Deirdre Nansen McCloskey > Cristãos deveriam ser liberais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O liberalismo é para adultos, o cristianismo para crianças. Não são muito compatÃveis.
Esse artigo é um embuste.
Deidre eh Americana, terra onde o capitalistmo de certa forma funciona. Contudo, sem a mao do governo, EUA seria hoje uma terra a la Mad Max. Nao fosse FDR cobrar impostos pesados sobre ricos e criar politicas distributivas para ajudar populacao sem oportunidades, EUA seria como o Brasil de hoje. Lutando para sair da lama. Papel do estado nos EUA, eh primordial para o funcionamento da economia, veja o new deal, 2a guerra, projeto apolo e programas para fontes alternativas de energia.
Essa senhora deverasmente precisa ser ajudada.
Parece estar falando de uma liberdade sem regulação para seres cujos instintos naturais tendem para o egoÃsmo e a dominação como forma de sobrevivência. A democracia participativa, que ainda não conquistamos é uma resposta que aponta para a liberdade e a justiça tendo em conta as necessidades do coletivo. Quem lê a bÃblia com atenção percebe que Cristo nos ensinou a repartir o pão de modo que cada um tenha o necessário para viver bem: " Aos que muito colheram nada sobrava e aos que pouco ...
Será que se um consórcio entre China, Rússia e Arábia Saudita quisesse comprar empresas estadunidenses como as gigantes do petróleo, Apple, Amazon, Ford ou GM, o congresso deles iria aprovar? Pergunte a um liberal o que ele acha disso, e saberá exatamente como ele pensa sobre o livre mercado que se autorregula!
A lógica da Folha tem sido quanto pior, melhor, mais gente lendo e falando de absurdos. Assim Milei, Bolsonaro e Trump se elegeram, ganharam notoriedade pelo absurdo, levaram junto mentes fracas, todas enganadas em prol dos mais ricos, o povo argentino está descobrindo a farsa.
Trocaria fácil por um texto do chatgpt
Ao ler esse artigo, me senti em uma igreja com aqueles falsos pastores que tentam ludibriar seus fiéis com pregação voltada a tirar seus poucos recursos, na promessa de um lugar no céu. Artigo com toda retórica doutrinária, que mistura fé com polÃtica e economia; casamento entre liberais e conservadores historicamente explorado por regimes fascistas e fortemente trabalhado no último governo por Bozo, Guedes, Malafaia, Macedo, Soares, Valdemiro, Valadão...todos anticristãos por comportamento.
Esse artigo foi feito pro Edir, Malafaia e outros, usarem nos cultos, completamente mal intencionado e a Folha participa disto.
Acho essa colunista que se diz professora muito fraca, lançou duas idéias, cristãos e liberalismo, não desenvolve nenhuma das duas e não demonstra a conexão entre essas idéias, deixando o tema estatismo ruim também sem explicação. Onde encontraram essa pessoa!
Reconheço, não li e não vou ler, já me encheu essa colunista. Só estou comentando porque não canso de me surpreender com a capacidade de alguns de martelarem a mesma ideia de maneira obcessiva, sempre usando os mesmo argumentos em prol da mesma ideia,no caso dessa senhora, a utopia liberal dos mercados que se autoregulam. Gostaria de ve-la acompanhar o desenrolar da desregulamentação de Milei e lançar suas desculpas para o mal funcionamento do mercado.
Ah caro Sr. Pery, nao me ponha em nenhuma caixinha ou turma, falo por mim e só, e se estivesse com interpretação de texto mais evoluÃda, veria que eu parei de gastar tempo com a colunista porque ela repete sempre a mesma coisa, eh mais do mesmo, eh como ler o Pondé, quem leu um texto leu todos. E isso não quer dizer, absolutamente, que não se possa ler quem se discorda, afinal só vendo os argumentos para discordar.
Parabéns Diego. Não leio nem vou ler nem nunca vou estudar algo que vá contra o que acredito provavelmente define a sua turma. Os livros estão superados. Do lado de cá, dos adultos, seguimos estudando, e arrumando as bobagens que vocês fazem quando eventualmente assumem o poder, eleitos por outras pessoas que não gostam de ler. É como diz o meu presidente: a pessoa ganha um pouco mais, lê um pouco mais, trabalha um pouco mais, já não vota mais na gente. Tomara que menos gente vote a cada dia.
Eu acho que se eles(cristãos) fossem ateus, o mundo não seria um conto de fadas, mas melhoria sobremaneira.
