Hélio Schwartsman > Blasfêmias conservadoras Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Joel Domingos

    Os comentários dos ateus aqui me fazem lembrar o que Chesterton falava a respeito de vocês. Ele dizia que não há nenhum problema em ser ateu, inicialmente. O problema surge porque deixam de acreditar em Deus e passam a acreditar em qualquer bobagem. Quando ele viveu, ele percebeu isso, nos ateus que conheceu. Sua percepção continua válida e verdadeira atualmente. Acreditam, sem nenhuma evidência científica, em vida inteligente em outros planetas, na visita de naves alienígenas ao nosso planeta.

    Responda
  2. Joel Domingos

    (continuação) Vejo ateus nerds fazerem citações de falas e frases de Assassin’s Creed, dos Cavaleiros Jedis, de Game of Thrones, do Homem Aranha, que vivemos numa Matrix, nas invencionices contidas nos livros de ficção de Dan Brown, além de tratar frases de efeito proferidas por personagens de animes e mangás japoneses, a exemplo de Naruto, como verdades sagradas e eternas, bem como as ditas por Seu Madruga, diálogos entre Rafiki e Mufasa, do filme O Rei Leão... (continua)

    Responda
    1. Joel Domingos

      Não entendeu nada, né, Akira? Pululam analfabetos funcionais nesses Brasis afora.

    2. Sergio Akira

      Joel,faltou citar a idade dos seus amigos narutos.assasssins creed,homem aranha,game of Thrones,seu madruga...Se tiverem entre 9 e 13 anos vai passar espontaneamente

  3. Joel Domingos

    () Citam falas do Coringa, o vilão debochado do filme Batman, como o suprassumo da sabedoria!!! Leandro Karnal, em suas palestras, cita Hamlet, personagem fictício de Shakespeare da peça homônima, como se fora um deus em si mesmo. Eleva suas falas a normas de conduta e exemplos de vida. Estes ateus seguem seus provérbios como se fossem oráculos de deuses! Exigirem que suas cerimônias de casamento sejam celebradas no idioma artificial da civilização alienígena Klingon, do seriado Star Trek.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Quanta besteira!

    2. Sergio Akira

      Joel, você disse que depois que se tornam ateus passam a acreditar em qualquer coisa?É justamente o contrário na minha opinião, depois que se convertem não acreditam mais na medicina alopatica,deixam de proteger seus filhos com vacinas porque um imbecil disse que a pessoa virá jacaré se se vacinar. Acreditaram na tal cloroquina e ivermectina ,dois antiparasitarios para exterminar um vírus. Muitos dos que usaram agora tem os efeitos colaterais de insuficiência hepática e renal.

  4. MARCIO OLIVEIRA

    "Se existe um Deus e ele é onipotente e radicalmente contra aborto, jogos e drogas, não necessita de ajuda humana para punir aqueles que considera faltosos. Apenas imaginar que precise já deve configurar algum tipo de pecado" Pois é, não basta eles viverem de acordo com as regras ,escrituras e fábulas deles, eu que nem sei e nem quero saber do que se tratam preciso aturar esse entulho também.

    Responda
  5. Ivo Ferreira

    Interessante esse povo argumentar citando textos contidos nos tais livros sagrados. Afinal, esses livros foram escritos, editados, revisados, censurados e alterados por homens. Pessoas iguais as outras. Pior ainda, querem obrigar os outros a seguir essas historinhas.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Caro Ivo, partiu para os argumentos "ad hominem", né? Já os esperava. Faço minhas as palavras de João Pereira Coutinho, colunista da FSP: "Escreve Taleb: 'Nunca se ganha uma discussão até começarem a atacar a nossa pessoa'. Comentário: Quando os meus críticos usam argumentos racionais, eu deprimo e medito onde falhei. Quando me insultam, sorrio com prazer e saboreio a vitória." Entendo pessoas como você. Tudo normal outra vez.

    2. Ivo Ferreira

      O tal Joel, além de ingênuo é pedante... coitado.

