Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodolfo Smaran

    Torço para que a IA seja popularizada quando estou parado num semáforo fechado para mim e aberto para uma transversal sem veículos circulando.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Olá Rodolfo, pois é, amigo! É impressionante como coisas tão simples seguem sem solução. Na mesma linha, eu realmente tenho dúvidas se a inteligência artificial geral chegará antes ou depois do momento em que conseguiremos falar pela internet nas estradas brasileiras. Abs.

  2. Julio Cesar Paschoal Teixeira

    Todas as previsões são igualmente importantes, mas uma que desperta mais a minha curiosidade é a que fala sobre a possibilidade de decodificar linguas antigas, isso é fascintante! Imagino quantas novas descobertas vem por aí. Como sempre, um excelente artigo. Obrigado, professor!

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Muito obrigado, Júlio! Também acho essa a mais legal.

  3. Fernando César Ferrari

    A "GRANDE ESPERANÇA" , é a de que a IA consiga, quem sabe em um futuro não muito distante, promover um sistema econômico mundial que elimine a pobreza; as doenças ; os acidentes de meios de trnasporte e os descaminhos ambientais, entre centenas de outras intervenções eficazes, impossíveis de serem atingidas pelos humanos e seus ódios ideológicos e religiosos...promovendo, quem sabe, o bem maior, que seria a paz entre os Homens. E, sim, isto tudo é possível. EU ACREDITO !!!

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Alô Fernando, eu não tenho dúvidas de que o avanço da IA e da robótica tende a levar ao aumento do PIB global e também do IDH. Menos claro para mim é o quanto teremos a sabedoria de aplicar a estes ganhos uma lógica do jogo cooperativo, ao invés de jogo de soma zero. Talvez por ser filho de historiadora, sou menos otimista do que você. Abs.

    2. Marcia Vitoria Delgado

      Perfeito

  4. MATEUS VAZ DE S Sá

    A inteligência artificial teria também o potencial de promover a paz já que a inteligência humano nunca conseguiu este feito?

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Oi Mateus, eu duvido muito. Promover tendências hegemônicas dependeria de um tipo de controle que, em si, é bastante perigoso. Logo, acho que no futuro concebível não abriremos este tipo de espaço para a IA, a despeito do potencial de solução de problemas.

  5. Gil de Almeida

    Muito bom como sempre, professor. Mais do que bom, brilhante. Agora uma dúvida: eu assisti o episódio do Ciência em que o senhor diz que A Learning e Search seriam incorporados aos algos gen e que isso marcaria a evolução dessas soluções. Não seria também uma tendência a mencionar para o ano que vem?

    Responda