Cotidiano > O Brasil deixou de ser um país branco? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nanda R

    Muito bom, professora!

    Responda
  2. Alexandre Pereira

    Como disse o brilhante professor Wilson Gomes: “Alvíssaras, o IBGE descobriu o óbvio, o Brasil é um país mestiço.” Identitários, menos EUA e mais Brasil faria bem. Mais Glenn Loury e menos Kendi, faria muito bem.

    Responda
  3. Ricardo Arantes Martins

    O Brasil nunca foi um país branco. Quando os portugueses chegaram aqui vieram sem mulheres. Por pelo menos duzentos anos as vilas e cidades eram formadas por caboclos. Após vieram os africanos e somente no séc.19vieram as migrações européias. em setembro de2020tem uma matéria da folha que demonstra que34e36%do DNA mitocondrial (materno na origem é indígena e africano e75%de homem branco. somos miscigenados.

    Responda
  4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O Brasil continua o mesmo, um país de maioria miscigenada, acho ótimo! Raça? Só se for a humana ! Racialização das relações sociais só interessa para os que querem fragmentar a classe que vive de vender a força de trabalho, ai inclusos nossa burguesia esperta e os filhotes da Fundação Ford, a mudança na auto declaração é fruto das "cotas ", forma invertida de segregação importada dos EUA, o imperialismo agradece !

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Paulo, nada mais fácil do que tirar direitos de pessoas e oferecê-los como privilégios à outras em nome da busca pelo poder. De quem se retira? Isso não é problema, não é mesmo? Basta que pessoas como você se sintam confortáveis com isso.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Advogar em causa própria é fácil, mesmo que para isso se ignore a história, corporativismo temperado pelo irracionalismo tem lastro no fascismo, princípio espúrio da "gota de sangue" não serve para ser "invertido" , continua sendo segregador, usado politicamente para forjar maioria num contexto social totalmente diferente de onde se originou, a racialização é hoje um dos principais inimigos da classe trabalhadora!

    3. paulo werner

      Vc deveria saber q a radicalização não é obra de estrangeiros ou de movimentos sociais. Deixe agora a palavra com a população beneficiada pelas cotas. Não lhe agrada o ineditismo da maioria negra nas federais, sem qualquer registro de queda nos índices de qualidade? Que régua torta aprovaria a importação do sufrágio universal, do sistema republicano, mas recusaria prontamente o sistema de cotas? Ainda: quando não fomos fragmentados racialmente? Perdi alguma festa?

  5. ANTONIO DA SILVA

    Brasil numa foi um país branco...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.