-
Lis P Junqueira Safra
Se esse governo não acabar logo entraremos num caos maior que estamos. Gastando demais. Um desgoverno
-
Igor Cornelsen
Se não sairmos desta discussão de direita e esquerda no Brasil ninguém vai investir no Brasil e vamos afundar. O estado gordo e falido não tem capacidade para investir, e quando investe investe mal e custa caro.
-
JORGE MAGALHAES
Prezado Igor, agora existe uma saída viável e próxima para os inconformados com o atual governo do esquerdista Lula; a saída é migrar para a Argentina do Milei, também conhecido como El loco. Na atual terra dos hermanos, pessoas como você, serão felizes para sempre.
-
Valdo Neto
Igor, por favor compartilhe a fonte que indica que o estado brasileiro está falido como colocado no seu comentário.
-
-
Florentino Fernandes Junior
Petronio, tu é comediante? Lula, o cara q criou o nós conta eles? O criador do playboy?
-
Florentino Fernandes Junior
Estela , santo inacio recebeu o ditador maduro logo q foi empossado!
-
Adailton Alves Barbosa
- Sim, mas nunca o vi endossar sua política ditatorial.
-
-
Petrônio Alves Corrêa Filho
Com base no texto, é de se perguntar porque a Folha não destaca a verdadeira campanha que Lula faz em prol do diálogo e do fim das agressividades entre os grupos diferentes.
-
Eduardo Santos de Oliveira
Folha, supera essa coisa rasa de "polarização", por favor! Assuma que você apostou todas as fichas no Bolsonaro e na agenda do Guedes - e acabou perdendo muito. Cresce, faça terapia e supera essa infantilidade! Apoiou o golpe militar, a ditadura ("ditabranda", lembra?), o golpe de 2016, a agenda irresponsável do Guedes, os ataques aos direitos trabalhistas, o sucateamento do serviço público. Assuma, ao invés de ficar nesse joguinho raso.
-
Tadêu Santos
A Folha de SP está tentando dar ao JMB um "status de político" que não é, e mais ainda, estão taxando o fenômeno nazifascista de ultradireita surgido em 2018 de 'bolzonarismo', ao interesse de quem? O Lula da Silva tem uma história neste país, que merece ser respeitada até por opositores, pois foi conquistada com muitas lutas pelo aperfeiçoamento da democracia. O "Lulismo" têm raízes, têm história e têm credibilidade mundial. Fez o que o outro não fez em 28 anos e ainda fará muito pelo país...
-
Alberto A Neto
Dez anos atrás: "Nós vivemos a temer o futuro, mas é o passado que nos atropela e mata". (Mario Quintana, no Caderno H/ Rio de Janeiro/Objetiva/ 2013).
-
Estela Najberg
O problema não está na polarização, mas no conteúdo dela. O que a FSP faz questão de não ver é que o Bolsonarismo representa uma vertente do fascismo. O que defendem é absolutamente anti-civilização. Como ser tolerante com quem defende ditaduras (lembrem dos elogios a Strossner e Pinochet, e a negação da ditadura no Brasil); combate a ciência e a cultura; prega misoginia; homofobia; racismo. o Editorial confunde, propositalmente, conservadorismo com reacionarismo. Triste!
-
Marcelo Magalhães
Pode parecer paradoxal, mas o texto é uma exaltação à polarização, pois essa é a armadilha que permite os editores igualar os progressistas aos conservadores. A folha tem lado e com certeza não é a solidariedade à população carente, herança de 350 anos de exploração escravagista, que nunca foram ressarcidos pelo que produziram, mas não desfrutaram. Pelo contrário, esse modelo foi repetido no golpe da presidente Dilma e implementação de políticas que levaram à insegurança alimentar e fome.
-
Mauro Tadeu Almeida Moraes
Bolsonarismo: culto ao genocidio.
-
Felipe Araújo Braga
O problema é que o Bolsonarismo é uma força incivilizada. Estou bem ao centro e acho importante termos uma direita e uma esquerda organizadas. Porém, um grupo político que deseja impor uma religião (a fim de que pastores enriqueçam em cima de pessoas pobres), aumentar a desigualdade social, perseguir minorias, destruir o meio ambiente, submeter os outros poderes da República e se perpetuar no poder não é aceitável (isso porque não falei das vacinas e das 700 mil mortes).
-
Ricardo Arantes Martins
É isso. Comentário muito preciso e sensato, como os outros 3aqui até agora. Feliz Natal Braga.
-
-
Felipe Araújo Braga
civilizada. Estou bem ao centro e acho importante termos uma direita e uma esquerda organizadas. Porém, um grupo político que deseja impor uma religião (a fim de que pastores enriqueçam em cima de pessoas pobres), aumentar a desigualdade social, perseguir minorias, destruir o meio ambiente, submeter os outros poderes da República e se perpetuar no poder não é aceitável (isso porque não falei das vacinas e das 700 mil mortes).
-
Valdo Neto
Cabe pontuar que o ponto de inflexão para a polarização foi o surgimento do Bolsonaro, antes dele, milhões de eleitores, eu inclusive, transitavam comodamente entre a social democracia do PSDB e o PT. A polarização nasce do ganho de peso político de um seguimento negacionista, antidemocrático, racista, homofóbico, misógino e golpista, entre outras coisas más; então, não somente os petistas aderiram à polarização, mas também outros milhões que defendem a democracia e a civilidade.
-
Paulo Sales
A política brasileira está sobre três pilares. A primeira, o que devo dizer? Segunda, como devo dizer? Terceira, o que importa para o governo ( executivo e legislativo), fazer, depois de eleito? A situação é tão irresponsável, quanto a oposição. O acerto sempre virá da oposição, que tudo faz pelo desastre da situação, pois como ela, não tem propostas, apenas, o que vou dizer? Vamos entender isso. Brasil nao é uma sucessão de vitorias, mas sucessão de fracassos, polarizadas em, o quê vou dizer.
-
Ricardo Arantes Martins
Perfeito. Muito bom
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.