma tremenda incompetência. Deveriam, isso sim, eliminar milhares de CPFs por mês, resolveríamos vários problemas ao mesmo tempo: menos ban-didos, menos custos e cadeias melhores, com menos gente.

    Responda
  4. Andre Ramos Lievori

    O colunista crítica a direita - cita S. Paulo e Rio d Janeiro, mas se esquece da carnificina que é a Bahia? E os presídios no nordeste que são dominados por criminosos cruéis (pior que SP ou RJ) estados governados pela esquerda e simpatizantes. Ler uma coluna tendenciosa e sem isenção é claro sinal que o colunista não busca a verdade, mas defender uma posição política. Os cidadãos mortos pela polícia da Bahia tinham que morrer? Eram inferiores ao de SP e RJ?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Kkkkk é uma baita exceção, camarada! Realmente diferente, mas só para os partidários.kkkkk Conte outra!

    2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Resposta à queima-roupa: os casos da esquerda são exceções, desvios das políticas que são bandeiras progressistas; no caso da direita fascista é é sempre foi a regra!

  5. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A questão da segurança pública passa por muitas mudanças: revisão total das polícias, da Lei Penal, da Lei de Execução Penal, da ação do estado nas periferias e do crescimento econômico e social do país. Somente com esse conjunto de ações é que a nossa segurança pública vai melhorar. O resto é jogar dinheiro e tempo fora.

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    Tem muitos fatores ai em análise. enquanto nas últimas décadas o número de homicídios despencou em SP para menos de9para cada cem mil habitantes (o que puxa os números nacionais para baixo) e o Rio se mantém na media nacional o resto do Brasil explode em homicídios, seja nos nosso sertões, sul ou NE. Não há estudos ou políticas públicas de Estado (a médio e longo prazo) a fim de descobrir o que fazer.

    Responda
  7. José Cardoso

    É uma bobagem usar o tema para incentivar a polarização. Uma das providências necessárias seria a aplicação da pena de morte em larga escala. Sempre depois de julgamentos com ampla defesa, e sentença proferida por um juiz. Não é uma questão de direita ou esquerda, pois tanto a China comunista como a Arábia reacionária a aplicam com sucesso. Mas seria preciso uma nova constituição, em que a voz do povo fosse ouvida.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Para o andar de cima?

    2. DANIELA Krause

      você sabe que só pobre morreria de pena de morte, não sabe? A tal ampla defesa só existe quando rico está sendo julgado. E os exemplos não são bons, são ditaduras.

  8. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    É verdade. Me espanta a alternativa proposta pela extrema-direita: dar carta branca aos policiais (sabendo que há corrupção) e entregar ao cidadão o papel de defender-se, de ter que garantir a própria segurança (para onde vão os impostos?!). Por outro lado, a esquerda também não sabe o que fazer. Nós temos um governo de esquerda, mas o que foi proposto e feito de concreto para melhorar a segurança do país? Qual o projeto do governo Lula? Por favor, alguém diga. Estamos todos desesperados.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Thiago, meu caro, "sem sucesso", numas: considerando que busca mascarar sua incompetência pra os já adeptos e eventuais cooptáveis - pros demais, não há convencimento possível - a voz grossa funciona. Peçoau jura que é "a esquerda" a incompetente na questã. Tarcizão do Féretro apareceu aqui na folha dia desses, balançando seus cadáveres e contando vantagem. Vai que cola?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Os cadáveres da esquerda são mais bonitos, é isso? Ok.

    2. DANIELA Krause

      pior q cola Marcos, para muitos cola...

  10. JORGE CESAR BRUNO

    Os extremistas ficam em polvorosa e citam logo a Bahia! E obvio que a esquerda não tem formula magica para resolver todos os problemas! Rio de Janeiro e São Paulo, dois estados importantíssimos da federação, com discurso beligerante e demagógico, não resolveram também o problema de segurança! Investimento em educação, geração de empregos e uma policia onde inteligência, substitua a ações pirotécnicas, poderão ter um resultado melhor! Mas...