A considerar o que o cristianismo e o liberalismo têm feito no mundo, deus nos livre deles! E dessa colunista também. Péssima.
O liberalismo pressupõe que uns tenham mais que outros para funcionar, pressupõe a necessidade de massas de manobra, de diferença de oportunidades. Não pressupõe a liberdade, ao contrário do que defende a autora. Pelo contrário, exige a falta de oportunidades e vive da falta de liberdade de escolha (contradição bem idealizada). Ao contrário do que sugere a autora, o liberalismo não "adultiza". Pelo contrário, premia crianças mimadas, retirando qualquer possibilidade de sanção paterna.
O pronto è que o liberalismo quebrou a economia mundial ,trazendo pobreza e concentração de renda .Em 1929 nos EUA ,o Estado teve que interferir para recuperar a economia.
Simplificação de um fenômeno que precisa ser melhor analisado e em contextos diversos.
Que eu saiba muitos que se dizem cristãos são liberais. Até agora isso não serviu para nada de bom. A pobreza aumentou, a riqueza concentrou, tudo em nome de Deus. Até a guerra e massacre de povos são abençoados . Muito cinismo, talvez essa seja a principal mensagem. Sejam cinicos, como a colonista.
Já é difÃcil ser cristão, mais ainda quando se lê um artigo dizendo o que o cristão deveria ser no plano da teoria econômica.
O liberalismo é perfeito, principalmente para os super ricos norte-americanos que controlam a economia mundial pós grande guerra. Senhores esses que mantém de pé e em segurança a indústria da morte e da guerra.
Que mistureba braba. Melhor encarar como publicidade do livro, pois como coluna não tem como. Não traz um só argumento racional. Parece mais estar buscando uma desculpa moral para suas crenças econômicas. Você pode ser liberal sem ter que encontrar desculpas para tanto. Ninguém vai te julgar. Agora, como uma 'coluna' dessas é impossÃvel não julgar. Péssima.
Gostei do artigo, ainda que eu não concorde necessariamente com a autora. Mas lembro do que disse o filósofo Michael Novak: o liberalismo não é ruim, o homem sim. Pura verdade: bens e recursos pra tirar a fome do mundo temos, mas preferimos entrega-las nas mãos de governos que enviam bilhões pra guerras.
Pois é Seu Éder, só que esses governos que “enviam bilhões pra guerras” são , em sua maioria, liberais.
Como é possÃvel ser cristão sem contradição sendo um liberal em nÃvel econômico, pessoal e polÃtico, defendendo apenas uma igualdade formal? Será que é suficiente rejeitar o estatismo? e o fundamentalismo de extrema-direita? e o imperialismo? e a ditadura do mercado? Será que o liberalismo que a sra. defende de igualdade e de liberdade formais resolve o problema da fome, da miséria e da desigualdade? Será que um cristão pode estar de acordo com a idolatria do mercado?
Pô Folha, vai buscar o Jânio de volta. Esta senhora e o Sr Ross não valem a cuticula de nosso grande articulista. Novamente: lamentável. Alô censura da Folha: vocês também são lamentáveis.
Senta e escuta a opinião do Outro. Não se deve ser intolerante; somente o diálogo entre ideias permite o real progresso da humanidade.
Jesus! que papinho horroroso. o compromisso cristão não é com o mercado, mas com a proteção dos mais fracos. e o mercado livre esmaga os mais fracos, há tempos. Folha, sinceramente.
Esse era o compromisso de Jesus. O compromisso cristão moderno é com o obscurantismo, a guerra e a perseguição de qualquer possÃvel adversário. Jesus tem muito pouco a ver com o “ cristianismo ”.
Na verdade ela não está tão errada. O liberalismo é a ideologia econômica que mais se encaixa com o Cristianismo, pois respeita o indivÃduo ao máximo. Além do mais, o Cristianismo tem poder pra transformar o liberalismo em algo melhor; é diferente do comunismo, p ex, que defende uma visao imanente e opressora.
Sério, como a Folha tem uma colunista como esta, coisa mais ultrapassada, parou no tempo completamente, vive na época da União Soviética, Tatcher, Reagan, vive no saudosismo, não se atualizou dos desastres humanitários e da natureza, provocados pelo liberalismo e agora ver dizer que Cristo apoiava o egoÃsmo e individualismo liberais. Aff.
