Giovana Madalosso > É Natal nos dois polos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A comparação é esdrúxula e totalmente descabida. Esse texto carece de um revisor(a). " Ah! O objetivo é chamar a atenção!". Pecou nisso também.
Sério que essa anônima coloca um astrólogo como antÃtese de Marx??? Esse rascunho é piada, ignorância ou má-fé?
O objetivo da colunista é exatamente a antÃtese da sua revolta, meu caro mosqueteiro! É a ideia de nos livrar dessas ideologias desgastantes e inúteis, pelo menos durante as reuniões entre familiares e amigos no final do ano!
Parabéns pelo texto. SensÃvel, reflexivo e ao mesmo tempo leve e divertido. Infelizmente, pelos comentários abaixo, muitas casas ainda sofrerão com a ceia contaminada pelas "ideologias". Não conseguiram absorver, nem compreender, justamente o cerne do texto.
A articulista usa Marx e este idiota Olavo, exatamente para externar seu preconceito contra o primeiro Muita safadeza
Olavo Carvalho eh uma piada de mau gosto, não se compara com pensadores universais. Se um lado se mostra radical por seu embasamento critico o outro parece desprovido de qualquer raciocinio e acha nas certezas do passado justificativas para violência preconceitos misoginia meritocracia da desigualdades. Não há certeza no passado se houvesse o tempo não passaria e estaria as mudanças, melhor não levar um pedaço de Peru na cabeça atirado pelo ódio de um parente próximo, diga que concorda.
Bela coluna! Parabéns, Giovana, e feliz Natal!
Faça assim, não, escritora! Mon dieu!! Ou doeu Ignorança tem limites, diria Marcos Benassi...
A ideia do texto é oportuna, mas usar o nome do revolucionário Karl Marx com o negacionista Olavo de Carvalho é ofensa ao idealizador do socialismo, que tantas democracias utilizam seus princÃpios sociais, liberdade, igualdade e direitos humanos A Folha ontem publicou um artigo sobre polarização comparando o enelegÃvel jmb com o Lula da Silva que tem uma cativante história no Brasil!!!
Ou te explicar, Tadeu...A moça quis ressaltar o FlaxFlu e usou Marx com referencia maior dos defasados "comunistas", neoliberais agasalhadores do arbÃtrio. E uso Olavo como representante e lÃder intelectual (uai) dos bozoloides. Ou vc preferia que figurassw como seu lÃder o Zé Dirceu ?
Realmente...Lula cativou os Agasalhadores do ArbÃtrio da exquerda (com xis, mermo), os narrarivistas e os relativistas..
A colunista apenas fez um contraponto entre as virtudes intelectuais de esquerda e direita. A esquerda representada por Marx, a direita por Olavo de Carvalho com seus palavrões e Nikolas Ferreira com seus preconceitos pueris. A inteligência não é um bem equanimemente distribuÃdo. Bela crônica. Feliz Natal.
Opa! Não li o texto por causa do tÃtulo. Mas, se for assim, retiro meu comentário anterior. Que você tenha feito uma boa interpretação. Fique Bem!
Isso mesmo. Ela não compara Marx e Olavo. Usa os dois para definir os seguidores de um e de outro.
Olavo foi uma figura anedótica, sem escolaridade e defensor de teses estapafúrdias, como a terra plana. Com a comparação, a articulista também demonstra a vontade de entrar para o universo da anedota. AÃ, fôia de sumpaulo, vamos melhorar a qualidade.
Josimar, concordo cem por cento, essa articulista pode conhecer bem o Olavo mas não sabe nada, zero, niente sobre o Marx e a comparação foi infeliiz , já que não poso escrever a palavra mais adequada.
Ela não compara Marx e Olavo. Usa os dois para definir os seguidores de um e de outro.
Tá. Marx e Olavo na mesma frase é muito piegas!
Excelente texto! Veio como um alÃvio...
Sempre leio com prazer os escritos da Madalosso! Por você ter falado em famÃlia, não segurei o facho e vou propor que você pergunte a estes parentes se nenhum deles conheceu a Olga Madalosso, inteligente igual a Giovana, mas nascida em Sabáudia Pr. Tive inveja dela porque se formou em primeiro lugar e eu em segundo da turma!
Protesto! rs.rs..a articulista está de brincadeira..rs.., só para gerar comentários. E, essa estratégia sempre funciona..todos sabemos. Mas, deveria ser "..que nem Bolsonaro e nem Olavo de Carvalho estraguem a ceia". Feliz Natal, Giovanna! Espertinha!
Negócio é ir para a ceia com um taco de beisebol ou uma arma de fogo mesmo.
Após ler o seu excelente artigo, agora é o meu coração que bate até do lado direito ... por você. Congratulations and Merry Cristhmas.
Sério mesmo que ela colocou Marx e esse cara na mesma frase, como se Olavo pudesse fazer contraponto ao Marx? A Folha vem aceitando qualquer um pra escrever no jornal. Uma pena para um jornal que já foi reconhecido como um dos mais difÃceis de se trabalhar, pela qualidade que tinha.
