Hélio Schwartsman > Lula e o centrão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Perfeito. Os que tanto criticam o legislativo poderiam começar a fazer uma profunda autocrÃtica. Só que não. É muito mais fácil jogar a culpa nos outros.
Lula sempre foi bem com o centrão. fechou chapa com PL (indicou o vice) na sua primeira eleição e valdemar da Costa Neto foi preso no mensalão petista. desde então o PP de Ciro Nogueira (que também foi processado no mensalão e foi casa civil do Coiso) apoiou sua reeleição e eleições de Dilma. Tanto é que Barros (que foi lÃder do governo Coiso) foi vice lider de Lula e dilma a quando do petrolão. Petrobras loteada em 3 com 1diretor PP 1PT e 1mdb e de lá distribuiam o dinheiro.
raciocÃnio bem elaborado. Mas com uma ressalva. Para ser incontestável, seria necessário que se cumprisse à risca o princÃpido do "a cada cidadão um voto", o que não ocorre por conta da distorção do estabelecimento do teto e piso por Estado. Distorção, tendo em vista que equiparação federal, igualando poder dos Estados independentemente de população e território, é feita no Senado.
Da maneira manca que anda o Brasil, rixas pelo poder, o Parlamentarismo não representaria melhor nosso sistema? Mesmo com a qualidade baixa do nossos parlamentares?
Que sistema é este denominado de Centrão, comandado pelo pres. da Câmara ALira PP, que junto com o pres. do Senado RPacheco querem enfraquecer o STF do Judiciário. O presidente da República Lula da Silva governa com a corda no pescoço com as cobranças do Centrão, deve ser uma angústia sacrificante, haja coração!!! OBS. Falta um estudo sobre esta nova forma de regime de governo, com traços de liberalismo ou democracia com forte traços liberais. PORTANTO, LONGE DE SER DEMOCRACIA!!!
O congresso não representa o povo e sim seus interesses pessoais!
Vão dizer que estou comparando banana com laranja mas aà vai: se o congresso for o conselho de administração de uma empresa e o presidente o diretor, está havendo hoje em dia uma confusão nas atribuições. O conselho não deve se meter no dia a dia da empresa. Um dos sintomas é o inchaço ministerial. Outro são as emendas. Onde já se viu cada membro do conselho decidir construir refeitórios ou bicicletários (por exemplo) nas suas várias filiais, e ter dinheiro da empresa para isso?
São Exemplo é péssimo, não sabes como funciona. O Congresso controla o orçamente. cabe ao Presidente gerir. mas se ele tem projetos Deve passar pelo Congresso, Deve fazer maioria e assim funciona uma democracia. ninguém é eleito ditador por 4anos. bem ou mal esse congresso segurou os arroubos autoritários do Coiso. Imagina se ele tivesse o poder de um déspota. Se o Presidente tem um projeto Deve passar pelo Congresso que controla o dinheiro.
Hoje , Ninguém representa melhor a alienação nacional que o congresso.
É uma luta entre Davi e Golias. O primeiro representa o povo que o elegeu, o segundo o mesmo povo que o capital elegeu.
Um corrupto descondenado empurrado goela abaixo pelo sistema ou um bando de vendidos que só mira o próprio umbigo? Brasil sem aquela luzinha no fim do túnel. DifÃcil a situação.
Tem quem aiiiida acredita no Moro, mesmo com tudo que já se sabe, mas que a Folha esconde. Não é a toa que inocentes ainda acreditam no miliciano das rachadinhas, das joias, dos 700 mil da covid, do Guedes do Campos neto paraÃso... a Folha esconde afinal, bancos roubam trilhões.
O presidente da república, não tem poder divino. O presidente é apenas um lÃder! Junco com o parlamento, se tiver competência e boa vontade, o congresso mais o presidente, pode fazer o melhor para a sociedade! É claro que não irá agradar a todos, pois tanto a nossas necessidades, como as nossa ganância, nunca nos deixará satisfeito. Na verdade, o congresso tem mais poder do que o presidente, pois conta conta com um exército de pessoas, o presidente é só um.
A maioria dos comentários confunde a qualidade da classe polÃtica do paÃs com a eficácia de um sistema de governo. Muitos falam de parlamentarismo como se fosse algo de outro planeta. Tanto parlamentarismo como presidencialismo funcionam bem em muitos paÃses. Só que nesses, tudo começa com a qualidade dos eleitores, e sobre isso pouco se fala.