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Deve ser porque o missivista trouxe para essa linha, camarada, por que será? E não é só na Bahia, infelizmente. A casa grande não esquerda ou direita, mas adora alimentar o conflito. Para ela, somos todos iguais.

  11. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Na mosca, Tiago! Basta ver a reação em peso da direita nos comentários!

    Responda
  12. Raymundo de Lima Lima

    Não precisamos ser psicanalistas para ler o Inconsciente da extrema-direita, digo, do nazista e do fascista: eliminação física dos criminosos é a sua Solução Final. Extremistas não pensam, apenas usam ação-pela-ação, já escreveu Umberto Eco, aqui, na Folha, com o título "A nebolosa fascista".

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Há malucos dos dois lados, camarada.

  13. Caubi Maciel da Nóbrega

    Não é justo condenar a extrema direita pela criminalidade descontrolada que impera no país, uma vez que o que se vê por aí não tem nenhuma característica de política criminal de direita. Ou seja, a direita tenta implementar alguma coisa mas é bloqueada pela esquerda, que ato contínuo a culpa pela falta de resultados. Aí não dá, não é mesmo?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Extremos, à esquerda ou direita, devem ser execrados, mas não usados para impedir o discurso. Foram quatro anos de um governo de direita destrambelhado, 13 de uma esquerda corrupta e, entre as diretas já e o PT, outros tantos de uma esquerda bêbada, que nunca se encontrou e uma pseudo direita, que de direita tinha muito pouco. A única constante é a casa grande. Essa segue impávida, custeada por nós.

    2. DANIELA Krause

      Sim, a esquerda está bloqueando realmente, ajudando a denunciar grupos de extermínio e violência policial gratuita. Não cola, tente outro argumento.

    3. Raymundo de Lima Lima

      Caubi ainda não foi assaltado, não viveu drama de sequestro, nunca passou por um arrastão, não enxerga o todo mas apenas olha com um só olho. Se mora em São Paulo ou Rio de Janeiro, principalmente.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bloqueada pela esquerda que não está no poder em quase lugar algum e onde está adota as mesmas políticas?

  14. Ricardo Arantes Martins

    Para a extrema direito o discurso é pau e porrada e mesmo que pudéssemos admitir tal absurdo temos que o número de homicídios só fez aumentar exponencialmente no Brasil desde a década de60.O esquerdista é dileto demais para falar disso, para eles é simples questão de inclusão social, só que tem países mais ricos, iguais ou mais pobres que o Brasil que tem número de homicídio infinitamente menores. Eles não fazem nada. Falta estudos e ação sobre o que fazer e Fazer! ambos fracassam na questão.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Siga o arrego, siga a caneta. Vai ter sua resposta.

  15. julio salles

    E 0 Estado da Bahia? Por que não foi citado?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      José e Jorge, sigam o arrego e sigam a caneta. Governantes de esquerda espalharam miséria, descontrole e corrupção durante décadas, a direita teve 04 anos. Incômodo? Pois é assim na Bahia e em vários outros estados. Quanto à extrema direita, parem de repetir adjetivações espasmodicamente.

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Bom são os extremistas de direita e que dizem ter a formula magica para a solução da criminalidade! Alias, grande parte de seus deputados se elegem com esse discurso tolo e demagógico! Tem que se combater o crime organizado, com inteligência, investimento nas policiais, geração de empregos e renda, e investimento maciço em educação!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Porque não precisa, mané, a ação adotada ali foi exatamente a que a extrema direita incentiva! Sentiu o golpe?

    4. Daniel Salomon Guimarães

      Talvez porque deva ser desagradável ao articulista lidar com fatos que contradizem sua visão de mundo. Os fatos, por sua vez, apontam para a mesma direção: os Estados mais conservadores (SC e SP, por ex.) são os mais seguros, por várias razões. Certamente a situação neles não é perfeita e há muito o que melhorar. Agora, querer ignorar ou desmerecer a real qualidade da segurança pública nesses casos é papo de esquizofrênico.

