Elio Gaspari > A erudição de Toffoli ao falar da Lava Jato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Humberto, leia mais por favor, ou tente interpretar melhor. Fica até chato ler bobagens deste nÃvel
Anete, Lava Jato foi desmontada por interesses escusos. Réus confessos, muitos bilhões devolvidos. Tudo isso para descondenar o pior deles e fazer com que ganhasse as eleições, através de urnas sem recibo, para voltar tudo igual. Infelizmente vocês não conseguem enxergar, talvez por nem estudar, nem trabalhar...
Evandro, quem desmontou a lava jato foi seu Ãdolo, o mesmo que deu emprego de ministro ao juiz Moro. Alias tem vÃdeo dele por ai se gabando disso. Quanto ao juiz, vc viu, tentou fraudar ate o endereços para se candidatar por são Paulo. Pego, voltou para o Paraná. Deu o cano num partido e se candidatou por outro.
A Lava Jato foi desmascarada, desmoralizada, desacreditada. Moro e Dallagnol estão em plena decadência, terão que acertar contas com a justiça. Agiram ao arrepio da lei, detonaram reputações, economia, empregos. Ao destruÃrem empresas de grande porte, o paÃs se tornou um mero exportador de grãos e matéria prima. Serviram de seus cargos para institucionalizar a corrupção. Estenderam o tapete para o inelegÃvel e seus seguidores passarem
Que falácia! dizer que por destruir empresas , o que é falso, o paÃs se tornou mero exportador de grãos e matéria prima é um enorme absurdo e falso falso falso. Como pode alguém pensar e escrever tal aleivosia?
pena que a lava jato não lavou e nem acabou com os r-atos
Você irá junto nessa lavagem
O que ninguém se arrisca a dizer é se uma multa de 10 bilhões em um acordo de leniência é desproporcional ou não. Quais são os parâmetros? Quem os definiu? A julgar pelo que se soube da lava jato foram, sim, imposições desproporcionais e abusivas, sem qualquer parâmetro legal e com exacerbado espÃrito punitivo e persecutório.
Culpado é o "jornalista" que, no afã de fazer a polÃtica de seus patrões rentistas, incrimina sem provas, até hoje, mesmo sabendo de onde levou o paÃs com suas lorotas. O reitor da UFSC era culpado? E as provas contra o atual presidente? Ninguém sabe, ninguém viu, mas continuam a descer o malho como se fossem fofoqueiras de bairro.
A Operação Ouvidos Moucos não era parte da Lava Jato, e Gaspari é dos poucos jornalistas que relembram, de tempos em tempos, as injustiças cometidas contra Cancellier, mas talvez você seja leitor recente (ou desatento) do colunista.
Usar obras tão ricas para um fim tão escuso é o suprassumo das pérolas aos porcos. Alguém achou que seria diferente quando liberaram a pouca vergonha em relação aos julgamentos em famÃlia? Suas majestades já não tinham controle, agora nem mesmo vergonha. Essa é a democracia que tanto prezam, aquela onde os neo senhores de engenho nadam de braçada. Sigam o dinheiro, sigam a caneta.
O juiz que nega o direito de um preso ir ao sepultamento do seu irmão, nao tem a mÃnima condição de julgar ninguém,
Sim, o MagnÃfico Reitor da Federal de Santa Catarina e a eleição do ladrão de joias.
"São dois romances magistrais". tio elio se sentindo um aufklärer.
A Lava Jato mostrou o verdadeiro caráter de certos polÃticos e de certos empresários brasileiros e o cancelamento da Lava Jato pela Justiça brasileira mostrou o verdadeiro caráter de certos juÃzes., o mal triunfou. Uma vergonha para o Brasil!
Penas injustas? eles foram confessos e suas delações foram um divisor de águas onde se chegou a vários outros nomes. é que pela única vez em nossa história chegaram a vários empresários dentre 3dos 10mais ricos. chegaram a Elite ao prenderem os irmãos batista e odebrechdt. Mas essa é a nação da impunidade para a Elite PolÃtica e Econômica, Sempre foi e um dia deixará de ser.
Eremildo agradece pela coluna. Ficou em dúvida sobre quem é mais erudito: se Toffoli ou Gaspari.
Gaspari é um simplificador dos fatos. O problema surge quando alguém lembra de elementos da realidade que o desmentem: o professor Cancelier foi um dos inocentes perseguidos pela lava-jato. Mas para que lembrar disso numa crônica que o cara acredita estar bem escrita? Dane-se o jornalismo...
Seriam atos falhos, como a maioria dos Italianos que não deram guarida aos JuÃzes que expuseram à nação Italiana a cosa nostra? Fico a imaginar, se tivesses nascido na Escandinávia ou mesmo na América do Norte, faria estes ataques diretos contra nossos JuÃzes, procuradores, servidores públicos abnegados que insurgiram contra os mafiosos do poder. Eruditamente, usando sua cultura, conhecimento da história, cutuca discretamente os mafiosos e diretamente ataca nossos heróis. Como fizeram na Italia.