O problema não é a qualidade dos eleitores, é a qualidade da informação. Nossa bilionária imprensa e fake news da Internet fazem parte inocente do povo votar contra si e a favor de bilionários banqueiros, como banqueiro dono da Folha, como bilionários do ogro, bilionários das falcatruas, como Lemann, bilionários de da fé, como Edir Macedo e seu Mourão...
Errei os percentuais, são 47 e 48
Corrigindo: 47% num e 48% no outro
"a incondicionalidade idolatra de95%da população". Muito bom. diria que a percentagem é menor. é a falta de opção mesmo faz com que muitos nem vão as urnas. Vou usar suas palavras e já aviso que não pagarei direitos autorais.
Respondendo ao Adenor Dias: quando 44% dos eleitores apoia incondicionalmente um genocida ladrão de joias, e 45% incondicionalmente o chefe do petrolão eu, que cada vez mais orgulhosamente me posicionei nos 5% restantes, não preciso me candidatar à presidencia para ter a opinião que o problema não é nem um ladrão tampouco o outro, mas a incondicionalidade idólatra de 95% da população.
Perfeita análise Dias.
Em parte eu concordo com este comentário! Falo em parte, pois muitos critica a qualidade do eleitor brasileiro, só porque não votou no candidato da sua preferência, como se o critico fosse o dono da verdade. O dia em que o eleitor brasileiro adquiri qualidade em seu voto, mostrando senso critico, é quase certo que não satisfará o SR Giovanni Mangraviti. Alias: SR Giovanni, se candidata na próxima eleição! Talvez aparece a qualidade dos polÃticos poupando a qualidade do eleitor!
Artigo de bom senso. Cada vez mais pessoas tem compreendido que nosso congresso tem defeitos graves mas diminui as distorções da polarização, refletindo a média do que pensa o brasileiro
RaciocÃnio equivocado. Desconsidera o quociente eleitoral. Ou vc diria que os diferentes partidos do centrão são ideologicamente diferentes e a legenda levar a cadeira resulta em representatividade?
Acredito que tem gente boa e ruim de esquerda ou direita. Veja que tem os de esquerda que são progressistas, modernos e principalmente probos que nunca se imiscuiram na extrema corupção petista que culminou na prisão sucessiva de toda sua cúpula dentre 3presidentes do partido em vários esquemas (Dirceu, Genoino e JPCunha) e 2lÃderes de governo Confessos. Lula agora nesse Congresso colocou como seu lÃder de governo o dep. Jose Guimarães do PT CE conhecido como dólar na cueca pra quem se lembra.
Artigo brilhante como costumeiro a seu enciclopédico autor, mas certamente o escreve à porta da entrada do velório de nosso Presidencialismo, que por isso já não será adequado dizer-se que está insepulto e sim que já não existe mais a figura do Presidente da República, somente a do Primeiro Ministro. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Governo democrático deve ser laico, que é muito diferente de ateu. Totalitário, o governo ateu decreta a si mesmo como a única forma de religião O governo democrático laico não se submete a qualquer religião, mas respeita todas que também respeitem a legalidade.
Lula, é óbvio. O Congresso representa setenta e cinco por cento dos eleitores que foram levados pelo cabresto e não sabem em quem votaram nas últimas eleições.
Nelson sempre igualando o inigualável. Quanto desprezo pela realidade.
Os de Lula também foram levedos pelo cabresto antibolsonaro como os eleitores de Bolsonaro o foram pelo antilula- PT. Ambos disputam junto a seus asseclas entre si para saber quem é o melhor, e de muito são o que o paÃs já produziu de pior para nossa gente, provocando a separação entre familiares, amigos, colegas de trabalho e vizinhos. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Congresso representa melhor a estrutura de poder vigente. População nem sabe em quem votou depois de um ano, mas lembra do executivo. Então talvez seu raciocÃnio esteja equivocado....
Como avançar em um *Projeto de PaÃs*, com um Congresso fragmentado em que cada deputado só pensa em seu curral eleitoral??? Ao Executivo cabe esse papel.
Creio que o camisão amarelão, vulgo centrão, é um conjunto de partidos e polÃticos camisas amarelas. Dizem que todos eles estavam juntos em dois mil e dezesseis naqueles 367 votos na Câmara e 61 no Senado, em dois mil e dezoito e em menor quantia em dois mil e vinte e três.
