Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Max Morel

    Soma-se a tudo isso o fato de que o nível dos congressistas é baixíssimo. Quando os bons se omitem os maus assumem porque são audaciosos.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      "Se as coisas vão mal é pela omissão dos homens de bem". também tem "Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada".Edmund Burke. Se bem que falar em "homens de bem" cá no Brasil hoje em dia da para confundir.

  2. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Um pleito eleitoral, municipal, num país do tamanho do Brasil o custo é muito alto. Não dá pra negar isso. O dinheiro tem de sair de algum lugar. No passado era financiado pelas empresas, na maioria executoras de obras públicas. Proibido pela justiça. O Fundo partidário hoje é o principal financidaor. Não vejo como absurdo o montante aprovado, acho até pouco. Caso contrário abrirá espaço para o financiamento por fontes duvidosas e o retorno cobrado poderá custar caro pra todos nós.

    Responda
  3. Ricardo Arantes Martins

    O Congresso aqui nunca foi fácil. mas com a criação do mensalão ficaram mal acostumados e sem a mesada (o próprio coiso que era centrão foi pra oposição) o baixo clero elegeu presid semi analfa, severino cavalcanti como represalia. então fizeram o petrolão, lotearam a petrobras 1diretor PP, PT e Mdb e de lá destribuiam (não petróleo, mas dim dim). e a gestão passada não teve projetos novos no congresso ou seja apenas administrou e deu dinheiro para orçamento secreto. tem uma cadeia imbricada ai.

    Responda
    1. josé SOARES

      Só um reparo: se estudares a história recente dos nossos governos , verás que mensalão , petrolão já existiam antes do pt.

  4. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Depois que o governo passado deixou aos parlamentares a incumbência de governar, dado sua fragilidade, o poder que o dinheiro proporciona e o bom retorno em votos fez aumentar no parlamento a vontade cada vez maior em aumentar seu orçamento através de emendas. Executivo está refém quem aprova são eles. Mudança só nas eleições. Qual sua esperança? A minha baixíssima.

    Responda
  5. Luís Cláudio Marchesi

    A destacar que o atendimento aos redutos eleitorais não atende a qualquer planejamento de médio e longo prazos. Apenas para atender interesses - em ano de eleições municipais - a prefeitos e vereadores. E claro, empreiteiras ávidas de concorrências muitas vezes direcionadas em conluio com os mesmos deputados, prefeitos e vereadores!

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    "A votação sobre fundo eleitoral uniu partidos de diferentes cores, como PT e PL, além das siglas do centrão. A ideia de reduzir o valor foi rejeitada pela Câmara por355votos a101.O líder do PT, Zeca Dirceu(PR), disse que a "democracia tem um custo". O líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), disse que em2020o valor mais baixo se justificava por causa da pandemia. O PL e o PT terão as maiores cotas do fundão." enquanto isso o povo fica batendo palma para os2.

    Responda
  7. José Felipe Ledur

    Nos municípios, país afora, o dinheiro dessas emendas aparece para ser pago a licitantes que formam cartéis. E aí o deputado aparece no jornal local pra dizer que o dinheiro da obra "foi ele quem doou". O orçamento público de público tem cada vez menos tem. Interesse público, já era.

    Responda
  8. AILTON SOUZA

    Quem tem que mandar no orçamento público é o Executivo quem executa obras e serviços. O governo deveria entrar na justiça e acabar com a farra desses sanguessugas porque muito dinheiro dessas emendas serão desviados

    Responda
  9. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    No estado democrático, a responsabilidade por eleger párias, em última instância é o eleitor. Mas é facilmente engabelado e instruído com informações falsas.

    Responda
  10. Alberto A Neto

    "Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espera a próxima: será pior! E pior, e pior…". (Ulysses Guimarães).

    Responda
    1. josé SOARES

      Ulysses Guimarães , o Profeta.E também há que se lembrar o que dizia Brizola sobre a ascensão dos falsos evangélicos na política.

  11. José Ricardo Braga

    Nos EUA é pior, nem tem contingenciamento.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      É verdade, Marcos. O Obama tentou instalar o obamacare mas já sabotaram todo

    2. Marcos Araujo

      Mas lá nem tem saúde pública nem educação pública e gratuita. Lá as únicas coisas gratuitas são tiro, porrada e bomba. Nos outros

    3. José Ricardo Braga

      Nos EUA é pior, nem tem contingenciamento.

