Lúcia Guimarães > Trump de volta seria um pesadelo do qual os EUA não poderiam se recuperar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
..."Numa democracia saudável, um homem que instiga um golpe de Estado e enfrenta dezenas de acusações criminais seria inelegÃvel." Será preciso desenhar?
Creio sinceramente que tanto o de lá, quanto o de cá que é eterno paga pal. do primeiro, serão pegos. paciência.
Uai, se o Brasil ao longo da redemocratização teve só oportunistas, os EUA também podem ter.
Sim, Ricardo! Para o mundo seria muito ruim a eleição de trump. Sempre disse que trump era o mais latino americano de todos os presidentes dos EUA desde a independência. Não tem a postura de estadista!
Mas o viés ditatorial que Trump almeja pode ajudar a fragilizar as já frágeis democracias da américa latina. Esse é meu medo.
Desculpa a intimidade, a Senhora mora em Nova Iorque?
Mas e a democracia como direito do cidadão escolher quem o representa? Só vale quando o eleito é o seu preferido?
Sim Celso Ribeiro, eu li a matéria e por isso fiz a provocação, que vai bem na linha do que disse o DionÃsio de Barros. Se o voto popular segundo as regras eleitorais vigentes não puder ser o meio legÃtimo para escolher os representantes do povo, qual a solução? Quem seriam os ungidos a fazê-lo? Isso é a crise da democracia e que precisa ser debatida sem paixões.
Vc realmente leu a matéria ?
Nem tudo que o povo quer, pode ser validado. Eh preciso que o povo e o estado cedam, para poder viver em harmonia. Exemplo: Suponha que noventa% da populacao vote pelo exterminio dos moradores de favelas. Vc acha que isso poderia ser levado avante?
Argentina vai nos salvar. Fracasso de Millei servirá de alerta ao mundo que não há saÃda pela direita. Americanos terão exemplo vivo do que não se deve fazer.
Doce ilusão, pelo número de votos no inelegÃvel percebe-se que a responsabilidade pelas mortes na pandemia, entre outras atrocidades, rendeu muitos. Vai ser difÃcil dedetizar a extrema direita.
Ótima matéria. Vou salvar ela para, quando o caos criado pela extrema direita vier, poder dizer aos zumbis "muitos avisaram mas vocês estavam cegos em seus próprios devaneios terraplanistas"
Trump é pesadelo para seres pensantes e dignos. Mas isso é irrelevante, já está também inelegÃvel e logo estará preso.
Demoramos a entender que os extremos não fazem bem para a Democracia e Trump sempre representou tudo o que há de mais perigoso nos atos da extrema-direita, assim como seu filhote tropical. São inúmeros os pontos de convergência entre o discurso trumpista e tudo o que vimos entre 1923 e 1945 na Alemanha, inclusive sobre buscar bodes expiatórios que satisfaçam a sanha de quem só aceita informação de WhatsApp.
Pesadelo pra esquerda , óbvio.
Mais um gaiato.
Conclusão de um cientista polÃtico, por favor, vai escrever na gastronomia.
Pesadelo para qualquer um que não seja bilionário.
Claro, pra quem tem apreço pela democracia!
ESTAMOS TORCENDO PARA QUE NÃO RETORNE! AS VOLTAS SÃO IM... As experiências de retorno ao poder não são democraticamente tão satisfatórias como se esperava, sejam nas esquerdas sejam nas direitas. Não lembramos de retornos da direita, apenas das esquerdas, como do Ortega na Nicarágua, que se tornou um ditador maligno, o outro que retornou foi Lula da Silva 3, que está avançando, porém com muitas dificuldades... Nota: Concordamos que a volta do Trump seria um pesadelo, tipo o mandato do Bolsonar
Missivista faz parte do time de jornalistas para quem só temos democracia se meu candidato vencer!
E você pelo visto faz parte dos apalermados de extrema direita que idolatram psicopatas.
Pra quem não é um fascista canalha
Repito, pra quem tem apreço pela democracia
Exagero. Roma teve alguns imperadores totalmente bizarros como CalÃgula e Nero. Algum desavisado pode achar que ali começou sua decadência. Nada disso. O romanos continuaram em expansão e tranquilo domÃnio pelos próximos 2 séculos. Só então, (e bem lentamente) começou o declÃnio, que só foi concluÃdo com a tomada de Constantinopla, mais de mil anos depois.