Ontem o Presidente do Congresso leu uma lista de feito que deixou o Presidente Lula pequeno! Vcs viram? Em seguida ele sem uma lista maior tratou de dizer-se feliz com indicadores sobrevalorizados...pintando um paÃs diferente e melhor do que o real! Aff...completou a ducentésima milésima X!
Malabarismo retórico para defender que o Lira assalte os cofres públicos para atender os interesses pessoais. Fica o ano inteiro cobrando responsabilidade fiscal do governo, que faz das tripas coração para conseguir equilibrar responsabilidade fiscal, investimento e programa social. Aà quando com uma canetada o Deus Lira do Hélio e da FSP estraga tudo para se beneficiar pessoalmente, o Hélio esquece da responsabilidade fiscal e defende a destruição das contas públicas.
Hélio, acho que você digitou erroneamente o número de parlamentares.
Não concordo com esta defesa tácita de um "mecanismo"(ordenamento) que ignora conceitos que vão definir várias escolhas com impactos relevantes no cenário polÃtico e como consequência cÃvicos. Questões morais e éticas são como a carne que se come todos os dias. Como pensar a civilização sem considerar a humanidade do representante que ocupa um lugar na instituição que faz parte da governança do estado-nação? A "rédea" deveria ser curta e ditada por regras claras e definidoras.
Nada contra os veganos. Foi só uma metáfora. Não carrega convicções.
Não sei o que é pior. Mas o pior mesmo é pensar que pariram de nós mesmos.
Boa coluna! Seu colega Vinicius Torres freire deveria ler. Aparentemente ele tem problemas pra entender o cocnceito de representatividade
"Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espera a próxima: será pior. E pior, e pior!". (Ulysses Guimarães)
Não temos democracia e sim plutocracia. Vide Francis Fukuyama. Do povo, pelo povo, para o povo não existe. Veja as evidências: favelas, corrupção, nepotismo, perfil dos governantes, juro etc. Governantes chinesas demonstraram este problema em todo o ocidente, principalmente nos EUA, ao tentarmos impor a democracia liberal ideológica em cima deles: "primeiro façam funcionar, depois tentem nos influenciar". Eric Li participou de vários vÃdeos sobre isto.
Com certeza, o Congresso reflete melhor o conjunto da sociedade, apesar do predomÃnio das oligarquias.
O conjunto da sociedade foi levado pelo cabresto nas últimas eleições. Somente vinte e cinco por cento dos eleitores sabem em quem votaram para o Congresso.
Os padrões técnico e ético do Congresso são péssimos. Mas os do Lula, um corrupto contumaz, são muitÃssimos piores.
Eu gostaria de que todo cidadão brasileiro que chama Lula de la-----drão, fosse investigado, para sabermos se tal cidadão nunca ro--bou! Eu desconfio que quem chama o presidente de la-- dão conhece a fundo a arte de rou--bar
E os deputados e senadores são santos?
O paÃs foi tão mal feito que ninguém sabe ao certo qual é a função de cada poder...
Essa é fácil, nenhum. O Brasil que trabalha é produz é muito maior do que esse bando de corruptos que mamam nas tetas dos impostos.
Lula e o Centrão são tudo farinha do mesmo pacote, nenhum deles presta.
Nenhum deles, sem seriedade e patriotismo para fazer do Brasil potência, não se importam com o povo e sim privilegios e atos ilÃcitos que o poder seduz.
O texto foi removido a pedido do autor.
Congresso ? Lástima total . Basta analisar o perfil do único deputado federal eleito pela terceira maior cidade do sul do paÃs .
O congresso representa o que há de pior no nosso sistema polÃtico: cargos de reeleição eterna, lobby empresarial como razão de ser, bancadas que representam somente um pequeno número de privilegiados que não cumprem leis... As pessoas nem sabem em quem votam, como poderia ser representativo?
O paÃs é enorme. Tem gente de todo tipo, tendências e bizarrices. Mas seria preciso traçar um horizonte ético pra ter algum jeito de separar o aceitável e o inaceitável. Preconceitos, miséria absoluta, desonestidade e bancadas parlamentares que só visem interesses corporativos me parecem estar no espectro do totalmente indesejável. A lamentar quem vota em pessoas que aceitam e defendem tais coisas.
Parabéns pela lucidez!
