Muniz Sodre > Patafísica do poder Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Mesmo quem votou no Lula no segundo turno como eu (na verdade levei um dado para a urna, e como deu número ímpar votei nele) viu logo que é de onde menos se espera que não vem nada mesmo. Sua entrada em cena foi a PEC da gastança que está destruindo o equilíbrio fiscal. E o ridículo dos 37 ministérios. O início é péssimo, vamos ver se melhora.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Seo Muniz, fez boa descrição dos tiranos de direita, com a qual concordo, sou democrata! Mas deveria colocar no mesmo balaio: Venezuela, Cuba e Nicarágua!

    Responda
  3. Fabrício Schweitzer

    Haja Patafísica!

    Responda
  4. Ladislau Leite de Oliveira

    Excelente reflexão do Professor Muniz. Também como o Rubens, sugiro que a maioria dos jornalistas da FSP sejam corajosos e reflitam sobre esse artigo e passem a escrever sem interferências espúrias.

    Responda
  5. Bruno Sebastião Neto

    Como sempre fantástico em suas reflexões onde a borda um tema que parece não ter fim, e que é preciso martelar sempre nesta questão( ultra direita) Um vacilo da sociedade consciente ,é destruição de todos consciente !

    Responda
  6. renato mocellin

    Brilhantes reflexões. Pena que vivenciamos nos últimos anos uma distopia na qual papalvos de todas as espécies ganharam força e popularidade. Para pessoas que acreditam em justiceiros de araque e populistas de direita o seu artigo é incompreensível. Feliz Natal !

    Responda
  7. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Jornalistas e articulistas da Folha, o fato de não lerem reflexões como as de Muniz Sodré (e vocês não leem porque lhes seria insuportável reconhecer o quanto ele está à frente de seu jornalismo mesquinho) explica muito o modo tacanho como veem transformando a Folha em um espaço de jornalismo de fofo quinha.

    Responda
    1. Ladislau Leite de Oliveira

      Perfeito Braulio ! Você foi na mosca, mas os jornalistas da FSP não vão acatar a sua sugestão. Uma pena.

  8. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Pena que esta importante reflexão de Muniz Sodré esteja acima da capacidade de compreensão do leitor médio da Folha e até mesmo da maioria dos articulistas e jornalistas que têm escrito aqui. Não é por outro motivo que continuamos a ler (e já quase no nível do insuportável) a cascata de textos que continuam a postular que Lula é muito ruim e que dá para tentar informar bolso naristas. Só mesmo uma patafísica para entender.

    Responda
  9. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Pena que esta importante reflexão de Muniz Sodré esteja acima da capacidade de compreensão do leitor médio da Folha e até mesmo da maioria dos articulistas e jornalistas do jornal. Não é por outro motivo que continuamos a ler (e já quase no nível do insuportável) a cascata de textos que, aqui, continuam a postular que Lula é muito ruim e que dá para tentar informar bolso naristas. Só mesmo uma patafísica para entender.

    Responda
  10. Tadêu Santos

    Poeticamente filosofal, mas terrivelmente objetivo!!!

    Responda
  11. Gregorio Amarante

    Este senhor que escreve vive também uma arrebatadora patafísica, na sua fértil imaginação o Lula é um líder que se aproxima da santidade e quem não o segue deveria ser interdidato.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E olha que não sou literalmente contra o maniqueísmo. Meu avô camponês matou um homem no interior do Paraná: o cidadão sacou uma arma descarregada para ele, mas o velho não tinha como verificar se a arma estava descarregada, tão pouco os motivos do agressor. Maniqueistamente o abateu e a justiça do Paraná o mandou de volta prá casa.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Discordo absolutamente. O fato de não se aceitar o ex-presidente, que morou na Flórida e seus homólogos não significa santificar Lula. A não ser para quem tenha uma visão plenamente maniqueísta de mundo. Para o maniqueísta não há tons de cinza: o mundo está dividido entre absolutamente bons e completamente maus. A vida, infelizmente para elas e eles, é muito mais complicada.

    3. Ladislau Leite de Oliveira

      Não existe santo prezado leitor, mas fomos salvos da barbárie que estava caminhando o nosso país pelas mãos de um inepto presidente fascista e por uma gama numerosa de militares doidos para pegar o poder. Ainda bem que a maioria percebeu.

