Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Sinceridade, os livros merecem td nosso respeito, porém certos autores prestam um desservico a literatura, seja por má fé ou incompetência, ou ambas ao mesmo tempo.

    Responda
  2. Luis Cosme de Miranda Pinto

    Querido Álvaro mais que as brochuras dos deputados, fico preocupado com o alerta que vc traz: o Brasil está lendo muito pouco! Já sabíamos disso, claro, mas os números são desalentadores. Se o rico não compra, problema dele. É preciso incentivar a leitura dos mais pobres. Estimular bibliotecas, Literatura nas escolas, nas prisões e baratear o livro pra quem ganha pouco. Será que os deputados se animam a apresentar um projeto sobre o tema?

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Jesus Natalino da Goiabeira, sêo Árvo: o futuro, creio, deve se preocupar com obras de engenharia sanitária, reciclagem de rejeitos e assepsia hospitalar. Não sei se estes autores em especial tratarão dos temas, mas que serão fundamentais à democracia e à sobrevivência da espécie, serão. E talvez se possa trabalhar a matéria em meio digital, sem precisar cortar árvore pra tanto.

    Responda
  4. José Antônio

    Dizem que um ghostwriter anda escrevendo livros para o(a)s camisas amarelas.

    Responda
  5. Helio Cardoso

    Caro Alvaro, de fato não são escritores, apenas lançaram brochuras. O tal Nikolas é uma aberração tipo Tiririca que, assim como o seu mito, vive 'dando murro em ponta de faca', insiste em não aceitar pessoas do povo como elas são. Quanto ao Janones é bom retificar que o PL é o maior interessado "na não punição" dele, pois nesse caso arrastaria o 'zero um' para a barra dos tribunais!

    Responda
    1. Antônio Augusto Soares

      O1 é maior interessado no caso em que torce pela não punição. Assim continua com a cara livre.

  6. Fabrício Schweitzer

    Mas não podemos nos esquecer que é a cultura brasileira que elege esses caras, boa parte dela.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Explica o que você wntende por cultura brasileira. Que cultura é essa?

    2. Anete Araujo Guedes

      Fala mais dessa cultura

    3. Anete Araujo Guedes

      Cultura ?

    4. Fabrício Schweitzer

      Cultura.

    5. Anete Araujo Guedes

      Cultura ?

  7. ADONAY ANTHONY EVANS

    A culpa não é nem do Nikolas, nem do Janones. A culpa toda é do Drumond, do Guimarães Rosa, da Cecília, do Mário Palmério, do Sabino. Escreveram tanto e tao bem, que aos suínos nada sobrou, senão o que suínos sabem fazer.

    Responda
  8. Lucio Flavio Pereira

    Triste ebgoli

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Como chamava quando alunos eram incentivados a gravar professores q quando falavam em Cubismo eram denunciados por propaganda a favor de Cuba ? Ah lembrei. Escola sem partido. Sem professor. Sem tecnologia.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Escolas sem livros. Já que, segundo o inelegível, livros não passam de um amontoado de letras.

    2. Anete Araujo Guedes

      Estimular o ensino em casa, realizado pelos pais

    3. Anete Araujo Guedes

      Escola militar.

  10. José Fernando Marques

    Os livros publicados pelos dois parlamentares são jogadas autopromocionais, de marketing político. Tentam se legitimar intelectualmente. É curioso que Nikolas o faça por meio de um livro, pois essa turma da direita não lê nem Pato Donald. Acho que o perfil de Janones é mais ambíguo. Mas as rachadinhas o desmoralizam.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Ainda não foram devidamente provadas

  11. Gaya Becker

    A frase correta é: Os brasileiros não lêem porque não aprenderam a ler. Não há investimento em educação no Brasil. Nunca houve e nunca haverá. É mais fácil manobrar um povo sem educação. Os políticos sabem muito bem disso. É por essa razão que entram e saem governos(federal, estadual e municipal) e a educação nunca foi prioridade. É pela mesma razão que "aparece" miliciano na presidência, Lula e outros que tais por esse Brasil a fora.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Eu sempre gostei de ler sobre tudo, desde os seis anos de idade. Agora estou viciado no celular: é bem mais cômodo e leio, deitado na rede, sobre tudo que me desperta curiosidade, vejo vejo vídeos e escuto músicas na smart TV.