    3. Joel Domingos

      Se você se desse ao trabalho de estudar seriamente a Escritura, com honestidade intelectual, como eu o fiz (também pensava que fosse adulterado), sem viés de confirmação, muito provavelmente não estaria aqui falando ao léu. Proponho o desafio: aponte um a um os erros ou adulterações da Escritura e, juntos, analisaremos a procedência deles à luz dos léxicos de grego coiné, hebraico, aramaico de Thayer e Gesenius, cotejando-os com as gramáticas de Gordon Chown, Page H. Kelley. Topa?

  6. Felipe Araújo Braga

    Casamento LGBT, identidade de gênero, aborto e drogas não devem ser legislados sob o ponto de vista das religiões. Esses mesmos que querem obrigar uma mulher a morrer na mesa do parto a fim de que dê a luz, são os mesmos que defendem o trabalho infantil!

    Responda
  7. Raymundo de Lima Lima

    Parece que muitos humanos, demasiadamente humanos, necessitam se alimentar de ideias-fetiche. Não faz muito tempo a ideia-fetiche, politizada entre católicos, era ser contra o divórcio. Diziam que o divócrio iria acabar com a família brasileira. Muita luta, venveu o direito ao divórcio. Acabou a familia? Antes, a ideia fetiche era MULHER obrigada casar virgem. Atualmente as ideias-fetiche dos conservadores e reacionários estão na crônica. Outras estão em gestação.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Raymundo, a própria origem do termo grego psiquê é metafísica. Isto desde os primórdios da mitologia até a filosofia. Daria uma monografia, mas vou ser conciso. Toda a teoria psicanalítica de Freud foi pavimentada em mitos gregos. Inclusive, o famigerado Complexo de Édipo é todo calcado na peça Édipo Rei, de Sófocles. Psicanalistas ateus no Café Filosófico tentam explicar o ingresso do mal no mundo mediante o mito da Caixa de Pandora. E por que os mitos gregos são mais legítimos que a Bíblia?

  8. Raymundo de Lima Lima

    Parece que muitos humanos, demasiadamente humanos, necessitam se alimentar de ideias-fetiche. Não faz muito tempo a ideia-fetiche, politizada entre católicos, era ser contra o divórcio. Diziam que o divócrio iria acabar com a família brasileira. Muita luta, venveu o direito ao divórcio. Acabou a familia? Antes, a ideia fetiche era MULHER obrigada casar virgem. Atualmente as ideias-fetiche dos conservadores e reacionários estão na crônica. Outras estão em gestação.

    Responda
  9. Fabrício Schweitzer

    Dizem que o mundo é dos hipócritas.

    Responda
  10. José Cardoso

    Roberto Campos: 'a maneira mais rápida de perder dinheiro é no jogo, e a mais segura é seguir os conselhos de um economista'. É curioso que haja tanta objeção moral ao primeiro, enquanto os economistas continuam livres para palpitar sobre tudo...

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Veja você Braga, quem falou isso foi bob field, avô do atual Presidente do Bc, um economista muito re. nomado no Brasil pelo menos nas décadas de80e noventa.Pelo menos pois não tenho conhecimento dos anos anteriores. É evidente que ele fazia uma paródia sobre a infinidade de opiniões dís. pares e até mesmo controversas entre eles. Por isso a graça.

    2. Felipe Araújo Braga

      Desculpe, mas um economista tem que falar sobre economia sim! Um economista estuda economia, você quer que um médico fale sobre economia?

    3. Ricardo Arantes Martins

      hahaha. o véio bob field. mais dia a menos dia na agricultura haverá intempéries e tem um outro véio deitado que diz que tem muitas maneiras de se perder dinheiro na vida, com jogo é a mais rápida, na agricultura é a mais certa e com mulher é a mais gostosa.

  11. orlando gomes de freitas

    Perfeito o raciocinio do articulista, as pessoas não podem viver atreladas a dogmas, sem discussão, sem liberdade para pensar, ademais na prática esta tudo liberado, com os interessados torcendo para que "legalmente" isso não seja feito,pois assim faturam mais. Estamos tendo o exemplo lá de cima: nosso Ministro da economia conversa sobre tudo e com todos, nosso Presidente idem, e conversando o pais vai avançando,numa demonstração de inteligência e vontade.