    4. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Lula salvou e está salvando o país do abismo fascista representado por um líder ignorante, tacanho e mau. Lula entendeu a dimensão do desastre por vir e formou a frente que está salvando a democracia. Afora isso, o país melhorou economicamente. Os programas voltados para os mais pobres e a disposição para criminalizar os racistas, misóginos e homofóbicos, tudo isso é de deixar gente como você, Gregorio, muito fulo da vida. Que assim seja. Continue com raivinha.

  12. JOS LEANDRO

    Lula, eu não vou com a sua cara! Durante sua fala na TV vou bater panela e falar mil coisas que lhe deixam infeliz!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Estará exercendo o seu direito. Agora e quando um governante da sua predileção estiver falando e uma vizinha bater panelas, vai respeitá-la?

    2. Anete Araujo Guedes

      OBS: a palavra comunismo saiu devido a um esbarrão na tela onde ela se encontrava

    3. Anete Araujo Guedes

      Seu cara é o outro, aquele Zumbi que, mesmo tendo sido derrotado nas urnas, segue com seus pesadelos de transformar o país em uma ditadura, onde ele reine absoluto, implementando o comunismo de vez a violência, a estupidez, a truculência, o entreguismo daqueles que vivem sem rumo, sem projetos, sem pudor, vagando pela vida ao leu, apegado ao poder, à grana, à mesquinhez, sem nunca ter ganho seu sustento trabalhando pra valer.

  13. Angelo Batista Goulart

    A popularidade e cada vez mais dificìl para a classe politica , Golpes na democracia , a geo=politica caminha a passos largos para a multipolaridade, o ultra-liberalismo da um ultimo suspiro na Argentina até seu ocaso final. O planeta atual enfrenta a maior crise aguda do capitalismo e a queda do Império(EUA). Por tanto o Brasil como pais periférico sub-desenvolvido e dependente com a República apodrecida não apresenta esperança nenhuma ao povo, vivemos um reality shows !

    Responda
  14. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro prof. Muniz Sodre,excelente texto,aqui e na Argentina colocaram um laranja estúpido como presidente,isso referente ao pleito de 2018 ,e uma escumalha,malta ou sucia se propôs a desgovernar o país,votei em 2022 para salvar a democracia pois sendo sincero ambos os candidatos do segundo turno eram e são fraquissimos.

    Responda
  15. Marcos Serra

    Bozo teratológico, Milei que diz ter "filhos de quatro patas", Maduro em colóquio com passarinhos, Trump que prega abertamente a ditadura e Lulis um descondenado chefe do maior esquema de corrupção do planeta. Como ser popular se seus discursos são vazios e recheados de ódio, mesmices e mentiras? Como tirar do lombo que deveria estar preso e só voltou às ruas como recompensa da indicação de iluministros? A mente pode fraquejar e acreditar, mas a consciência julga por fatos e não palavras.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O STF só devolver Lula à cena política, porque Bolsonaro ameaçava fechar o STF. Se alguém quer acabar com o meu emprego e tenho meios para impedir isso, me ^dê uma razão para não fazer. Só porque eu sou gente boa? Quem pode mais chora menos.

  16. Nelson Vidal Gomes

    Cuido de ajudar o ilustre articulista fazendo o que esqueceu de fazer em conformidade com o "chapéu da Matéria". Lula está desconfortável com sua popularidade por que não sabe o que fazer para aumenta-la, ou melhor, não sabe fazer o que a faz aumentar: governar. O marketing político que é a sua especialidade e o fez se reeleger mais de uma vez, já não lhe ajuda como antes. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Vanderlei. Bolsonaro também não soube governar, cuidou de coisas pequenas, seguiu assessores de estrema- direita revelando-se sem empatia com o povo brasileiro, por isso trouxe de volta um "descondenado" pelo STF. Já passou da hora de nos livrarmos dessa escravidão mental de achar que uma crítica a Lula equivale adesão a Bolsonaro. Namastê!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não sabe governar? Como se explique que quando governa a economia cresce? Claro que não governa sozinho, mas as coisas estão caminhando. O mais importante é não ter um presidente que debocha de doentes e mortos. "vão ficar chorando até quando?"

    3. Leonardo Trindade

      Os tempos mudaram e você não percebeu, meu amigo. Não entendeu nada sobre a pós-verdade e no que se baseia a nova ultra direita ou quem tem interesse comercial em criar narrativas paralelas.

    4. Nelson Vidal Gomes

      Igualmente Ricardo meu Caro! Namastê!

    5. Ricardo Arantes Martins

      Perfetio Nelson. No mais. Feliz Natal nego!