  16. Francisco Paulo Almeida

    A implementação das centrais de flagrante representou um presente para o crime organizado. A criminalidade tende a aumentar durante a noite e aos finais de semana, períodos em que os policiais civis, desde a criação das centrais de flagrante, não vão as ruas. Isso resulta em consequências diretas, como falta de conhecimento da área de atuação, desconhecimento dos criminosos locais e ausência de informações provenientes da população, incluindo informantes.

    Responda
  17. João F Arantes

    Quando a autoridade máxima de um país ( pelo menos deveria ser) declara publicamente que furtar um celular para tomar uma cervejinha não é crime e, essa pessoa é um ex pres., esperar o que ?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mentira pude ser crime. Se cuida!

    2. Luiz Norberto

      E se a pessoa resolver não entregar o celular e reagir é crime?

  18. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "Crescimento de ações de 'justiceiros'" no Rio de Janeiro só existe em manifestações em redes sociais e na imaginação do autor do artigo. Ali só cresce mesmo a atuação de traficantes e milicianos.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      José, a corrupção comanda o estado do RJ há muito tempo, recebendo arrego de traficantes e milicianos. Deixe de ser ingênuo e vá além da má-fé do missivista.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Isso apesar da direita comandar faz tempo a polícia no estado e adotar os seus métodos preferidos. Percebe onde o autor quiz chegar?

  19. Luís Cláudio Marchesi

    E a violência da Justiça? "Dias Toffoli ibera R$ 1 bi em penduricalhos a juízes federais". Enquanto as leis permitem - e juízes homologam - saídinhas de Dia das Mães, Dia dos Pais, indulto de Natal recolocando condenados nas ruas, a casta judicial deste país pratica outro tipo de violência contra o ciadão que os pagas. Quando o Poder Judiciário vai parar de nos violentar com salários e penduricalhos imorais? Pra dizer o mínimo!

    Responda
  20. Carlos Moura

    Li na esperança de ter um plot twist. Ele não veio. Achei a análise pueril. A extrema direita é muito eficiente quando trata da segurança pública, a desmonta enquanto diz fortalecer sem criar reação e abre caminho para a milícia e todo tipo de camarilha.

    Responda
  21. Marcelo Godoy

    Rapaizzzz... Desde a redemocratizaçãol, por quantos anos a "extrema direita" governou o Brasil?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem comanda as polícias são os estados. Esqueceu? Quantos são governados pela esquerda? Os dois principais nunca o foram, a não ser o RJ por um brevíssimo período bem lá atrás. Não por acaso são aqueles em que o crime organizado e as facções mais prosperaram. Também sentiu o golpe?

  22. Répi Ness

    Tão incompetente quanto a esquerda.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Kkkk esse deve ser aquele cara de centro que todos procuram.

  23. Gregorio Amarante

    Os articulistas da Folha estão numa guerra de narrativas. Dia destes alguem aqui escreveu uma materia falando da falta de propostas da esquerda quando se trata de segurança pública, agora este senhor que tem um curriculo lindo, mas argumenta igual a qualquer militante sem estudo, diz que a extrema direita (não existe mais direita, é tudo extrema direita) também esta perdida. Porque não se abraçam e admitem que independente do da direção partidária o Brasil fracassou e o crime organizado venceu?

    Responda
    1. DANIELA Krause

      é q a esquerda sempre esteve perdida, segurança pública nunca foi prioridade. Mas a direita enche a boca dizendo que basta dar uma arma para cada um e eliminar os bandidos com a pena de morte (quando não defendem a ação direta mesmo, que bandido bom é bandido morto). Quanto ao articulista, o objetivo era demonstrar a incompetência da extrema direita, e isso foi atingido no texto. Considero todos que votaram no Bolsonaro na ultima eleição de extrema direita. Se existe direita, são poucos.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pode até ser verdade o que diz, ao menos em parte, mas isso não invalida a análise do Tiago, que é a mais pura realidade, que pode ser comprovado até quando a esquerda governa e adota as mesmas práticas da direita, vide a Bahia. Mas que hoje só temos extrema direita é fato, ou será que apenas ocasionalmente se uniram ao bozonarismo mais chulé?

