Poder > Lula deixa em 2º plano minorias e pautas progressistas em meio a pressões Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
É impressionante o quanto o tÃtulo da matéria é tendencioso. Induz o leitor a inferir de que se trata de pouco interesse, da parte do governo, na condução das pautas progressistas e de temas caros à s minorias. O tÃtulo, neste caso, deveria ser "Pressões de grupos conservadores forçam governo a deixar pautas progressistas e temas das minorias no 2º plano"!
1 O congresso aprovou o marco temporal. 2 Lula vetou. 3 O congresso derrubou o veto. A esquerda tem que entender que as pautas identitárias interessam a uma minoria
O comentário da matéria é totalmente pertinente. Uma vez eleita, a direita faz o que pode para emplacar sua pauta de costumes. Lula nunca impôs os desejos de seus eleitores acima da sua governabilidade. Comissão da verdade e casamento gay, por exemplo, foram iniciativas do governo Dilma. Lula tem uma marca na redução da desigualdade e no acesso à educação, mas não em pautas progressistas/identitárias.
Petrobrás cortou 7,9 p.c. no preço do diesel. Mas, a Folha está preocupada com fofoquinha de comadres.
Lula deixa em 2º plano minorias e pautas progressistas em meio a pressões de mais ou menos 367 camisas amarelas no Câmara e uns 61 no Senado, disse alguém na rua.
Da ânsia os comentários dos petistas pagos pelo fundo partidário. Vão trab@lhar
Vc quis dizer Bolsonaro e da esposa Michele né? Eles são exemplos de gente bem incompetentes em todos os sentidos pagos exatamente com fundo partidário ou o senhor discorda? Nunca vimos algo humano ou util sair da fala desses dois..
Dá azia os comentários dos Bozopatas, pagando pau achando que o Locupletador de Joias pode resolver o problemas de vocês de bozoafetividade; nem mais o cartão corporativo existe para convencer patriotas a levar outros Bozoafetivos na garupa da moto nas motociatas.
Fa$uelle ! Fora PT
Parece uma das manchetes da tal Dama das Fake News do concorrente rsrs Já ajudava se regulassem a mÃdia para o Dono do Jornal não ter outros negócios. Vai ver o povo não gosta de si mesmo pq só estão elegendo agropecuarista, pastor evangélico, policiais civis e militares mais influencers liberais que liberais não são para cargos legislativos.
Manchete de fofoquinha, de candinha, mal intencionada. Viu, querida, ele disse que gosta de você mas fez um agrado pra outras também... Enfim, o NO journalism da Folha em ação.
Infelizmente, o paÃs só tem futuro se aplicar uma polÃtica de controle demográfico. Caso contrário, a pobreza sempre vai aumentar. Nunca pensei que fosse chegar a esse ponto. O Presidente Lula precisa ter ciência, que o custo de vida está subindo. Não adianta o Haddad se desesperar, correndo atrás de como aumentar a receita.
Que controle demográfico? Em duas décadas do século 21 a populacao praticamente parou de crescer. Muitos casais com um filho único. RarÃssimos com 3 ou mais. Estamos muito perto de fazer a inflexão e a população começar a diminuir
Que tÃtulo mal intencionado, pois a própria matéria diz o motivo das pautas estarem sendo barradas, espero que não estejam cedendo ao capital igual o estadão.
Capital especulativo e predatório.
Uma coisa é certa: Lira, bom sujeito não é.
Se o governo decolar com o identitarismo vai se isolar, basta uma reflexão simples para saber que a base identitária descolada da classe trabalhadora não é de esquerda, compõe uma nova direita, corporativa segregacionista e anti liberal, tem os vÃcios do fascismo, geradores de ódio mas não de mudanças efetivas no capitalismo, ao contrário, viabilizam sua auto reprodução, só agregam "novos"padrões !
A pauta mais progressista que pode haver é que se volte a unir nosso PaÃs, em que a imensa maioria são negros e mulheres lutando por justiça social e equidade. Vida longa e sucesso ao Presidente Lula.