    4. José Ricardo Braga

      Marcus Melo, colunista de política econômica aqui na Folha, diz que nos EUA todas as emendas orçamentárias são impositivas, a presidência lá não tem poder de contingenciamento. No entanto, a Presidência dos EUA é forte mesmo assim. Na Inglaterra a realeza só chia de contingenciamentos, não os faz. rs.

    5. José Ricardo Braga

      Aqui no Brasil tem o paroquialismo, é certo, mas hoje em dia o que é ser paroquial? Foge muito do que era no passado. É mais favorecimento de grupos em coisas que todo mundo quer: pontes, estradas, conexões virtuais. Tudo isto caminha no sentido contrário da 'paróquia'. Não são muros.

    6. José Ricardo Braga

      O que acontece é que os 'de sempre' continuam a ser privilegiados. As famílias importantes. E aí acontecem falcatruas. Mas não acho que a presidência deva interferir diretamente nestes casos. A Polícia Federal é competente para isto e tem vantagem por possuir muitos olhos e teias.

    7. José Ricardo Braga

      Nos EUA é pior para a presidência no assunto de autonomia orçamentária. Cassaram esse direito de interferir há muito, talvez por ser pouco eficaz. Lula por outro lado, tem propostas, e nisto parece que tende a ser mais eficaz. A ver. Onde encaixariam essas emendas senão no 'governo federal' ou no PAC? Muros para cercar as cidades?

  12. João carlos Gonçalves de souza

    A colunista parece esquecer que Dilma foi afastada sem crime algum , por exatamente combater o centrão e evitar esta distorção das emendas . A mídia se vangloriava do golpe contra Dilma articulado pelo centrão . Tá faltando jornalismo profissional neste País .

    Responda
    1. Max Morel

      Hermes, o seu comentário é perfeito e diz tudo.

    2. Hermes Yaly

      A lorota de que Dilma foi vítima de um golpe é ótima para ela e o PT: fazem-se de vítimas e omitem que seu governo foi péssimo, um desastre gigantesco que produziu o maior retrocesso econômico na História do país. O centrão não articulou golpe algum contra ela: milhões de cidadãos foram às ruas protestar contra um governo corrupto e ineficiente, da mesma forma como foram contra Collor. Este, contudo, não tinha um PT por trás para se dizer perseguido e fazer-se de vítima.

  13. Natanael Batista Leal

    Congresso cada vez pior, mas a culpa é dos eleitores que fazem questão de eleger e reeleger essa gente sem compromisso com o país.

    Responda
    1. josé SOARES

      Concordo em parte, mas a grande maioria dos eleitores são guiados por forças poderosas e desinformantes , como os falsos pastores e parte da mídia.

  14. Rodrigo de Sousa

    Nesse mesmo instante milhares de quadras poliesportivas estão sendo reformadas, logo após o asfalto novo na rua perto de casa. As cirurgias no SUS voltaram a ser marcadas e muita gente tem recebido favores políticos. A eleição do ano que vem é o motivo. E a galera adora votar nessa galera que se faz de amigo fazendo favor. Desde que me entendo por gente é assim. Por isso a fatura tem ficado cada vez mais cara.

    Responda
  15. José Roberto Pereira

    Pena que a Lava-Jato não combateu a corrupção, apenas promoveu o anti-petismo. Enquanto PP, PL, DEM, Pros, Republicanos e toda a máfia do Centrão "estancavam a sangria" e "passavam a boiada, a bala e a bíblia". O bastardinho do Orçamento Secreto, assim como as valas comuns onde jazem mais de 700 mil compatriotas, é apenas mais um fruto do golpismo da (extrema-)direita..

