Poder > Congresso aprova emendas e fundão eleitoral turbinados e esvazia poder de ministro de Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nossa democracia (Brasil) como nas ditaduras o poder está apenas em uma instância . O que temos no Brasil no Brasil é uma forma de autoritarismo, capitaneado por Lira.
Tiro o chapéu para o Lula. Governar com a atual estrutura de poder (um semi-presidencialismo), é para poucos.
O brasil virou um regime maios ou menos presidencialista e mais ou menos parlamentarista, onde o primeiro leva a culpa enquanto o segundo gasta a grana. Sempre pode piorar num é mesmo?
Reforma polÃtica com voto distrital misto e cláusula de barreira, urgente.
O interessante é que os dignÃssimos jamais falam em uma reforma polÃtica. Somente isso poderia mudar alguma coisa. Vejamos: um partido de direita, um de esquerda, um partido de centro que se fosse sério até poderia ser o ponto de equilÃbrio de todo o processo, e já que vivemos em uma PaÃs que se diz democrático, também terÃamos um partido de extrema direita e outro de extrema esquerda. Eu entendo que os cânceres deste PaÃs estejam na existência das duas extremas e nesse centrão fisiológico.
Estão em todos os partidos, pois se candidatam com o objetivo de se enriquecer. Se não houver um vestibular, com banca proba (difÃcil mas tem gente limpa) para aprovar as fichas dos candidatos (cinco últimas declarações de imposto de renda poderia ser uma referência), essa farra de oportunistas no congresso jamais acabará. Povo omisso, povo Xplorado!...
"Membros da Câmara e do Senado dizem que o objetivo é "cortar caminho" e empoderar os ministros que foram indicados pelo Congresso. Lula fez trocas na Esplanada nesse ano para ampliar a base de apoio parlamentar". Isso não afronta a separação dos poderes, no que tange às suas funções. Depois, reclamam de uma Suprema Corte guardiã da CF 88. Ativismo, não! Proteção a CF 88 é a função precipita do STF. Não temos regime parlamentarista. Ainda que entendo, hoje, o ideal!
"Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espera a próxima: será pior. E pior, e pior…". (Ulysses Guimarães)
Esse jornaleco odeia quando a gente dá nome aos bois... conivência pouca é bobagem.
Enquanto isso o salário mÃnimo teve aumento de aproximadamente 6,9% passando para 1.412 reais - impactando 38 bi no orçamento contra os 58 bi da farra do congresso. E assim o paÃs segue com um salário miserável e uma população cada vez mais sofrida já que a inflação anunciada é a mais pura mentira que existe - bando de 6analhas!!!!
O congresso tornou-se o maior parasita do Brasil. As emendas irrigam a corrupção e a manutenção do poder das velhas elites.
Ficam bravos quando falamos em fechar o congresso!
Rombão Turbinado. Só votando mas, sem reeleger os parlamentares atuais, trará de volta o respeito aos eleitores... nós.
Não há o menor resquÃcio de "fazer o bem para o povo" nesse circo todo. Cargos polÃticos são desejo, significam passar quatro, oito ou mais anos ganhando dinheiro sem suar, recebendo favores a torto e a direito, com mimos que nenhum trabalhador terá jamais. Um concurso onde vale o espetáculo e não o conhecimento, já que temos histriões e analfabetos funcionais no Congresso, nos governos de Estado, no Senado e tivemos um na presidência (pasmem) que seriam reprovados como limpadores de privada.
Já está provado que uma fonte inesgotável de corrupção e desvio de dinheiro público são as ementas parlamentares. Porque então não colocar um teto do orçamento que pode ser aplicado nessa sangria do dinheiro público. Afinal, não seria desvio de finalidade o legislativo regir a aplicação dos recursos ao invés de fazer e refazer as leis e fiscalizar o executivo?
Prezado Ricardo, esse tipo de iniciativa só surge por lei proposta via iniciativa popular, como foi a ficha limpa. Nenhum executivo terá força (e eventualmente vontade) para propor, nem o congresso terá vontade de se limitar. Cabe ao povo tomar a iniciativa via democracia direta.
Boa questão. colocar um teto no orçamento. mas quem decide onde as verbas do orçamento serão gastas é o Congresso. Temos um governo fraco que demonstra que sem mensalão petrolão e afins é bem mediocre. tem que fazer maioria do congresso para ter propostas de governo, metas obras. senão ficará ai só governando sem fazer nada de novo como Bolsonaro fez 4anos. um Brasil parado.
Temos um congresso ruim.
Já não há esperança para o Brasil. O paÃs tem potencial, mas aqueles que guiam nossos destinos o fazem com negligência e falta de consideração. Temos um congresso que se une para obter cada vez mais recursos, visando ao enriquecimento pessoal e à reeleição infinita. Um presidente que promete um governo progressista à esquerda, mas entrega um governo de austeridade à direita. Sinto-me compelido a me preparar para tentar a vida em outro lugar.
Sistema Parlamentarista disfarçado de Presidencialista. Presidente da República não manda nada, e é refém de vossas excelências, deputados e senadores, que detém o poder do dinheiro, porém não tem responsabilização sob sua aplicação e respectivos resultados, além da total falta de respeito ao cidadão de bem que paga pesados impostos.
