Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Na composição do CN encontra-se diversas bancadas representativas de diversos segmentos social e econômico. Chama atenção que são setores que não tem votos suficientes para eleger todos esses congressistas. Os assalariados, aposentados e outros minoritários, maioria dos eleitores, que poderia eleger dois terços do CN, ao contrário elege uma minoria que somados não tem votos para impor nada. Depois querem seus direitos respeitados, tarde. Tá certo são de "direita" e contra o "comunismo".

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Sra. Anete, essa última frase no meu texto, talvez você não percebeu é uma ironia. Fecho o texto num tom irônico.

    2. Anete Araujo Guedes

      Contra o comunismo. Conta pra mim o que é esse tal de comunismo.

  2. Orasil coelho pina

    Já vi e vivi tempos melhores, de mais esperanças nos valores democráticos e republicanos! Boas lembranças de Ulisses, Pedro Simon, Pedro Ivo Campos, Montoro, Covas!

    Responda
  3. Antonio Ferreira de Castilho

    O congresso cada eleição piora, mais descompromissados com a boa política são eleitos, mais compromissados com seus próprios umbigos e bolsos são eleitos, mais radicais sem estudo ou por mal varatismo também são eleitos; e a população com o pouco conhecimento e dificuldade para se aproximar dos seus deputados fica a mercê da laia de gangsteres que infestam este congresso!

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    O sistema político do Brasil é o presidencialismo. O congresso ganhou força desde os tempos de Cunha. Como necessitou do apoio deles, Temer ampliou seus poderes. O inelegível entregou, junto com as emendas secretas, o governo a Lira, para não ser destruído do cargo. Lula herdou toda essa distorção, está de mãos amarradas para executar suas propostas eleitorais. Cobram um alto valor a cada votação, além de enxugar a proposta inicial. O presidente fica com o ônus e o congresso com o bônus.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Em agradecimento ao apoio recebido, Temer deu poderes aos parlamentares.. Bolsonaro para não ser destruído do cargo, criou as emendas secretas e passou o governo para o Lira. Dilma não soube fazer esse jogo do toma lá dá cá, sofreu um golpe parlamentar-midiático-judiciário-militar

    2. Anete Araujo Guedes

      Ricardo, o inelegível é oriundo do baixo clero. Como parlamentar ele aprendeu a fazer as tais rachadinhas, ou crime de peculato. Já na presidência ele inovou, criou o orçamento secreto, entregou o governo a Lira e foi cuidar da pauta de costumes e planejar seu sonhado golpe.

    3. Ricardo Arantes Martins

      sim, como dito o congresso nunca foi lá grandes coisas. Na eleição de Severino pela primeira vez o baixo clero se rebelou contra e elegeu um zé ruela a fim de dar uma lição. ficaram mal acostumados com o mensalão. então criaram o petrolão e após como dito por ti, as emendas parlamentares bombadas eis que o Coiso não governava e não precisava do dinheiro pra nada eis que não tinha projetos nacionais. A coisa só vem piorando há 20 anos.

    4. Anete Araujo Guedes

      Ricardo, o baixo clero sempre existiu na política nacional, assim como a libertação de verbas para que projetos fossem aprovados. Esse jogo não iniciou com o PT, ou melhor, com seu aliados. Mas foi o único que foi punido.

    5. Anete Araujo Guedes

      Ricardo, esse baixo clero se existiu na política nacional. O inelegível era um deles. Sem apresentar propostas, sem nunca ter trabalhado na vida, aprendeu logo a fazer rachadinhas, ou crime de peculato. O mensalão nada mais era do que o pagamento exigido por esses parlamentares, para que os projetos do governo fossem aprovados. Dilma não soube fazer esse jogo, o toma-lá-da-cá, sofreu um golpe-parlamentar-midiático-judiciário.

    6. Ricardo Arantes Martins

      O Congresso nunca foi lá grande coisa. Mas com a instituição do mensalão o "baixo clero" com mesada. com o fim revoltaram-se e elegeram severino cavalcanti um semi analfa, como mostra se seu descontento. dai criou-se o petrolão e o dim dim era repassado pela petrobras loteada 3 diretores 1PP, 1PT 1mdb e dai repassado. Como dissestes o Coiso não governou, sem projetos, apenas emendas o que viciou ainda mais parlamentares. há um ciclo vicioso nos últimos anos.