Ninguém é inocente nisso, mas a lava jato inventou a história de destruir as empresas porque tinham empresários e diretores corruptos. A Coreia do Sul não fez isso com a Samsung. A lava jato conseguiu destruir as empreiteiras, a JBS não. Já estava internacionalizada, e é espantoso que alguém queira destruir o maior empregador do paÃs. JuÃzes e procuradores em busca de serem polÃticos afastando adversários via seus cargos.
Quem destrói uma empresa é a corrupção gerada dentro dela. Este argumento é de quem usa o vale tudo para se dar bem na vida e defender a "santa empresa". Isto é tÃpico da nossa cultura corrupta. Agora, os trabalhadores que vivem e assistem a corrupção destruirem suas famÃlias, suas vidas, seus filhos, não encontram amparo. Esta narrativa me causa náuseas de tão fedorenta e maldosa é seu significado.
A história se repete mais uma vez. Agora, Moro e Dentan são Dantès e Valjean. Gaspari, talvez cometa atos falhos devido seu DNA. Apesar de conhecer tudo que se passou na operação mãos limpas, e seus desfechos, não é capaz de ter um olhar positivo na única operação descente que este PaÃs teve com o problema crônico da corrupção. Vive atacando Moro e Dentan e eruditamente expoe este ridÃculo. Deveria pedir prisão a este Juiz. Continua, como boa parte da imprensa, atacando sempre que pode a Ljato
Dalagnol deveria ter respondido a pad quando fez o Power Point. O MP deve provar o ilÃcito perante o juÃz e não para a mÃdia. O acusado, seja o Zé da Esquina,seja a Maria Ninguém ou seja pessoa famosa, responde perante o Poder Judiciário e não perante a mÃdia. Não respondeu! Anos depois ter o mandato cassado por um fato que jamais ocorreria no futuro? Isso não se a molda ao Estado de Direito. Data vênia. Moro: abstenho-me em comentar porque Direito Eleitoral não é a minha especialidade.
A condenação do Deltran foi o maior absurdo que vi em meus quase cinquenta anos de Direito. O Tribunal julgou no presente um fato que nunca ocorreria no futuro. Não gosto do Dalagnol ,por isso sou imparcial,ele pediu exoneração e foi acolhida! Mera representação não é processo disciplinar. Ex servidor público não responde a pad.
Dúvida: se a ascensão ao cargo de ministro da Corte ocorresse por concurso público e não por indicação, terÃamos tantas interrogações sobre decisões quanto à s que tem, por origem, o saber jurÃdico deste senhor?
A verdade é o coração que determina. Não entendo, um jornalista, como ELIO GASPARI, culto, historiador, observador da história brasileira e Italiana nos últimos 50 anos faz parte do conluio de minar a Lavajato, sempre que pode. Escreve esta análise brilhante, mostrando o oportunismo acultural do Toffoli, para mais uma vez proteger os poderosos, mas como boa parte da nossa imprensa, discretamente, puxa a corda construÃda para destruir a Lavajato.
Um dia a FSP ou outro veÃculo de imprensa vai apurar quanto esse grupo empresarial deve de impostos. A VEJA, anos atrás, falava em bilhão. O grupo cresceu. Para a petralhada tudo em paz. São mestres em alisar as elites e enrolar os miseráveis. Para falar pouco.
Jucá estava coberto de razão. E nem mais é preciso "colocar o Michel, com Supremo, com tudo". Já os fundos de pensão dos economiários da Caixa Federal, que pagam seus caraminguás para complementação de aposentadorias, novamente foram tungados na mão grande. Ainda há juÃzes em Berlim? No que diz respeito ao dinheiro público, não! Afinal, a coisa pública é um bebê que, invariavelmente, joga-se para fora da bacia, juntamente com as águas turvas do banho. tst tst tst
Desenterrastes Jucá. Esse era dos bons. Foi lÃder do Governo Lula no Senado, Foi lÃder do Governo Dilma no Senado (antes de DelcÃdio PT que foi Confesso e preso nos esquemas do petrolão) e Foi lÃder do governo Temer no Senado.
Longe de pertencer à horda que transforma o STF em Geni, até porque testemunhei sua resistência contra as tramoias antidemocráticas. Reconheço que o ministro Dias Tofolli é realmente indecifrável.
Não tem gabarito moral e intelectual para pertencer ao STF
O tÃtulo "A erudição de Toffoli" me induziu a pensar que o artigo tratava de alguma besteira dito pelo mesmo, mas me doeu na alma ler que Jean Valjean " furtou uns castiçais ". Na verdade ele ganhou! Ganhou do bispo após ter furtado uns talheres. Esta história de roubo de castiçais vem de algum filme ou resenha, não do magistral romance de Victor Hugo.
