Celso Rocha de Barros > O papa e os LGBTs Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Joaquim Rosa

    Um convite de amor ao próximo não tem nada de erótico e muito menos tem o poder de revogar todas as outras leis.

    Responda
  2. Joaquim Rosa

    A regra é clara, está lá no livro sagrado. Falta dentro da área é pênalti. O juiz aí extrapolou.

    Responda
  3. WESLEY JUNQUEIRA DE CARVALHO

    O Papa não autorizou a bênção de casais homossexuais. Leia com cuidado o documento em questão para não disseminar falácias.

    Responda
  4. Valdir Silva

    O Novo Testamento condena a prática homossexual: 1 Coríntios 6:1-18 e Romanos 1:18 em diante. Concordo com o escritor num ponto: Deus condena esse pecado da mesma maneira que a mentira, a prostituição, o adultério, apesar de 1 Coríntios 6 dar um status especial ao pecado sexual, contra o corpo. Ele não condenou a prostituta, mas disse: "vá e não peques mais". É o mesmo convite aos homossexuais: "venha para Cristo lutar contra seus pecados". É o que eu faço todos os dias.

    Responda
    1. JOAO PAULO VIANA MAGALHAES

      O homossexualismo está presente é muitas espécies animais. É portanto da natureza, e sendo Deus criador da natureza, só pode ter vindo de Deus. E veio muito antes do Cristianismo, um movimento que apenas recentemente "descobriu" aquele que teria sempre existido e para sempre existirá.

  5. João Paulo Zizas

    O esquerdismo é essencialmente adverso ao cristianismo e, assim, é duvidosa a postura de quem se declara adepto dos dois. Sobre a aceitação de casais homoafetivos, é legítimo a Igreja Católica ter prudência no tocante ao assunto e até mesmo abençoar gays sem equiparar as relações sexuais por eles praticadas àquelas preferidas pela maioria das pessoas. Uma instituição milenar está bastante livre da obrigação de acatar de modo automático o clamor de militantes cujas ações começaram há pouco tempo.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Ricardo, suas observações são interessantes. Mas o esquerdismo é, sim, adverso ao cristianismo. Para ver isso, basta dar uma olhada na história e também no presente. Os regimes esquerdistas sempre têm postura contrária aos ensinamentos do Nazareno e a quem neles se inspira a fim de nortear ideias e condutas. E diversas causas habituais da esquerda brasileira ( aborto, ideologia de gênero, legalização das drogas, invasões de terra e apoio a ditaduras inimigas da fé) deixam isso ainda mais claro.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Como assim o esquerdismo é adverso ao Cristianismo. Donde tirastes tal absurdo. Adverso ao Cristianismo é a mentira, a ignorância e a falta de amor. Cristo quer o Respeito ao próximo, nunca apontou o dedo pra ninguém, exceto para os religiosos fisiológicos que se imiscuiam no Poder visando lucro como os de hoje. Tecia com mere. trizes, ladr@o e corruptos. nunca aplaudiu o pecado mas amou o pecador. não julgueis para não ser julgado. com o mesmo rigor que voce fizer será julgado.

  6. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    O Papa Francisco em mais uma estratégia de desviar a atenção dos fiéis e da opinião pública com a divulgação de outro escândalo sexual. Pelo menos 2.056 pessoas foram vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica na Espanha, como aponta auditoria de uma comissão independente ligada a Defensoria do Povo. O número está subestimado segundo balanço feito pela mesma comissão em outubro 2023, podendo ultrapassar 200.000 abusos de menores de colégios e seminários promovidos por padres e professores.

    Responda
  7. Raymundo de Lima Lima

    Ótimos argumentos. Ótimo texto. Quem tem ouvidos, além de ouvir, que também saiba escutar estes argumentos. Será que há leitores com mentalidade esclerosada que leu este texto 'com um só olho d'alma', ou seja, não leu conforme o sentido do que você escreveu? O papa Francisco faz o que pode, mas pena ser incompreendido por reacionários e fascistas.

    Responda
  8. Fábio Cesar Cristiano

    O texto deste articulista quase sempre desconstrói minhas verdades e me coloca a repensar sobre vários aspectos da realidade. Muito grato.

    Responda
  9. gustavo alves de oliveira

    Supimpa.

