Alvaro Costa e Silva > O Brasil empacou Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Lula nunca aceitou o Eduardo Suplici . Sempre rejeitou ( O Suplici é carismático ) . A Marta foi levada à polÃtica pelas mãos do Suplici . Depois que separou não renunciou ao sobrenome forte . Os dois intelectuais Marta Suplici e Boulos se merecem . Afinal pertencem a classe rica e conseguiram o empoderamento graças a periferia de São Paulo . PT e agregados estão no poder há quase vinte anos . Por volta de 100 milhões de brasileiros vivem precariamente sem água tratada e esgoto .
Na média o Brasil melhorou um pouco. Mas na polÃtica continua a lesma lerda.
Concordo com o articulista, muito melhorou no Brasil em 2023, porém o rastro de desinformação com uma espécie de devoção a maluquice de um governo desvairado até 2022 e crença sem análise nas redes sociais, ainda pauta o comportamento de muitos brasileiros.
Estamos empacados entre os populistas loucos de esquerda e os populistas loucos de direita. O populismo, aliado à falta de educação formal, senso crÃtico, cultura e claro, nutrição, são o câncer que infesta toda a América do Sul.
O que costumam chamar de populismo é a adoção de polÃticas de mitigação da brutal desigualdade social. A direita costuma achar, ou melhor, finge acreditar, que se deixarmos o mercado agir e usar o estado apenas para manter o status quo todos serão felizes. Como séculos de pobreza e exclusão não resolveram isso surgiu o que alcunham de populismo.
Nossos infortúnios começaram com os embates do Bolsonaro com 2 ex-juÃzes: Witzel e Moro. Os dois perderam, mas o presidente virou refém do congresso para sobreviver à s acusações. Já Lula deve sua cadeira ao STF, e também depende da conivência no congresso para continuar nela. A polarização é um modo engenhoso de entreter o povo, permitindo a continuação da corrupção.
Discordo da segunda parte. Se Gilmar Mendes não tivesse impedido Lula de ser Ministro sequer teria sido preso. Tudo mais teria sido completamente diferente. Nem Presidente ele seria, provavelmente. Lula não deve a cadeira ao STF.
Empacou mesmo. Na eleição o que vale é a performance da destruição do outro com todos os recursos possÃveis de enganação. Estamos resumidos ou lulopetismo vs bolsonarismo e qualquer um que venha conversar sério com um projeto para apresentar não é ouvido. Vai demorar para essa fase passar, se passar ne? Amarrados na disputa do identitarismo woke versus o moralismo acusatório e excludente. Duas farsas mascaradas de ideologia.
Empacado está quem insiste nessa absurda correspondência. Acordem. Ou tenham vergonha de tamanha hipocrisia...
Não acho que o Brasil empacou, as pessoas empacaram. Nosso paÃs está dinamico, produzindo e crescendo. Não podemos reduzir nosso dia-a-dia a fofocas de polÃtica. Vamos plantar, vamos colher. Vamos criar uma nova realidade e conversar sobre outros assuntos. Vamos falar da vida, dos antepassados, dos filhos e netos. Vamos pela fé nas pessoas.
Esse é mais um sintoma dessa desgraceira, misturar tudo num mesmo balaio, como se extrema direita e esquerda fossem a tal farinha do mesmo saco, o que evidentemente não são. Ignorar que a esquerda representa o campo civilizado e adotar o discurso da extrema direita e seus ideais, se é que os tem.
O Brasil deveria ser entregue a uma empresa de gestão estratégica de alto nÃvel , temos ministro que não sabem o que buraco o negro e tudo que se fala vira provação ou perseguição polÃtica . Na próxima eleição vou votar na integencia artificial , estarÃamos muito, mais muito mas bem representado .
Hoje mesmo no hora um, foi noticiado, a provação de uma lei por unanimidade pela assembleia do Rio Grande do Sul , formulado pela inteligência artificial, eu só estava me antecipando aos fatos.
