Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hernandez Piras

    A desonestidade intelectual desse sujeito é nauseante. Como se o ato tivesse necessariamente que ser militar para ser categorizado como insurreição. Francamente! O conservadorismo norte-americano embarcou numa jornada suicida.

    Responda
  2. Bruno Sebastião Neto

    Quando voçê tem uma sociedade inbicilizada que não consegue distinguir o certo do errado, Cuidados preventivos para não contaminação de todos se faz necessário para salvação do coletivo !

    Responda
  3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O processo político extremado nos EUA, Brasil e agora Argentina, se perceber semelhanças não foi mera coincidência foi importação mesmo, ao menos é o que nos faz acreditar. Democracia não se mantém por si só precisa de cuidados constantes.

    Responda
  4. Francisco Neto

    A democracia deve ser respeitada, mas como autorizar a candidatura de uma pessoa na base do "se eu ganhar, ganhei, se eu perder não aceito". Se a justiça americana permitir a candidatura dele, será um erro, democracia tem regras e uma delas é saber perder.

    Responda
  5. Mario Luiz Frungillo

    Tem uma ã pequena falha na argumentação do moço: Hillary não tentou fazer nada daquilo que ele imagina que ela poderia ter feito. Trump, sim.

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    Ao meu ver Trump tentou sublevar a população que o apoiava com o intuito de um golpe. Lá nos Eua nunca houve um golpe e acho extremamente improvável que ocorra, mas foi o que Trump intentou. Aqui já foi mais além, nosso paga pal. do Trump, o Coiso, falou com generais com intenção de traição, só que os generais se recusaram e eles serão as testemunhas chave para a condenação criminal do Coiso, prova cabal de suas intenções maléficas.

    Responda
  7. José Cardoso

    O que aconteceu foi um absurdo e a maioria dos americanos deveria reconhecer isso. Agora, se resolverem eleger o cara não há muito o que fazer. Não dá para proteger o povo de si mesmo e continuar chamando o regime de democracia.

    Responda
  8. Jose Zimmerman

    Antidemocrático seria permitir essa pessoa ser candidato à presidência dos Estados Unidos com a folha corrida que ele tem.

    Responda
  9. Tadêu Santos

    ANTIDEMOCRÁTICO É PERMITIR ESTE QUE DOIDO SUBVERSIVO NEGACIONISTA CONTINUE CANDIDATO e venha assumir, se vencer, o cargo da presidencia da República dos Estados Unidos da América, mesmo sendo na prisão, se condenado pelos vários crimes, pelos quais é acusado!!! OBS. Torceremos para que outros estados acompanhem a decisão do Colorado, porém não estamos com isso torcendo pelo Biden, apenas que o sistema oportunize outros candidatos como por exemplo o senador Bernie Sanders ou outros...

    Responda
  10. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Prefere nova invasão do Capitólio., com direito a proteção policial.

    Responda
  11. Tadêu Santos

    ANTIDEMOCRÁTICO É PERMITIR ESTE DOIDO SUBVERSIVO NEGACIONISTA CONTINUE CANDIDATO e assumir, se vencer, o cargo da presdencia da Republica dos Estados Unidos da América, mesmo sendo da prisão, se condenado pelos vários crimes, pelos quais é acusado!!! OBS. Torceremos para que outros estados acompanhem a decisão do Colorado, porém não estamos com isso torcendo pelo Biden, apenas que o sistema oportunize outros candidatos como o senador Bernie Sanders. .

    Responda
  12. Heloísa Matos Lins

    "Desler"!

    Responda
  13. Andre Moraes

    Rapaz...é incrível como importamos tudo de lá. Todas as loucuras que vimos bolsonaristas fazerem na CPI do Golpe tem todo o formato vindo nos norte americanos, não tem nada de original. Recentemente lendo a Máquina do Caos, percebi que o comportamento tresloucado e o funcionamento da máquina de desinformação e discursos de pós-verdade vem de políticos e influenciadores norte-americanos, mimetizados por nossos viga-ristas tupiniquins. Daí eu leio esse artigo, e percebo o mesmo nível de viga-rice

    Responda
  14. Daniel Gomes Pereira

    Estavam armados com fuzis na mão, 5 mortes, atacar o vice que foi no lugar dele entregar a faixa de presidente, isso lembra qualquer época dos golpes no Brasil e na América do Sul.