Liberalismo pregado por esta senhora, nada mais é do que liberar os indivÃduos mais fortes das mãos reguladoras do estado, para que explorem a sociedade ao bel prazer. Que privatizem a água, transporte e energia, em monopólios, com subsÃdio do estado, para que sejam livres para cobrar o que conseguirem. Adam Smith era a favor da liberação do monopólio das terras, está senhora é a favor do retorno dos monopólios, justo contrário.
O liberalismo da colunista se baseia no Velho Testamento, qdo Moisés disse - deixe meu povo ir - foi ao Faraó para os libertar da escravidão, escravidão que o liberalismo-capitalismo selvagem que ela prega mantém a maioria da população. Ela deveria estudar melhor a BÃblia, em especial o Novo Testamento, estudar, não apenas ler; descobrirá que J. Cristo era comunista muito antes da criação do termo.
A autora é equivocada em diversos pontos. Porém, a mensagem de Cristo era por uma sociedade pura em todas as suas formas. Jesus mesmo disse que “quem com ferro fere com ferro será ferido”. Esses evangélicos pentecostais representam o oposto de Cristo, parece mais um farisaÃsmo, com a diferença de que os fariseus sabiam ler e eram cultos. Temos até traficantes impondo o pentecostalismo em morros e favelas. Onde Jesus se envolveria na polÃtica para impor a religião aos outros? Parecem o Taleban.
O estatismo é a única possibilidade de garantia de civilidade aos mais necessitados, como Jesus Cristo pregou a isenção do egoÃsmo, via repasse de impostos dos ricos aos pobres. Os EUA acham que deu certo seu liberalismo mas ignora que só foi porque explora financeiramente em fosso social, desumanamente pagãos e nada cristãos, todas as demais nações via força da moeda petrodólar e em endividamentos por emissões de moedas sem lastros devido Bretton Woods, e suas guerras anticristãs.
Que mistureba, Tia Auntie...
Boa, seu Marcos. Sempre leio com alegria seus comentários muito luminosos. A tia ultraliberal exagerou no delÃrio.
Embora provocativo, o artigo toca na essência de um tema muito controverso. Como poderia ser entendida a mensagem de Cristo (evito a palavra cristianismo) senão pela liberdade de ser generoso e pacÃfico? Liberdade cuja ideia original que não pode conviver nem com o estatismo (como o conhecemos hoje) nem com a repartição de bens forçada por meio da expropriação. É muita ingenuidade (para quem racionaliza), mas é o que Cristo pregou.
A colunista faz bem em mudar de ramo, passando à teologia. Tem mais a ver com quem acredita em mãos invisÃveis e escreve artigos puramente ideológicos, sem qquer argumento racional.
Hahahahah, devo concordar convosco, meu caro. Só mudaria de teologia pra "teobazófia", porque o logos da tia Auntie tá um tanto em baixa...
Sim, sei que ela fala para obter engajamento. Mas, como é época de Natal, vamos ser generosos. Artigo raso e ideológico ao extremo. Essas palavras poderiam ser ditas, e de fato, são ditas, de forma atropelada e balbuciante, pelo ex-presidente e a ex-primeira-dama. Com a benção do pastor Malafaia (ah! que grande descoberta, a Teologia da Prosperidade). Ainda assim, vou folhear, se alguém me emprestar, o /longo livro/ que ela promete (socorro!).
Você se engana ao afirmar que todo cristão deveria ser liberal. Que liberalismo você fala? Aquele alicerçado num capitalismo desumano que masacra os mais vulneráveis e ostenta os mais ricos? E levou esse planeta ao colapso ambiental. Se queres definir um modelo de liberdade que respeita os direitos individuais, por que não o Anarquismo? Talvez seja porque você não saiba o que é compaixão, apoio mútuo, altruÃsmo, liberdade, e ser cristão de fato.
E por que não o anarquismo?
Folha Pan! O Guedes foi estagiário dessa mulher? Nunca li tanta dissonância entre realidade e escrito! Em que mundo ela vive. Ah! Dos PhD's da Harvard (Presbiteriana), mostrando seu "catecismo" para mundo. Pinochet gostou de sua receita! E se credes mesmo no inferno é possÃvel que esse receituário o tenha levado para lá. Não bastasse a tragédia da época, trinta anos após, sui..xicdio de idosos. Muito xcristão. Atos dos Apóstolos! Será que ela leu? Ou só é cÃnica e mal intencionada mesmo? Folha P
Um artigo como esse só pode ser escrito por uma pessoa de má fé ou incompetente. Creio não ser, a autora, incompetente.