Hoje no hora um foi noticiado aprovadação uma lei pela assembleia do Rio Grande do Sul , por unanimidade , lei (sobre roubo de hidrômetros roubando) essa lei foi fórmula pela inteligência artificial , é fato.
Sei! Tipo a ENEL? Para!
Uma empresa tipo a Enel ou a Americanas, talvez a Braskem, estaria bem para você? Que suprema ignorância achar que a vida e o mundo podem ser geridos como uma empresa. Não entende absolutamente nada e ainda acha que tem a solução mágica.
Revisa o texto, amigo. Quanto à sua opinião, sou cético. Acho que o que é público tem que ficar público. O que devemos fazer é alterar o modo de agir na esfera pública. Aprender como deixar o público mais publicado, mais evidente. Os atores polÃticos transformaram o público em privado e nos tolhem de participar das grandes decisões. A única forma que conheço, hoje, para agir, é fazer pressão nos nossos representantes por melhores decisões e ações. Facamos isso.
Errou: quem levou cascudo na derrubada do veto ao marco temporal foram a razão, os indÃgenas e o Brasil como um todo. Lula fez a parte dele, vetou.
Exato! O Lula tem 78 anos. Mais 12? E fica para todos os que vem.
Negativo...hj os bhozo dizem que n são bhozo, tem vergonha de assumir. O q acontece é q quem é bhozo sempre bozo, está nas entranhas, mas estão buscando outros lÃderes com perfil bhozo. O q ainda n foi vencido é q quem é bhozo n vira Lula. Mas.uma coisa é certa, bhozo n ganha nunca mais, porém outro conservador será escolhido.
Concordo plenamente, só não acho que conservador seja um termo adequado para definir o Bozo.
Pior é dizer que a Saúde melhorou por conta de uma maior adesão à vacinação...Sabe de nada, inocente. Ou, os escândalos que acompanham Bolsonário. Em matéria de escândalo, continua dando empate. Jornalista e eleitor sem memória sai perdendo a história. E, para os que adoram uma narrativa ou um relativismozinho, Feliz Natal !!
Marcelo Fernandes, os problemas do SUS já ocorrem há décadas.Mas foram três, os governos do petê, que nada fizeram para mudar esse panorama. A vitória da vacina da dengue não deixa de ser auspiciosa, mas nada vai mudar com a Saúde brasileira, enquanto a mesmo continuar sendo usada como moeda de troca. Con a Educação, idem.
Esse é bozonarista tÃpico. A tática é repetir sempre o mesmo mantra. Aqueles que dizem nem um nem outro com certeza apoiam o Bozo e apoiar essa figura inominável é comungar das suas ignomÃnias, seja qual for a justificativa.
Amigo, leia sobre a nova vacina contra o vÃrus da Dengue. Brasil do SUS na vanguarda novamente. Há problemas na saúde? Claro que sim. Mas após anos de morte, retrocesso e destruição, com uma tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro, chegamos ao fim do ano I de Lula III com muito a comemorar.
Empacou? Que mundo vive a FSP e seus comentaristas?
Boa Dalton. Verdade: a Folha mostra a realidade, mas muitos de seus leitores vivem suas teorias de conspiração em suas bolhas…
No mundo real.
Agora viramos curral de vez: uns marcados de vermelho estrelado e outros de CBF. Brasil, mesmo: que fique pra depois.
Brasil é isso. Aliás, mais Brasil do que o Congresso Nacional?
O dono do cofre é o executivo. Deixe o legislativo a pão e água e veremos sua reação. Vão espernear mas essa relação de donos do poder , tem que acabar. Ou então, que forma de governo existe aqui?
Surrupiar no orçamento é apenas no papel . Na execução, é preciso alguém autorizar o gasto. E quem autoriza? O executivo. E se não autorizar? Essa harmonia dos três poderes é apenas sonho. Democracia em paÃs subdesenvolvido é sonho de verão.