A pauta identitária não une o paÃs, ao contrário advoga a criação de polÃticas de segregação seja de gênero o étnica, não por acaso a racialização das relações sociais foi proposta e financiada pela Fundação Ford, daà adoção da classificação de negro unindo pretos e mestiços, um Brasil "bicolor" para forjar maioria polÃtica, as cotas estimulam as auto declarações!
Agradeço as reações. Meu ponto não é entrar em teorias raciais, que repudio como improcedentes, pérfidas e antirrepublicanas. Minha questão é criticar a abordagem e tÃtulo infelizes da Folha. Vivemos hoje uma revolução cultural sem precedentes: finda, sob uma polÃtica de Estado clara e inequÃvoca, a discriminação por se ter a pele escura (um pouco mais, um pouco menos, tanto faz). Abaixo o preconceito racista, viva a cidadania e a busca de justiça social para todas e todos.
Os pardos do Brasil são majoritariamente, descendentes do cruzamento de brancos com nativas. Não há lógica em agregá-los aos negros.
Quando eu era criança, há sessenta anos, os livros escolares nos ensinavam que os grupos étnicos brasileiros eram, basicamente, brancos, negros, indÃgenas e amarelos (orientais). Depois vinham os mestiços: caboclos (brancos com Ãndias), mulatos (brancos com negras), cafusos (negros com indÃgenas). Depois acrescentamos, por conta própria, os confusos (descendentes de mais de duas etnias. Ressalto que os mestiços descendentes de brancos vinham da parte feminina: eram as únicas disponÃveis.
Perfeito o comentário, o Brasil a maioria é pardo.
Quanta hipocrisia da Folha de São Paulo. A pauta neoliberal ficou em primeiro lugar para atender a burguesia que a folha representa.
Aqui os burgueses são riquÃssimos. Os demais são pobres, e a classe média vêm empobrecendo. Muito triste.
LULA 03 PRIORIZOU A SUA "CPP" O simbolismo da imagem do Lula da Silva 3 subindo a rampa para a posse da pres da República, acompanhado de figuras representativas do povo brasileira, perde a beleza do significativo gesto democrático, ao deixar pautas essenciais como da REVISÃO DA VIDA TODA da Aposentadoria do INSS, aos anciãos de hoje, que na época contribuÃram com sacrifÃcio até 1994 e não foram computados no cálculo... OBS. Será que alguém do INSS ou da I.A. lê estes comentários...
Lendo o artigo é facil concluir que Lula é um polÃtico muito inteligênte. Se peitar o congresso como fez o Bozo nos primeiros anos de governo, deixaria de governar. Se entregar tudo ao centrão como fez o Bozo, também deixaria de governar. Lula não é uma rainha da Inglaterra como foi o Coiso em alguns anos de seu desgoverno. O parlamento em sua maioria de Direita. Lula não pretende se fazer de ditador como queria o Coisa ruim. O atual presidente sabe que polÃtica é negociação.
Fsp fazendo malabarismos pra manter tÃtulos de capa contra o governo democraticamente eleito. Num parágrafo, critica indicação ao stf (por não ser mulher) no proximo, "lembra" q dino se declara pardo, mas inclui ressalva para criticar mais uma vez a mesma indicação. Sai do armario FSP!
Sra redatora, avuardoa publicação do meu comentário. Grato !
Pare de conversa fiada, f ol ha! Dá pra ver que não é fácil pra vocês fazerem, mas mostrem aqui a lista de todos os avanços que os brasileiros já conseguiram e reconquistaram durante apenas um ano sob a liderança de Lula, em praticamente todas as áreas de atuação do Executivo! É só o mÃnimo exigido, é informação jornalÃstica.
* corrigindo: perdedor inconformado. E completo: contra tudo o que vem do governo a favor dos braaileiros.
Pare, Pery, de conversa fiada de perdedor inconfirmado.
