Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogerio Lima Afonso

    Salve Vinicius...ótima crônica, com sua lucidez contumaz...teremos mais pobreza e mais necessidade de assistencialismo; e onde arrumar dinheiro para isso, a questão.

    Responda
  2. HELIO A LOUREIRO

    Curioso: Nem uma palavra sobre a pior recessão da história do Brasil e o brutal desemprego que a acompanhou. Ou sobre o maior roubo da história do país (petrolão), na verdade, tal qual o mensalão, mais uma tentativa de golpe nas instituições democráticas. Nem uma palavrinha...

    Responda
  3. Berenice Gaspar de Gouveia

    Lula assumiu sob descrédito? De quem? Talvez do tucanato e desse periódico. Nas ruas a euforia era grande e foi justificada. Governou dob intenso bombardeio midiático, foi reeleito, elegeu e reelegeu sua sucessora. Para desespero do autor...

    Responda
  4. José Cardoso

    Uma assombração possível é um período de clima muito desfavorável, que prejudique a agricultura. Temos tido anos de vagas gordas, aproveitemos a fase.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Aproveitemos? Você pretende comprar quantas fazendas?

  5. adenor Dias

    Eu já não tenho duvida de que Lula é o melhor líder deste país, está na hora de aparecer outros, pois nosso presidente está envelhecendo! Em outros tempos, havia uma dúzia de sujeitos capazes de nos dar esperança, hoje nos contentamos com Bolsonaro e um ambicioso Ciro gomes, que atira para todo lado afim de chegar ao poder.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Quem se contenta com bolsonaro, cara pálida? Me inclua fora dessa. Ciro Gomes já morreu, só não deitou de teimoso. Poderá ressuscitar como Deputado Federal ou Prefeito de Sobral, lá no adotado como seu, Ceará.

    2. Dionisio DeBarros

      Haddad e Boulos sao novos lideres muito promissores.

  6. paulo werner

    O título ficou muito bom! O mal estar com a primarização da economia tbm vai na direção certa. Agro e Petrobras são dois projetos q não sofreram descontinuidade, dos poucos q sobreviveram ao fisicalismo. Resta agora atinar para a importância d projetos estratégicos, como o fazem economias desenvolvidas, consentindo q investimentos não podem ser interrompidos em tempos de conjuntura fiscal desequilibrada, q grande parte dos investimentos não vingam mesmo, q investimentos não são gastos.

    Responda
  7. ADILSON RIBEIRO

    Tirando alguns equívocos mal escritos do Vinicius, Lula é com toda certeza o maior estadista do século. Navega na esquerda, da embaixada na direita, joga no centro, desarma a bancada da bala, dos “falsos profetas”, e esse ano já marcou muitos gols de placa. É inacreditável: Zanin, Brics, ONU; Dino, Gonet, Reforma Tributária, e agora fechamos o ano sendo a 9a economia do planeta. É o cara! (Obama)

    Responda
  8. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Sabemos hoje que a prisão de Lula foi patrocinada também pela grande mídia, inclusive pela Folha que ainda hoje o persegue incondicionalmente. A direita e a extrema direita pioraram o país, e com direto a genocidio até agora impune. 700.00 pessoas foi pouco. A folha e seus articulista se calaram. Tratam com mal necessário.

    Responda
  9. Nelson Vidal Gomes

    Lula é um gênio político. Derrotou Haddad contra Bolsonaro o que não poderia fazer contra ele que é do seu partido, obrigando-o a se candidatar em seu nome (Haddad é Lula) à época um condenado, a quem depois venceu como o "descondenado" do STF. Não obstante, não foi, até hoje, capaz de construir uma imagem de Estadista junto a nação em que pese a ajuda de quase toda a mídia. Resta-lhe reconhecer que cumpriu seu papel retirando Bolsonaro do poder e renunciar. Namastê!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Marcelo Fogaça

      Na verdade pelas projeções ele venceria em 18 mesmo " condenado"

  10. Artur Carmel

    Absurdo . As bancadas da bala , da Bíblia e do boi já "trabalhavam" desde antes o primeiro governo Lula, que se não de coligações pro governabikidade, as claras, já trocavam figurinhas, principalmente com a entrada de Temer na chapa de Dilma, um presente de Lula para sua lugar-tenente. O articulista, vira e mexe, faz o que todos os outros fazem: botar nas costas de Bolsonário todos os males do país . Só na falam quem foi que trouxe o Bozo. Isso é pecado...

    Responda
    1. Marcelo Fogaça

      Lavajatismo? Moro? Consenso de washington? Liberalismo jaboticaba? Desinformação?

    2. Nelson Vidal Gomes

      Falam até gritam! Mas os pseudointelectuais frustrados de nossas academias seguidores do "templo" PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) tão fanáticos quanto os extremistas de direita seguidores do "bozo", só ouvem o que satisfaz a seus "egos" mais preocupados com seus mesquinhos interesses pessoais e partidários do que com os do país, do contrário seriam os primeiros a trabalhar contra as piores lideranças que o Brasil já produziu: Lula e Bolsonaro. Os dois!Namastê!

  11. Alberto A Neto

    "Nós vivemos a temer o futuro; mas é o passado que nos atropela e mata!". (Mario Quintana)

    Responda
  12. jose celso righi righi

    Muita coisa mudou depois dos 20 anos do início do primeiro mandato para o início do terceiro mandato de Lula, muita coisa para melhor, outras par pior, mas o que temos de pior hoje? A sociedade Brasileira!

    Responda
  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Não existe jornalista (a quem a Folha deu o status de articulista, pau-mandado que é do editores) mais medíocre que VTF.

    Responda
  14. Sérgio Silva

    Basta fazer cálculos com base DY.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Sérgio, DY quer dizer Dividend Yield?