    Responda
  10. antonio pereira

    Que texto maravilhoso.. reuniu num só lugar, informação, opinião, crítica etc.. simplesmente maravilhoso

    Responda
  11. Matheus Lourenço

    Excelente texto! Destaque para o trecho sobre Sodoma, que faz alusão à inospitalidade, e não à homossexualidade. Os mandamentos do livro de Levítico, do Antigo Testamento, também rotineiramente precisam ser trazidos, uma vez que os fundamentalistas insistem em se lembrar apenas da parte que lhes é conveniente. A verdade é que Jesus reformou a religiosidade ao professar o amor, a tolerância e a inclusão: acolheu a prostitua, defendeu a mulher adúltera. E jamais condenou a homossexualidade (+)

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      ..., até porque a homossexualidade, da forma como hoje a conhecemos, simplesmente não existia naquela época.

  12. Fernando Piechnik Leite Ferreira

    Aguém que se refere a Igreja Católica deveria usar o linguajar e a numeração do Catolicismo e não da igreja evangélica. Lamentável que o escritor se atenha unicamente ao antigo testamento, e não realize qualquer menção ao concilio Vaticano II e ao CIC . Que mostra o respeito e a solidariedade aos nossos irmãos que possuem escolhas homoafetivas. Os conservadores estão longe do CV 2 e do Papa. O grande equívoco se dá ao pular do AT para 23. Com isso pula se Jesus e os avanços da Igreja.

    Responda
  13. Eduardo Elói

    Muito bom esse texto! Legal mesmo!

    Responda
  14. Marcelo Moraes Victor

    Excelente teu texto! Sinceramente como ateu não considero muito inteligente pautar minha vida por livros escritos há milênios por homens preconceituosos no meio da areia. Não foi Deus quem disse, foram esses barbudos sem banho. E uma turma rasa e pecadora se diz cristã, vive na igreja, segue pastores fascistas, cultiva o ódio e acha que vai pro Céu. Ahã

    Responda
    1. JOS LEANDRO

      "homens precinceituosos" acho que vc está cometendo anacronismo histórico, pois olha para aqueles homens pela lupa dos tempos atuais. Vc está olhando pra história como se ela sempre tivesse o mesmo modo de pensar em toda sua linha do tempo. Vc está olhando para o mundo como se o mundo fosse o Brasil dos dias atuais! Vc é anacrônico, mas se acha culto!

  15. Nelson Acar Filho

    Excelente artigo. Este papa merece aplausos de religiosos e de ateus. É um verdadeiro lider contra o obscurantismo.

    Responda
  16. Jorge Luiz

    Ótimo artigo. Em especial quando esclarece a tática de perseguir uma população minoritária para fomentar o ódio da maioria dos eleitores. O ódio como ferramenta política sempre andou de mãos muito dadas com a falsa religiosidade..

    Responda
  17. neli faria

    O pessoal é preconceituoso contra os homoafetivos, mas,não seguem a Bíblia em:comer carne de porco, usar roupa com fios diferentes,não buscar adivinhadores;mulher ensinar a Bíblia,mulher não pode ser pastora;não misturar animais, plantas e roupas; se divorciar; não misturar o profano com o Divino,Todas as igrejas amam o princípio da imunidade tributária!Muitos não cumprem 2Timoteo 58, deixam pais, avós ao deus-dará. Sou Católica e respeito o Santo Padre que segue os ensinamentos de Jesus.

    Responda
    1. neli faria

      João:o verdadeiro Cristão segue o pensamento de Jesus: não mistura o profano, esquerda, direita, com o Divino. Esquerda? Tem os mesmos defeitos que a direita. Pode ser que no exterior sejam distintas. Aqui não. Na hora do butim legalizado, não existe esquerda, direita, lula,bolsonaro, pt ,pl: todos se dão as mãos como irmãos para jamais construírem a nação. Exemplos? Fundão de cinco bilhões.Descaracterização da lei da improbidade.Os Boiadeiros são iguais até na boiada que os defendem...

    2. João Paulo Zizas

      É coerente uma pessoa ser católica e não ser de esquerda.

    3. neli faria

      Ricardo: Feliz Natal para você também!

    4. Ricardo Arantes Martins

      Beeeem por ae Neli, no mais Feliz Natal do Amor na Terra.

    5. neli faria

      Sou Católica e não sou de esquerda.

  18. Manoel Marcilio Sanches

    Um pequeno passo da Igreja mas um passo gigante e corajoso desse papa.

    Responda
  19. Maria Lopes

    Ótima!

    Responda
  20. Alexandre Marcos Pereira

    A proibição de cobrança de juros em Levítico é uma questão teológica que pode influenciar as práticas financeiras de algumas denominações e grupos religiosos. No entanto, as decisões específicas de igrejas sobre investimentos, incluindo se elas se abstêm de investir em renda fixa por motivos religiosos, podem variar consideravelmente. Além disso, as atitudes dessas igrejas em relação a questão LGBTS são uma questão separada e não tem uma relação direta com suas práticas financeiras.