    2. Anete Araujo Guedes

      Quem está surrupiando verbas da educação e outros programas do governo Lula é o Centrão, capitaneado por Lira. Para cada votação, verbas são liberadas

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E qual a sua proposta?

    4. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Sim, impotência pura!

    5. Anete Araujo Guedes

      Lula não deve nada à justiça. Foi inocentado no STF e em outros tribunais por falta de provas. Uma coisa é acusá-lo e propagar tais acusações nas redes sociais, na Globo, na grande mídia, outra é apresentar as provas nos autos.

    6. Anete Araujo Guedes

      Quem está retirando verbas para investimentos na educação e em outros programas sociais do governo é o Centrão, capitaneado por Lira. Cada fez abocanham mais verbas. Talvez esteja em curso, sem consultar a população, um projeto para implementar o presidencialismo de coalizão.

  12. Cristiano Kock Vitta

    Livro é caro. Bibliotecas estão defasadas. Professores estão obcecados por celulares. O Brasil é um país arrogante, preconceituoso e, curiosamente, sob comando de cinco ou seis famílias que tomaram para si a prerrogativa de carimbar o que é comunicação social. Por que motivo curiosamente? Porque a maioria de leitores de jornais pertence à classe média ou média alta e quer que o povão se lasque.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, a piazada não tem nem tesão de ler gibi. É desanimador!

  13. Alcides Castro

    O problema da falta de leitura não é o preço dos livros, uma vez que é possível acessá-los em bibliotecas, gratuitamente. Faço isso regularmente. Falta estimular os estudantes, nos primeiros anos de vida escolar, não sem antes preparar os professores.

    Responda
  14. Luiz Ferretti

    O novo petralha já é um corrupto público. O outro é fruto do Nos e Eles, o Descondenado quando começou a identificar os tucanos como elite a ser perseguida e boicotada, não tinha ideia do espaço que criaria para essa direita e seus expoentes conservadores. Infelizmente só o começo. Ambos se merecem, em tempo, os líderes também. Isso ainda vai piorar e durar por mais de uma década. Triste.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Você está invertendo essa história, a chegada do inelegível ao poder foi pavimentada por Temer, Moro, Dallagnol e outros. Logo após as eleições Moro foi premiado. A Lava Jato foi desmascarada. Lula não deve nada à justiça, seus processos foram anulados no STF e outros tribunais por falta de provas. Uma coisa é acusá-lo nas redes sociais, na Globo, na grande mídia, outra é apresentar provas nos autos.

  15. osmar Carneiro

    Livros??? São livros mesmos??

    Responda
  16. Anete Araujo Guedes

    Todos dois mineiros. Já fomos bem melhores nesse quesito. Nesses tempos de terra plana, de negacionismo, de escassa cultura, nenhuma leitura, resta a esses políticos sem projetos, se apegarem às pautas de costumes: aborto, LGBT … ou então embaralhar religião com política, espalhar mentiras, falar de um tal de comunismo que, na maioria das vezes, nem sabem o que é. OBS : nem tudo que mencionei serve para o Janones.

    Responda
    1. Luiz Ferretti

      Você é remunerada para defender Descondenado? ou 6 bilhões devolvidos, troco de cachaça? Três ou quatro tesoureiros confessos, sítio do amigo reformado pelas empreiteiras...etc. Vao passar panos na Lava-jato.

  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Jamones foi sim um batalhador nas redes em prol de Lula. Mas em prol de si mesmo já q era candidato. Acho q sofre um ataque político. Mas se privado a rachadinha fica difícil m . Quanto aí outro, não vale um comentário

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Provado

  18. sergio boccia

    E a terra continua plana!!

    Responda
  19. Adriano Ferreira

    Bom... Pelo menos no caso dessas duas 'obras', não ler é uma benção. Melhor: uma forma de resistência.

    Responda