-
Manfrini Fabretti
Isso aí, azar o dele! Excelente matéria, montei uma playlist maravilhosa com todas as citações! :)
-
Manfrini Fabretti
Isso aí, azar o dele! Excelente matéria, montei uma playlist maravilhosa com todas as citações! :)
-
WAGNER SOUSa
O colunista, aparentemente sem perceber, cai no viralatismo que tanto crítica. Poderia escrever um texto "Paul não conhece a nossa música". O que realmente chama a atenção, dado o prestígio que tem a MPB no mundo. E poderia lamentar o fato, dizer que seria enriquecedor, etc. Mas ele faz uma cobrança a Paul por isso e daí fica problemático. Poderia se fazer uma grande lista de músicos estrangeiros importantes que nunca interagiram com a MPB. Não é questão de "normalidade".
-
gerson tavernari
excelente artigo!!!! pena que o brasileiro médio não faz nem ideia da riqueza musical que possuímos e que foi brilhantemente e exemplificada no texto - este apenas focou as participações de grandes músicos estrangeiros no nosso imenso oceano musical desconhecido por nós mesmos.
-
NACIB HETTI
É um ponto fora da curva. Muito palavreado para um fato de importância relativa.
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Só porque você não enxerga o óbvio.
-
-
jaime vicente caserta scatena
O cara só veio fazer o show dele e pegar o cachê. Muitos astros da música internacional tiveram relacionamento com a música brasileira, mas não é obrigação, ele não quis, e daí?
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Só porque você não enxerga o óbvio.
-
-
Miro Costa
Preconceito. Com tantas Anitas, MCs e sertanejos - os grandes representantes da arte musical nacional - este Paul não conversa com ninguém.
-
João Gabriel Covolan Silva
O cara deu um show pra valorizar o Clube do Choro (o que poucos artistas nacionais fazem), estudou a história e a importância do trabalho dos caras. Não tá bom não? De quebra ainda curtiu Milton Nascimento no backstage
-
Vanderlei Nogueira
Música e Democracia: utilização da música no Brasil para mensagens subliminares
-
Tatiana Cavalcanti
Eu vou no show do Paul McCartney pra escutar Paul McCartney, não música brasileira.
-
Eduardo Rocha
Daqui a pouco tem gente que vai pedir pra fazermos a marcha contra a guitarra elétrica e que todo aprenda tupi...
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Besteira presunçosa. Não é necessário ovacionar algo para demonstrar conhecer esse algo. Bons músicos conhecem músicas de todas as origens.
-
Flavio Camilo
E ah! Imagina o Maradona vindo fazer futebol show no Brasil e um repórter pergunta: Maradona vc já veio aqui e se apresentou 23 vezes esses anos todos, seria legal vc conhecer um pouco do Zico, do Sócrates, do Pelé, Tostão ? E alguns brasileiros viralatanos dizendo pra que, por que ? Daí vc diz a eles que talvez fizessem lindas e maravilhosas jogadas juntos... E seria lindo! Ou não ?
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Comparação sem propósito.
-
-
VITO NETO
Quem assistiu a gravação da sua música Back in Brazil do álbum Egypt Station em Salvador sabe que o texto defende um tese vazia. O Paul conhece, aprecia e quando pode homenageia a música brasileira. O Brasil era uma das opções para a gravação do álbum Band no the run.
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Era, mas não foi.
-
-
Flavio Camilo
Vai se interessar pela nossa culinária, nossos temperos? Daí aparecer pessoas criticando a ideia, dizendo pra que? Por que ? Como brasileiro ficaria incomodado e como um local daquele país ficaria envergonhado. Um abraço e parabéns pela coragem!
-
Flavio Camilo
Gustavo se me permite, fiquei impressionado na coluna anterior, por dias, quando vc sugeriu que Paul pudesse se interar mais da nossa música dada a grandiosidade de ambos. Pra minha surpresa recebeu muitas críticas. Se há algo em que somos primeiríssimo mundo é na música. Fico imaginando um chefe de cozinha brasileiro e mundialmente conhecido indo visitar um país riquissimo em temperos, e um jornalista local perguntar: pra bolas, quando esse maravilhoso chefe brasileiro (continua).
-
Francisco Barbosa
Beatles é a primeira criação global da indústria do marketing. É o fast food musical glamorizado como alta cultura, com o agravo da estetização do bom-mocismo e do machinho alfa jovenzinho. É como se daqui a quarenta anos colocassem os parvos do Coldplay como gênios da humanidade. E, do grupo, os mais insossos sobreviveram, Ringo e Paul. Ao menos o primeiro tem a decência não fazer cover do passado e de si.
-
ROBERTO RODRIGUES
Não é ingênuo, é apenas um fato objetivo afirmado pelos próprios criadores do movimento, Caetano, Gil, Rogério Duprat e os irmãos Baptista. Caetano e Gil citam como fontes básicas e primárias da Tropicália, os Beatles e a Banda de Pífanos de Caruaru, que representaram o alicerce de todo movimento.
-
Francisco Barbosa
Gosto é gosto, sem qualquer relação com ideologia. E os padrões musicais mudam, não existe uma regra universal, o que era música comercial pode se tornar sofisticado para alguns com o passar do tempo. Imaginar que sem os Beatles não haveria Tropicália é um argumento muito ingênuo, o Brasil criou uma forma única de usar a guitarra elétrica, assim como a influência do afrobeat, do baião, da poesia concreta e do rock com um todo, isso é importante para o tropicalismo musical, não uma só banda.