Marx ao lado de uma criatura que de cada dez palavras doze eram palavrões, ofensas, xingamentos e outras porcarias. Assim qualquer natal azeda.
Como disse o Rei da Espanha: Ygor, porque não te calas!
O Sr não entendeu a proposta do texto. Vá ler um gibi.
Sinto discordar, caro Márcio.. mas, Olavo de Carvalho deveria ser comparado a cocô de cachorro. É como comparar Freud a Pablo Marçal, Ninha Trindade a Pazzuello..desonestidade voluntária. Bom Natal!
Mas cada polo tem seu representante que merece uai, Olavo representa bem a decadência e o atraso de extrema direita do Brasil. Por mim se merecem.
Isso mesmo Hugo, essa comparação ultrapassa o ridÃculo.
Marx e Olavo de Carvalho na mesma frase, aà sim é sinal de que o mundo está no fim. Pelamordedeus!
Jamais solidariedade com bolsonaristas, neofascistas que querem eliminar a democracia. E depois, que babaquice é essa de confraternização pelo Natal num paÃs tão desigual?!
Ah...Tá desigual ? Não me diga...Então, ao por isso, a gente tem que ficar esculachando o Bozo o resto da vida e enaltecendo o Agasalhador do ArbÃtrio ? Vc é mais um deles e se acha melhor que os Minions. Vá fazer seu balanço de consciência anual.
Eu acho que Marx merece crÃticas mas foi um grande pensador de século XIX. Comparar com Olavo de Carvalho é o fim. Só palavrões.
Monsores, vc nao me esquece. Eu te amo tambem. Feliz natal. Ve se nao engasga com a farofa
Monsores esgasga com o arbÃtrio....
Quanto ao sr. Karl não sei, mas o mentecapto do Carvalho com certeza. Seu vocabulário chulo acabaria com qualquer festa.
Vá ajudar sua mulher a fazer a ceia
O redbanho ficou todo sensivel com a citaçao do velho barbudo. Hilario. Imagino o natal deles
Bolsa a cento e trinta. Salário de mil e quatrocentos. Dólar a quatro e cinquenta. Gente com saudades da corrimão
Belo texto. Sensivel. Inteligente. Duro foi ler os comentarios.
Inteligente? Onde? Onde?
Pois é. A polarização é um vÃcio.
Concordo. É difÃcil ler comentários como o do Sr
Mais Bretch e menos Odebrecht!
Como se Olavo estivesse a mesma altura que Karl Marx? Será que a autora está a par da história da filosofia?
Furtado, os devotos do Inocente Confortável fizeram mal uso de velho e bom Marx. Agora já era... Estudantes das faculs querem sair lá Go da universidade, trabalhar,ganhar dinheiro. Marx,como meta de partido polÃtico, não existe. Neguinho e branquinho pregam Marx e o Inocente Confortável é neoliberal roxo . Que. contrasenso.
Será que é tão difÃcil entender o sentido figurado?
Giovana, vou distribuir essa crônica. Curti demais a sua receita, obrigada! Que tenhamos bom senso, já é um bom caminho.” E que estejamos bêbados o bastante para trocar todos esses regimes e esquecer aquele outro feito pela nutricionista.” No mais, há outros polos aà para refúgio…. Feliz Natal!
Marx não estraga sua ceia. Um bolsonarista pode estragar.
Cuidado para não engasgar com o arbÃtrio que vc vem agasalhando.
Marx está vivo e mora em Praia Grande....
Eu vou passar a noite de natal sozinho! Já comprei um bom pedaço de colchão de dentro, que vou temperá-lo com cominho, alho e pouco sal. Depois fritá-lo numa frigideira e comê-lo tomando um enorme copo de água que tenho. Depois é escovar os dentes, vê o UOL o whatsApp, um pouco de tv americana (NBC News) porque não vejo tv brasileira há anos e ir dormir! Fazer amizades é importante, mas isso tb é perigoso! Melhor viver sozinho!
Fique bem, Zé Leandro! Sim. Às vezes, a solitude é a melhor companhia!
Colchão ? As TVs estrangeiras estão de afastando da gramática
Como sempre a maioria, aquela do Nelson Rodrigues e do Humberto Eco, não entendeu o texto. E vai continuar estragando o natal de outras pessoas com suas certezas (ou seria pureza?) polÃticas.
Que coisa horrorosa! Minha senhora, carrego comigo os ensinamentos de Kal Marx. E sempre estarei lendo Marx!
Ô, Marcos! Sérgio Moro é pacabá. Os demais, concordo! Você nunca mais se referiu a Buracoville. O que aconteceu? O prefeito resolveu trabalhar ao invés de fazer polÃtica barata pro geno? Bom Natal!
Desmoronado é pacabá
Caro AA - É bom variar um pouco - Marx, Max, Platão, Maquiavel, Lutero, Rousseau , Descartes, Sérgio Moro, Rita Lee , Marina Silva, Michelle Obama , Malala . É bom variar !
