Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. elder bregolin

    A imagem fala por aí só, um contraste entre a modernidade tecnológica e a miséria, lado a lado. Parece que o grupo Votorantim não segue os princípios morais e humanistas de um dos seus criadores, Sr Antônio Ermino de Moraes. É desumano. Lamentável...

    Responda
  2. JOSE RADA NETO

    Sempre a mesma história de culpar as pessoas pela associação entre pobreza e número de filhos! Santa ignorância! Ao menos a reportagem mostrou o impacto de um projeto de produção de alimentos que procura se associar à mudança cultural para se concretizar. Uma iniciativa cujo potencial se mostra muito mais real que a expectativa do Estado (independente de partido político o descaso é o mesmo) atuar de forma eficaz.

    Responda
  3. Angela Oliveira

    Fico extremamente sensibilizada com essa miséria que ainda "insiste em persistir" em algumas regiões do Brasil. No entanto o que me assusta mais é a coragem das pessoas que não têm onde morar e comer colocar filhos no mundo pra sofrer. Precisamos, urgente, de políticas públicas que preparem essas pessoas, levando educação, trabalho, saúde, qualidade de vida digna.

    Responda
  4. jose celso righi righi

    Vejo nos comentários um acusando o outro, um defendendo o outro, prevalece interesses e ideologias, um joga a culpa no outro e assim vai, com certeza solução existe! Mas os interesses prevalecem, sempre a velha máxima está presente na alma humana. "Farinha pouca meu pirão primeiro ".

    Responda
    1. Manoel Gonçalves

      Os Estados mais pobres, que há 20 anos votam no PT, continuam sendo os mais pobres, se falam que não se pode privatizar a Sabesp, no Piauí a água é administrada pelo o Estado e não chega a essa família, o PT domina pela fome e miséria

  5. Pedro Guimaraes

    Um retrato do que é o capitalismo verde: um tinta sobre a miséria.

    Responda
    1. Manoel Gonçalves

      Aí não é retrato de capitalismo, esse estado é governador pelo PT há 20 anos, a água é administrada pelo Estado, resultado? Não tem água, o PT domina o povo humilde pela fome e pela miséria

  6. Manoel Paulo Neto

    O nordestino ainda sofre, porém melhorou muito por aqui, uma prova disso é a migração de nordestino para o Sudeste que praticamente acabou e até já vem sendo feito caminho inverso. A miséria neste País se apresenta em todos os estados. Aí em São Paulo , basta cruzar a Paulista que por trás dos espigãos tem miséria maior que a apresentada no Nordeste, pois além da fome, existe violência, medo, droga e muito mais.

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    Parte02 de meu ensaio:... Hão que devolver as cadeias produtivas de arroz, feijåo, milho e batata para os operadores honestos e dígnos das Terras Sagradas e Mágicas do Planalto Central-TSMPC!!!...desde a década de 1930 estas plantations foram sequestradas pelos parceiros do dictador getúlio Vargas, terras na região centro-oeste foram griladas, fundos de capitais foram tomados, tentativas recorrentes de escravização da população das TSMPC!!!...tem-se que drenar as asas destes Anhangueras!!!

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... a cadeia produtiva do arroz, feijão e milho e batata e mandioca foi sequestrada pelos anhangueras-agro e foi levada para o sul do país, estas plantations estão a mais 6000Km de distância do PI! As terras férteis do nordeste são dedicadss as plantations de frutas para exportação! Então a população por lá não comem nem frutas nem arroz!fome, fome,...,fome!os anhangueras-broadcasting passam pano para os anhangueras-agro e eles são a causa desta fome e todas as desgraças que sofrem a população!

    Responda
  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Circos o povo prefere, aplaudem e aprova, o resto não tem pressa.

    Responda
  10. Tadêu Santos

    INSEGURANÇA ALIMENTAR CONVIVE C O FUTURO das torres eólicas, da mesma forma que favelas convivem com bairros da elite burguesa nas grandes metrópoles deste país de imensas desigualdades sociais. A pobreza nao é apenas urbana, mas também rural, ou seja a imagem mostra o contraste entre o injusto retrocesso com o futuro tecnológico. Qdo serão solucionados estes graves conflitos, que tantos males causam aos miseráveis, que morrem com a angustiante dor da fome!!!

