Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Mathias

    Sou católico "não tão praticante"(sou divorciado duas vezes). Mas assim como o "Poverello de Assis",São Francisco,o argentino sulamericano, Papa Francisco,está enfrentando o conservadorismo da Igreja de Roma.Não há como quebrar 2023 anos de regras que se afastaram da verdadeira Igreja apostólica criada por J.Cristo.Regras e mais regras,afastaram o Ser Humano do verdadeiro Mandamento "Amai-vos uns aos outros"

    Responda
  2. Nelson Oliveira

    Depois de ler os comentários ao meu, concluo: tanto a posição do articulista quanto a dos homossexuais não me parece uma questão de fé, mas política. Serem aceitos pela Igreja (ou pelo Exército, PM, etc) é um enorme passo útil pra serem aceitos de uma maneira geral. Mas ainda que eu ache que qualquer comportamento possa ser discutido como fato cultural, numa sociedade democrática não há como negar o direito civil de a pessoa se casar com quem quer que seja (fora crianças) e de não ser zombada.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Qualquer clube tem suas regras, com a igreja católica não é diferente.

    Responda
  4. João Paulo Zizas

    Diferentemente do afirmado por Marcos Augusto Gonçalves, as mulheres sempre foram bastante valorizadas pelo catolicismo e não tiveram papel subalterno na história dele. Para ver isso, basta estudar um pouquinho da história das santas exaltadas há séculos. Sobre a aceitação de casais homoafetivos, é legítimo a Igreja tratar o tema com prudência sem condenar pessoas. Uma instituição de 2000 anos está bem livre da obrigação de acatar de modo automático o clamor de militantes surgidos na atualidade.

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    A igreja avança, mas a Folha só dá pra trás, cada dia pior.

    Responda
  6. Nelson Oliveira

    Quem entende essas pessoas? Se rompeu com a tradição e a moral convencional, pq quer a bênção de uma instituição tradicional? Há algo que ligue a mentalidade homo ao dogma da Virgem ou outros? Gays costumam se achar a última novidade. Porém, querem o direito de ingressar em instit. antiquadas e violentas como as FAs e a PM. Antes se falava em opção sexual, agora é orientação (qual a diferença?). E sob a sigla LGBTQIA+ abrigam-se infinitas personas criadas pelo excesso de individualismo.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      é lindo neli

    2. neli faria

      Nada a ver. O Amor é lindo. As múltiplas formas de amar sempre existiram na Terra. Não é excesso de individualismo, é a forma de amar, porque o amor sempre foi lindo.

    3. BIANCA SIMAO

      Nelson, a diferença entre opção sexual e orientação é que opção é uma escolha, orientação não necessariamente é uma escolha. Eu confesso que não tenho grande conhecimento do tema, então peço desculpas se estiver falando algo que não condiz com a verdade, mas a impressão que tenho é que a orientação sexual é uma característica pessoal, provavelmente inata. E isso não tem a ver com renegar a fé cristã. Quer dizer, você pode ser um bom cristão que ama Deus e a Virgem e amar alguém do mesmo sexo.

    4. Alberto Melis Bianconi

      A diferença é que condição não é uma escolha. A religião pode ser. Eu sou hetero e ateu, até acho engraçado (sim, isso é politicamente incorreto, assumo) um homem ou uma mulher homo desejarem ingressar na comunidade católica, mas não cabe a mim julgar o comportamento do outro se não prejudica terceiros.

  7. Diva Negri

    Eu acho que educação é melhor que religião.

    Responda
  8. Gustavo Souza Machado

    Ao menos a Santa Sé está deixando de usar a religião como instrumento de perseguição, abuso e exploração da fé. Já as seitas evangélicas, só Deus mesmo para saber até onde as nações que caem nessas ideias chegarão. É absurdo atrás de absurdo e o pior é que sequer existe uma governança central nessa seitas.

    Responda
  9. Ana Rodrigues

    Engraçado que a evolução dos costumes está descrita na própria biblia. Antes se sacrificavam animais para oferecer ao Criador, que gostava tanto que Abel morreu por isso. Casavam-se com várias mulheres, matavam filho desobediente a pedrada, dormiam com o próprio pai para continuar a família, expulsavam os moradores de um lugar quando achavam que a terra era prometida para eles. Não vejo porque tanta resistência a mudanças agora.