"O brasileiro quando não é biltre na véspera, é patife no dia seguinte". (Nelson Rodrigues)
Senhor articulista. É justa a ressalva de que Toffoli merece, sim, repúdio por não se declarar suspeito no caso concreto. Mas, a propósito do último parágrafo de seu libelo lavajatista, o sobrenome Cancellier te lembra alguma coisa?
Cancellier não era investigado no âmbito da Lava-Jato, ainda que a investigação transcorresse na 13ª vara federal de Curitiba.
Pobrezinhos dos Batista, tão injustiçados. Ainda bem que são João veio salvá-los...
Toffoli me fez sentir vergonha de compartilhar esse paÃs com ele!
Toffoli é aquele que tomou bomba no concurso para juiz?
Nunca valeu sequer cem gramas de phe zes
Obrigado Pedro Nery. Resposta à altura. Este, com certeza, faz parte do grupo nem estuda, nem trabalha, nem lê, se bobear, nem vive neste mundo.
Quando comecei a carreira, o português não era bom,ainda não é! Então, nos pareceres que escrevia muitas páginas, colocava palavras difÃceis para que o leitor prestasse atenção na palavra e não percebia os erros de português. Não embasava na doutrina jurÃdica, ou jurisprudência, porque me apegava no quadro probatório e sabia o que escrevia. Literatura? Nunca! Pseudo erudição!
Ricardo: respeito o português... principalmente os seres humanos!
O importante é não maltratar o Português Neli. até porque tenho cidadania portuguesa.
Evando: não sei o que é isso! Elio é um dos melhores jornalistas que conheço. Desde a época do estadão o acompanho: perfeito em suas análises.E, por ter capacidade Ãmpar, ele não precisa de subterfúgios como ia.
Atualmente a IA, através do ChatGPT e outros recursos faz este trabalho. Conheço advogados que estão fazendo petições fantásticas usando este recurso. O Jornalista, que já foi sério, também o usa, com certeza. Elio Gaspari está ficando frÃvolo.
Luiz Antônio. André do Rap, lembra-se? ainda devolveram um helicóptero e muita grana. É só pesquisar. Não tenha receio, tudo vem a tona quando você tem o trabalho de pesquisar. Fora isso, Barata, Cabral e tantos outros corruptos, incluindo seu atual presidente.
A esposa recebeu 25 milhões e discutiu o caso, defendendo seu cliente, na cama. É a primeira vez que a propina ao STF é institucionalizada e tem Note Fiscal e pode ser abatida do IR. O Elio, tão crÃtico dos militares, com razão, comenta a erudição da sentença. O Leao perdeu seus dentes. Se foi pela idade ou pelas ilusões, tanto faz. A FSP deveria colocar uma placa na parede com o nome dele e dedicar o Espaco a alguém mais jornalista, e menos fã.
Falta decência e vergonha na cara desse “juiz”
Peça um texto de defesa para o chatGPT da open ai, colocando os personagens que quiser, pedindo algo semelhante, verás que terá um texto brilhante, que só vai precisar burilar. Este juiz nem saber jurÃdico tem, é uma farsa. Este jornalista deve saber muito bem disso, pois com certeza usa o mesmo recurso para escrever as bobagens que tem publicado ultimamente.
Um juÃz que passou pano pra todos no caso Banestado , não tem moral nenhuma pra julgar ninguém , aja visto a destruição que provocou no paÃs com a lava jato , nem se colocou no seu lugar , se achou oo todo poderoso , quebrou a cara
Lula, dois erros não justificam um a erro. Seu pano tá sujo.
Se precisa basear em literatura, hoje com o chatGPT, qualquer criança faz isso. Office boy de José Dirceu, nunca teve saber jurÃdico. A reportagem deveria focar na ação defensiva do grupo jbs que tem a esposa deste literato, zanin, o Levando não seu o quê, ou seja, este grupo não precisa se preocupar com grana nunca mais. Imaginem 10 a 20 por cento desta bolada.
Um juiz do STF, ou de qualquer outra instância, que diz querer pedir perdão a um ex-condenado - no caso, Lula, o Inocente Confortável - não pode ser um juiz sério
Stf na sua missão de liberar traficantes e polÃticos culpados. Lava jato foi a nossa esperança. Bilhões foram devolvidos, outros comprometidos à devolução, todos julgados e condenados. Triste Brasil. Eles, cada vez mais ricos
A Lava Jato foi desmascarada. Moro e Dallagnol estão em plena decadência, terão que acertar contas com a justiça por tudo que fizeram
Luiz Antônio: põe no Google André do Rap. Depois volta aqui ou se mude do Brasil, o que mais lhe convier.