    Responda
  11. Aderval Rossetto

    Hipocrisia rural, pois qualquer favela urbana é igual !!

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Seu comentário indica que vc nunca entrou numa favela nem consegue imaginar como pode ser difícil a vida rural isolada e sem recursos básicos. Melhor sair da frente da instagram, amigo.

  12. Aderval Rossetto

    Hipocrisia rural, pois qualquer favela urbana é igual !!

    Responda
  13. Aderval Rossetto

    Hipocrisia rural, pois qualquer favela urbana é igual !!

    Responda
  14. Alexander Barbierato

    E o que faz o Congresso Nacional? Nada. Simplesmente destinam 4.9 bilhões para as verbas dos nobres deputados. Cisterna e bolsa familia são paliativos. Desenvolvimento sustentável já. Embrapa pode ajudar estes cidadãos brasileiros que estão neste atraso secular. E pensar que a grande maioria do Congresso tem representação nordestina. Mas pelo visto não se importam com seus irmãos

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      .... A embrapa é uma das responsáveis do sequestro das cadeias produtivas de arroz e feijão para as terras do Sul, apartou o Centro de produção e de consumo! No nordeste implantaram cadeia produtiva de fritíferss para exportação e população não come frutas e nem arroz e feijão e batata e mandioca e milho!embrapa é uma plataforma agro dos anhangueras-agro, está dominada, nasceu com pulgões-vampiros mamadores de ouro dos cofres públicos do Estado! Só serve de araras de cabides de empregos...

  15. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

    Lalo de Almeida não é um fotógrafo, é um artista! Fotos de beleza e dramaticidade indescritíveis em palavras, comunicando muito mais do que o texto! As apreciei na edição impressa. Na digital perdem um pouco da força.

    Responda
  16. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Sem ser preconceituoso e racista, temos que considerar o atraso ideológico de muitos políticos nordestinos, que enxergam o povo como mera mão de obra para seu benefício. A fome e a morte de crianças para eles são coisas "naturais".

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Não tem nada de racista. Você falou a verdade o que eu incluiria o resto do Brasil com a diferença de não ter seca.

  17. Amauri Soares

    Interessante é que leitores apoiadores deste ou do outro presidente ficam batendo bola. Até hoje nenhum governante quis acabar com este flagelo. Bolsa família e cisternas não vão RESOLVER.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      pois é

  18. MATILVANI MOREIRA

    Se o Piauí tivesse sido governado pelo PT nada disso estaria acontecendo!

    Responda
  19. MATILVANI MOREIRA

    Se o Piauí tivesse sido governado pelo PT nada disso estaria acontecendo!

    Responda
  20. Fernando Alves

    Mas o Lula não acabou com a fome?

    Responda
  21. RENATO Dias

    Impressionante é o estado de Alagoas, lugar de maior miséria social, sendo que nos últimos 30 anos sempre teve políticos de destaque no cenário nacional (Collor, Calheiros, Lira e outros), e nada de desenvolvimento econômico social para o estado, tal qual é o Maranhão dos Sarney, Lobão, etc. Essas famílias controlam a política e a vida dessa gente simples, fornecendo migalhas em troca de voto (de cabresto). Que Deus tenha misericórdia deles, pois o que os aguarda será muito doloroso.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O Lule ganhou lá.

  22. Marcelo Fernandes

    Curiosamente, aquele bolsonarista do Piauí, o tal de Ciro Nogueira, defensor incansável do delinquente inelegível, não se parece nem remotamente com o povo pobre do Piauí. Coincidência?

    Responda
  23. eli moura

    Piauí e a terra do ministro de desenvolvimento social do governo lula, que teria o bolsa família turbinado pelo número de crianças, porque não chega neste região? A esposinha do ministro ganhou um cargo vitalício no TCE. Também a terra do ministro da casa Civil do Bolsonaro, aquele que a mãe eh substituta e viaja de jatinho pra Brasília com combustível, pago por verba de representação. Lá de cima não da pra ver piauiense.

    Responda
  24. Marina Gutierrez

    Como se explica que uma família tem uma horta e produz legumes até para vender e dar e outras famílias na mesma área, quase visinhas, não tem o que comer?

