Ana Cristina Rosa > O Natal do Cristo negro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    Simples, como são meras representações, pintemos todos de azul. Problema resolvido.

    Responda
  2. José Cardoso

    Há muitos descendentes de imigrantes de regiões próximas no Brasil como o Haddad e o Alckmin. Deveria ter uma cor de pele semelhante.

    Responda
  3. Marcus Castro

    Sempre esse tema, extremamente pobre em termos históricos. A maior parte das representações que vemos é do Cristo europeu, e é evidente que um europeu o representaria branco, talvez com olhos claros. O cristo representado na Etiópia é negro. O cristo representado na China é asiático. Qual o problema dessas pessoas? Falar que Cristo era negro chega a ser absurdo. O homem do Levante não é negro, assim como aquele do Norte da Ãfrica. Ele era um homem mediterrâneo, como seus contemporâneos.

    Responda
  4. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Só uma identitária pra achar que a cor da pele é mais importante que a mensagem. Deve ser muito triste ser assim. Feliz Natal!

    Responda
  5. Dario Lima

    Os bolsonaristas detestam os negros e nordestinos.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Lulistas gostam de mentir e inventar toda a sorte de bullshits, exatamente como o painho ensinou.

    2. Peter Janos Wechsler

      Ele casou com a filha de um negro.

  6. Luciano Ferreira Gabriel

    1.3. Autora monotemática de baixíssimo nível de intelecção. Assim como outros pseudojornalistas da FSP misturam temas pouco relacionados e extraem conclusões imbecis, porque ajuda na quitanda de vender papel impresso. O Atlas do IPEA não concluiu que a causa da morte de pretos e pardos seja pelo motivo aludido pela autora. Não há política de extermínio, como aventado.

    Responda
    1. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

      O fato da autora ser monotematica não desqualifica seu texto, que apenas reafirma o racismo estrutural que existe há séculos no Brasil. E causas e consequências se entrelaçam. A indagação ou provocação ela jogou para os leitores. A maioria desviou da indagação; sinal forte de um racismo gigante entranhado na sociedade.

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      Comentários muito bons Luciano. Desfazendo bastante as investidas falaciosas e agitadoras do artigo.

  7. Luciano Ferreira Gabriel

    2.3 Todos os estudos apontam que a probabilidade de homicídio para pretos e pardos é superior a de brancos, mas não pelo motivo de cor ou raça, há componentes muito mais importantes como nível de pobreza, desigualdade, capital humano, localização geográfica (os tipos de áreas urbanas), política de segura pública, etc. Por isso que se mata muita mais pretos e pardos em um governo de esquerda (sic) na Bahia (98 a cada 100) do que um bolsonarista (sic) em São Paulo (64 a cada 100).

    Responda
  8. Luciano Ferreira Gabriel

    3.3 Por isso mesmo que se Jesus ressuscita-se preto retinto na Bahia (ou no Congo) a criminalidade certamente não se reduziria. Tenta-se simplificar grosseiramente um debate importante. A isso se chama estupidez estrutural. Se religião importa, Jesus (um judeu do tipo sefardita) está observando as asneiras que pregam em seu nome...Feliz Natal!

    Responda
  9. NACIB HETTI

    O Cristo no Santo Sudário tem os cabelos lisos compridos e feições de branco.

    Responda
    1. JOSE ANGELO OHNO

      Realmente, o Santo Sudário é uma fraude antiga. Regra geral, quanto mais antigos os eventos, mais dificil provar que são verdadeiros ou falsos. No caso, ja provaram que é falso.

    2. Pedro Vasco

      O "Santo Sudário" é fraude. Uma fraude de mais de mil anos, mas fraude. Jesus não era loiro dos olhos azuis e nem negro.

  10. luiz sergio zenha de figueiredo

    Que besteirol

    Responda
  11. Peter Janos Wechsler

    Identitarismo religioso. Haja saco.

    Responda
  12. adenor Dias

    Religião, é melhor fingir que tem uma, porém não seguir nenhuma. Como disse Marx, religião é o Opio do povo! É triste ver um monte de gente rica explorando os miseráveis, usando a religião! Isso não pode ser coisa de Deus...

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      O que Marx escreve vale para o abramismo como um todo, inclusive cristianismo em todas suas variações, particularmente a Evangélica. Mas vale nada para outras tradições. O otimismo de Marx e sua cegueira antropológica, histórica, científica e psicologica é fanatismo do mesmo tipo.

    2. NACIB HETTI

      Religião é um instrumento de controle social que deu certo. Cristo é outra coisa.