Aqui vai a lista de avanços: cento e sessenta milhõe gastos em quinze viagens para visitar vinte e quatro paÃses e um bi em viagens no total. Teve uma reforma fiscal com mais de cem exeções. No mais, mais do mesmo: aparelhamento do STF, déficit fiscal, aumento da emendas para o congresso, e tudo mais que ele criticou no governo do Bolso durante a campanha. Um estado acéfalo. Ainda bem que tivemos o Lira para tocar o paÃs enquanto ele viajava. Aliás, quando ele visitou o Brasil, ficou mais caro.
A Folha e seu jornalismo acovardado. Finge informar porque não tem, como o Estadão, coragem de dizer que está francamente em campanha contra o governo. Tenham vergonha na cara! Assumam suas posições! É um direito vosso, Folha!
Um longo texto de nada para justificar uma manchete mal-intencionada calçada irrealidade.
A folha quer que Lula confronte o pior e mais reacionário Congresso já eleito no pais. Nao para incluir as minorias, mas para provocar a ingovernabilidade e seu impeachment. Afinal, isso geraria engajamento da extrema-direita e lucro para a empresa jornalÃstica e seus patrocinadores, num cenário em que o povo é só um incômodo detalhe. O sonho de consumo da mÃdia, desse Congresso reaça e dos especuladores é um Temer, ou seja, um bolsonarismo sem o Boz zo.
Esse congresso é igual aos outros. Nem pior, nem melhor.
A ladainha petralha masoquista continua. Tudo é culpa da FSP, já que essa laia de puxa-sacos, acreditam que elegeram um Santo. Cada dia mais divertido, ontem um teve a coragem de argumentar que o Brasil cresceu. Prezado seguidor do Enganacionista, isso é obrigação, até porque metade da população se individa para consumuir o mÃnimo.
Claro que a Folha sabe quem são Margarete Menezes, Sônia Guajajara e Silvio Almeida, mas o jornalismo de má vontade não permite se ater aos fatos.
A chamada do conteúdo não condiz com o texto. Lula não deixou em segundo plano as pautas que defende, quem jogou pra segundo plano foi um congresso retrógrado e patrimonialista, que mudou o sistema de governo para um parlamentarismo disfarçado. O parlamento é reflexo da sociedade. A idiotia é tamanha que preferem gasolina a 8 do que a 5 reais, só pra poder ir pra praça com camiseta da seleção e pedir liberação de armas .
Até quando Bolsonário será a antÃtese de Lula, para os fiéis do Santo ? Vamo trabalhar, vamo trabalhar ..
Sr. Edson, excelente comentário. Subscrevo integralmente.
Vc tá passando pano, Edinho ? Manda quem está com a caneta na mão...As pretensões de Lula são bem maiores que as obrigações que ele term com as minorias. Narrativa não enche barriga de ninguém.
Assim é a polÃtica. E mais: com um Congresso majoritariamente con$ervador, e com algumas aberrações da extrema-direita rastejando por lá, Lula seria heroico se conseguisse fazer passar todas as pautas progressistas.
Que conformismo é esse, Alex ? É por essas e outras que os corruptos continuam dando as cartas.
Impressionante é que não se ouve um parlamentar da alagovetnista falar mal, combater o Centrão. Se o chefe tá arriscado a dar até seu cofrinho a Lira, imagina quem há de ser contra. E ainda acha os fiéis pra dizerem "que tudo isso faz parte da polÃtica"...É o fim...
A própria Folha de São Paulo disse que o brasileiro é conservador. Com o Congresso guloso em orçamento como esse, Lula, um senhor de 78 anos, vai entrar em bola dividida com fanáticos que quase deram um golpe? Esse serviço fica para a imprensa que quer um preposto para pautas que dêem notÃcias, porque confesso que nem esse tabloide é tão liberal em costumes como se apresenta no artigo. Se até a Globo recuou em suas novelas, Lula não recusaria com um povo tão atrasado? Faz bem.
