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Patrícia Trindade
Questão 2 A proporção mínima de flores entregues pelo fornecedor é de 240 rosas vermelhas e 192 rosas brancas. Explicação: Se a cada 15 rosas vermelhas e 12 brancas, Florbela vender apenas metade dos buquês possíveis de serem montados, as sobras obedecem a proporção de 3 vermelhas para 2 rosas. Vejamos: Com 15 rosas vermelhas e 12 brancas seria possível montar 2 buquês, com resto 0 de rosas brancas. Entretanto, se ela vender apenas um buquê, restarão... [continua no próximo comentário]
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Patrícia Trindade
[...] Assim, a florista tem de ter recebido a proporção mínima de 240 rosas vermelhas e 192 rosas brancas.
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Patrícia Trindade
[...] a fim de obedecer a hipótese de vender apenas metade dos buquês possíveis, Florbela pode ter recebido 240 rosas vermelhas e 192 rosas brancas (proporção de 5 para 4), mas vendido apenas 16 buquês dos 32 possíveis (192/6=32). Assim, subtraindo-se 240 das 96 rosas vermelhas utilizadas nos 16 buquês, restam 144 rosas vermelhas, e subtraindo-se 192 rosas brancas das 96 utilizadas, restariam 96 rosas brancas. Ora, 144 para 96 obedece a proporção de 3 para 2. Assim, a florista [CONTINUA]
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Patrícia Trindade
[...] restarão 9 rosas vermelhas (15 6 = 9) e 6 rosas brancas (12 6 = 6), o que me dá a proporção de 3 para 2. Entretanto, o enunciado diz que a florista vendeu só no primeiro dia 16 buquês, ou seja, ela precisaria ter, pelo menos, 96 rosas brancas (16x6) e 120 rosas vermelhas (para manter a proporção de 4 (Brancas) para 5 (Vermelhas)). Entretanto, 96 rosas brancas para 16 buquês nos daria resto 0 de rosas brancas. Dobrando-se, então, estes números, a fim de [continua]
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FABIO ANDERAOS DE ARAUJO
Com relação ao problema da florista, eu cheguei aos seguintes números: 132 rosas vermelhas e 120 rosas brancas, totalizando 252 rosas recebidas do fornecedor.
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AILTON TENORIO SILVA
Não satisfeito com meus amigos Bard e GPT, fui consultar um especialista em matemática: o Omni, que segundo dizem, é o solucionador de tarefas de casa de IA mais preciso do mercado! Bem... fui direto no caso da menina Pitanga, e suas balanças com frutas. A resposta curta do Omni foi: Pitanga pode colocar qualquer número de maçãs na balança para equilibrar com uma pêra na outra assadeira.
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AILTON TENORIO SILVA
Por fim, na quinta questão, se Tom Cruise dependesse do Bard ou do GPT para salvar o violão, acho que o filme teria finais diferentes. O Bard sugere que "a ordem não importa, pois cada botão controla alarmes diferentes", e afirma que são os botões B1, B3 e B5 que precisam ser apertados, enquanto o GPT afirma que é necessário "pressionar os botões B2, B3, B5 e B6 simultaneamente" para desligar todos os alarmes.
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AILTON TENORIO SILVA
Na quarta questão, o Bard usou o algoritmo de Euclides, com comandos em Python, para resolver o problema. E concluiu que a resposta é 260 cm, 42 mosaicos. Já o GPT foi determinou que "precisamos encontrar o maior divisor comum (MDC) entre o comprimento e a largura da sala". E com isso obteve a resposta com mosaicos de até 40 cm de lado e 14040 mosaicos.
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AILTON TENORIO SILVA
Na terceira questão, novo desentendimento. O querido GPT indicou que usou variáveis para representar o peso das frutas e resolver o problema, chegando na conclusão que Pitanga precisa colocar 4 maçãs no prato da balança para equilibrar com uma pêra no outro prato. Já o Bard, novamente conciso, afirmou que "uma maçã pesa o mesmo que duas bananas e duas bananas pesam o mesmo que uma maçã e uma pêra. Portanto, uma maçã pesa o mesmo que uma pêra". Assim, uma maça num prato e uma pêra no outro.
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AILTON TENORIO SILVA
Já na segunda questão o Bard foi econômico na resposta e cravou 28 rosas vermelhas e 16 rosas brancas. Meu amigo GPT usou a álgebra e concluiu obteremos que eram 105 rosas vermelhas e 84 brancas, afirmando que "esses valores atendem a todas as condições do problema".