Aliás, Sérgio, se o povo está cheio desses larápios por que os elege? E olha que dessa vez o povo caprichou, elegeu o pior congresso da história, e olha que já tivemos muita coisa ruim.
Não se governa sem o Congresso. Só o povo parece não saber disso! Se o governo peitar o Congresso ou ele vota uma lei que o obrigue ou o derruba. Vide Dilma.
Orçamento é futuro, Milton. Realização do orçamento ele pode pode trancar. Basta ter coragem para o que der e vier. O povo está cheio destes larápios.
Sérgio, o que o Lula pode fazer em relação aos 50 BILHÕES de Reais que o Congresso surrupiou do Orçamento para as maracutaias dos deputados e senadores?
O tÃtulo foi imposição da direção?Empacada está a direção deste folhetim!
Que coisa feia e grosseira a resposta do Dalton. Nada a ver, Sávio, seu questionamento procede. Já o Dalton, pela ausência de polidez, deve ser do tipo que reza pra pneu...
Ao que parece, o texto se aplica a vc.
Muito, muito polarizado., cidido, dividido. Até nos grotões do Brasil, como aqui, na minha região, a gente ver isso bem nitidamente. Faz muito mal para o paÃs. O engraçado de tudo é que os derrrotados não torcem para o Brasil dá certo. Parecem que estão em perÃodo pré-eleitoral.
Pensei que fosse falar perÃodo pré menstrual.
Exatamente. E os 'vitoriosos' negam os fatos e creem que basta a paixão.
Então ainda tem aquele lado contra vacina e todos os outros? E aquele lado contra vacina quer sentar a mesa e que os outros esqueçam quem morreu de forma direta ou indireta por sua atuação? É isso mesmo? Não foi um perÃodo de opiniões, foi de um lado (contra todos os outros) realmente atacar, ferir e matar e mesmo assim o problema é a divisão? Sério?
Perfeito! Quem aponta isso nunca olha para o que tem do outro lado, tenta igualar a ambos. Quem faz isso se recusa a ver que de um lado está o processo civilizatório e do outro já pudemos verificar do que se trata, mas mesmo assim insistem que são farinha do mesmo saco. Quem sequer cogita em aceitar que a extrema direita possa ser uma alternativa a ela pertence, só quer posar de bom cidadão.
Concordo que a divisão ideológica/polÃtica continua a mesma de um ano atrás, com setores da imprensa e sites da internet com a continua insistência de veicular fake news e tendo uma má vontade com as ações desenvolvimentista e inclusivas do atual governo, sempre o comparando ao desgoverno anterior.
Vejo comparação outra. Qualquer crÃtica aos, evidentes e inegáveis, erros do governo atual suscita imediata negação e comparação ao descalabro anterior. Não é por ter sido péssimo o anterior que se tenha de negar que é ruim o atual. Grassa a ineficiência. Com a produção de riqueza existente no Brasil a situação geral deveria ser muitÃssimo melhor. E de nada serve acusar classe média e ricos, apontar concentração de renda e etc. Quem desperdiça e desvia são os governos.
A qualidade e a quantidade são nomes tão parecidos quanto crédito e débito são entre si. Empacado está o Brasil desde seu falso descobrimento. Fosse um paÃs pequeno, a quantidade na fartura das exportações não impediria que se visualizasse isso. É uma tristeza atrás da outra.
Discordo. Acho que essa onda de direita retrógrada e muito potente e global. Nesse contexto, conseguir montar um governo de esquerda com resultados super favoráveis é sinal de sucesso retumbante. O mercado que meteu o golpe na Dilma não foi fraco na implementação de amarras impeditivas de qualquer tentativa de retorno a um estado de bem estar social. A obsessão fiscalista é repetida ad nauseam pelos meios de comunicação corporativos que sumiram com o Milei, para evitar identificação.
Lúcido! Parabéns. Raridade aqui, alguma lucidez...