  17. Paulo Jr

    Caro, humildemente considero que quem recentemente salvou o país do abismo foi Michel Temer. Com todos os defeitos que ele tinha (e não discuto nenhum deles), não devemos esquecer que o abismo estava a um metro de distância, com dois anos de derrocada econômica inédita em nossa história e risco real de hiperinflação meses adiante. Quem o sucedeu, teve a sorte de uma facada providencial na hora exata em que começaria a despencar nas pesquisas. O resto, foi a tragédia anunciada.

    Responda
  18. goncalo agra de freitas

    É um comentário muito bom, só não entendo como pode um pobre ser de extrema direita, mas tenho certeza que tudo isto vai acabar em breve, pois com a IA todos os serviços repetitivos vão ser feitos por uma máquina, mas em media 70% dos bens de uso e consumo vendidos no mercado são comprados com a renda da mão de obra, se esta não tiver renda vai vender para quem? A GRANDE REVOLUÇÃO DO SECULO XXI A PARTIR DE 03/2024

    Responda
  19. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Estou contemplado! Definiu muito bem os direitistas extremados.

    Responda
  20. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Interessante o artigo. Só não entendi o que tem a ver com os índices de popularidade do atual presidente da República.

    Responda
    1. Jocimar Bruno dos Santos

      Ãndices de popularidade baixos não indicam necessariamente insatisfação com os resultados apresentados pelo governo, mas podem apontar pra uma perversa singularidade humana: a síndrome de Estocolmo, onde vítima cria simpatia pelo seu algoz. Violência, intimidação e desprezo podem gerar um laço emocional entre vítima e agressor; entre escravo e senhor. A eleição do Lula significa democracia, mas parte da população mantém laços sentimentais com o Bolsonaro, apesar da toxidade que ele representa.

  21. Charles Moreira Cunha

    Interessante essa patafísica!...polisêmica como toda palavra...encontro correspondência com todo o marketing político brasileiro que repete imagens que sombreiam nossos velhos e gigantes problemas sociais. O real de cada um escondeu assim, patafisicamente, quase tudo que nunca se resolveu verdadeiramente! E a França é perto para se aprender essa artimanha! Cresce o vocabulário de poucos por aqui...grandes coisas...

    Responda
  22. Enir Antonio Carradore

    Pô Folha, vou para de trabalhar de graça, só porque mencionei Espinosa, Foucault e Borges meu comentário foi censurado?

    Responda
  23. Enir Antonio Carradore

    01) Só uma imersão completa na Ética, de Espinosa, seria capaz de “salvar” os crentes na parúsia, cuja urgência já era apregoado por Paulo de Tarso no século I. 02) Foucault, em vez de publicar A Microfísica do Poder, poderia ter publicado, de preferência em coautoria com Borges, A Patafísica do Poder, que seria um belo e exemplar na Biblioteca de Babel do argentino.

    Responda
    1. Edson Capistrano

      Muito bom , só os entendores entenderão!

  24. Ricardo Arantes Martins

    Definistes bem. nada mais teratológico do que Trump, nosso TrumpJeca do Brasil eterno paga pal do Norte Americano e outras linhas de trampismo. Eles são o caos da demagogia com ideias estapafúrdias baseada em hipócritas valores retrógados como religiões fisiológica, utilitárias que buscam o dinheiro e poder e preconceitos das mais variadas matizes. Mas Lula e o petismo não são lá grande coisa, qualquer um é melhor do que o Coiso, até um poste.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      é a opção entre o feito e o medonho Chicon, entre o fedido e o podre.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo plenamente, Ricardo. O problema é o contentamento e a paixão pelo ruim sob justificativas e cegas defesas em razão de se ter libertado do péssimo.

  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Perfeito. E a prova viva aqui nesses comentários são alguns aderentes do perdedor , ou os colunaticos da terceira via, em seus mundos para-ilusorios, ali empacaram, dali não desatolarm.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O atoleiro retém os babões, de ambos os polos, negacionistas do bom senso que enfrenta as paixões ao apontar o certo e o errado.