Ah, Carmel, incomodado com comentaristas? Estes mostram os ins tr um en tos, usados pela m id ia, de incitação a boicotes à atual polÃtica de salvação nacional depois do desastre. Estas d ist orç ões alcançam, infelizmente, um grande número de leitores da edição impressa!
Mas não deixa de assinar e ler...Lulopetistas detestam a pluralidade.
Minoria só serve para aparecer na foto . E nós, canhotos, minoria discriminada desde o primeiro dia de aula .
Um comentário adulto seria bem-vindo.
Canhotofobia, que hilário!
Que bom. Vamos focar no que mais importa. O paÃs tem muito problemas para importar pautas
Isso é o normal. Essas conversas são só para atrair os teleguiados. O que interessa é privilegiar o povo da grana mesmo. Só idi o tas acreditam.
Ah, isso não vale, ele tem que privilegiar as minorias: os homens sis, héteros e brancos.
As ditas "minorias" só servem para fazerem o carnaval de reinvindicações na mÃdia e encherem de votos um falso populista de esquerda, nada mais, a verdade é que esse populista atual no governo é sim, um Boneco de Presépio da Oligarquia que o criou e o está controlando, e os inocentes ainda acreditam que é o PT.
O jornal da oligarquia finge se opor ao governo de seu boneco de presépio para que os inocentes continuem acreditando no PT? Haja imaginação!
Se Lula incluir em ações de governo, como gostaria a Folha, minorias e pautas progressistas irá piorar ainda mais o seu pÃfio governo. As minorias são naturalmente beneficiadas quando há crescimento econômico sustentável. Pautas "progressistas" são obtusas e sectárias e devem ser sempre desconsideradas.
Ahhhh? Pautas progressistas são sectárias? Amigo, sugiro que procure um dicionário. O único sectarismo é do conservadorismo; que hoje vem matando por não concordar com opções sexuais e religiosas. O termo obtuso, utilizado por você é um exemplo. A liberdade defendida por vocês, só serve para quem reza a cartilha de vocês.
Isso aÃ! Mostra para a Folha quem é que manda!
As dificuldades com o Congresso são apresentadas pela Folha como uma desculpa, um tanto esfarrapada, do governo. Curioso que, tirando a campanha fora do tom por uma mulher negra no STF, as próprios movimentos identitários e mesmo a esquerda, que acostumavam bater forte em governos anteriores do PT, estão entendendo a situação. Temos um Congresso empoderado como nunca e dominado pelo chamado Centrão. Só o jornaleco de Banânia finge não ver, será por que?
Por estão entendendo a situação traduzo por estão sendo pagos pelo seu quinhão do butim da viúva. Que tal dezesseis bilhões, multiplicando por quatro a Lei Rouanet. Bastante compreensão. Dá para fazer qualquer um entender e apoiar. Enquanto isso, quarenta por cento da população sem saneamento básico. Mas música não vai faltar.
A proposta foi um governo de coalizão, tal como serve à sociedade, multicolorida. Sendo assim, não haverá uma revolução com mudanças radicais, todas as decisões terão que ser tomadas a partir de debate com todos os segmentos interessados. Isso chama-se democracia. Meio ambiente está sendo respeitado, cultura renasceu após o obscurantismo do governo anterior, programas sociais estão em funcionamento. O discurso agora é de união.
A proposta foi um governo de coalizão, mas o sr. reparou que a grande imprensa nunca embarcou nessa coalizão? Setores fisiológicos hoje sugam um governo minoritário, mas a Folha acha que Lula poderia por a pauta identitária acima da econômica! Como se não tivesse antes que viabilizar a estabilidade do governo e se livrar do entulho demagógico, como aquele teto de gastos, que carregamos desde o governo Temer.
