Hélio Schwartsman > Uma história da mente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caro Hélio Schwartsman, Gostei muito da sua sugestão de leitura do livro "Psych" de Paul Bloom. Você teria notÃcias sobre a tradução para o português?
Quanto a "massagear" os dados, lembro do filósofo Bertrand Russel: há duas lições na vida, uma intelectual e uma moral. Quando se estuda um assunto, pergunte quais são os fatos, não aquilo no qual você gostaria de acreditar; quanto à moral, o amor é sábio o ódio é tolo. A tolerância é o que permite a humanidade sobreviver. Somos feitos de relações, incluir a bondade nos torna Sapiens melhores.
Obrigado pela sugestão. Já li muita coisa do Skinner. Vai ser bom saber como é avaliado hoje pela psicologia americana.
Os psicólogos, que conheço, estudaram para se explicarem. Alguns psiquiatras também. Nunca errei no meu "diagnóstico".
Interessante ver uma perspectiva histórica sobre Freud. Há estudos sobre o cérebro que sustentam ou questionam algumas ideias de Freud. O livro sobre a psicanálise de Grünbaum ainda nem foi traduzido no Brasil. Nem sempre as teorias se ajustam aos fatos. Tenho uma amiga que quer fazer psicologia, vou indicar o livro para ela; o Bloom vem da psicologia cognitiva; também acho que vou comprá-lo; adoro história da ciência. Feliz Natal Hélio e demais leitores e leitoras!
Decidir se deve procurar terapia é uma escolha pessoal, muitas vezes baseada em s circunstâncias individuais e sentimentos. A terapia pode ser útil para uma variedade de questões, incluindo, mas não se limitando, a lidar com estresse, ansiedade, depressão, questões relacionais, perdas, mudanças na vida, e para o crescimento pessoal. Devemos considerar se estamos sentindo-nos sobrecarregados por emoções, como tristeza, raiva ou ansiedade, que parecem difÃceis de gerenciar.
Fico com a frase do Voltaire latino americano, Jornalista, humorista, ilustrador, poeta, escritor, tradutor e teatrólogo Millôr Fernandes: " A medicina somática tem mais de 3 mil anos, e erra todo dia. Jamais vou entregar minha cabeça a uma medicina psicossomática com menos de 100 anos."
Millôr, gênio indomável, meu guru do Méier sabia que a medicina psicossomática não tinha um século, mas mesmos 30 séculos da somática, ela é um precipitado da mitologia greco-romana. E ele sabia disso. Não entregava a cabeça dele à terapia por ter decidido que não precisava e por birra, mesmo, tanto que chamava psicanálise de psicanalhice.
Na roça não havia psicólogo. Então um cara que havia ficado noivo, mas em dúvida quanto ao casamento, foi consultar um ancião que morava isolado numa gruta e que lhe respondeu o seguinte: "Meu filho, se você se casar você vai se arrepender, mas se você não se casar você vai se arrepender"!
Quem é obcecado em ditar regras para a vida dos outros e não para sua própria vida deve mudar de "terapeuta" urgentemente. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Quase que invariavelmente as crÃticas que se faz à Psicologia e à Psicanálise são da mesma natureza das que são dirigidas ao Espiritismo, mutatis mutandis. Ou seja, por ignorância ou incompreensão. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Psicologia, Psicanálise e Espiritismo, mesmas crÃticas? Não sei o que você anda ouvindo.
Quem é obcecado e finalizar com 'namastê' deve procurar terapia?
Este é um dos motivos que me faz gostar muito da coluna, a indicação de bons livros.
Indicação de bons livros. É pra isto que pago minha assinatura. Obrigado. Aos outros que lêem e ainda não foram contaminados sugiro A Organização, de Malu Gaspar. Indispenável para conhecer o paÃs. Quanto aos ainda outros, não se preocupem. Os livros estão superados, não leiam. Como já disse meu presidente, a pessoa lê um pouco mais, já não vota na gente.
Na cultura brasileira, psicólogo de pobre é Pai de Santo, e assemelhados !
E viva a dialética, pois a sociedade estadunidense talvez seja a mais behaviorista.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Uma história da mente Voltar
Comente este texto