Comparação esdrúxula , quem liberou o traficante
Arghhhhh
O escriba escorrega com pena ao evitar apontar que no romance Lava Jato existe um Dantès.
Costumava acompanhar os votos nos debates do STF, por interesse acadêmico. Toffoli se destaca sempre por votar não por conhecimento, mas bajula aqueles que conhecem a jurisdição. Embasar voto liminar em literatura ficcional só demonstra que em todos estes anos de ministro ainda não aprendeu. Quanto a decisão “ contra fatos não há argumentos” . Sorte da JBL azar do destino público da multa. Não escondo minha ignorância.
Vá procurar sua EmÃlia, Dirceu, e deixe de ser Agasalhador do ArbÃtrio, passador de pano em juiz corrupto
Correção: J&F substitui JBL.
Lava Jato: o maior erro foi ter investigado poderosos.Descumpriu o princÃpio implÃcito na Constituição Nacional: o Brasil existe apenas para sustentar polÃticos e apaniguados:poderosos. O Brasil não é uma Nação! Os Miseráveis? Servem para o Brasil de hoje: para os pobres a Justiça, para os Poderosos, apaniguados, o Perdão. Por que processar os Poderosos? De lege ferenda: uma pec para que seja outorgada cópia das chaves do Erário para os polÃticos,maus!, e poderosos.
Ricardo: após ter lido os três volumes de Laurentino Gomes, não penso que foi a colonização. É herança do Século dezenove. Por isso cheguei a triste conclusão: o Brasil existe apenas para sustentar polÃticos ,apaniguados e poderosos.Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, oposição, situação: todos se unem para que o Brasil jamais seja uma Nação.
Neli, excelente resumo desta infeliz e conivente sociedade brasileira, com os poderosos. Penso que vem do tipo de colonização e imigração. Se fossemos, inicialmente colonizado pelos Irlandeses ou escandinavos, estas máfias dos poderosos jamais existiriam. Veja os EUA e Escandinavia? A sociedade não permite estas situações. Aqui, torna-se banal e tolerável.
Aprendi em minha longa vida que quem busca literatura para embasar, não tem fundamentos objetivos para a causa que esta a analisar.Se o processo tem provas cabais que dará um desfecho favorável ou desfavorável, é desnecessário buscar a literatura. Ainda mais a francesa: erudição de somenos importância,só para dar pseudo conteúdo de boa fundamentação. A decisão foi a coroação do cumprimento do PrincÃpio ImplÃcito na Constituição: o Brasil existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos.
Concordo, e cheguei à mesma conclusão por outros caminhos.
Ninguém precisa de argumentos de defesa. Basta ter muito dinheiro para contratar o escritório de advocacia certo. Melhor ainda se o escritório contar com parente de algum "meritÃssimo".
Pena que o magistrado nem deve ler a coluna.
Este juÃz ex advogado do PT decidiu sobre o fim da prisão após segunda instancia que tirou Lula e uma penca de petistas condenados da cadeia.Este é o Brasil da vergonha que estamos deixando para nossos filhos e netos.
Graças a Deus que não tenho filhos e nem netos. Se tivesse, daria um jeito de mudar para o Exterior. O Brasil acabou .
É senhor articulista um dia saberemos o que motivou tal decisão ao apagar das luzes!!!! Mistério.
Essas alusões devem ter sido criadas por um assessor erudito para preencher espaço na linguica. Na falta de argumentos jurÃdicos usa a narrativa romântica, errada como observa o Iluminado Helium.
Toffoli é pior do que um medÃocre. Só está no STF por causa de apadrinhamento polÃtico. É óbvio que essa decisão favorece seu enriquecimento pessoal por meio da esposa, tendo em vista o sucesso (sic) da atuação advogando (sic). Rs. Não tem sequer cultura literária mÃnima, nunca passou em um concurso para juiz! O Brasil é ridÃculo e os atores mais ridÃculos estão no STF.
No Brasil é assim: quem não tem padrinho morre pagão. Dificilmente alguém que não tem padrinho vence na vida neste paupérrimo paÃs.E se vencer: Deus ajudou! Por outro lado, para ser ministro do STF não há necessidade de ser Juiz. Na Corte teve , e tem, excelentes ministros, com cabedal JurÃdico Ãmpar, que nunca foram juÃzes:Carmem Lúcia,Celso de Mello, Fachin,Barroso. Para ser Juiz, ministro o é, deve ter duas qualidades: bom senso e ingratidão. Não tendo essas qualidades, está em função errada.
Os crimes mais hediondos, os que mais vilipendiam a grandeza da pátria são os cometidos por aqueles a quem ela confiou sua guarda. (Rui Barbosa).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A erudição de Toffoli ao falar da Lava Jato Voltar
Comente este texto