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Ué, a reportagem explicou: trata-se de um projeto que ensina novas formas de plantar com um mínimo de água. Ou seja, é parte de um aprendizado! Não é milagre..

  25. Arno Costa

    6 filhos? Salário de políticos e juízes. Quanta coisa errada!

    Responda
  26. Claudio Viana de Almeida

    O Brasil paga penduricalhos para juízes, mas não destina dinheiro nem alimentos aos necessitados. Que país injusto!

    Responda
    1. Fernando Alves

      O governo Lule já acabou com a fome.

  27. Bruno Sebastião Neto

    Imagine que tivemos um presidente que ignorou a fome ,e que muito Brasileiros o aplaudiram ,vergonha !

    Responda
    1. Fernando Alves

      Mas o Lule acabou com a fome.

    2. luiz carlos gomes de oliveira

      E muitos o aplaudem, masoquistas?

  28. COLOMBO MELO

    Mediador, já lhe denunciei de novo. Wellington Dias foi governador do Piauí por 8 anos. Pelo que se deduz, é especialista em fome. Agora cuida nacionalmente do assunto, como ministro de Lula responsável pelo bolsa família. Quantos mais famintos e iletrados, mais votos pro PT.

    Responda
  29. David José Ferreira Júnior

    Ciro Nogueira é senador pelo Piauí. As emendas secretas não combatem a fome, a miséria. Sujeito vem fazer vídeos com políticos aqui em São Paulo enquanto seus concidadãos morrem a míngua. Grande exemplo.

    Responda
  30. David José Ferreira Júnior

    Ciro Nogueira é senador pelo Piauí. As emendas secretas não combatem a fome, a miséria. Sujeito vem fazer vídeos com políticos aqui em São Paulo enquanto seus concidadãos morrem a míngua. Grande exemplo.

    Responda
  31. Helio Marcengo

    Pois é. Dinheiro tem. Ou deveria ter. Mas matar a fome de brasileiros nunca foi prioridade. De nenhum governo. O país esta na mao de brAnDDhidos. Basta ver a decisão monocromática de Tofolli que anulou multa de 10 bilhoes da JBS onde sua esposa atua como advogada. E o suspeito é o Moro, que aplicou a multa. Kd a imprensa? Kd o Wiliam Bonner?

    Responda
  32. Marcos Longaresi Carvalhães

    Fazuéle que passa e enche a barriga, em 2022 ele teve 76,84% de votos no Piauí.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Nordeste vai melhorar. Mas já não tinha melhorado?

    2. Marcelo Fernandes

      O miliciano que você defende, o tal de Jair das jóias, tentou matar o povo pobre de fome, doença e tiro. Você queria o quê?

    3. Jonhnatan Cordeiro de Almeida

      Vai continuar tendo mais. O nordeste começou a mudar com Lula. Um bolsominion não sabe a dificuldade que ficou a região por golpe.

  33. Marcos Longaresi Carvalhães

    Bem feito para os 76,84% de votos que ele teve no Piauí.

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Bem feito??? Amigo, vc comemora sua opção política com a desgraça de terceiros?? Eis aqui um exemplo denum extremismo político naturalizado.. espero que vc não deseje a morte de um ente querido por ele votar diferente de vc..

    2. Marcelo Fernandes

      Você näo tem mãe? É doente mental? Ou é só falta de caráter mesmo? Não é possível alguém ver essa matéria e dizer "bem feito" para seus próprios irmãos brasileiros. O nordeste é miserável desde sempre, mas a doença chamada bolsonarismo impede você de ter o mínimo de empatia pelo seu semelhante. Tente voltar a ser gente. Não é tão difícil.

  34. Marcos Longaresi Carvalhães

    Fazuéle que passa, até a fome.

    Responda
  35. Marcos Longaresi Carvalhães

    Fazuéle que passa, até a fome.

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Pegou o celular escondido do papai?? Esse comentário infantil tá queimando o filme do seu pai, menino..

  36. Marcelo Magalhães

    A folha foi buscar lá no sertão por pessoas passando fome. No governo anterior, bastava sair na rua.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O Lule acabou com a fome. rsrsrs

  37. Marcos Longaresi Carvalhães

    Em 2022 o pai dos pobres teve 76,84% de votos no Piauí.