    Responda
  12. Vanderlei Nogueira

    O jogo já existe, todos os jogos devem ser disponibilizados nas lotéricas, e para os viciados, psicólogos

    Responda
  13. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Eu gosto dos textos do Hélio Schwartzmann, mas é incrível como ele - semelhante à galera do neoateísmo - escorrega feio ao falar de religião. Não que sejam ignorantes; é que parece que eles falam de religião com nojinho, como se fosse uma concessão generosa da parte deles. Pense: as pessoas se opõem ao aborto por princípio (é, em si, condenável, a mera ideia, não só a prática), então o argumento "é só não fazer" não explica o porquê da oposição dos religiosos ao tema.

    Responda
  14. Joel Domingos

    O articulista frisou bem: "não sou teólogo." E passou atestado de que nada entende de religião mesmo. Argumento por demais simplório. Até mesmo pueril. Idêntico ao que a monja Coen manifestou a propósito da necessidade de oração, de que Deus já sabe de tudo o que precisamos. Gadamer, filósofo alemão, expoente da hermenêutica, ele mesmo ateu, foi mais cauteloso e humilde do que o colunista: "O significado de uma revelação religiosa não é totalmente acessível àqueles que não aceitam sua verdade."

    Responda
    1. Joel Domingos

      Luiz, na comparação que fiz com o QI usei a expressão "mutatis mutandis" justamente para impedir equívocos e confusão nesse sentido. Tal expressão latina quer dizer "mudando o que deve ser mudado". Noutro falar, não equivale a uma simetria rígida, perfeita.

    2. Joel Domingos

      Luiz, você está enganado. O nível de QI não está diretamente relacionado à crença no evangelho de Cristo. Erudição livresca não significa inteligência. Tampouco ambas são sinônimas de sabedoria. Veja o exemplo de Ted Kaczynski, que tinha QI 167. Não tinha sabedoria. Mas sua afirmação tem um fundo de verdade: "Mateus 11:25 - Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos."

    3. Luiz Candido Borges

      Joel, suponho que você acredite que os ateus têm QI abaixo de 100 e os crentes no Deus de Israel ou pelo menos no Deus cristão (em tese são a mesma entidade, mas na prática, não), estão bem acima. Talvez nem todos, mas certamente os que leram um monte de obras de filósofos famosos que confirmavam suas crenças estão próximos dos 140.

    4. Joel Domingos

      Luiz, em momento nenhum eu afirmei que a inacessibilidade da revelação tem a ver com o direito dos demais em acreditar em Deus. Meu comentário cinge-se à petulância dos que não têm acesso em querer adentrar em um campo que refoge à sua percepção. Mesmo neste mundinho nosso há fatos e fenômenos que não podemos compreender. Em uma comparação, "mutatis mutandis", existem os vários níveis de QI. Quem tem QI 100 nunca irá compreender o universo de quem tem o QI acima de 140 (QI de gênio).

    5. Joel Domingos

      Ricardo, o cristianismo é crer para ver. O mundo e ateus, como Tomé, o incrédulo, adotam o lema "ver para crer". Não têm fé: são os velhacos, oportunistas, negociantes, jogadores. Quer usar Deus e a religião como um negócio, uma aposta. Não quer entrar para perder. Quer se cercar de todas as garantias. Esse, Deus rejeita liminarmente, isto é, na porta de entrada. Não passa dela. Quer apenas usar Deus para atingir suas metas e se dar bem, em todos os sentidos. Estes não confiam nem na própria mãe

    6. Joel Domingos

      Roberto Knudsen, Hans-Georg Gadamer, filósofo alemão, ateu, autor da obra Verdade e Método, em dois volumes, cada um com ±600 páginas, mestre em hermenêutica e interpretação de obras religiosas, filosóficas e jurídicas, recomendado e respeitado nas faculdades de Direito do mundo todo. Ele tinha cacife para afirmar isso. Agora quem é você na fila do pão? Sem falar que todos verdadeiros cristãos tem testemunho do operar de Deus em suas vidas. Cai por terra seu argumento.