    Responda
  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    Proponho uma gincana, o artigo mais estupido do ano. Voto nesse e seu em seu autor, Marcelo Augusto Gonçalves.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      De fato, a impressão piegas foi imediata. O que mais poderia ser dito explorando essa impressão? Fiquei curioso!

  11. Sérgio Silva

    O Papa avança conforme pode. Em comparação a outros, até q é mais corajoso. Se mudasse radicalmente, acabaria morto.

    Responda
  12. CARLOS TARDIVO

    Hipocrisia grossa, não ordenam mulheres e não aceitam casamento homoafetivo mas pedofilia pode, padrecos gays de monte mas mocozados, pode, bem faço eu que falo direto com o Chefe sem padre, pastor, rabino, apóstolo, missionario, bispo e outros ostas como intermediários!

    Responda
  13. neli faria

    Jesus, o meu Jesus, pontificou: amai-vos uns aos outros. Ele não discriminou a forma de amar. Ame a quem quiser, mas, ame.Sou Católica, não é hipocrisia, ocorre que a santa Igreja determina que sexo somente após o casamento,hetero ou homoafetivos, assim sendo. está correta a Minha Igreja. Um parêntese, o Bispo que ministrou a Sagrada Comunhão a mim,em Lion, em2011, foi preso hoje na Nicarágua, solidarizo.Viva Nicarágua! Fora Ortega e Rosa Murilo. Ditadura? Nenhuma presta!

    Responda
    1. neli faria

      senhor Paulo :Jesus o meu, é bondoso. Não rancoroso, não invejoso. E se muitos interpretam a bíblia do jeito que quer, , ou seja: bedelhando na vida de outrem, usando dinheiro público para suas igrejas, sim, porque a imunidade tributária é dinheiro que retira do estado, muitos deixam os avós e pais a deus-dará, então sigo a Manifestação de Cristo:amar o próximo.

    2. Paulo Sales

      "Jesus, o meu Jesus, pontificou: amai-vos uns aos outros. Ele não discriminou a forma de amar. " quero crer que não se expressou corretamente. Não é assim que funciona.

  14. roberto cardoso

    Excelente artigo. Não sou LGBT, mas se fosse, essa benção e nada dá no mesmo. Aliás, até piora, pois diz que não se trata de união matrimonial. Agora como abençoar os padres que não casam? O raciocínio é o mesmo... Então, cada salve sua alma, deixe os outros em paz.

    Responda
    1. neli faria

      Celibato : ninguém o obriga, o padre ou Irmã, a ser religioso . Vai atendendo a um Chamado. E se não quiser permanecer, pode sair.Bênção aos casais homoafetivos: um avanço que o Santo Padre Francisco traz e faz para a imensa comunidade homoafetiva que nunca deixou de seguir a Santa Igreja Católica.

  15. Pedro Adalberto Maia

    A má fé está escancarada nesse artigo....

    Responda
    1. LAURO César de Brito Fernandes Vieira

      Lamentável um artigo desses.

  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tem umas seitas q pregam a cura gay.

    Responda
  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Religião é baseada em dogmas. Não gosta ? Inaugure uma só pra si.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Também penso assim neste contexto. Religião alguma tem que mudar porque o secular mudou.

  18. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Como alguém bem próximo à faixa comentada - dos 16 aos 24 anos -, eu posso afirmar: nós não temos um rumo. Não sabemos o que nos inspira. Não temos sentido de propósito. Por isso, eu vejo muitos amigos se pondo no espaço confortável do "não". Não isso nem aquilo. Temos medo de arriscar, medo de viver por alguma ideia que nos faça parecer ridículos. Viver "sem religião" não quer dizer muita coisa, no final.

    Responda
  19. Rubens Said

    E VIVA O ATEÍSMO !!!

    Responda
  20. Rives Passos

    Quem quer a benção do Malafaia?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Vade retro! Hehehe.

  21. Fernando Alves

    A psiquiatria um dia ainda vai conseguir definir um cid para as pessoas que não são de uma religião, mas que são obcecadas por querer que a religião que elas não seguem mude para se adequar aos desejos delas.

    Responda
  22. Matheus Battistoni

    Não se abençoa a perversão do instinto sexual. Isso revela a imaturidade dos membros da alta cúpula da Igreja Católica, se curvando covardemente à propaganda gay do Banco Mundial para reduzir a taxa de natalidade.