Tudo se resume a Poder. Tanto ´para o Bem, Virtude, quanto para o Mal, Pecado. O que se discute agora, é se o Governo mantém o déficit fiscal zero, tão necessário para o PaÃs crescer, ou abre o Erário para garantir vitória nas eleições municipais que vão ajudar a mudar a composição do Congresso, hoje constituÃdo em bbb,, bancadas da bala, da bà e do boi. Esse Dilema de Mefisto, não é, porém, inevitável. O Governo deve desde já, aqui e agora, demonstrar à Cidade e ao Campo, o avanço virtuoso
O que empacou foi a mente do autor da matéria. Depois do desgoverno trágico do miliciano psicopata genocida golpista corrupto temos um governo que acança na Economia, Saúde, Educação,Meio Ambiente,Agricultura, Direitos Humanos,Justiça, Relações Exteriores, Cultura etc. Em menos de 1 ano o paÃs saltou da 12ª para 9ª economia mundial,deixou de ser pária internacional e voltou à ser mundialmente respeitado
Ao menos leia a matéria.
Lamento Wilson, mas o que o autor diz é o mesmo, que o Brasil avançou em tudo o que ele e vc dizem, mas empacou no principal, no Poder que permite tudo isso, com um Congresso predominantemente hostil ou venal, quem e reacionário hostil, eleito na marola do jetski do Bolsonaro, vota contra, quem é venal tem voto pedágio, só passa se pagar. Exemplo disso são as derrubadas dos vetos na desoneração da folha e no marco temporal, que serão judicializados, aumentando a cisão entre poderes. ~ee
Rapaz, em que Brasil você vive? O da Rede Globo? rs
O STF não merece ser atacado quando erra? Foi liberado 1 Bi para pagar adicional de tempo de serviço aos juÃzes, mesmo a revelia do TCU.
Senhora Anete leia o editorial da Folha, Estadão , inúmeras reportagens criticando a ação do ministro. Não podemos , nem devemos compactuar com erro de nenhum poder!
Atacar o STF nesse momento é flertar com o fascismo, aprovar a tentativa de golpe e a destruição dos prédios dos três poderes. Lula nos livrou de um autocrata que queria se perpetuar no poder.
Voltamos ao esquema de sempre, onde enriquecem os mesmos à s custas também dos mesmos. E o que difere o PT de todos os outros? As migalhas são um tiquinho maiores, só o suficiente pra manter a militância mobilizada. Se bem que chamar os 16 Bi da Rouanet de migalha é difÃcil.
De novo esse papo de lei Rouanet, é impossÃvel saber aonde termina a estupidez e aonde começa a falta de caráter, mesmo!
Você, como Moro e Dallagnol, só fala em esquema de enriquecimento ilÃcito. Foram os que se serviram da toga para institucionalizar a corrupção. Cuidado com esses moralistas de plantão, como Collor, Bolsonaro e outros
O BR sempre foi um monstrengo disforme e disfuncional. Golpes sempre foram o normal. Fingia-se que não existia toda essa Barafunda. Após a última ditadura ensaiou-se essa divisão explÃcita com Collor . Contida pela redemocratização. Finalmente revelou-se completamente com Bozo. Mas o golpe falhou. Vão continuar tentando. Um dia podem conseguir.
Concordo na análise histórica. No, entanto, depois das experiências negativas dos golpismos contra Dilma e Lula com a "farsa jato" e, com o posterior ressurgimento da racionalidade na governança, o Brasil vai evoluir rumo à estabilidade democrática.
Equivoca quem acha q o Dino vai ficar preso numa cadeira do STF , seu projeto é a presidência da república, a despeito do Lula. Quem viver verá!
Otimismo? Com a politicalha brasileira?
Não coloque todos no mesmo balaio. A saÃda é pela boa polÃtica. Sem ela o que resta é a barbárie, os regimes autoritários. Exemplo: a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro, a destruição, o vandalismo no prédio dos três poderes.
Fiquemos com o ladrão . Escrúpulos às favas!!!
