Mercado > PL aprovado na Câmara obriga compra de crédito de carbono por donos de carro, caminhão e moto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. jose prado

    Isso nem é um jabuti, é um cágado fêmea! Enquanto isso fazendeiros ficam de fora? Casta maligna do Brasil!

    Responda
  2. Alaor Magno

    Quando a máquina a vapor foi substituída houve protestos por parte dos fabricantes dessas engenhocas. Agora com o carro elétrico, mecânicos e engenheiros que só sabem consertar e projetar máquinas obsoletas ficam nervosinhos vendo sendo sucateado seu ganha pão.

    Responda
  3. ricardo caselli moni

    Se agro fosse p/ mercado interno acho que deveria pagar menos , mas teriam uma taxa . Carros elétricos possuem subsídio para alternativa ? Será mais uma ajuda ao fin de nossos representantes ? Como kit 1os socorros ? E outras pa ta ti pata tá e nosso “ pocket hands thieves there ! “

    Responda
  4. Paulo Jr

    Não vou comentar sobre a questão do agro, mas sobre os automóveis e afins, dada a impraticabilidade do texto, parece claro que um lobista incompetente vai ter problemas com quem o financiou.

    Responda
  5. Alaor Magno

    Ótima notícia. Taxar motores à explosão foi a melhor reportagem que se teve notícia no ano de 2023.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      E tem subsídio carro eketrico ?

  6. KATY DE MATTOS FRISVOLD

    Ridículo. Faria sentido aplicar a regra para donos de jatinhos, que certamente poluem mais do que carros

    Responda
  7. Raphael Cássio

    Teria que organizar a cobrança. Sou a favor. Quem poluir paga. Mas essa regra deve ser aplicada a grande poluidores, como empresas aéreas e transportes pesados. Faz-se necessário ampliar a fiscalização também, há muitos veículos desregulados poluindo absurdamente o ar nas capitais brasileiras.

    Responda
  8. Luis Nunez

    Deve ser piada, né?

    Responda
  9. MARCIO SOARES

    Adorei esse projeto de lei. Que venham mais projetos como este que tentam amenizar a poluição e o aquecimento global! Agora, o que será feito com esse dinheiro é uma outra questão. Cabe a nós, cidadãos brasileiros, exigir e pressionar os políticos para que esse dinheiro seja revertido em benefícios públicos; caso contrário, saberemos para onde irá!

    Responda
  10. Ricardo Arantes Martins

    Lula vai vetar. não deixará mais um tributo criado no bolso dos brasileiros.

    Responda
  11. Alexandre Pereira

    E tome jaboticaba arrecadatória. No fundo, mais uma tunga nos cidadãos. Suas majestades, custeadas pelo erário, devem estar pouco preocupadas, já os demais, nada como mais uma volta no parafuso.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Veja as térmicas : 9 MM ton CO2 , e nada de controle ! Cada uma ! Jogam co2 como milhões de carros equivalente . Vão entrar no programa ou vão ser isentas pelos amiguinhos ?

  12. Edson José Neves Júnior

    Então, esse é o tipo de lei que equivocadamente responsabiliza e penaliza o consumidor e alivia para a indústria e para o agro, esses os grandes poluidores - tanto aqui no Brasil quanto em outros países. Infelizmente, elegemos o pior Congresso da nossa história, bastante conservador, corrupto e, na melhor das hipóteses, ignorante sobre os reais problemas nacionais.

    Responda
  13. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    E o agronegócio???

    Responda
  14. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Muito justo. Contudo, por que o dono do boi não entra também? Pecuária produz mais gases de efeito estufa do que toda a cadeia de transporte cumulada (lambreta, moto, carro, caminhão, ônibus, lancha, jet ski, navio, avião, tudo, incluindo jatinhos particulares) e a intocável bancada ruralista continua envergonhando a nação isentando o Agro de todo controle de emissão. Ultraje!

    Responda
  15. MARCUS BARBOUR GINJAS

    Que tal começarmos pelos jatinhos?

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      As térmicas a gás , diesel e co2 jogam bilhões de ton de co2 juntas !

  16. MARCUS BARBOUR GINJAS

    Que tal começarmos pelos jatinhos?

    Responda
  17. Manoel Cardoso

    A conta sempre cai no colo da classe média. Politica estranha. Por que não exigem da industria automobilística produzirem apenas veículos hibridos e/ou100% elétricos. Por que também não isentam do IPVA os veiculos hibrifos. Haja covardia, haja sacanagem.

    Responda
  18. Manuel Eduardo Ferreira

    Sobre as emissões dos veículos, não há necessidade de se aferir a mesma para cada veículo. Isso é bobagem. Trabalha-se com uma estimativa para cada marca e modelo. A questão é saber quanto e para quem tal arrecadação será destinada, pois estarão sobretaxando o uso de veículos à combustão. Sobre a regulamentação do mercado de carbono, foi ruim o Agro não entrar, pois é o setor que mais emite gases de efeito-estufa, e que poderia se beneficiar com créditos de uma produção mais sustentável.