O tempo na Era Clássica andava pelo menos 1000x mais lento do que anda hoje. Você confirmou que Trump seria o Nero da vez.
Lúcia, o processo de declÃnio acentuado da democracia americana não atinge só os americanos. Atinge o mundo, mantendo um estado de desordem drástico e permanente. A experiência polÃtica é substituÃda por outsiders amalucados tais como vimos aqui, ali e na versão mais recente na chefatura da vizinha Argentina. Com golpes de foice e motoniveladoras imaginam debelar a crise social e econômica gerada pela incompetência de polÃticas de décadas. Vieram para instalar o pânico e a desordem. Só isso.
Vc trabalha naquele jornal que ajudou a eleger e até hoje apoia bolsonaro?
FSP apoia tem apioado o bozo? vc ta igualzinho ao gado, cego e raivoso. assim, afundamos.
A China agradece e envia im cartão de feliz ano novo.
A Argentina saiu na frente, O Chile enterrou uma tentativa da desgastada esquerda de mudar pra pior o PaÃs que mais progride na América neste século. O Trump de volta e o Brasil com TarcÃsio na sequencia. Depois a Venezuela sairá do atoleiro e desgraça do Socialismo dos anos 60 .Por isto o pesadelo da esquerda na América
Como é que um doido desses não esta internado?
Existe um artefato que é colocado na cabeça do cavalo charreteiro, conhecido por "tapa" que o obriga a enxergar só numa direção, evitando qualquer visão periférica. Percebeu?!
Rs... estou rindo muito desses delÃrios, não sei se mais da parte da Argentina ou de volta de Trump.
Acéfalos, que mugem como você, são piores que o genocidas que seguem .
...e time comentário censurado...
E tome comentário censurado...
E as nossas próprias soluções? Domou-se o inominável e os comparsas do 08/01, mas como? Com o artifice do mensalão edi petrolao, e muitos acham lindo... Entre os dois extremos o que nos resta? Um centrão que só pensa no próprio bolso. Enquanto isso, discutimos Milei, Trump, Biden, Putin... Tristes trópicos em que vivemos...
Toda eleição é o mesmo papo: se o meu adversário vencer, acabou o mundo! rsrs
O problema é que esse sujeito é adversário de todo mundo.
aqui na sojalândia, corremos o mesmo risco com a volta do imbroxável .
Que a escolha, bisonha, possa ser entre Trump e Biden mostra o ponto problemático em que se encontra a democracia americana...
Trump coloca a democracia em xeque nos EUA? duvido, nem mesmo o Supremo conservador daria azo para tal medida lá. Mas coloca vários valores em xeque. cá para nós na America Latina pode ser desastroso. Essa linha de muito ódio, caos e ignorância que a extrema direita nos trás irá passar. mas levará muito tempo. eles avançaram primeiro sobre as mÃdias sociais e ocuparam um espaço através da indústria de mentiras que idiotizou a milhões. Levará anos até diluir tanta peçonha.
Veja Rosa eu acho que sem um socialismo não há saÃda. um socialismo novo pensado e que busque o Bem Estar Social, tal qual na europa Ocidental. O petismo há tempos não mais representa o progressista. não é um deputado com dolar na cueca ou outrém, isso acontece. é a prisão da cúpula Sucessivamente. um atrás do outro. e não vou ficar no negacionismo, na teoria da conspiração de que há um complô. tem dó. macula a esquerda.
Ricardo, tem uma pessoa muito confusa dentro de ti, tipo um Ciro, que nem com os irmãos consegue coalisão. Te falta entender que mesmo com todo pragmatismo, houve golpe, prisão e Bolsonaro, imagina sem pragmatismo onde estarÃamos em 23. Olha qual partido vota a teu favor, quem sabe tu muda esta opinião de quem se informa pela imprensa dos bilionários de nossa elite do atraso. Lê a farsa do déficit do prof. Dowbor, talvez tu entenda a origem de seu antipetismo.