Rodrigo, você leu a sentença que Moro condenou Lula? Lê e vê se encontra lá as provas. Uma coisa é acusar nas redes sociais, na mÃdia, na Globo, outra é apresentar as provas no processo
Cadê as provas? Moro e Dallagnol foram desmascarados, estão em plena decadência, terão que acertar contas com a justiça. Destruiram a economia, indústrias de grande porte, empregos. O paÃs voltou a ser um mero produtor de grãos, um exportador de materiais primas.
A Anete é engraçada. Fala de joias e imóveis quando BILHÕES foram devolvidos do saque à Petrobras.
A Vera Maria finge que não sabe dos bilhões devolvidos, roubados da Petrobras. Ela acha que a virada de mesa do judiciário vai magicamente apagar tudo de errado feito pelos petistas e se7s aliados entre 2003 e 2016. Mensalão e petrolão, por exemplo, nunca existiram, certo?
O que comprou mansões com dinheiro vivo, surrupiou joias valiosas, fez rachadinhas ou crime de peculato, os cheques enviados por Queirós, a loja de chocolate, as transações suspeitas na compra de vacinas, as milhares de mortes na pandemia, liberou armas que foram parar nas mãos do crime organizado e milicianos, tinha proximidade com os milicianos etc
Quem é o ladrão?
Até hoje não disseram o que foi roubado.
Enquanto o lado da civilização tiver mais votos tá dentro da normalidade. Não pode é inverter de novo. A democracia tem limite pra aceitar desaforo.
Cleptocracia
Vamos então. Namstê , Possobom. Bernabé. Vá dividir a mesa com eles.
Não esquecer de florentino. ele vai armado . é cac
Não me sinto obrigado a dividir mesa de nada com quem é facista. Desculpe.
Lula não foi absolvido, Anete. A Justiça concluiu que o foro de Curitiba não era competente para julgá-lo. Teoricamente, o processo deveria recomeçar no foro competente(Brasilia, segundo Fachin; Sao Paulo, na opinião de Moraes), mas está tudo parado porque o réu foi eleito Presidente de República.
Rodrigo, você não se conforma com a realidade dos fatos. Lula foi absolvido no STF e nos outros tribunais por total falta de provas. Já o inelegÃvel possui aos montes.
Ninguém sentirá sua falta, fique tranquilo. Capaz de imitar o descondenado e ainda bater uma carteira.
a extrema direita( como chama a imprensa aos contrários ao projeto lula ) é um novo que rejeita o velho lula e os seus blue caps!
A extrema direita é um bando de nazifascistas que não aceitam o estado democrático de direito e que vem sempre com esse papo furado.
Por um acaso a extrema-direita ou o inelegÃvel têm projetos de governo ou partidário? Ou apenas vociferam contra a legalização do aborto, LGBTs, banheiros compartilhados, ou seja, a pauta de costumes. Ao mesmo tempo em que liberam armas em prol da vida. Ou se defendem de um comunismo, que a maioria nem sabe o que é. Você acertou, Lula possui propostas, projetos e ideais.
Dessa vez, discordo completamente. Mesmo não sendo petista ou lulista, é impossÃvel deixar de reconhecer a evolução imensa do paÃs durante este ano. Mesmo não sendo sociologa nem economista, é impossÃvel deixar de reconhecer que em ambas as frentes as projeções são muito melhores do que no ano passado. Otimismo é tolice, tal como pessimismo.
Além do Brasil retornar ao cenário mundial, de serem reconstruÃdos cada ministério, cada projeto social. As vacinas valorizadas, assim como a cultura, saúde, educação, moradia etc
Na verdade o Brasil nasceu empacado. O lado ligado aos ideais que embasam o bolsonarismo sempre se fizeram presentes. O que mudou foi o outro lado. De uma turba que outrora era capacho desta elite insalubre, veio uma conscientização plena com a redemocratização. A imaginação e a diversidade venceram a ignorância e o medo.