O liberalismo é uma utopia até pior que o comunismo. Qual paÃs liberal de verdade que deu certo? Os paÃses ditos liberais: USA, Inglaterra e etc. têm estados fortÃssimo que sempre foram dominados por oligarquias. Essas utopias são bonitas apenas no mundo das ideias.
Valdir, penso exatamente assim. Lá o Estado é forte. Privatizado entre oligarquias, monopólios, etc...o resto é balela!
Liberalismo clássico? Como aquele de 1750? Não. Obrigado! Crianças de 12 anos trabalhando 16 h por dia, sem escola e sem perspectiva. É dessa tragédia que veio outra, de 1917. Sua escola é a mesma aplicada no Chile em 1973. Concentrou riquezas e gerou efeito tardio horrendo..suicÃdio idosos após 30 anos. Não. Jesus, não creio, que compartilhe dessa sua utopia.
Jesus era comunista: distruibuiu pães e peixes aos que não tinham se precavido com o próprio lanche. Mandou dar todos os bens aos pobres, não acumular riquezas, dividir a túnica. Jesus não deu o menor sinal sobre acumular bens. Ao contrário, era lara não acumulae nada e ajudar o próximo sem esperarar retorno ou ganho com isso. O resto é balela. Este artigo é furado
Adenor Dias, precisas te converter. Esss história de "esperde milagres" não é nada cristã. Parece que entendes "milagres" como "ganhar dinheiro". Nem seguir Jesus por "milagres" quaisquer. Significa apenas a mudança de vida (converter é mudar de direção) e não se preocupar com dinheiro e vida boa. É simplesmente amar o próximo e ajudá-lo até com teus poucos bens. É a paz e o sossego dessas coisas que ainda não tens.
Até hoje, Jesus só provou que faz milagres para ricos. Malafaia, e seus asseclas por exemplo. Os pobres estão desde os tempos de cristo a espera da vitória após a morte! Eu quero milagres em vida, depois que eu morrer serei como um cão atropelado na rodovia. ou seja uma carniça...
Disse tudo!! Concordo plenamente.
"senhores santos que, na prática, prejudicam os pobres e corrompem os outros"
Concordo com a idéia do liberalismo , mas para ter avanços sem coerção só com muita polÃtica e persuasão.
Deirdre vive na escolinha do professor Raimundo. Desde quando o liberal, que nada mais é que um neocapitalista escravagista tem a ver com o nosso senhor Jesus cristo? Cristo falava em dividir o pão, o capitalista liberal acumular mais pão. Esta senhora acredita mesmo que a meritocracia é uma realidade nua e crua ou preta e branca.
Pois é...Estado mÃnimo, né? Só na parte social. Vamos tirar da educação, saúde, assistência aos mais pobres. Agora, Estado juiz, Estado arrecadador, Estado normativo, e Estado repressor, este cada vez maior, né? Alguém já viu liberal militar por redução nessas últimas dimensões do Estado? Ah! Reforma administrativa. Para tirar concursados e colocar empresas terceirizados de propriedade de deputados. É, vivemos a era do cinismo!
Dividir o que, se o Estado não produz o pão e penaliza quem o faça? A necessidade do estado é óbvia na sociedade civilizada, o problema é o tamanho que ele tem assumido em alguns paÃses.
Só cuidado com os neo-escravagistas.
Eu queria muito ter uma conversa com a articulista.......parece viver em realidade paralela....
Texto escatológico
Um assunto completamente fora de ajuste. Jesus foi o maior revolucinário da história, mas pregava uma revolução Ãntima do Ser. Nunca teceu qualquer comentário quanto a polÃtica, não se imiscuiu nisso em várias passagens como "A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus". Um humanitário que não apontava o dedo pra ninguém, tecia como mere. Trizes ladr@ao e corruptos apenas criticavam os "sepulcros caiados"religiosos que queriam o Poder e o Dinheiro do povo.
E Jesus, ao multiplicar o pão e o peixe, pediu a Pedro que jogasse parte fora para manter o preço alto conforme o 11p mandamento da oferta e da procura.
Até onde vai meu pobre catecismo, Jesus distribuiu em vez de lucrar com os peixes e os pães. Parece que pra o salvador o almoço era de graça. E sobre o Estado, bom lembrar que sem sua existência, o cristianismo teria sido apenas mais outra seita extinta.
A véia endoidou de vez! Vade retro!
... go down,Moses!Go down, Moses!...Go down, Moses!!!... Goddesses & Gods Let my people go!!!...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Cristãos deveriam ser liberais Voltar
Comente este texto