    Responda
  38. Marcos Longaresi Carvalhães

    Em 2033 o pai dos pobres teve 76,84% de votos no Piauí. Já não tinha resolvido o problema em 14 anos de governo, mas elegeram ele de novo. Fazuéle que passa e enche a barriga.

    Responda
  39. Marcelo Magalhães

    É a miséria que financia os banqueiros.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Nao só os banqueiros. Políticos, Ministros do STF, obras em Cuba, Venezuela, Argentina, etc,etc.

  40. JOSEPH LAWRENCE DE SOUZA

    Aí tem golpe. Então, PF para investigar a empresa e o BNDES e mandar para a PAPUDA todos que se envolveram nesse GOLPE.

    Responda
  41. Marcelo Magalhães

    Assim funciona o Brasil, a Votorantin recebe financiamentos do BNDES e ganha prêmios internacionais pela produção de energia limpa. Projeto que foi pago com o dinheiro do povo que agora convive com as hélices gigantescas e suas consequências. É importante ter os miseráveis, para que aceitem qualquer emprego por salários irrisórios. Que vergonha!

    Responda
  42. marcio jose albino

    Amigos do bem ONG maravilhosa.

    Responda
  43. José Felipe Ledur

    Energia do futuro, energia limpa? Sei. E a poluição ambiental que as hélices causam? Diante da desgraceira que governantes de hoje e de ontem são ou foram incapazes de enfrentar, pelo menos uma ponta de esperança há: os empreendedores sociais que ensinam a pobre gente a se defender.

    Responda
  44. FABIO BENITEZ CORREA

    Desculpa fugir ao assunto mas tenho motivo. Pago assinatura para que, quando for ver uma reportagem em vídeo, assistir mais tempo de propagando do que o próprio vídeo em si ??? Não consegui assistir até o fim. Que coisa insuportável!

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      CONCORDO

    2. LUIZ COSTA

      CONCORDO

  45. PAULO CURY

    Jose lins do rego, raquel de queiroz, entre outros retrataram esta miséria há anos, entra governo sai governo, de direita de esquerda e nada acontece A transposição do sao francisco eh uma realidade, com energia éolica farta não seria impossível trazer agua do maranhão, que rem sobrando, para la Mas nos gostamos de dar e receber esmolas

    Responda
  46. Luiz Ferretti

    O Governador, reeleito, petralha deixa seu povo na miséria e ganha como presente um Ministério. Nisso é seguido pela Bahia e Maranhão. A miséria, bem, a miséria gera dividendos eleitorais. A receita dos Enganacionistas: alisa as elites e enrola os pobres. Sucesso!!!

    Responda
    1. Carlos Augusto Rodrigues de Almeida

      Wellington Dias não foi reeleito governador.. foi eleito SENADOR pelo PI

    2. Carlos Augusto Rodrigues de Almeida

      Bem se vê que vc não sabe nada do Piauí e do Nordeste.. Wellington Dias não foi reeleito.. O governador eleito foi Raphael Fonteles do PT.. O ministro W. DIAS foi eleito SENADOR pelo Piauí...Retificação feita.. Se informe antes de publicar

  47. LUIS FERNANDES

    Nao e nem Bolsonaro nem Lula, q alias foi eleito pelo nordeste em parte pela sua ignorancia politica. Que convive com essas torres recebe o ruido irritante de baixa frequencia do rotor eolico e no mínimo deveria receber uma indenizacao dessas industrias riquissimas q so pensam no lucro proprio.

    Responda
  48. Dario Lima

    O bolsonarismo detesta o nordeste e os negros, com a energia eólica, limpa, se pode produzir água barata, as empresas recebem dinheiro público subsidiado, mas não dão retorno para a população local, os liberais brasileiros, vivem de dinheiro público e classifica a ajuda pública aos miseráveis, de paternalismo. O inimigo do Brasil nasceu aqui e vive no exterior, graças ao dinheiro público.

    Responda
  49. Luis Nunez

    As pessoas passam fome mas têm filhos. Problema sem solução.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Assim pensam os preconceituosos.

    2. Dario Lima

      O sexo é atividade normal e salutar entre os animais, principalmente entre o animal humano.