  5. Marcos Benassi

    Transparência, Controle, Responsabilização. Como velho - vá lá, ainda em processo de decrepitude, cinquentepoucos - torno-me repetitivo: há anos boquejo pela Santa Tríade, e por sua entronização como valor na administração pública. Pra todos. Não creio que se chegará a isso via "cobrança do eleitor", caro Hélio, mas pelo estabelecimento de instituições respeitáveis de controle. Brasília é muito longe de quase tudo, e botar no colo do eleitor é, igualmente, difundir a Responsabilizaçã por muitos.

    Responda
  6. Alberto A Neto

    "Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espera a próxima: será pior. E pior, e pior…". O homem que dedicou sua vida à reconstrução democrática e à devolução do Estado de Direito à sociedade brasileira ainda completou: "Temos algumas poucas cabeças boas aqui. É necessário juntá-las e fazê-las trabalhar num rumo só: à frente". Sábio, Ulysses Guimarães já antevia 30 anos atrás, a acintosa crise de qualidade representativa que hoje assalta, assombra e nos faz tapar os narizes! tst tst

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Fora da política não há salvação. Restará apenas a barbárie. Temos como exemplo o 8 de janeiro. A destruição dos prédios dos três poderes, para que só um reine soberano, com poderes supremos, divinos, autocráticos. Reformas necessitam ser feitas. Os parlamentares, infelizmente, são frutos da nossa sociedade, dos nossos votos.

  7. neli faria

    O Congresso aplica o Princípio implícito na Constituição Nacional. O Brasil existe apenas para sustentar políticos. Na hora de se beneficiar não existe pt,pl, psdb, situação, oposição: todos se unem e dão as mãos para jamais construirem uma Nação. Exemplos: Fundão de cinco bilhões, juiz de garantia, descaracterização da lei da Improbidade. infinitas reeleições no Legislativo, senador sem voto,Emendas para eternizar o político.O Brasil está fadado a ser o eterno subdesenvolvido e não ter futuro.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      A análise não poderia ser mais precisa neli. Acompanho política desde menino. sei lá, talvez uma análise para descobrir para que tamanho masoquismo. Era muito esperançoso. Vi evolução na política. Vi Poderosos Senadores sendo cassados como ACM e Barbalho. Vi o que me parecia ser institucionalização de leis e princípios que foram todos derrubados, como as que mencionastes, a ficha limpa, resp. fiscal. E todas uma a uma foram descaracterizadas ano passado de PL a PT aprovando a fraude. Todos junto

    2. neli faria

      Sei para quem votei e uma andorinha não faz verão e o Brasil jamais será uma Nação.Pela redução do Legislativo: deputados federais, distritais, estaduais e vereadores, pela redução de partidos políticos, pela extinção de senador sem voto, pela extinção de vice:presidente, governador e prefeito.De uns trinta anos para cá,aplica-se o princípio : o Brasil existe apenas para sustentar políticos,apaniguados e poderosos. Nenhum deles planta para ser colhida uma Nação no futuro.

  8. Bruno Sebastião Neto

    Nossos parlamentos(Senado e Câmara ) exercem um poder quase que absoluto perante ao executivo ,e suas imposições só almejam a gloria ,deixando o desgaste para o executivo (Medidas impopulares ) Tá na hora de os louros e dissabores serem divididos .

    Responda
  9. Jose Renato Monteiro

    Tem algumas medidas que poderiam melhorar o desempenho do congresso. Fim do voto obrigatorio, voto distrital, redução do mandato para dois anos para deputados e para seis para senadores, abolir o voto secreto, triplicar os salários e reduzir a um terço as assessorias e penduricalhos, e semana de 5 dias, para começar.

    Responda
  10. Ricardo Arantes Martins

    Muito difícil. De um lado temos um Congresso que bombou o PL e outros que são parlamentares Coisistas. Aqueles que nunca tiveram nome ou expressão na política e que só foram eleitos graças as mídias do Coiso e filhotes. se não obedecerem a cartilha não são reeleitos viram traidores nas mídias. de outro lado Lula coloca o dep. Jose guimarães do PT CE como líder do governo, famoso dólar na cueca. não ligam para o passado da prisão de Palloci e Delcidio PT, lideres da camara e senado Esse é o naipe

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Veja Anete Delcidio foi Filmado. Apareceu no JN ele articulando a fuga de um dos diretores da petrobras para a Espanha. é muito negacionismo. O PT teve sucessivamente 3presidentes presos Dirceu Genoino e JP Cunha (gleisi que se cuide) além de 2tesoureiros e 1secretário 1líder de governo na camara e 1no senado e confessos. tem dó chega de negacionismo é por isso que eles continuam fazendo. igual aos adoradores de Mito. a culpa é da folha, globo, congresso e STF golpistas. identicos.