  13. Marcos Benassi

    Óia, minha cara, se a Humanidade é "espelho de Zeus", minha expectativa não há de ser muito boa, não: deve fazer uns 40 anos que não abro uma Bíblia, mas minha lembrança do velho testamento é péssima. O cara era furioso e não tinha o menor pudor de eliminar quem lhe enchesse os bagos. À parte minhas más entranhas, uma hipófise: vai ver que o pessoal crucificou o Cristo justamente porque era loirinho de olho azul: que é que esse europeu folgado tá botando banca aqui no meio da pretalha?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Ricardo: o problema é que depois daquele amor todo, vem o apocalipse: medo vendido em doses cavalares, prá deixar o povo bem submisso. Aí fujo. Medo já tenho. Não preciso comprar novos.

    2. Marcos Benassi

      Ah, meu caro, Mindá uma preguiiiça... Dá muito mais trabalho, é verdade, mas acho que vou ler mais uns Jessé de Souza antes, sabe? Pacífico em pessoa, cada vez mais, ando preferindo essas idéias comunas briguentas - mas só as de alta qualidade, bem entendido.

    3. Ricardo Arantes Martins

      no juridiqueis peço venia. leia os evangelho, leia o cristo se situando historicamente, mas não como algo sacro. apenas ler. é curtinho benassi. faz parte de nossa geração contestar, mas fiz uma busca espiritual quando jovem, lao tse, budismo, bramanismo candumble. tinha muita coisa interessante. já com alguma idade li os evangelhos aceitos" e vi que Cristo é o cara e li sem condão religioso. é impressionante. nunca li o velho testamento, é enfadonho, nisso concordo.

  14. Pedro Luis S C Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcos Benassi

      Aparentemente, a absoluta falta de educação também os desconhece...

  15. Alexandre Pereira

    Bom, era do oriente médio, serve? Ou você quer dizer se fosse subsaariano? Ou indiano? Buda, Maomé, Cristo, Lao Tsé? Com certeza não faria sucesso no mundo fasci-identitário, pois teria que atender às premissas sectaristas preestabelecidas da torre de marfim e os neo senhores de engenho com suas crenças de luxo, para citar Rob Henderson.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Milton, sempre foram usadas para isso, basta ver o quando se desviam de seus princípios originais. No entanto, as motivações mudam e os significados vão sendo alterados, independentemente do seu passado. Quem faz isso? Nós fazemos, mas não para atender a sectaristas que fazem do ressentimento sua forma de vida, ignorando que o que construímos teve a participação daqueles de boa vontade e com posições humanitárias, de todas as cores. Perfeito? Melhor do que o sectarismo pode proporcionar.

    2. Milton Nauata

      Pois é, já imaginou como o senhor do engenho iria admitir um Cristo negro, negro como os escravizados q para aplacar a sua consciência considerava-os desalmados e assim servir-se deles como lhe aprouvessem. Na minha infinita ignorância chego a concluir q religiões tinham o propósito de servir aos detentores do poder em todos os tempos.

    3. Milton Nauata

      Pois é, já imaginou como o senhor do engenho iria admitir um Cristo negro, negro como os escravizados q para aplacar a sua consciência considerava-os desalmados e assim servir-se deles como lhe aprouvessem. Na minha infinita ignorância chego a concluir q religiões tinham o propósito de servir aos detentores do poder em todos os tempos.

  16. Marcus Guedes

    Pelé foi, né?

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Pelé Representou o Brail, Pelé Rei, logo sou da família real.

  17. Joao Cellos

    Excelente pergunta. Ótima provocação.

    Responda
  18. Bento Brito Teixeira

    O patriarca dos judeus e/ou israelitas, segundo o Gênesis, saiu de Ur, na Mesopotâmia, agora Iraque. O patriarca Abraão teria se deslocado com todar sua tribo rumo à terra prometida, conforme ordem do seu Deus único, daquela terra politeísta. Nos seus fundamentos os Judeus, assim como os islamicos árabes têm Abraão como o patriarca comum. Porque tanto ódio, se têm o mesmo Deus?

    Responda
  19. Marenildes Pacheco da Silva

    Cresci católica, fiz até primeira comunhão, hoje não sou nada, busco ser cada dia melhor que o anterior e nunca melhor que ninguém. Intrpreto Jesus como Gandhi, Martin luter King e etc.

    Responda
  20. Bento Brito Teixeira

    Porque a fSP censura uma breve narrativa sobre a história comum do monoteísmo judaico e islâmico. O cristianismo é outra variante, com sucesso no "império romano".

