André Roncaglia > Desigualdade aumenta o gasto social em segurança patrimonial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vanderlei Nogueira

    País Pirata, Terrorista, sociedade brasileira e instituições coniventes com bandido, tudo organizado

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      O policiamento também tem que ser Internacional

    2. Vanderlei Nogueira

      Tribunal Internacional

    3. Vanderlei Nogueira

      Qualquer cidadão com uma inteligência mediana descobre isso

  2. Anete Araujo Guedes

    Texto impecável. Apresenta todos as razões para que efetuem uma reforma de base. Desigualdade social, falta de oportunidades, carência de projetos de vida, fazem com que vivamos em constantes sobressaltos, acuados, amedrontados. Uma situação insustentável. Só quem já sofreu uma violência sabe o que é. Garanto que foram muitos.

    Responda
  3. Nilton Silva

    Mais do mesmo. Os criminosos é que são vítimas da sociedade. Encarcera esse pessoal e aplica a tolerância zero. Logo, logo a violência diminui a níveis aceitáveis. No final, as nossas leis é que são brandas demais. Quem morre cumpre prisão perpétua, quem mata cumpre alguns anos e sai pra cometer mais crimes.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Mais do mesmo é a sua mesmice

    2. Anete Araujo Guedes

      Lê o texto novamente

    3. Anete Araujo Guedes

      O mais do mesmo é ficar na sua mesmice

    4. Anete Araujo Guedes

      Não se admite pensar, refletir e inovar

  4. Ricardo Arantes Martins

    Na verdade essa Elite está presa. com luxo mas presa em seus condomínios, seus seguranças e síndrome do pânico. na América Latina não sei, mas no Brasil. Veja que a questão aqui ultrapassa a desigualdade. Não tenho dúvidas que a falta de inclusão social é um dos fatores para o Brasil ter um dos índices de homicídios mais altos do mundo mas de longe não é o único. Tem nações mais pobres iguais ou mais ricas que nós com números infinitamente menores. Falta descobrir os por ques e corrigi-los.

    Responda
  5. José Cardoso

    Brasil, México, Colômbia, Ãfrica do Sul, Venezuela...Realmente a correlação entre desigualdade e criminalidade existe em vários países. Temos que começar pelas instituições do Estado: menos emendas parlamentares, menos fundos eleitorais e partidários, menos ministérios e viagens de primeira classe.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Não entendeu nada do que leu

  6. Agemir Bavaresco

    Um potente diagnóstico: relacionar criminalidade à desigualdade de riqueza; o remédio só pode ser esse: "ampliar a oferta de bens públicos, via tributação progressiva e crescimento econômico inclusivo".

    Responda
  7. Marcelo Magalhães

    O primeiro passo para se ter um país decente é ter uma distribuição de renda decente. Sem essa premissa, as políticas de segurança serão sempre ineficientes, porque os policiais estão dentre os mal pagos e serão Instrumentalizados somente para o enfrentamento com violência. Para que se atinja a sofisticação, o policial tem que receber mais dinheiro e treinamento. Mas isso pode fazer com que ele pense e inteligentemente vire a mira de sua arma para os verdadeiros bandidos.

    Responda
  8. Milton Nauata

    O combate a desigualdade da distribuição da riqueza é de justiça, ponto. O que impera aqui é a impunidade, e a grande maioria pobre não comete crimes e procura um sustento digno. Temos tbm aqueles q creio q por falta de uma estrutura familiar e a miséria formaram ou melhor deformaram a sua formação e caráter, entretanto esses q podem terem sido "vitimas da sociedade" como muitos os consideram, o q como sociedade vamos fazer, simplesmente em nome dessa injustiça sofrida sigam no crime?

    Responda
  9. paulo werner

    Segurança pública é importante demais pra ficar na mão de governadores.

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Roncaglia é chinês. Descobriu a pólvora

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Descobriu o valor do pensamento, do estudo, da leitura, da cultura

  11. Yuri Arruda

    Já vi muito esse argumento de que a criminalidade está positivamente correlacionada com a desigualdade (o que é um fato), e, portanto, deve-se combater a criminalidade diminuindo a desigualdade. Isso é um salto lógico brutal. Tem alguma evidência de que essa seja uma política de segurança pública efetiva? De que não existem outras mil e uma formas mais eficientes de combater o crime? Caso existam, essas evidências são exemplos externos? Se aplicam ao caso do Brasil?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      E o combate à burrice?

    2. Anete Araujo Guedes

      Não mesmo Paulo?

    3. Anete Araujo Guedes

      A outra forma é a que já conhecemos, a violência, as execuções…

    4. paulo werner

      O articulista está adicionando e destacando a importância de mais um elemento causal. Não está excluindo outras formas de combate à criminalidade.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.