    7. Ricardo Knudsen

      Vc sabe o significado da palavra tautológico? Se considerarmos q revelações religiosas são dogmáticas, sem qquer verificação possível, então a declaração de Gaudamer é tautológica.

    8. Luiz Candido Borges

      OK, Joel, mas o que a inacessibilidade à revelação religiosa de alguns tem a ver com o direito dos demais? Uma sociedade em que cada um faça o que considera melhor ou necessário para si e para os seus, desde que não interfira na vida dos outros, é bem melhor do que outra, em que os pretensos iluminados por Deus determinam o que deve ser proibido.

  15. Joel Domingos

    Assim, a lógica linear e cartesiana não é a lógica divina, porquanto: "Isaías 55:8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Isaías 55:9 - Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

    Responda
    1. Joel Domingos

      Eduardo, meu querido, isso é apenas um desaforo. Faço minhas as palavras de João Pereira Coutinho, colunista da FSP: "Escreve Taleb: 'Nunca se ganha uma discussão até começarem a atacar a nossa pessoa'. Comentário: Quando os meus críticos usam argumentos racionais, eu deprimo e medito onde falhei. Quando me insultam, sorrio com prazer e saboreio a vitória." Entendo pessoas como você. Tudo normal outra vez.

    2. Eduardo Rocha

      Eduardo 23:12 - quem segue a suposta lógica do seu amigo imaginário, acaba mais perdido que cachorro caído de mudança.

  16. JOSE HENRIQUE MOREIRA

    Tratam-se de posições de um ateu. Apenas isto. Portanto, a morte de um bebê não lhe causa drama. Ou seja, a mulher não precisa se prevenir: engravidou, vai ali na clínica da esquina e mata um feto. E a vida DELA continua. Simples assim.

    Responda
    1. JOSE HENRIQUE MOREIRA

      Luiz Candido Borges, se ter opinião e externa-las é mesquinhez, sou mesquinho. Considero as posições do articulista como de um ateu que não se importa com a perda da vida de um feto porque isto (na sua opinião) ajudará a regular melhor a sociedade. Não encontrar você na minha vida é uma benção do Senhor. Viva no seu mundinho que continuarei "mesquinho". Feliz Natal!

    2. JOSE HENRIQUE MOREIRA

      Luiz Candido Borges, se ter opinião e externa-las é mesquinhez, sou mesquinho. Considero as posições do articulista como de um ateu que não se importa com a perda da vida de um feto porque isto (na sua opinião) ajudará a regular melhor a sociedade. Não encontrar você na minha vida é uma benção do Senhor. Viva no seu mundinho que continuarei "mesquinho". Feliz Natal!

    3. JOSE HENRIQUE MOREIRA

      Luiz Candido Borges, se ter opinião e externa-las é mesquinhez, sou mesquinho. Considero as posições do articulista como de um ateu que não se importa com a perda da vida de um feto porque isto (na sua opinião) ajudará a regular melhor a sociedade. Não encontrar você na minha vida é uma benção do Senhor. Viva no seu mundinho que continuarei "mesquinho". Feliz Natal!

    4. JOSE HENRIQUE MOREIRA

      Luiz Candido Borges, se ter opinião e externa-las é mesquinhez, sou mesquinho. Considero as posições do articulista como de um ateu que não se importa com a perda da vida de um feto porque isto (na sua opinião) ajudará a regular melhor a sociedade. Não encontrar você na minha vida é uma benção do Senhor. Viva no seu mundinho que continuarei "mesquinho". Feliz Natal!

    5. Joel Domingos

      Ricardo, você está distorcendo minhas palavras. Eu não disse isso. Tomo como exemplo você mesmo. Tem uma formação acadêmica que nem todos têm. Você partilha da visão de mundo daqueles que não têm o seu conhecimento e tem um "plus" que eles não têm. Também há aqueles que estão no seu nível intelectual e você pode falar de igual para igual. É isso aí, amigo.