Rodrigo, você como um bom bolsonarista vai se negar até morte em reconhecer os feitos de Lula. Bolsonaro entregou o governo ao centrão e instituiu o orçamento secreto. Ficou por conta, por nunca ter tido projeto de governo e nem partido, apenas da pauta de costumes: aborto, LGBT, banheiros compartilhados etc. Além, é claro, das joias, mansões, rachadinhas ou crime de peculato, loja de chocolate, liberar armas em prol da vida. Armas que foram parar nas mãos do crime organizado e milicianos
Na verdade o PaÃs não empacou. Ele nunca chegou a desempacar. Uma hora com alguém de Direita, outra com alguém de esquerda, cada um com sua narrativa, mas no fundo, algo de prático uma mudança significativa. Nada!!!!!
São os extremistas de direita que, como Bolsonaro e parlamentares, por não possuem nenhum projeto de paÃs ou partidário, ou mesmo um ideal, seguem defendendo as pautas de costumes, lutando ferozmente e falsamente contra o aborto, LGBTÂ… e combatendo um tal de comunismo que, na maioria das vezes, nem sabem o que é. Toda essa encenação resulta em aplausos e votos.
Paulo Guedes tinha muitos planos para o Brasil. Privatizações, venda de imóveis federais, corte de gastos para obter equilÃbrio fiscal, aprofundar reforma da previdência, redução de impostos(apos cortes de gastos) e abertura controlada da economia para fazer uma seleção natural das empresas mais eficientes, além da Reforma Tributária, que acabou de ser aprovada.
Segue a resposta logo acima
E qual é o projeto de paÃs petista além de repetir estratégias que já fracassaram retumbantemente, inclusive num passado muito recente? E, claro, se perpetuar novamente por muitos anos no poder?
??? Se liga.
Vc não acha que já que a esquerda é tem um projeto de PaÃs ela poderia tê-lo posto em prática nos seus 15 anos de governo????
Um ódio, um ressentimento, uma raiva plantados por anos pela Lava Jato, com a colaboração da chamada grande mÃdia, a elite financeira e demais oportunistas, propiciaram que os extremistas de direita, antes envergonhados, viessem á tona. Elegeram Bolsonaro, que contou também com o auxÃlio de Moro. Voltar ao que era antes está quase impossÃvel. Onde esse pessoal vai jogar todas as suas frustrações? Faça Lula que fizer.
Prezada sra. Anete, parabéns pela sua retórica e, principalmente, sua resiliência. Mas perdoe-me por lembrar-lhe: com certas figuras argumentar é perda de tempo, a não ser que a sra. seja psiquiatra.
Ao ser eleito, Lula foi imediatamente parabenizado pelos dirigentes do mundo todo. O que isso significou? Atenta para os fatos, deixa de viver em uma realidade paralela.
Os dirigentes da Petrobras foram devidamente punidos. Conta outra, essa ladainha já está muitÃssima velha. Já perdeu a validade. Por um acaso Lula comprou mansões com dinheiro vivo?
Anete, o que você diz dos bilhões devolvidos da corrupção na Petrobras?
Pois é, a normalização do radicalismo. Agora, a polarização não é apenas partidária, mas, principalmente, afetiva. Por isso, a eleição não acaba. Vai além da polÃtica : é sobre identidade e valores, como nos EUA. Mas parabéns à NÃsia Trindade e ao Ministério da Saúde pelas estratégias de busca ativa dos não vacinados e imunização em escolas. Feliz Natal a todos!
Carga tributária alta, 33% do pib, já foi 23% no inÃcio do real, gastos cm pessoal altÃssimo, 55 bi de investimento público, 60% do icms no sudeste, 90% dos royalties do petróleo no sudeste, esse paÃs vai pra onde, bangladeshizar é isto q está ocorrendo, quem tem mais de sessenta anos sabe disso, não cresce, não gera em prego, o judiciário perdido só lutando por remuneração, o legislativo por emendas e o executivo inchando, nada de novo no front, só a democracia reconquistada cm luta de novo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Alvaro Costa e Silva > O Brasil empacou Voltar
Comente este texto