  26. Pery Pedro

    O autor subestima a direita, e a confunde com a pequena hoste de sectários do ex-presidente. Para nós, Bolsonaro é fósforo riscado. Para nós, fez um ótimo governo em termos de controle da corrupção e avanços econômicos institucionais, como a reforma da previdência, a mais difícil de todas, com apenas uma exceção. Ruim na educação e saúde, uma tragédia na administração da pandemia. Que em paz descanse com a rejeição pela qual lutou tanto. Não somos monoteístas. Pergunte ao Aécio.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Contrarreforma da previdência? O que se queria era fazer do Brasil um grande Chile. Felizmente o povo chileno se levantou e evitamos o desastre. No Chile, de Paulo Guedes, idosos se suicidam face às baixas aposentadorias. Isso é patriotismo, não?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Problema algum em ser de direita Pery, assim como tem problema não em ser de esquerda o que importa é defender políticos ou políticas que tenham vergonha na cara. Não há dúvidas que tem muitas críticas a Extrema Corrupção das Gestões petistas mas a esquerda nem de longe pode ser representada por eles. não vejo nada de útil em Bolsonaro, sempre foi centrão, votava com Lula até o fim do mensalão e a privatização dos braços da petrobras foi alta corrupção. e a reforma foi Temer. Feliz Natal!

    3. Carlos Amorim

      Concordo. O pessoal precisa entender que tem extrema direita, direita, centro direita e até centro... e todos já foram chamados de "extrema direita facista" por certa esquerda e por parte da mídia. 2026 tá longe

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Poderia dizer-se que é um comentário joia?

  27. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Acho q o indivíduo acima nunca ouviu falar em Pt .

    Responda
  28. Carlos Ernesto de Oliveira

    Prof. Sodré, nossa ilha dominical de lucidez! Obrigado, professor!

    Responda
  29. carlos campos

    Oh saudade do paulo guedes ... A folha caminhando para o precipicio a passos largos , sem imparcialidade e subestimando a inteligência de seus (ainda) poucos leitores fiéis...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Gente: se há uma coisa que não cobro de jornal é a tal de imparcialidade. Gente: jornal é a voz do dono e estamos conversados.

  30. Esechias Araújo Lima

    Artigo excelente. Citando um excerto " "O grande segredo do regime monárquico consiste em enganar os homens,..." É verdade. Com pessoas dos dois lados está acontecendo isso. Há quem crê cegamente nos dois: no ex e no atual.

    Responda
  31. Edson Capistrano

    Gostei do texto. Creio que pra compreender esta disposição a "servidao voluntária" , daqueles que clamam por um regime autocrático, precisamos da ajuda dos filósofos. Faltou acrescentar o niilismo reativo de Nietzsche para entender esta disposição da massa inculta, virulenta , rancorosa, que abdica da autodeterminação para adorar um " mito" acéfalo, acreditando com isto serem os arautos da liberdade, quando não mais passam de acorrentados na caverna de Platão.

    Responda
    1. Enir Antonio Carradore

      Há uma identificação insuperável entre os asseclas e o “elmo cheio de nada” que veneram.

  32. JOS LEANDRO

    lula, eu não vou com a sua cara! O lula só venceu as eleições pq a tv globo e folha de são paulo entrarm no negócio e induziram a população brasileira a votarem nele, lula. até hj se vê o o homem de duas faces, reinaldo azevedo, a fabiola cidral, a Tati Bernardi,o sakamoto e o josias de Souza militando pro PT. "lula vc é inocente!" .Pq sem o apoio da globo e fsp o lula não teria a menor chance diante do bolsonaro!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não foi o Lula que venceu. Foi o ex-presidente, que morou na Florida que perdeu. Não tivesse ameaçado o STF e tivesse uma postura decente na pandemia e teria sido reeleito. Paulo Guedes sempre foi Deus nesta Folha e na Globo..

    2. Anete Araujo Guedes

      O inelegível recorreu à ilegalidade para vencer as eleições. Foi julgado e se tornou inelegível

    3. José Antônio

      Procure um psiquiatra com urgência, o seu caso é grave!

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Cloroquina em excesso?

    5. Edson Capistrano

      O comentario que escrevi vc se encaixa perfeitamente.

    6. Dario Lima

      Lula é representa o centro direita civilizado, Bolsonaro a extrema direita militarizada e religiosa, é simples a escolha. O Mito e Jesus Cristo vão voltar pra resolver o problema.

    7. Luiz Sergio

      Falou o grande pensador. Sqn.

  33. Licia Aihara

    Regina Duarte

    Responda
  34. André pedrosa

    Acabou esse negócio de político com auto índice de popularidade...as coisas estão dívidas veio pra ficar os admiradores da extrema direita...

    Responda
  35. Adenilson peneli

    Boa análise, mas o título é equivocado, pois pessoas que só lêem a manchete não vai saber do que se trata, o título é fundamental pois é a partir dele que os leitores decidem ler ou não, quase que não leio.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      O título é tendencioso. Típico da fSP, ultimamente.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.