    6. Ricardo Knudsen

      Joel, precisa ser ateu para acreditar q um ateu não tem alma, e como tal está livre de qquer julgamento ou punição divinos. Alternativamente, tem q ter uma visão fantasmagórica do mundo, só aquilo em q vc acredita existe? Cuidado, isso pode ser perigoso...

    7. Luiz Candido Borges

      José Henrique, a mesquinhez do seu raciocínio(?) é tamanha que é um incentivo para o ateísmo. É incrível como há pessoas que se sentem empoderadas a partir de uma crença religiosa a ponto de tratar os demais como lixo. Se nos caminhos do Senhor há gente como você, eu prefiro me afastar deles.

    8. Raymundo de Lima Lima

      Ao JOEL DOMINGOS. Ateus, agnoósticos ou apateístas tem aparelho psíquico (psiquê=alma). Freud era ateu e fundou a psicanálise cuja base é o Insconsciente. Há um ótimo livro sobre o assunto de Bruno Bethelhein, "Freud e a alma humana".

    9. JOSE HENRIQUE MOREIRA

      Armando Moura, meu Deus é que com D maiúsculo. Fique com sua falta de fé e ateísmo que eu caminho com o Pai lada a lado. Deus deu o livre arbítrio a todos. Inclusive, não o obriga a crer Nele. Se o planeta Terra fosse perfeito aqui seria o Paraíso e não a Terra.

    10. eli moura

      Porque seu deus nao aparece para defender uma menina de quatro anos de um estrupo? Porque ele aparece para pastores que dividem barras de ouro e templo de Salomão? Porque não aparece para defender meninos assediados por padre e bispos? Porque não aparece quando um pai de santo diz que o santo quer a adolescente. Só na via lactea são mais de quatro bilhões de estrelas, então deve estar por aí. Oferecer serviços públicos vai acabar com clínicas clandestinas proteger a mulher e crianças.

    11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A questão do aborto tem um problema interessante: todos os que o poder considerarem inaptos serão abortados, independente do desejo da mãe. Na China e índia, mulheres, nos EUA negros, deficientes em várias partes, já ouvi quem defendesse o aborto de futuros gays. Aí pouco conta a opção da mulher.

    12. Joel Domingos

      Paulo, Ateu não tem alma, pois não acredita nela, por ser um conceito puramente religioso: é desalmado.

    13. Nelson de Paula

      Diria que para a mulher não é tão simples assim. E que alguém, simplesmente por ser ateu, não é destituído de amor.

    14. Ricardo Arantes Martins

      Veja Moreira sou contra o aborto, mas ele é um fato. são mais de meio milhão por ano no Brasil e ele continuará acontecendo quer seja crime ou não. muitas mulheres não querem e a maioria não tem apoio da família e falta homem com H que fogem ou que as estimulam. A questão é que em razão de abortos mal feitos muitas mulheres morrem ou ela e o bebe ficam com sequelas. Deixar de ser crime e pegar os verdadeiros mal feitores que estão ai fazendo terrorismo para trair Brasil e dar golpe de Estado.

  17. Ricardo Knudsen

    Com suas convicções libertárias, o colunista de vez em qdo até acerta. Mulheres deveriam ter a plena liberdade de decidir sobre seus corpos, o q não significa ser a favor do aborto. Quem é contra o aborto deveria promover a educação sexual e o maior acesso a meios anti-concepcionais, não oprimir mulheres, mas em geral fazem o oposto. Já as análises sobre jogo e drogas são tão medíocres qto a sua defesa da existência de clubes racistas, q é apenas uma defesa do racismo.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Vc está desinformado, amigo. Desde 2020 o SUS oferece bons serviços nesse sentido. Como não é permitido fornecer links, basta pesquisar em um motor de busca com as palavras-chave "Principais ações em saúde para prevenção da gravidez na adolescência". O que elas querem mesmo é ter encontros amorosos fugazes e irresponsáveis para abortar em seguida.

  18. eli moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Marina Gutierrez

    Perfeito!