    Responda
  21. Bento Brito Teixeira

    O "patriarca dos judeus e/ou israelitas, segundo o Gênesis, veio de Ur, na Mesopotâmia, agora Iraque. O patriarca Abraão teria se deslocado com todar sua tribo rumo à "terra prometida", conforme ordem do seu Deus único, daquela terra politeísta. Agora, tanto os Judeus como osislamicos árabes têm Abraão como o patriarca comum. Porque tanto ódio, se têm o mesmo Deus?

    Responda
  22. Marenildes Pacheco da Silva

    Por essas e por outras que não tenho religião. Tenho fé, não preciso frequentar nenhum teplo, seguir dogmas para fazer o bem ao próximo.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Marenildes. Eu tentei ser religioso, mas não consegui. Porém, sempre quiz seguir e praticar valores humanitários.

  23. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Por uma nova política de drogas e pela descriminalização da cannabis. Vidas negras importam, abaixo o racismo.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Absolutamente todas as vidas importam, Geraldeli.

  24. Adalto Fonseca Júnior

    O ideário cristão vem com um pacote de informação onde Cristo é filho de Deus, foi concebido humano mas tem origem divina. Não é pouca coisa pra processar. Sinceramente. Na altura da complexidade envolvida, Cristo ser negro torna tudo mais intenso. Só que meu pobre imaginário não foi sequestrado pela narrativa do cristianismo. Vidas negras importam. Cristãs e não cristãs.

    Responda
  25. Milton Nauata

    Creio q o importante é a mensagem q Cristo transmite aos cristãos, quanto a imagem que o representa é irrelevante.

    Responda
  26. Antonio Renato de Andrade

    Jesus está em seu coração. É um estado de alma. Não tem cor. Não tem raça, Não tem arquétipos. É apenas Amor.

    Responda
  27. Márcio Queiroz

    Gostaria de saber qual cristão poderia me dizer quando Jesus conversou com ele pessoalmente e lhe pediu pra amar os outros? Digo Jesus pessoalmente, não o texto biblico. Pois a fé cristã por muitos cristãos se tornou preconceituosa e de exclusão. Por fim, contrários ao texto do Novo Testamento.

    Responda
  28. Klaus Serra

    Um Jesus negro nunca teria a popularidade que tem hoje. Claro que estamos falando de uma entidade fantasiosa, que não existe além da imaginação das pessoas, o Cristo é branco, loiro e de olhos claros. E nasceu na região da Palestina? Estranho...

    Responda
  29. Luiz Claudio Teixeira Souza

    Pelos comentários Jesus só pode ser loiro, mesmo nascido na Palestina e em uma época que os homens nacisdos naquela época e naquele lugar eram morenihos. Jesus tem quer ser loiro, uma invencao do resnascimento, como incomoda o Cristo não branco.

    Responda
  30. neli faria

    Na Etiópia existe Obra, da Idade Média, onde Cristo é retratado como negro. Podem existir outras também. Não importa como é retratado, o que vale é a fé.

    Responda
  31. Elisabeth Dib Zambon da Silva

    Partindo de uma especialista em comunicação pública é inacreditável a assimetria e o oportunismo do texto. Seria busca de "likes" ? (J.S.)

    Responda
    1. Marisa Coan

      A procura, incessante, é pala lacração. O que importa hoje prá esse pessoal é lacrar.

    2. cicero adalmir furtado de moraes

      Concordo com seu questionamento. Qualquer pessoa com um grau de instrução satisfatório, dadas as realidades étnicas e geográficas , tem a absoluta certeza que Jesus, o meu Cristo Salvador, jamais poderia ser este loiro de olhos azuis retratados em muitas pinturas renascentistas europeias. Impossível. Outras centenas de obras, esculturas, pinturas, gravuras , o descrevem com uma aparência mais real a realidade do oriente médio. Isto é acessível a todos que buscam. Mas… vamos causar né ??

    3. Flávio Silva

      Parece que a senhora se sentiu ofendida com o reflexão proposta no texto. Tudo bem! Afinal, essa mesma reação foi experenciada por Jesus: ele foi repreendido pelos religiosos da época por ter curado um doente no sábado. Um absurdo curar no sábado…

    4. José Fernando Marques

      A meu ver, trata-se de oportunidade e de verdades históricas (além das cruelmente atuais). Nada a ver com oportunismo.

  32. Paolo Valerio Caporuscio

    Folha submissa junto a poderosa querendo impor a sua opinião, manipular e criar tudo que é fora de contexto, cada leitor tem a sua opinião para seguir no que acredita e verdadeiro.

    Responda
  33. Mykel Alexander Santos Gomes

    Ridículo levantar essa questão. Gosta quem quer, rejeita quem quer. O principal é refletir a realidade, mesmo que essa realidade possa ferir sensibilidades.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Além do mais de licença poética em licença poética no decorrer dos anos acaba ocorrendo distorção histórica.