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AILTON TENORIO SILVA
Fiz essa brincadeira com meus amigos, o Bard e o GPT, mas eles não concordaram muito nas respostas. Só na primeira, o Bard e o GPT concordaram: 29 alunos. O GPT foi na linha do Princípio da Inclusão e Exclusão (PIE) e apresentou conjuntos para definir o raciocínio da resposta enquanto o Bard não explicou a base de seu raciocínio.
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sergio lima oliveira
Respostas: 1 - Há 29 alunos na turma. 2 - Florbela recebeu 20 rosas vermelhas e 16 rosas brancas do fornecedor. 3 - Para equilibrar o peso de uma pêra, Pitanga precisará colocar 3 maçãs no prato da balança. 4 - O Sr. Carré precisará encomendar 351 mosaicos de 40 cm de lado. 5 - A ordem em que Tom Cruise aperta os botões é importante, e os botões que ele deve apertar para desligar todos os alarmes, nessa ordem, são: B3, B4 e B5.
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FABIO ANDERAOS DE ARAUJO
Como pode a florista ter recebido 20 rosas vermelhas e 16 brancas se ela vendeu 16 buquês e cada buquê contém 6 rosas vermelhas e 6 rosas brancas?
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LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Interessantes, mas nem nunca vou acertar algum.
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Luiz Carlos Fonseca
3. Uma pêra é igual 2,5 maçãs
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Luiz Carlos Fonseca
Há 29 alunos na classe.
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sergio lima oliveira
Marcelo, enviei as soluções ao teu e-mail dado o espaço limitado aqui nos comentários. Além de aparecer crítica do sistema como se eu estivesse utilizando palavras inadequadas Feliz 2024!
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sergio lima oliveira
Respostas: 1 - Há 29 alunos na turma. 2 - Florbela recebeu 20 rosas vermelhas e 16 rosas brancas do fornecedor. 3 - Para equilibrar o peso de uma pêra, Pitanga precisará colocar 3 maçãs no prato da balança. 4 - O Sr. Carré precisará encomendar 351 mosaicos de 40 cm de lado. 5 - A ordem em que Tom Cruise aperta os botões é importante, e os botões que ele deve apertar para desligar todos os alarmes, nessa ordem, são: B3, B4 e B5.
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sergio lima oliveira
Conclusão/continuação: A = 17 (alunos que falam inglês) B = 11 (alunos que falam espanhol) C = 7 (alunos que falam ambas as línguas) D = 8 (alunos que não falam nenhuma das duas línguas) Agora podemos calcular: total = 17 + 11 - 7 + 8 total = 29 + 8 total = 37 Portanto, há 37 alunos na turma.
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sergio lima oliveira
Correção: Apontado pelo Tadeu. Grato! Usando o princípio da inclusão-exclusão, temos: total = A + B - C + D Onde: A = 17 (alunos que falam inglês) B = 11 (alunos que falam espanhol) C = 7 (alunos que falam ambas as línguas) D = 8 (alunos que não falam nenhuma das duas línguas) Assim, podemos calcular: total = 17 + 11 - 7 + 8 total = 28 - 7 + 8 total = 21 + 8 total = 29
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Tadeu Roberto Corbi
Não seriam vinte e nove? Por que os oito que não falam nenhum dos idiomas foram somados duas vezes? Dezessete + onze = vinte e oito. Vinte e oito - sete = vinte e um. Vinte e hum mais oito = vinte e nove.
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Tadeu Roberto Corbi
Não seriam 29? Por que os 8 alunos foram somados 2x? 17 + 11 = 28, 28 - 7 = 21, 21 + 8 = 29.
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sergio lima oliveira
Para resolver esse problema, podemos usar o princípio da inclusão-exclusão. Vamos chamar o número total de alunos de "total", o número de alunos que falam inglês de "A", o número de alunos que falam espanhol de "B" e o número de alunos que falam ambas as línguas de "C". Também sabemos que o número de alunos que não falam nenhuma das duas línguas é "D". Podemos então usar a fórmula: total = A + B - C + D Agora, podemos preencher os valores que temos: Continua
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sergio lima oliveira
Correção dos cálculos. Usando o princípio da inclusão-exclusão, temos: total = A + B - C + D Onde: A = 17 (alunos que falam inglês) B = 11 (alunos que falam espanhol) C = 7 (alunos que falam ambas as línguas) D = 8 (alunos que não falam nenhuma das duas línguas) Assim, podemos calcular: total = 17 + 11 - 7 + 8 total = 28 - 7 + 8 total = 21 + 8 total = 29 Há 29 alunos na turma.
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Enoque Sabino
Li só até a questão sobre quantos alunos que falam línguas teriam numa sala. Não consegui prosseguir.
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