Já perdi a esperança nesse paÃs. Um Congresso cheio de ratos e a população que paga isso tudo fica assistindo de camarote.
Um congresso de direita ou esquerda é a mesma coisa fedida, e o povo pagando a conta e acreditando que alguma coisa vai mudar. He, he, he!
É assim, dá com uma mão, sob pagamento lógico, e toma com a outra. A reforma tributária ficou ótima para aumentar a arrecadação do recurso do povo e entregar em emendas e fundão. E isso tudo com um aperto de mão entre os direitistas, centristas e esquerdistas. Mas relaxem, logo criam algum auxÃlio de alguns reais para ficarem caladinhos enquanto o "grosso entra", como diria um polÃtico muito conhecido da população.
Há muitas décadas a carga tributária só faz aumentar, só perdemos para alguns paÃses da Europa Ocidental onde há plena educação, saúde e segurança com Bem Estar Social, mas cá a retribuição é quase zero. é como uma torneira que cada vez abre mais e o ralo fica cada vez maior. Insensatez com nosso dinheiro. quando compramos um saco de arroz tem tributo desde o campo, energia, transporte, beneficiamento e mercado distribuidor. Todos pagam muito.
Acreditava q o poder legislativo era pra legislar e o executivo pra executar o orçamento e aplicar de melhor forma q atendesse a população. Mas aqui está tudo no avesso, poder judiciário legislando, poder legislativo com emendas parlamentares de 53 bilhões direcionando recursos usurpando a função do executivo. O poder executivo sendo refem do legislativo e do judiciário. Brasil não é pra amadores definitivamente.
Veja Louzada. é proposta pelo Executivo mas cabe ao Congresso aprovar ou não. O congresso não é mero orgão carimbador das vontades do Executivo, cabendo ao governo fazer maioria se quiser que novos projetos andem. ao governo cabe governar, se quiser um novo projeto deve negociar com os projetos do congresso eis que ninguém é eleito ditador por4anos.
Ricardo, a lei orçamentária é proposta pelo executivo com vistas a implementar as polÃticas públicas e pagar as dividas. O legislativo pode propor ementas para corrigir algum desvio ou omissão. O que tem acontecido é que o legislativo tem tomado pra si uma atribuição que não lhe cabe.
Veja Nauata a constituição preve que o legislativo é quem aprova "onde" o executivo vai gastar. Ao legislativo cabe fazer a lei (Diretrizes orçamentárias). De sorte que ninguém é eleito ditador, mas antes cabe ao Presidente articular, fazer maioria para os projetos nacionais. Não mais o Rei ou Presidente, mas antes o Congresso é Soberano.
Que maravilha. Enquanto os bobinhos ficam se digladiando em todas as notÃcias da Folha para defender o seu Ãdolo, eles comem lagosta, bebem uÃsque, viajam com o seu recurso bobão Não se assustem se encontrarem bolsonaristas e lulistas jantando com o seu dinheiro e entregando alguma miséria de bolsa famÃlia para você calar a boa e votar cegamente neles. E ainda ficarem os atiçando para continuarem as brigas. Parabéns eleitor!!
Pois então, não tenho ban**didos de estimação, portanto não tive estômago pra votar em presidente. Na vdd, praticamente em nenhum polÃtico.
5 bi para fundo eleitoral, num paÃs em que muitos passam fome, sem teto, sem saúde descente. Isso é mais um tapa na cara da população. E vejam que partidos adversários votaram a favor. Acreditar em quem?
Não podemos mais dizer que nosso Presidencialismo está insepulto porque sou velório já está andamento, melhor dizer-se que já não existe a figura do Presidente da República apenas a do Primeiro Ministro. Se tudo que é brasileiro é um tanto diferente porque também não o seria nosso "Parlamentarismo". Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O preço de uma reforminha que vai demorar uma década para dar resultado saiu muito cara. Para o Descondenado "tudo certo", o importante é a foto e tripudiar o mimimi de sempre...nunca, jamais na história do Brasil... O lenga-lenga para quem gosta.
Veta, Lula. Vai lá enfrentar o Congresso, bonitão...
Rives, o advogado.
Lula é polÃtico competente! Não é burro! Suas vitórias são na polÃtica, pelo diálogo. Quando os tontos aprenderão isso?
Orçamento secreto? rsrs
São os termos da matéria para quem não leu "A votação sobre fundo eleitoral uniu partidos de diferentes cores, como PT e PL, além das siglas do centrão. A ideia de reduzir o valor foi rejeitada pela Câmara por355votos a101.O lÃder do PT, Zeca Dirceu(PR), disse que a "democracia tem um custo". O lÃder do PL, Altineu Côrtes (RJ), disse que em2020o valor mais baixo se justificava por causa da pandemia. O PL e o PT terão as maiores cotas do fundão." enquanto isso o povo fica batendo palma para os2.
Exato. bobos são os que ficam nesse fla flu de polÃticos.
Concordo plenamente. Enquanto isso os mais necessitados passando fome, sem teto, saneamento básico entre tantos itens básicos para uma vida melhor.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Congresso aprova emendas e fundão eleitoral turbinados e esvazia poder de ministro de Lula Voltar
Comente este texto