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      Sim! Ridículo querer colocar interpretações que não correspondem aos fatos. Uma coisa é ser semita outra negro na reapresentação de Jesus. Imagina fazer o Maradona negro e o Pelé branco. Ridículo.

    3. Luiz Claudio Teixeira Souza

      Não entedi? Por que é ridículo levantar essa questão, qual foi a ofensa? O que incomada tanto um Cristo negro, alias é só estudar um pouquinho que no lugar e na época do nascismento de Jesus os homens daquele período tinham a pela escura, qual é o ridículo?.

  34. Pedro Regis

    Jesus pode ser de que cor for, o seu legado e até seus ensinamentos em si são um misto de coisas boas e ruins, e no final não são lá essas coisas. As pessoas deveriam ser mais críticas a Jesus, mas a norma cristã faz esse assunto ser um tabu. Como descrente, tenho orgulho de não lembrar muita coisa sobre Jesus no Natal. Fica o sentimento secular de confraternização entre pessoas que amo e as festividades.

    Responda
  35. Gregorio Amarante

    Nem o Jesus branco é unanimidade, a ponto de você estar escrevendo esta montueira de besteiras, um Jesus negro também não seria.

    Responda
  36. Gregorio Amarante

    Os lacradores que polemizam na incessante busca por cliques ou likes não tiram folga nem mesmo no Natal.

    Responda
  37. Joao Batista

    Quanta besteira meu Deus!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Enumera pra nós

    2. Dario Leopoldo

      Que reação mais cristã!

  38. Joao Paulo Vergueiro

    Nossa Senhora Aparecida é negra. É menos amada por isso? A resposta é óbvia, não precisava de um artigo para lacrar sobre o tema.

    Responda
    1. adenor Dias

      Se não me engano, todas as nossas senhoras, são a representação da mãe de cristo, sendo assim, o cristo brasileiro é negro, pois a padroeira do Brasil, é uma santa negra...

    2. Juliana Souza

      Nossa Senhora Aparecida não é negra, é só uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição enegrecida pela lodo do rio onde foi encontrada .

  39. JOS LEANDRO

    Temos luiz ignacio lula da silva. Temos livros. Temos intelectuais. Temos a ciência. Temos a Internet. Temos os subpartidos de esquerda. Temos os movimentos de contracultura. Temos a Democracia. Temos o Marxismo Cultural. Somos o Brasil, não precisamos de nenhum Jesus!

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Temos Lula, não precisamos de Jesus, é exatamente o nível de fanatismo que chegou a extrema esquerda brasileira. Para a sua infelicidade o Brasil é um dos países mais cristãos do mundo. Fale por você e pela minúscula e irrelevante bolha que o representa.

  40. Ricardo Arantes Martins

    Problema nenhum se fosse negro, mas é só ver os povos a sua volta. Os sírios, os libaneses, os turcos são brancos. A lenda de Jesus negro nasceu na década de60quando Martin Luther King falou isso, não sei com qual propósito, desde então muitos apoiadores do movimento falaram e virou regra entre os PseudoIntelectuais. Já loiro de olhos azuis improvável.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Há uma antiga carta, do Sen. Romano Lentulus ao imperador Tibério mas ninguém sabe se é verdadeira "Tem os cabelos da cor amêndoa bem madura, são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra, porém mais reluzentes.Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos nazarenos, o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno" de uma busca.

  41. Anna Rodrigues

    Se vc for em uma aldeia indigena distante, falar sobre Jesus e depois mandar as crianças desenharem Jesus, como elas irão desenhar? A partir do que elas conhecem... do conceito delas de beleza. O problema não é a forma como europeu imaginou Jesus, é o fato da gente não ter construído a nossa própria imagem dele, só aceitamos a versão dele. A Bíblia não menospreza nenhuma cor.

    Responda
  42. marcos fernando dauner

    fui censurado - vamos novamente- Jesus era ju-deu , portanto tinha característica física do seu povo . não era negro, não era guarani sul americano, não era viking norte europeu .

    Responda
    1. Luiz Claudio Teixeira Souza

      Estuda um pouquinho que você vai descubrir que existem Judeus Negros.

    2. Paolo Valerio Caporuscio

      Querem impor tudo que é fora do contexto, vamos defender o que verdadeiro e não se deixarem manipular por divulgações sem provas e ilusórias.

  43. PEDRO Rezende

    Eu sou afro descendente, digo que este contesto, Cor de Deus Cristo não está em questão.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.