-
Hamilton Magalhaes
Ou você já passou dos 80 e frequentava as reuniões da TFP ou não conhece absolutamente nada de música e dos movimentos sociais dos anos 60.
-
silvia ramos
Os Beatles revolucionaram a música contemporânea e Paul é um gênio, musicista de primeira. Basta aprofundar-se em suas gravações, entender minimamente de música e de produção musical. Em tempo: não faz jazz.
-
ROBERTO RODRIGUES
Os Beatles influenciaram a música brasileira muito mais do que grande parte dos artistas nacionais. Sem eles não haveria Tropicália ( Caetano, Gil, Mutantes ...), nem Clube da Esquina ( Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes...). Pela qualidade da obra musical da banda.
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Disse tudo, Chico.
-
Eduardo Rocha
Amigo, está te faltando um pouquinho só de humildade, respeito e conhecimento.
-
-
Orlando Cardoso
Quanto desperdício de papel e tinta. O Paul não precisa provar mais nada, é um senhor de 80 anos que faz o favor de ainda fazer um show
-
Flavio Camilo
Quem falou em provar? Alguém ouviu somar?
-
-
Dirceu Luiz Gonzaga
Não sei se concordo que o Paulinho deveria reverenciar de alguma forma a magnífica música brasileira, talvez por - no mínimo - educação e/ou respeito ao enorme público que o prestigiou. Porém uma coisa é fato, não há, em nenhum outro lugar desse planeta, tanta diversidade e qualidade como a nossa música.
-
Jorge Guimarães
Cara, quanta bobagem. Paul vive num casulo?!? Seria grande se fizesse intercâmbio com a música brasileira?!? Devia cantar Pense em mim. Um texto megalomaníaco para uma ideia medíocre.
-
Jorge Guimarães
Um diz que não conheço o óbvio (sei lá o que é óbvio para ele). Outro que ninguém me conhece (boa! Perspicaz.) e que tenho complexo de viralata. E eu apenas dei minha opinião sobre um texto de um desconhecido até ter coluna nesta Folha, que foi no Google e elencou a história da música brasileira para se queixar que Paul não fez como os verdadeiramente grandes e não levou Anittas ou duplas sertanejas para cantar com ele. Nossa! Que coisa pequena Nada é pior que viralatas arrogantes e bossais.
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Só porque você não enxerga o óbvio.
-
Flavio Camilo
Incrível! O colunista sugere um olhar mais atento àquilo que temos de melhor, sendo Paul um músico (ou não ?) e o Jorge Guimarães (conhece?) diz"quanta bobagem". Caso clássico de viralatismo! Um dia se a ficha cair vai morrer de vergonha.
-
Maurizio Mancioli
Bravo!
-
-
Jorge Ceretta
Parece que levou um monte de CDs de funk e sertanojo. Vai se deliciar com nossos clássicos.
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Complexo de viralata esse seu, comparando alhos com bugalhos.
-
-
Henrique Albuquerque de Araújo
E, no entanto, a obra de Paul McCartney é muito superior a de todos esses estrangeiros que vieram buscar inspiração na música brasileira. Complexo de vira-lata tem quem acha que migalhas de atenção de estrangeiros são sinais de admiração.
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Só porque você não enxerga o óbvio.
-
-
Jane Medeiros
De fato! A música brasileira é reverenciada mundo afora e amada pelos grandes músicos! É tida como sofisticada. O autocentrado cantor e compositor inglês perdeu a oportunidade de homenageá-la em suas apresentações!
-
José Roberto Ferreira
Puro mi-mi-mi do colunista! Se Paul dialogasse com músicos brasileiros de verdade, não daria ibope, porque estamos contaminados e dominados por serta_NOJOS, MCs e outras por_ca_rias! Assim, nesse caso, o monólogo é mais saudável do que o diálogo, mesmo.
-
Anderson Francisco
Excelente! A música brasileira não deve nada a música estrangeira. VIVA A MÚSICA BRASILEIRA E DEIXEM DE VIRALATISMO!
-
Marcelo F
Que banho de Brasilidade! Nossa música é genial e mundial!
-
Sérgio Silva
Menas, colunista, menas
-
Alcides Castro
Acho q o colunista andou bebendo...
-
Eduardo Rocha
Com todo respeito, mas pra quê esse viralatismo? Um artista internacional precisa falar da nossa música? Puxa, o velhinho deu atenção ao Brasil, tocou no clube do choro, fez um convite especial ao Milton, foi super simpático (ao contrário de uma Tylor Swift). Goste ou não, ele é genial e os beatles influenciaram um monte de coisa boa no Brasil. Um pouco de gratidão não faz mal. Amo nossa música e a dos beatles. E quem ama não carece de aprovação de ninguém...
-
Daniel Salomon Guimarães
O conhecimento do Gustavo Alonso sobre a nossa música é gigantesco. É um privilégio ler suas colunas.
-
Daniel Salomon Guimarães
Bem, nesse caso, meu caro sr. Jorge (talvez um querido parente distante meu), sejamos todos gigantes, não?
-
Jorge Guimarães
Meu caro. Antigamente tinha que pesquisar em enciclopédias, arquivos de jornais e de revistas especializadas. Hoje, vai lá! Dá um Google e você vai ser gigante
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.