    Responda
  19. NACIB HETTI

    Iniciativa importante. Pena que põe o Estado no circuito. Se o privado quiser usufruir vai ter que entrar em esquemas. Eu já vi esse filme; podem escrever.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Térmicas no esquema ! Jogam milhões CO 2 . Tudo particular

  20. Manuel Eduardo Ferreira

    Sobre as emissões dos veículos, não há necessidade de se aferir a mesma para cada veículo. Isso é bobagem. Trabalha-se com uma estimativa para cada marca e modelo. A questão é saber quanto e para quem tal arrecadação será destinada, pois estarão sobretaxando o uso de veículos à combustão. Sobre a regulamentação do mercado de carbono, foi ruim o Agro não entrar, pois é o setor que mais emite gases de efeito-estufa, e que poderia se beneficiar com créditos de uma produção mais sustentável.

    Responda
  21. ARI JOSE ANTONIA

    Esse desgoverno, com o ministro TAXAD, só quer saber de arrecadar, para gastar mais...afinal, GASTO é vida!! Não vai demorar muito e seremos taxados por respirarmos, para compensar o CO2 que expiramos..!!

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Que tal vc ler a matéria e não só o título? O que o governo tem a ver com um jabuti, colocado por um patriota rio na última hora? Mas, para vc, o mais importante é externar seu ódio, mesmo passando vegonha pela sua igno rância.

    2. Paulo Augusto

      Acorda cloroquiner !!! A proposta veio do Legislativo, o atual governo não tem nada a ver com isso.

  22. jose celso righi righi

    É mais uma lei pra "idiota ver ", só serve para alguém dizer que lei existe se não funciona a culpa é do povo. Mais um bla bla bla que não dá em nada.

    Responda
  23. José Cardoso

    Como diz a reportagem, não há como cobrar pelo CO2 emitido se ele não é medido. Essa lei vai pra vala no Senado.

    Responda
  24. max ribas

    A questão é simples: o agro ficou de fora e não é obrigado a comprar créditos de carbono e, maís uma vez, pagaremos por isto. Não é o agro que sustenta o Brasil: é o Brasil que sustenta o agro. Os empréstimos não pagos com juros subsidiados para custeio que o digam. Será que você tem dinheiro subsidiado para seu negócio na cidade??

    Responda
  25. Ricardo Arantes Martins

    Que se obriguem também quem tiver carros elétricos eis que queimamos fósseis para abastecer a Rede Elétrica e sempre que transformamos energia térmica em elétrica perdesse grande quantidade de energia. para piorar parte da Energia da Rede é perdida naturalmente, ou seja, polui mais do que gastar diretamente no carro e aumenta o valor da Energia na Rede.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      De uma busca Manuel. ano passado nossa rede elétrica fechou com65%de energia hidraulica, de uma pesquisada. até zerarmos a rede elétrica com energia limpa ou renovável temos que sempre que usarmos a rede elétrica estaremos queimando fósseis e o Brasil está em movimento contrário. éramos exemplo e no início do milênio saímos de100%de limpa e hoje temos16%defósseis na Rede Elétrica e 8debiomassa. um quarto na base de carbono.

    2. Manuel Eduardo Ferreira

      Discordo. Mais de 90% de nossa energia vem de geração hidroelétrica, não impactada pelo consumo dos carros elétricos, inclusive por que paga-se mais por estes modelos, e com os quais teremos ar mais limpo nas cidades. Além disso, há crescente mercado de energia solar, alimentando esta demanda facilmente.

  26. Henrique Marinho

    É duro ser país pobre e subdesenvolvido querendo imitar os ricos e globalistas, atirando no próprio pé. Apesar de termos a matriz energética mais limpa do mundo. E a despeito de termos o etanol renovável há 50 anos. Muitos países amiguinhos do clima criaram o efeito estufa, e, no nosso lugar, estariam cantando de galo com a nossa matriz atual. E a gente aqui só abaixa a cabeça para a pan cada. Com ajuda dos nossos políticos.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Temos a matriz mais limpa, mas pós apagão no início do milênio fizemos térmicas como prevenção e está se tornando regra. ano passado fechamos com16%de fósseis abastecendo a rede elétrica, ou seja, sempre que acendemos uma lampada, colocamos um celular para carregar ou abastecemos um carro elétrico estamos queimando fósseis. não se compara com China, EUA e Europa que tem mais de75%de fósseis na base da Rede, mas estamos no caminho.

  27. Paulo R Justo

    Eis uma lei que já nasce inconstitucional. E se passar, vai nos obrigar a comprar o carro elétrico. Haja imposto para carros neste país.