    Responda
  16. Ricardo Arantes Martins

    Cabe ao Congresso delinear onde serão aplicadas as verbas do orçamento. Vemos um governo fraco e sem articulação que deixa que o Congresso aplique as verbas em seus nichos eleitorais ao invés de uma Política de Estado (longo prazo) para Energia, crescimento ou onde se fizer necessário. Vi governistas se vangloriando da aprovação da lei de carbono só que o projeto é de um Coisista do PL do Maranhão. O autor da PEC da reforma foi Baleia Rossi do mdb SP. Sem mensalão e esquemas lula se mostra médio

    Responda
    1. Marcos Araujo

      O governo tem 142 deputados em 580. Vai peitar? Só sui ci da faria isto. Dilma tentou e...caiu

    2. Rodrigo de Sousa

      Com todo o respeito, somente Se uma pessoa chegasse agora no planeta terra ela concordaria com a sua opinião. Sem querer dizer que exista santo na política, a atual legislatura é uma das mais reacionárias de todos os tempos, cheia de coronéis, delegados, federais, pastores e que tais... Ainda rescaldo do peso político do defensor de mi.li.ci.ano inelegivel.

  17. ANGELA BUENO

    Infelizmente vemos arrastões por todo lado, nas ruas, nas praias, nos morros, nos condomínios, no congresso. Mas, precisa pedir aos juízes para não autorizarem apreensão de menores sem camisa, de bermuda e chinelo de dedo (se tiver), sem flagrante.

    Responda
  18. Bento Brito Teixeira

    Nas eleições gerais, no primeiro turno, prevaleceram os interesses das classes dominantes locais. Os congressistas eleitos foram, em grande parte, consequência das alianças regionais. O "ogronegócio", todo poderoso, e o neo pentecostalismo, dominaram o cenário político do país. Só resta aos conscientizados e sensatos tentar convencer e demonstrar aos demais um rumo aos objetivos comuns.

    Responda
  19. Josue Oliveira

    Não houbando, ninguém é contra a estrada, o viaduto, a ponte... Também aumentar para partido para dar dinheiro a Bolsonaro chamando de salario, é totalmente errado. Tem que dobrar o tamanho da CGU e PF.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Bolsonaro recebe salário pago pelo PL e fundo partidário. Michele também.

    2. Artur Carmel

      Jesus.. Toda uma máfia de parlamentares, inclusive do petê, se beneficiando do esquemão das emendas e a pessoa vem falar de Bolsonário...Pode, froid?

  20. Otacilio Sá teles

    Até que em fim a direita tá percebendo a aberração que é a apropriação do orçamento pelo centrão.

    Responda
  21. José Cardoso

    Tem aquela música do Falcão: todo castigo para corno é pouco. Fomos nós que votamos em todos eles.

    Responda
  22. marcio jose albino

    Ficam brigando o povo e o congresso roubando, rimou.

    Responda
  23. Luiz Paulo Barreto

    O eleitor brasileiro é o único e diretamente responsável pelo atual congresso e depois fica reclamando de políticos que roubam; são corruptos ou legislam em causa própria. Tal qual o fracassado inelegível, o eleitor acordou e impediu seu retorno, basta que o eleitor avalie o centrão e bloqueie estes políticos, já será um bom começo.

    Responda
    1. Artur Carmel

      O povo do seu partido tb participa da farra, não esqueça...

  24. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Dora a atual ladro a gem só tende a crescer,pois como falaram várias pessoas neste texto,os eleitores votam e esquecem os eleitos dando-lhes autonomia para fazer qquer coisa, mais as erradas do que alguma certa.

    Responda
  25. Vilarino Escobar da Costa

    O congresso Nacional brasileiro atua como um parasita , um virus ou uma bactéria , que vai se alimentando do hospedeiro (nós, o povo brasileiro) até levá-lo a morte ! Insaciável, sua voracidade não tem limite , chegando ao absurdo de não entender que a morte do hospedeiro também significará o seu próprio fim !

    Responda
  26. roberto foz filho

    Infelizmente o congresso não tem nada de republicano

    Responda
  27. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Apoiou o ano inteiro. Agora vem reclamar. Isso tem um nome.

    Responda
  28. Gaya Becker

    Isso é bem feito pro povo brasileiro! Não cobramos as promessas que esses parasitas fazem nas campanhas e depois tudo cai no esquecimento. O único "trabalho" dos eleitos é rou bar o povo brasileiro e enriquecer ilicitamente. Não sabemos votar, não sabemos exigir que os eleitos trabalhem pelo povo, então merecemos ser rou bados na maior cara de pau!

    Responda