    2. Anete Araujo Guedes

      Ricardo, o PT é o maior e mais bem estruturado partido do país. O PT tem história, tem projetos. Surgiu em contraposição ao regime militar, devido ao arrocho salarial dos operários. Como trabalhadora, pois não vivo de rendas ou herança, esse partido, com todos os seus defeitos e contradições, por ser ele grande, é o único que me representa.

    3. Anete Araujo Guedes

      Ao que parece Delcidio não aguentou o tranco, as ameaças, as chantagens. Como não fazia parte do partido dos trabalhadores, delatou e se livrou da prisão. Uma coisa é fazer acusações nas redes sociais, na Globo, na grande mídia, outra é apresentar provas nos autos.

    4. Anete Araujo Guedes

      A Lava Jato foi desmascarada, Moro, Dallagnol e outros estão em plena derrocada. O já vinha surgindo antes dessa operação, preparou terreno para os descalabros judiciais que seguiram.

    5. Ricardo Arantes Martins

      A delação de Delcídio não sei, mas foi condenado, é um fato pois apareceu sua gravação no Jornal Nacional ele, enquanto líder do Governo Dilma, tentava cooptar um dos diretores da petrobras a fugir do Brasil eis que tinha cidadania e imunidade na Espanha. Importa que esse é o naipe dos pii. Caretas do Congresso é só ver esses líderes de governo petistas e os Coisistas.

    6. Rives Passos

      Delcidio foi condenado por mentir, nesse caso. Os demais, não sei. Delcidio fez delação mentirosa para se safar.

  11. NACIB HETTI

    Como responsabilizar um Congresso eleito pelo voto de cabresto? Somente vinte e cinco por cento dos eleitores sabem em quem votaram para o Congresso nas eleições do ano passado.

    Responda
  12. Flavio Rodrigues e Silva

    Vai lembrar para cobrá-lo se tivéssemos a reforma eleitoral que traria o voto distrital, misto de preferência. Esse deputado teria uma região a representar e imensas áreas não ficariam esquecidas como agora

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Reforma eleitoral pra valer só com Constituinte Exclusiva. Nenhum congressista vai colocar a corda no próprio pescoço.

  13. Valdir Teixeira da Silva

    Nosso congresso tem muito poder e pouca responsabilidade, é tratado como inimputável. Mais cobrança, implicaria a população ser mais criteriosa no voto e melhoraria a qualidade dos parlamentares.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Como responsabilizar um Congresso eleito pelo voto de cabresto? Somente vinte e cinco por cento dos eleitores sabem em quem votaram para o Congresso nas eleições do ano passado.

  14. Tadêu Santos

    Temos ao longo dos últimos anos apontado que a "classe política partidária" é que é a principal responsável pelo declínio do estado de todas as coisas, enquanto o autor Schwartsman culpa o parlamento, porém quem leva a fama é o executivo. Pra nós são farinha do mesmo saco, da ganância infecciosa, das festas com emendas de verbas públicas, "salários rachados" e blindagens de cargos são as prioridades dos novos doutores 'de terno' deste país. "APENAS UMA REVOLUÇÃO ARMADA C LIVROS SALVA ESTE PAÍS"

    Responda
  15. WILSON FILHO

    É muito simples, lulistaladsilva, é só governo não dar dinheiro a rodo para o congresso, mas isso não será feito porque o perfil dele é dos amigos trafdrogsa.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      As emendas parlamentares são destinadas à construção de uma obra qualquer para manter o curral eleitoral. Que a execução dessa obra ou a verba fique a cargo de um parente amigo. Na rabeira do inelegível, elegeram muitos vereadores, deputados, senadores, governadores. A extrema-direita direita saiu do esgoto e se firmou como um partido estridente. São os que cuidam da pauta de costumes.

    2. WILSON FILHO

      Só rindo de vcs patetas, ou então, são um bando de funcionários públicos que vivem do meu dinheiro.

    3. Anete Araujo Guedes

      Procure bons jornalistas, cientistas políticos, para entender o que se passa no cenário político.

    4. Régis Cava

      Informe-se Sr. Wilson. O congresso colocou as emendas como obrigatórias e/ou impositivas. O executivo está de mãos atadas.

    5. Fernando Alves

      O congresso já tornou obrigatório que se dê o dinheiro a ele. O executivo apenas decide o momento para o repasse. Os tolinhos que votaram de cabresto no partido dos ladrões por causa do deus Jair deles nem sabem como funciona o país