    3. Max Morel

      Gregório, perfeito.

  24. Carla C Oliveira

    Exato!

    Responda
  25. Jorge Rodrigues

    O estado de São Paulo, governado pela "extrema direita" [rsrs], é um dos estados menos violentos do Brasil. A Bahia, governada há vários anos pelo PT, é o estado mais violento (ou um dos mais violentos). Em sua primeira passagem pelo governo o PT administrou o Brasil por 13 anos e, na segunda passagem, governa há 1 ano. Nesse longo período os índices de violência no Brasil cresceram continuamente. Mas o "articulista" pândego afirma que é a "extrema direita" quem fracassou no combate ao crime.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esqueceu que são os estados os responsáveis pelas polícias e pela segurança pública? Governo federal não patrulha ruas! O estado de SP é dos menos violentos? Deve morar no Ceará, né? Onde nasceram e cresceram as facções? Não sabe? SP e RJ, sempre governados pela direita. Bahia adotou os métodos de segurança publica da direita, por isso foi tão “bem” sucedida!

    2. Max Morel

      Jorge, perfeito.

  26. Peter Janos Wechsler

    O que é de direita se mostra, o que é de esquerda se esconde. Segurança pública é péssima em todo lugar independentemente de partido.

    Responda
  27. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A questão da segurança pública é herança direta de um 64 nunca, definitivamente, encerrado. Hoje mais claro que nunca.

    Responda
  28. CARLOS TARDIVO

    A incompetência é tanto de direita como de esquerda e junta com a impunidade, leis frouxas, justiça lenta e também incompetente com miséria e falta de perspectivas de futuro da nisso que vivemos hoje no Brasil!

    Responda
  29. Claudio Luiz da Cunha

    Os bozolinos vão a loucura com a matéria.

    Responda
  30. Alexandre Pereira

    A Bahia que o diga, né?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Uma bela desculpa esfarrapada, José. A quantos anos o PT et caterva governa a Bahia? Quer saber o método em comum entre esquerda e direita, em cima e embaixo? Siga o arrego. Deixe de ser ingênuo.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A Bahia comprova o que disse o Tiago pois lá foram adotados os métodos da extrema direita e deu no que deu.

    3. ARY OLIVEIRA

      E Pernambuco!

  31. ARY OLIVEIRA

    Insegurança publica sempre existiu nesse pais , caro escriba! Se toca. Seja pouco menos ideológico, por favor. Arrastões no rio já existem há décadas. O problema e' social e não policial. Se a corrupcao endêmica não existisse , quem sabe a coisa seria melhor, não e' , caro Thiago??

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Ele usou série histórica com os dados. Não se trata de opinião.

  32. maria eloisa montero miguez

    Título mais correto seria a "incompetência da esquerda, da direita, das extremas esquerda e direita em segurança. O Brasil de norte a sul é terra de facções e milícias", nos grandes, médios e pequenos centros urbanos até às florestas intactas, pouco e muito degradadas!

    Responda
  33. Geraldo Magela Ferreira

    Argentinos dirão: onde erramos?

    Responda
  34. Florentino Fernandes Junior

    É verdade thiago? Parece q vc esqueceu da gestao brizola ne? E da bahia? Nem um pio?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Delzimar, 13 anos de um governo corrupto mostram que não é somente isso.

    2. Delzimar Irineu da Silva

      A direita pelo menos se importa com a segurança, esquerda só pensa no ladrão que é aquela baboseira: há se ele tivesse direito igual, hoje seria um executivo de uma multinacional!!! Que Papinho mais piegas,. Como a esquerda tem a mente destorcida, há é ladrão, deixa roubar, afinal a polícia é quem não presta, afinal teve mais chance na vida , senão, não teria passado em concurso público. O povão mesmo que rala e acorda cedo pra trabalhar, odeia defensor de bandido.