    Responda
  28. Armando Lima J nior

    Quanto custa para o cidadão comum ficar sustentando um veículo? O cara vai lá, compra um carro novo e paga alto pra isso, paga para não perder a garantia do carro, paga imposto para poder ainda ter o carro, paga para ter licença em usar o carro, paga para viajar com o carro e agora querem que pague a emissão do poluente. O que o Estado oferece para esse cidadão? Vale a pena sustentar carro?

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Paulo, como vc não disse e qual país vives, tenho que informar que no Brasil existe um imposto chamado ipva (imposto sobre propriedade de veículo automotor) que custa, em média 4% do valor do veículo. Se vc usa ou não o veículo, pouco importa; vc paga o ipva. Bom este país que vc vive que não tem este imposto.

    2. Alexandre Pereira

      Cê não paga IPVA, Paulo? Sério? Não pagou IPI et caterva? Não paga impostos de combustíveis etc? Ou anda no carro do papai?

    3. Paulo Augusto

      Paga imposto para ter o carro? Qual país você vive?

  29. Paulo Sales

    Esse deputado-fdp quer criar mais uma taxa para quem tem carro. Na impossibilidade de cobrar por uso, cobra por divisão.

    Responda
  30. Giovani Ferreira Vargas

    Sentaram no colo dos globalistas...

    Responda
  31. Eduardo Freitas

    Somente mais uma tungada no bolso do povo. Políticos desqualificados maldditos.

    Responda
  32. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Quer dizer que o Agro que faz queimada, desmata e tem milhões não paga. Mas o motorista particular unitário sim. Brincadeira é pouco.

    Responda
  33. Daniel Gibin

    Donos de helicópteros, aviões, jet-skis e lanchas estão isentos, ainda bem.

    Responda
  34. Maria Ferreira

    Era só o que faltava! Mais uma forma de arrancar nosso dinheiro.

    Responda
  35. Marcos Longaresi Carvalhães

    Fazuéle que passa rapaziada esperta.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Se o executivo assinar, Paulo, dá na mesma. Veremos.

    2. Paulo Augusto

      Se você fosse inteligente, teria percebido que o projeto veio do Legislativo e não do Executivo. Mas a cloroquina mofada já acabou com o pouco cérebro que você tinha...

  36. Joaquim Rosa

    Essa história de crédito de carbono, isso tem tudo para dar errado. Próspera porque muitos lá se beneficiam. Esqueçam o interesse público.

    Responda
  37. Camila Souto

    Quer dizer que o agro não será obrigado a compensar suas emissões, mas os donos de veículos sim?!

    Responda
  38. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Somente um político cabeça de bagre para imaginar uma coisa dessas. Nós temos é que reagir e acabar com esse fundo partidário. Esses políticos não tomam vergonha mesmo!!

    Responda
  39. Newton Broetto

    Mais um imposto!

    Responda
  40. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    Como já ressaltado na matéria, é "surreal"! Medida totalmente inexequível.

    Responda
  41. Valter Iwai

    Os fabricantes dos veículos que deveriam comprar créditos de carbono.

    Responda
  42. raul rodrigues barros

    Jatinho e lancha não precisa pagar, né?

    Responda
  43. Benedito Claudio Pacifico

    Boicote a compra d3 carros , querem é aumentar impostos para aumentarem os valores de suas emendas , se querem carros menos poluentes mudem as especificações e paralelo a isto forneçam incentivos a compra ou troca por carros elétricos , criar impostos para o consumidor que compra um carro de acordo com a legislação local não faz sentido fora o de continuarem arrecadando sem retorno algum .Contente-se com os 53 bilhões de verbas parlamentares e paguem impostos sobre o óleo de peroba que usam.

    Responda
  44. Marcelo Magalhães

    Querem apostar quanto que quem tem um celtinha vai pagar o mesmo que um Bentley?

    Responda
  45. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    O agro é tóxico e poluente

    Responda
  46. neli faria

    Falou em aumentar a impostos? O congresso é lépido! O Brasil existe apenas para sustentar políticos e apaniguados.Na hora de se beneficiar não existe lula, bolsonaro, esquerda, direita, situação oposição. Todos se unem e dão as mãos para jamais construir uma nação. E o STF endossa: constitucional a lei da redução de pensão para viúvos, anistia de bilhões…! E o lula torra dinheiro público em propagandas autopromocional…

    Responda
  47. Allan Cesar

    Esquece. A terra vai ficar 2pC acima da era pré industrial antes do fim do século de qualquer maneira. E a previsão pra daqui 20 anos eu acho que vai é antecipar ainda. Esse imposto só vai servir pra gente morrer queimado mais pobre do que já é.

    Responda
    1. neli faria

      Esse imposto vai servir para políticos torrarem mais dinheiro público em seus benefícios! Para lula gastar em propaganda autopromocional, cartões corporativos!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.