Cara de pau do capanga, inacreditável o sofisma! Igualar o presidente Lula com os dois terços do congresso!
Realmente um absurdo. Igualar Lula a naipes como o deputado Jose Guimarães do PT CE, famoso dólar na cueca. mas opa! perá lá. Lula o nomeou como lÃder de governo. já sei onde está a grande parte desses pi. caretas.
Quem melhor representa o Brasil é a imprensa bilionária e seus jagunços, a serviço dos bancos, manipulando os brasileiros com seus golpes, Moros, miliciano das joias e covid, Guedes, Campos Neto Paraiso, Lemann das americanas e eletrobras, bancos escondendo os juros que roubam da população milhares de vezes mais do que deputados, que defendem o sistema, mais do que qualquer pais no mundo, sugam toda riquesa.
Bem lembrado, tudo verdade, só esqueceu de acrescentar petrolão, mensalão...
Esqueci, Folha ele também ganha com governantes que pagam para ter boas notÃcias, como por exemplo Nunes, conforme denúncia com provas do Itercept.
Sim, quero saber o que nossa elite do atraso quer, fora que ainda tem o Kfouri. Sério Barbara, tu acredita que o bilionário banqueiro Frias depende da nossa assinatura? Ele ganha com anuncios do Lemann da Brahma e americanas, fora fazer com que pessoas inocentes pensem exato como o bilionário quer.
Assinantes talvez sejam ainda piores que os tais ''jagunços da imprensa bilionária'', pois enquanto estes ao menos recebem pra publicar suas opiniões, os assinantes são financiadores da ''imprensa bilionária e seus jagunços''.
Quem paga assinatura mensal para a ''imprensa bilionária'' também se torna um de seus ''jagunços''?
Caramba. Agora o Hélio deu pra elogiar o centrão. Cruzes.
É de admirar o esforço da galera em encontrar justificativas para diminuir o prestÃgio do Presidente Lula. O que me reconforta é que Lula entrará para história e vcs ficarão como nota de rodapé.
Para presidente ñ existe proporcionalidade… então é lógico q Lula representa a maioridade povo brasileiro, apesar das chantagens do Centrão!
Â…a maioriaÂ…
Caro articulista, faça uma enquete e pergunte em quem a pessoa votou nas últimas eleições: Deputado, Senador ou Presidente, ele só vai lembrar da pessoa do presidente, já esqueceu o deputado, Senador o vereador , etc., e todos os demais. Voto para Presidente é afetivo.
O Presidente da República é a maior autoridade do Brasil. Ele representa as polÃticas públicas que são estabelecidas no seu programa de governo, ou seja mais liberal ou mais social. Já o Congresso Nacional representa o povo e os Estados, incluindo o DF, nas votações das leis. Ao meu ver, ambos não têm o papel de representar a sociedade brasileira, no sentido definido no texto.
As polÃticas públicas dos Governos podem ser liberais e sociais, o terrivel é quando são conservadoras e antisociais. O programa de governo do Presidente está sujeito ao Congresso, a liberação de verbas e ao trabalho em conjunto eis que numa democracia ninguém é eleito ditador por 4anos. Cabe ao Presidente negociar com os representantes do povo sempre. Fora disso é imposição ou ditadura.
Platitude gtpista
Quem melhor representa o paÃs? lula é o nosso joão calvino!
Caro Hélio, não se pode colocar a culpa do nosso Congresso exclusivamente nas costas do eleitor. O sistema de voto proporcional adotado para os cargos do legislativo gera muitas desogualdades que enfraquecem o princÃpio de 1 pessoa = 1 voto. Nem sempre o candidato mais votado é eleito. É o sistema que favorece a eleição do chamado centrão, massa de manobra para as raposas polÃticas.
Dá tempo ainda João.
Acho q vc nao leu o artigo até o final. Dá tempo ainda.
Eu li e compreendi o texto, João. Apenas discordo da ideia do autor de que o voto proporcional gera mais diversidade ao congresso e que seu papel na democracia é de equilÃbrar os poderes ou vertentes ideológicas.
Por que alguém que conhece as complexidades do sistema eleitoral e da democracia representativa tranforma a discussão em algo raso e linear? Faça uma coluna defendo seus reais interesses, nessa disputa executivo e legislativo. Isso seria honestidade intelectual sua e honestidade jornalÃstica da folha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula e o centrão Voltar
Comente este texto