    Responda
  20. Ricardo Arantes Martins

    Não sou contra o jogo e o álcool. Eventualmente até jogo e bebo. Mas as pessoas confundem posições. O Jogo pode trazer um dos piores vícios e de mais rápida destruição do ser e do lar. O álcool é uma poderosíssima droga, a mais utilizada e de longe a que mais no mundo seja por acidentes domésticos, trabalho, transito, brigas, homicídios e muito mais. Quando proibimos a propaganda do cigarro caiu de28,5%para menos de9. Proibir a propaganda, o estímulo ao jogo e drogas se faz necessário.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      " O álcool é uma poderosíssima droga, a mais utilizada e de longe a que mais Mata no mundo" digo.

  21. Carlos Amorim

    Sobre o jogo, novamente você está sendo utilitário e ignorando que o fundamento da oposição conservadora é MORAL. Analogamente, eu sou contra a pena de morte, independentemente que estudos mostrem que uma parcela da sociedade é incorrigível e mantê-los presos é um custo alto para uma sociedade de poucos recursos. É uma objeção Moral.

    Responda
  22. Carlos Amorim

    Hélio, está julgando com base em premissas que não fazem sentido para um conservador (não é meu caso, mas consigo entender o argumento deles sobre aborto por exemplo). Considerando um conservador que acredita que Deus nos deu livre arbítrio e simultaneamente acredita que as escolhas da sociedade em que vive, podem decidir como Deus vai agir sobre TODA a sociedade (o que o incluí), razoável que ele seja contra o mesmo, inclusive em casos que nos parecem absurdos, como um estupro.

    Responda
  23. Dalton Matzenbacher Chicon

    Perfeito Hélio. Prepare-se para as pedras que virão daqueles a quem a verdade incomoda.

    Responda
  24. Fernando Alves

    O Hélio é tão previsível. Só fica bom quando todos fazem o que ele quer. A FSP ainda tem o desplante de pagar várias colunas por semana para ele repetir argumentos superficiais e sem um pingo de noção de vida em sociedade.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Também constatei isso.

  25. Hugo Baptista

    Muito claro, sensato e objetivo. É isso que precisamos.

    Responda
  26. Flávio Sasso

    Bravo! Temas difíceis para abrir na ceia de natal. Se toda alma tem a liberdade de ser regida pelo Deus de sua escolha o Deus do outro pode não ser o mesmo que o meu.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Levei em conta exatamente esses critérios, Flávio. E pude constatar que o Deus que os reúne é o Deus bíblico. Ah, em momento nenhum aleguei que Ele só atende por um nome específico. Utilizo com mais frequência o vocativo "Pai", que é o recomendado pelo Senhor Jesus na Oração-modelo, o Pai Nosso.

    2. Flávio Sasso

      Joel, a melhor escolha é pelo onipresente e onisciente, ele vai te escutar não importando o nome que vc der a ele.

    3. Joel Domingos

      Por mera inferência lógica, só pode existir um único Deus verdadeiro. Ele não seria contraditório a ponto de dar mais de uma versão da verdade ou do seu plano para o homem na Terra. Nem o judaísmo nem o islamismo dão a liberdade ao homem para crer no deus de sua escolha. Isso é mera instituição política dos homens.

  27. Joel Domingos

    O articulista frisou bem: "não sou teólogo." E passou atestado de que nada entende de religião mesmo. Argumento por demais simplório. Até mesmo pueril. Idêntico ao que a monja Coen manifestou a propósito da necessidade de oração, de que Deus já sabe de tudo o que precisamos. Gadamer, filósofo alemão, expoente da hermenêutica, ele mesmo ateu, foi mais cauteloso e humilde do que o colunista: "O significado de uma revelação religiosa não é totalmente acessível àqueles que não aceitam sua verdade."

    Responda
  28. Joel Domingos

    (continuação) Assim, a lógica linear e cartesiana não é a lógica divina, porquanto: "Isaías 55:8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Isaías 55:9 - Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

    Responda
  29. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Gênio equilibrado é mais do simplesmente genial. É humano. Obrigada pelo artigo e por todos os momentos tão proveitosos propiciados ao longo deste ano.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.