O pragmatismo de Lula acaba expondo a preguiça do colunismo. Vamos a uma coluna que valeria a pena ler: Com a Ajuda de um Reacionarismo Delirante, Lula Consegue Manter Apoio de Minorias Sem Precisar Abrir Espaços no Poder. É disso que se trata. Mas não, vem uma coluna que repete a suposta "incoerência" apontada pela extrema direita no X.
Fernando, "acreditar"? Isso é o básico da polÃtica: um polÃtico tenta distribuir poder para atrair estratos pendulares. No Congresso, isso significa atrair o centrão; na sociedade, isso significa atrair o cidadão médio, de centro. O Lula não investirá para atrair terraplanistas nem para manter apoios que não estão ameaçados (algumas minorias) - dando uma aula de pragmatismo para a extrema direita que segue pregando para (e, ao fazê-lo, radicalizando) convertidos nas redes sociais.
Nem você acredita no que escreveu. rsrsrs
A fsp é os Bozoides sempre torcendo pelo pior...mas não adianta.....da-lhe Lula.
Cooomo assim ele não é a favor das minorias? Agora só falta dizer que foi condenado por corrupção em três instâncias, nunca foi inocentado, e que não está indicando seus ministros de maneira isenta. Esse jornal é a favor dos neo Liberais!
Até quando vale justificar os absurdos deste governos com os do governo anterior? Tem uma data limite, ou ele tem passe livre pra sempre? Só para relembrar: sou a favor da prisão do Queiroz, dos filhos e até dele, se for comprovada a rachadinha. Até o fim, sem tapetão. Agora faz igual, gado vermelho.
A falta de argumentos leva a esse velho realejo de quem não tem a mÃnima noção de leis e desconhece o processo do juiz PARCIAL de Curitiba. É triste ver bobagens do gênero ainda em poucos tolos restaram e acreditam no futuro ex juÃz, ex senador, ex ministros da justiça, e agora ex futuro ministro do STF, Sérgio Moro. Só rindo.
Não tinha percebido ainda Pery? Neoliberais sempre foram, agora estão se achegando ao bolsonarismo mesmo.
Que comentário incrÃvel, por um momento quase acreditei que FabrÃcio Queiroz, a compra de votos e a venda de jóias recebidas pelo governo anterior fossem só uma ilusão.
Apesar do óbvio (Lula nunca se preocupou com pautas progressistas) tem sempre um coitadinho chamando o presidente de Lule. Querem transformar um operário brucutu do ABC em amigo da Pablo Vitar da noite pro dia, coisas que só a desinformação faz.
Que desespero, Leonardo, dos perdedores terrivelmente frustrados por não conseguirem apagar a imagem do ex-operário do ABC das contÃnuas fotos dele ao lado das principais lideranças mundiais, que consideram a relevância do papel que seu governo está exercendo nas relações internacionais. Orgulho meu de brasileiro!
Velhaco, promete o que vocês querem ouvir. Depois o problema é de vocês. Esperavam uma mulher no STF para substituir a outra? Um negro? Isso é indicação de neoliberais capitalistas imperialistas Yankees do mau. A prioridade da esquerda é não ser presa por corrupção. E, se for, ser descondenada sem ser inocentada. Errado são vocês de acreditarem depois de quarenta anos de mentiras.
Lula caminha por onde é possÃvel caminhar diante da atual configuração do congresso. A sociedade brasileira teve estimulado um conservadorismo medieval por um lado e um identitarismo extremado por outro, que vem impossibilitando qualquer tipo de diálogo; nessa situação, é normal esperar a poeira baixar até que o diálogo volte a ser possÃvel. As decisões de Lula são apenas reflexo do pragmatismo polÃtico. Matéria com objetivo de desgastar Lula com sua base.
CorretÃssima sua conclusão André! E tem o Leonardo logo aqui para corroborar seu argumento.
Desculpa, amigo, votei em Lula mas não sigo totalmente essa narrativa de que é tudo culpa do congresso. A indicação do PGR é única e exclusiva de Lula, assim como STF. Onde ele poderia fazer a diferença sem interferência, ele não faz porque não é tão diferente assim. A Dilma teve muito mais peito que ele pra avançar com pautas progressistas, ele sempre é um apaziguador, um centrista inveterado.