Pensamento atrasado esse, que sempre atrela a esquerda a Karl Marx, ressaltando a importância desse pensador comunista!! Agora , o pseudo intelectual, astrólogo, diga-se de passagem, só fez a cabeça de alguns! Verdade seja dita, o Bolsonarismo não pode ser acusado de pensarem! Chega a ser uma heresia!
Parabéns pelo texto, simples, objetivo, real e chamando a todos para uma reflexão.
Marx, goste ou não, é um dos maiores pensadores de os tempos, Olavo era um imbecil que falava bobagens em textos sem valor. Não há como colocá-los juntos, sob qualquer pretexto.
Muito antes dessa chamada polarização já esculachava os idiotas que diziam naquela época q o Brasil iria pro buraco se Lula ganhasse. Tempo de fhc.
Parabéns pelo texto!
O cansaço dá nisso: falar bobagens.
Gustavo , perfeito!
Está trabalhando muito.
Comparar uma das maiores mentes da história da humanidade com o astrólogo e "filósofo" extremista Olavo de Carvalho mostra o despreparo da articulista... leia mais antes de escrever o próximo artigo!
Na verdade, ela não está comparando um e outro. Está referindo-se aos que seguem um e outro.
Rafael, também fiquei no tÃtulo. A premissa é absurda. Olavo de Carvalho deve ser comparado a cocô de cachorro.
Um, como vc disse, uma mente. O outro, demente.
Exatamente! Um foi o maior intelectual do século XIX, outro um pseudocientista, negacionista (q custou sua vida), q se gabava de não ter concluÃdo o ginásio. TÃtulo sensacionalista (nem perdi meu tempo lendo a coluna).
Papai Noel tem 80 anos e é bolsonarista? Não seria idosofobia da sua parte? Nada mais velho do que essa bobagem de que o passado era um sonho. Quanto ao Roberto Carlos, só gostei daquele da Jovem Guarda.
E lá vem a falsa equivalência, de novo! Não se compara um gênio como Marx ao pÃfio astrólogo Olavo!
Concordo plenamente!! Comparar Karl Marx com Olavo de Carvalho, deveria render uma demissão sumaria a articulista!! E tão desproposital, que chega a ser um atentado a inteligência humana!!
Certas comparações dizem mais de quem as faz do que daqueles que são comparados.
Desde o retorno do fas cis mo para a polÃtica brasileira, travestido de bolsonarismo, deixei de interagir com parentes e conhecidos alinhados com essa ideologia. Desde a derrota nas urnas desse projeto nefasto, não retomei contatos, não me arrependo e cortarei outras relações se verificar a identificação com essa laia. O texto iguala uma perspectiva ditatorial, preconceituosa e excludente - o bolsonarismo, e uma ideologia normativa, progressista e includente - o marxismo. Lamentável.
Concordo, as vezes menos é mais. Pelo menos precisamos exercitar menos aquela hipocrisia de exultar ao receber meias de presente, digamos assim.
Cara Giovana M. magistral sua analogia sobre a churrascaria Brasil,outrora traineira onde o cardápio principal é o rodÃzio de violência contra nós as pessoas comuns.felizNatal.
Matéria fora de hora.
Karl Marx foi um homem estudioso, um cientista, apesar de não concordar em muitos pontos, Olavo de Carvalho foi apenas um im_be_cil bolsonarista da extrema direita que sempre cultivou a ignorân_cia. O primeiro foi ideias o segundo foi tormenta intelectual, colocar essas duas pessoas no mesmo parágrafo é inadmissÃvel.
Não tenho dúvida que preciosidades de Karl Marx são responsáveis por fazer a ceia de muitas pessoas hoje, assim como não tenho dúvida que o negacionista foi muito responsável pela violência no paÃs hoje. É, no mÃnimo, objeção de consciência polarizar dessa forma. Merry Christmas!
Que venha a paz e união da celebração do natalÃcio de Jesus aos dois pólos e a quem está no Equador, longe desses extremos tão gelados.
Muito bom o texto. Conciliar é preciso. Pensamentos exclusivos afastam pessoas que antes se amavam e hoje se odeiam. Por isso, trato o radicalismo, venha de onde vier, como uma coisa burra. A convivência pacÃfica entre os contrários é regra de ouro, tanto nas relações pessoais como na prática da democracia.
Ame a quem odeia! Que lindo, que fofo.
Exatamente . Na minha biblioteca particular encontro os "3M" e não é aquela empresa americana . São Max , Marx e Marcos ( Max Weber, Karl Marx e Evangelho de Marcos) .também encontro Malala, Michel Teló, Marina Silva , Martin Luther, MaÃlson da Nóbrega e outros M.
Exatamente.
Tudo isso é moleza . Dureza foi para meu avô, alemão de nascimento, mas brasileiro por mais de setenta anos, ouvir uma disco natalino que ganhou - Julio Iglesias "cantando" sic "Oh , Tannenbaum !" em alemão . Parecia um hipopótamos com dor de barriga .
Adorei o texto!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Giovana Madalosso > É Natal nos dois polos Voltar
Comente este texto