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Maria Pirlin, Freud explica sim. Leia os Três Ensaios Sobre a Sexualidade e entenda o que é o homossexualismo. Propaganda gay pode induzir regressão do Ego e tornar a pessoa homossexual, incapaz de procriar por hetetofobia.

    2. Esechias Araújo Lima

      Está se falando de tolerância e respeito, lá vem o assunto "vacina" novamente à baila. Gente, estamos em novo Governo. Vamos esquecer o que passou, porque, caso contrário, está se dando mais evidência à administração passada.

    3. Ana Rodrigues

      Senhor! Ninguém vira gay por causa de propaganda, ou gosta de uma coisa, de outra oundos dois? Você sabe que existem vários casais heterossexuais que preferem não ter filhos e homessexuais quebtem filhos ou adotam. Inseminação artificial e tal. Século XXI...

    4. Maria Pirlin

      Vc está uns quatrocentos anos atrás em matéria de ideias. Freud explica ?

    5. neli faria

      Perversão? Perversão é usar arma de fogo para assassinar alguém. Perversão? É utilizar o dinheiro público para fim particular. Perversão é nada fazer de útil para o próximo. Perversão é ver milhares de pessoas morrerem de covid enquanto ficar instigando a população a andar sem máscara. Perversão é não comprar vacinas. Jesus mandou amar uns aos outros, não discriminou a forma de amar, porque O amor é lindo. Ame a quem quiser, mas, ame. Adianta jogar filhos no mundo e não cuidar?

  23. Luís Bustamante

    Articulista conservador da Folha fazendo críticas liberais a uma medida liberalizante de um pontífice que, para dar um passo dessa envergadura, precisará enfrentar a fúria de conservadores católicos e não-católicos. É de lascar...

    Responda
  24. Marcelo Barbosa

    Todo mundo peca inclusive o Clero porque são pessoas imperfeitas como todos nós, recentemente um membro do Clero foi condenado por corrupção e roubo de dinheiro, isso é pecado assim como a homossexualidade, sempre foi, é e sempre vai ser pecado, não é porque há membros do Clero que praticam sodomia justifica "mudar as regras" e abençoar o pecado, daqui a pouco a Igreja vai permitir bençãos a traficantes de drogas, adúlteros e por aí vai, além de imoral é escandaloso.

    Responda
  25. Alberto Melis Bianconi

    Hipócrita, no sentido de que boa parte dos católicos, na prática, não excluem como ditam as normas, ok. Quanto à práticas de padres, encobertas pela igreja, ai a questão não é bem hipocrisia. Mas qual instituição humana não é? E a iniciativa do Papa não se resume a passar pano ela reduz essa hipocrisia e representa perda de terreno dos setores mais conservadores da igreja. Quanto à cidadania religiosa, no ocidente secularizado, ela só pode ser simbólica.

    Responda
  26. Eduardo Elói

    Um passo de cada vez. Se para dar esse passo o Papa já enfrenta resistência em quase todos os setores da igreja, das outras igrejas e de pessoas poderosas atrasadas, como poderia fazer mais? Não adianta ficar resmungando.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Na verdade é surpreendente, e mostra que o Papa está de fato compromissado co esse avanço. Ainda que o objetivo seja reduzir a perda de fieis.

  27. JOS LEANDRO

    mas, os gays precisam da benção do vaticano ou do malafaia?

    Responda
    1. CELSO MAXIMINO JOSE

      A benção de Deus! O Senhor volva para nós a Sua Face e nos dê a paz!

  28. CELSO MAXIMINO JOSE

    A Igreja Católica não pode querer fazer prosélitos, mas ensinar o que Jesus fez e pediu que testemunhasse. A Igreja sempre será o "pequenino rebanho" e nada deve temer!

    Responda
  29. José Augusto Bernabé

    Os Gays são seres humanos como qualquer outro, o que a Igreja fez, nada mais nada menos, foi tentar compensar a síndrome de pedófila que a acompanha há séculos, não se iludam.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não tem nada a ver com pedofilia. O Papa não sugeriu que se abençoassem pedófilos.

  30. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Só o autor dessa matéria não é hipócrita. Quanta hipocrisia.

    Responda
  31. Paulo Sales

    O texto não define bem o que quer. O que tem haver a promiscuidade de religiosos, a perda de pessoas para outra religião, a não participação de mulheres, e a culpa e de Jesus(?), com uma pequena abertura promovida por um Papa que esbarra na própria estrutura da igreja para promover mudanças? Não é o primeiro que leio se queixar. Pirque nao2 pedem ao Papa para cancelar a concessão? Seria menos hipócrita.