    Responda
  15. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Dizer que só a rebelião militar é antidemocrática e tudo aquilo que o Trampismo provocou: invasão, depredação e acusações infundadas dos resultados das eleições setoriais, enquadradas como crime pela justiça e que poderá tirá-lo da disputa, não é antidemocrático e sim ativismo judicial unilateral. Pode ser tudo menos democracia. Flutou e deixou levar pela força do vento.

    Responda
  16. Djulivam Oliveira

    Viajou legal. Deu a volta ao mundo com argumentos frágeis e nem assim convenceu. Jornalismo de quinta também vemos por aqui.

    Responda
  17. lis kogan

    tentar reverter o resultado de uma eleição tá ok, mas punir quem tenta passar por cima da democracia é antidemocrático. e ainda compram a coluna. que fase.

    Responda
  18. Wellington da Silva

    e essa peça tragicômica malfeitona?

    Responda
  19. Ugo Maia Andrade

    No subtítulo da matéria o cara diz que tentar subverter uma eleição não tem a mesma gravidade de um golpe militar. Tem sim, ou ambos não são atos que provém de forças minoritárias, fora das regras do jogo da democracia e em prejuízo de uma maioria? Depois vem com a retórica fuleira de "e se fosse a Hillary...". E para finalizar, a ameaça, também fuleira, do tipo "o povo está de olho". Só assim pra gente ficar sabendo que o TNYT tem colunistas tão ruins quanto o Joel Pinheiro.

    Responda
    1. NIEMEYER FRANCO

      Eu achando que esse tipo de profissional era apenas aqui na FSP, Estadão, Globo...

  20. Hercilio Silva

    Hitler só teve 1/3 dos votos, como acharam que não faria o que dizia, e fez, pode montar o governo e fechar o parlamento. Não houve rebelião militar por falta de apoio, sem punição poderá incentivar milícias armadas, já o fazem. E no governo pode tomar medidas que facilitem ações golpistas.

    Responda
  21. Jean Reinert

    Ainda bem que as regras brasileiras são dierentes das regras estadunidenses e que aqui o inelegível deverá continuar inelegível.

    Responda
  22. LUCY KELLY PEREIRA

    Para o articulista, Trump não teve na haver com o episódio de 06/01, na verdade não tem culpa alguma de seus seguidores estarem inflamados ao ponto de comer 4CRIMES. Para o mesmo articulista antidemocrático seria o 4criminoso não poder concorrer, deu uma volta imensa para dizer que Trump é inocente. O que é democracia para o Sr.? Deixar impune os 4criminosos do 06 e do 08/01? Liderados pelos 4criminosos mor, respectivamente?

    Responda
  23. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

    O articulista é a favor do lema: falem mal, mas falem de mim. A principal falha na argumentação é comparar com a guerra civil. O que Trump fez, e Bolsonaro imitou, foi tentar perputar-se no poder desconhecendo as regras do jogo democrático. Se isso não é crime, é sinal de a sociedade e principalmente seus pensadores apodreceram. A liberdade expressão não permite tudo.

    Responda
  24. Laudgilson Fernandes

    O espaço para a extrema direita na Folha cada dia é mais ampliado. Se não bastasse os articulistas pró genocídio, ainda temos de aturar mais um que usando de argumentos flouxos, manipuladores, hipotéticos ousa defender um golpista, que na sua incitação antidemocrática levou ferimentos e até à morte de policiais, destruição de patrimônio público, de documentos confidenciais e outras mazelas sociais. Um ser abjeto e amoral.

    Responda
  25. Benedito Claudio Pacifico

    Antidemocrático é um ex-presidente que não reconhece sua derrota em uma eleição em que perdeu pode se candidatar de novo para novamente alegar roubo e sai a inflamar seus seguidores com mentiras , em minha opinião Trump deveria ser preso por todo mal que ele causou aos EUA e se não contido mais mal ele fará , um demagogo aprendiz de ditado não vai mudar nunca .

    Responda
  26. Renato Polli

    Alguem faltou a aula de introdução a Montesquieu. É muita ingenuidade.

    Responda
  27. Markus Nascimento

    Não. Ele aprontou feio na época. Precisa ser prejudicado de alguma forma para haver justiça. E essa forma é perfeita. Insurreição foi exatamente o que ele fez.

    Responda
  28. Ricardo Botto

    E nós, como assinantes, ajudamos a Folha a pagar um articulista desse? Trump deveria estar preso há muito tempo. Tanta gente boa do Brasil que poderia escrever aqui e ficamos com argumentações deste quilate de um gringo delirante. Lamentável.

    Responda