Em seu discurso de posse em seus discursos de campanha nos palanques e na mÃdia. Lila disse que as mulheres teriam vez no seu governo .Não foi bem assim .Simone Tebet ele escondeu no Ministério do Planejamento ela foi pra Rua na campanha .as mulheres deram seu voto a Lula e o que ele fez evergonhou as mulheres ao colocar uma mulher ministra ligada a milicianos tirar a Ana Moser e botar um Fufuca incompetente ...26 vem ai.
O Lula teve que entregar os anéis para não perder mais dedos. A Dilma, ao "peitar" o centrão, foi boicotada e, depois, empichada. O Lula está correto: em desvantagem, tem que negociar e articular táticas para futuros embates.
Os incompetentes e pouco atraÃdos pelo trabalho sonham em tomar o q é dos outros , construÃdo com uma vida de esforços e trabalho . Parasitas ..
Eu desconfio que esses tais outros é que se julgam espertos para surfar a onda dos outros, enquanto faz pose de moralista.
Bem para,quem teve teve um presidente que chamava o povo de marica , dizia que faculdade não era para todos e quando ocorria uma catástrofe dizia que a culpa era do pobre que construÃu em local errado , acho que o Lula merece Palmas.
Perdeu, Pery. O mundo inteiro já sabe que Lula foi vÃtima de uma farsa, ardilosamente montana, para impedir sua candidatura. Não adiantou, s farsa falhou e a maioria dos brasileiros o colocou de volta â nossa presidëncia.
Mas vai ficar justificando o mau governo deste com o outro até quando? Tudo que eu escuto é, sim, eu sei que o Lule é Ladrao corrupto mentiroso e subiria a rampa até com o Darth Vader se isso garantisse mais quatro anos de poder, mas acho que o outro era pior. São vocês se justificando pra vocês mesmo. Vamos colocar um prazo? Já foi um ano, da pra começar a defender esse sem se escorar no outro?
Será q alguém acreditou ou acredita nesse estrupÃcio..?
Para quem canta o hino pra pneus e faz sinal para disco voador não deve ser dificil em acreditar em qualquer coisa! Inclusive que o ex presidente é honesto.
Em matéria de espetáculo o Lula e sua turma são dez mais para realizar o que promete aà é outra coisa, dá desculpas incrimina o Congresso que deu a ele uma transição fenomenal e o mi-mi-mi continua até hoje um ano depois de sua posse e assim vai até o 4° ano de governo.
Transição fenomenal? Só mesmo na terra plana!
Ninguém melhor que Lula, após o tornado de estupidez do ogro, para retormar a estabilidade das instituições democráticas. Isso exige pragmatismo diário. Ainda mais com a formação desse Congresso atual, que só pensa em abocanhar poderes do poder executivo e recursos do orçamento para reeleição e compra de consciências.
Essa história que Lula tirou o Brasil das trevas, é muito relativo, pois depende da visão polÃtica de cada um, depende do extremo polÃtico que a pessoa vive, enquanto enxergam luz outros vê escuridão
Fácil emitir opiniões descomprometida, com as nádegas confortavelmente apoiadas num almofadado muro. Pergunta-se: O que eu teria feito melhor se estivesse no lugar do Lula? Voaria num foguete com o bam-bam-bam do carro elétrico?
Só se os outros enxergam luz na inflação alta; no discurso de ódio; na inoperância do estado durante a pandemia; na destruição da saúde, educação e do meio ambiente; entre outras mazelas causadas pelo goveno anterior
Discordo. O que Bolsonaro fez nos últimos 4 anos não é polÃtica, é necropolÃtica, levando morte e destruição por todos os lados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Lula deixa em 2º plano minorias e pautas progressistas em meio a pressões Voltar
Comente este texto