    Responda
  32. Leopoldo Passos Konzen

    Estava quase me convencendo a ser evangélico, mas eles só pensam em dinheiro e política. Voltei a ser católico, a igreja de Roma está mostrando ser mais tolerante, benevolente e menos dinheirista. Quem diria…,

    Responda
  33. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Se é uma atitude bem vinda como o autor diz, por que destacou no título a natureza hipócrita?! Bom, que a IC tem contradições não é novidade, inclusive na função social moral que exerce. Mas a crítica tem que ser melhor construída inclusive reconhecendo a enorme caos cidade da IC de se adaptar ao longo de três períodos da história.

    Responda
  34. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Se é uma atitude bem vinda como o autor diz, por que destacou no título a natureza hipócrita?! Bom, que a IC tem contradições não é novidade, inclusive na função social moral que exerce. Mas a crítica tem que ser melhor construída inclusive reconhecendo a enorme caos cidade da IC de se adaptar ao longo de três períodos da história.

    Responda
  35. Ricardo Arantes Martins

    Não vejo por ai. É que todo avanço demanda tempo, a fim de se quebrar os preconceitos conservadores que temos e que a sociedade tem. vejo um enorme avanço na inclusão e na divulgação da tolerância e Amor que Jesus prega.

    Responda
  36. Dario Lima

    Religião, sobrenome, hipocrisia

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Todos mentem, já dizia o dr. House. Esse não é um fenômeno religioso.

  37. marcos fernando dauner

    Adolescentes entre dezesseis e vinte e quatro anos : Sem religião, sem emprego, sem escola, sem vida social, sem vergonha na cara - presos na sua redoma , sem sair do quarto - Mamãe leva comida na cama ! Esse é o futuro do Brasil .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Caro MM - Já analisaste, sem preconceito, a piazada de hoje em dia ? não querem nada com nada.

    2. Marcus Machado

      Que exagero.. estás atormentado.

    3. CELSO RIBAS

      Religião é o de menos, uma porcaria.

  38. Antonio Araújo

    Pronto, o colunista chegou para reformar a Igreja de 2000 anos com sua indignação de redação...

    Responda
  39. Paolo Valerio Caporuscio

    Os membros da Igreja Católica sem moral enlouqueceram e profanando , é o começo como disse o Nostradamus sobre a sua profecia.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      para quem não sabe: queda de legado.

    2. Maurizio Ferrante

      É para tipos como este que a Igreja tenta instilar o sentimento da compaixão, mas ser sucesso, parece

  40. Gustavo da Silva Sabino

    Imagina a faxina que será feita nos redutos evangélicos!

    Responda
  41. Fabiana Menezes

    Para quem é cristão, a ausência de mulheres traz uma contradição: elas estiverem no grupo, catalisaram milagres e protagonistas de viradas paradigmáticas na ética vigente. Conforme a tradição, os evangelhos, os apóstolos sumiram todos após a prisão menos as Marias e João . Porém, na Igreja a mistura do celibato com homossexuais enrustidos não favoreceu a situação feminina de segunda classe, apesar de Tereza D Ávilla, Hildegarde von Biden, Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e etc

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Comentei um trecho da notícia, com fundamento na vida e obra de mulheres notáveis. A benção, para quem é cristão e não cristão (aumento da inclusão) foi um largo passo dado pelo Papa Francisco humano e corajoso.

    2. Fabiana Menezes

      Ciro, me desculpe mas não dá pra comparar.

    3. ciro lauschner

      Esqueceu de citar as grandes teólogas evangélicas, Damares Alves, Michele Bolsonaro e a Flor de Liz, alem de inumeras bispas.

    4. marcos fernando dauner

      dai a importância de Catharina von Bora .

  42. Jose de Paula

    A igreja católica age de forma hipócrita, pois não aceita o casamento dos gays mas se diz aberta a abençoar os casais homoafetivos. Estamos no século 21 e agem como se estivessem na idade média. Respeito todas as religiões mas estas tem que acompanhar a evolução da humanidade. A diversidade sexual existe em todos os nichos de nossa sociedade, até mesmo no clero, e estes agem contra eles mesmo.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      O casamento é um procedimento civil: não necessita de autorização religiosa. O matrimônio é um sacramento cristão.