    Responda
  21. JOS LEANDRO

    O movimento lgbt é coisa dos nossos dias, de nosso habitar, não é coisa nem dos anos setenta, menos ainda dos tempos bíblicos. O papa parece que fez Moisés em relação ao divórcio. Tenho a impressão de que a homossexualidade condenada no Levítico é que talvez fosse praticada em crianças ou recém-nascidos. Era, talvez, um ritual religioso. Não tendo nenhuma referência ao LGBT dos dias atuais.

    Responda
  22. Ricardo Arantes Martins

    Muito boa a matéria. ajuda a tirar a pecha de julgo moral e religiosa. Para mim o que importa é o Amor. A atitude do ser humano vale muito, mas muito mais de onde ora em qual templo professa, ou mesmo se é ateu. O que Jesus prega é o caráter. Veja que ele diz "Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Bravo! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  23. Paulo Jr

    As religiões que afirmam serem pecaminosas as relações sexuais sem objetivo reprodutivo, por óbvio, sempre terão alguma dificuldade em aceitar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Por outro lado, casais homoafetivos e "heteroafetivos" (pus entre aspas por nunca ter lido essa palavra, logo não sei se existe na língua portuguesa) me parecem merecer o mesmo status perante estas religiões.

    Responda
    1. neli faria

      Corrijo-me: a relação com o fim reprodutivo...

    2. neli faria

      A relação com o reprodutivo foi no passado. Hodiernamente, com a inseminação artificial nem precisa de relação heteroafetiva.

    3. Anete Araujo Guedes

      Relações sexuais para fins reprodutivos. Por quanto tempo as mulheres sofreram com essa imposição. Submetiam as essas ditas relações sem prazer, apenas por obrigação. Tratava-se de uma violação, de uma violência com o próprio corpo, para não dizer coisa pior. Nem sabiam o que era desejar, no sentido mais amplo da palavra. Não temos que merecer as bençãos de quaisquer religiões, e sim seguir a vida sem essas imposições retrogradas, misóginas, machistas.

  24. Nelson Vidal Gomes

    O ilustre articulista deve aumentar um pouco a sua cultura teológica. O Livro Cristão que é o Novo Testamento, nada fala sobre a homoafetivade muito menos a condena. A essência do pensamento de Jesus o Cristo, é o Amor ao próximo sem o qual estará mentindo aquele que diz que ama a Deus, tanto quanto no Juízo de Paulo, seu difusor, nada será. Vê-se, pois, que o Catolicismo e o Protestantismo são judaico-cristãos. O Espiritismo, entre nós, é que é Cristão. Deus nos ilumine a todos!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      A Bíblia é uma biblioteca e não um livro só, em cada um destes há conteúdos proféticos sim, espirituais sim e outros não, apenas históricos, jurídicos, pedagógicos, sociológicos, de etiqueta social e disciplinares dirigidos a um povo pastoril que não tinha outra forma de compreender a conveniência de seguir os princípios senão pelas regras e estas pelo temor e este sobretudo a Deus. A chave de sua compreensão é dada pelo Novo Testamento que reflete o pensamento Cristão. (Santo Agostinho).

    2. Nelson Vidal Gomes

      A Bíblia é uma biblioteca e não um livro só, em cada um destes há conteúdos proféticos sim, espirituais sim e outros não, apenas históricos, jurídicos, pedagógicos, sociológicos, de etiqueta social e disciplinares dirigidos a um povo pastoril que não tinha outra forma de compreender a conveniência de seguir os princípios senão pelas regras e estas pelo temor e este sobretudo a Deus. A chave de sua compreensão é dada pelo Novo Testamento que reflete o pensamento Cristão. (Santo Agostinho).

    3. Celia Moura

      O Novo Testamento fala sim: Primeira Carta aos Coríntios 6 :10.

    4. Celia Moura

      Leia 1 cor 6 :10. Até onde sei, as epístolas de Paulo são parte integrante do Novo Testamento.

    5. Anete Araujo Guedes

      As religiões sempre foram os maiores empecilhos para o avanço dos costumes sociais. Por serem comandadas por homens, sempre impuseram restrições duríssimas às mulheres e a tudo que saía do convencional, do que era por elas eram considerado normal. Ainda não li o texto. Celso Rocha de Barros é dos mais conceituados articulistas da Folha. Tive uma formação católica, opino a partir da minha experiência e de algumas leituras, mas passo longe do livro cristão, do novo testamento e das igrejas

    6. Nelson Vidal Gomes

      * homoafetividade. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.