Concordo contigo, Ricardo! Mas, o quê fazer? Como agir diante de tamanha destruição, mentiras etc. Como fazer o povo acreditar num futuro melhor? Confesso, completamente desiludido de tudo e de todo esse processo polÃtico do toma-lá-dá-cá. Isso não resolve os problemas do povo em geral. Onde está quem nos conduzirá ao progresso? O quê falta? Educação, cultura, talvez? Devemos começar por aÃ?...
Exato Chicon, mas não diria da esquerda pois a gente muito boa e progressista, diria do petismo e seu gado fortemente negacionista, passadores de pano a extrema corrupção que culminou na prisão sucessiva de toda sua cúpula, foram 3presidentes, 2tesoureiros e1secretário do PT e 2lÃderes de governo (delcidio senado, paloci camara) e Confessos. e mesmo confessos nada aconteceu para o gado. são as lideranças. O Coiso só copiou a fórmula. a culpa é da globo do congresso STF golpistas. E funciona!
Ação e reação. A forte adesão ao descalabro extremo direitista tem sementes no engodo, afetação e insolência esquerdista.
Criou-se o discurso que "ele só está falando da boca pra fora, se eleito será domado" e se vai naturalizando barbaridades até elas chegarem ao poder e cumprir oque falou.
Excelente texto Lúcia!! Quando vc fala que nos EUA, os republicanos "parasitam como uma bancada de bolsonaros" me remete à cerimônia ocorrida ontem no Congresso onde aqueles mesmos : kicis, brunini, gayer, nikola, bananinha, trovão e outros inúteis, fizeram aquele côro patético contra o Lula. Fazem só barulho e não propôe nada de bom para o paÃs!!
Tal e qual, sintetizando, gleisis.
O Brasil resolveu esse imbróglio semelhante com destreza e rapidez. Toda supremacia é datada.
Engraçado é que em Cuba, Coreia do Norte, China e Venezuela, a tal supremacia do bem já dura décadas.
Sempre ouvimos alguém bradar quando a situação não é favorável, ou, não se tem uma solução a vista."Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come"... nos EUA ou se esperar o inferno das atitudes hediondas chegar, ou, se vai ao encontro do inferno das guerras
Kkkk a volta do anticristo? Ok, essa coluna é mesmo de extrema esquerda. Que coisa ridÃcula ficar emulando a histeria eleitoral americana, como se Biden fosse a salvação. Tá ganhando como cabo eleitoral, moça?
José, é sempre uma repetição da ladaÃnha do new york lies et caterva. Servir de câmara de eco para os pós e neo segregacionistas americanos é um desperdÃcio de espaço no jornal, que poderia ser ocupado por um analista polÃtico de fato. Os EUA sobreviveram a todos os malucos e incompetentes que chegaram à presidência, isso inclui a múmia atual e a vice inútil. Se o tweeteiro anterior voltar ao poder, para eles, será apenas mais um e não o fim do mundo como os alarmistas fazem questão de enfatizar
Duas inferências delirantes, e desrespeitosas para com sua própria inteligência. Nada autoriza afirmar que a coluna seja de "extrema esquerda", ou que a autora seja cabo eleitoral de Biden.
Não sei qual é o pior, Trump ou Biden. Trump é tóxico, mentiroso e só faz o bem enganado, que o diga Cuba. Biden diz que tem que proteger palestinos, mas recusa todas as resoluções da ONU. Outro cÃnico-mentiroso.
O Mundo descobre que a Moral interna e externa americana era apenas róseo filme musical de Hollywood. Que o que existe de fato é o Medicine Man, aquele charlatão que vendia elixir de macerado de cobra para curar tudo. Quem acreditou nas promessas, Vietnã, Iraque, Afeganistão, Ucrânia e Oriente Médio, descobriu que feita a venda, Medicine Man sumiu.
Apoio ao psicopata,corrupto e golpista Trump demonstra que há algo de podre no reino do tio Sam
Antes da primeira eleição do Trump, um amigo falou, tomara ganhe, assim a decadência do império das guerras será mais rápida. Ele tinha razão, se bem que o Biden não fica muito atrás.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lúcia Guimarães > Trump de volta seria um pesadelo do qual os EUA não poderiam se recuperar Voltar
Comente este texto