Elio Gaspari > De Joaquim Breves@agro para Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A partir deste texto nunca mais passarei pela Faria Lima, pois ali é um criatório de novos escravos.
Não tem a menor graça publicarem fotos que não podemos ampliar.
Tomou um porre e escreveu o artigo.
Memoriais têm função vital em sociedades. Demonstrar o que vivemos, experienciamos e como as tragédias se inserem como vÃrus letais na continuidade da mente, permite que lembremos das atrocidades e possamos repeli-las quando começa o flerte dessa mentalidade atroz, que prima por destruir o outro, para que nunca mais tomem forma. O @agro foi muito sagaz do colunista. Obrigado por nos relembrar dessa insanidade chamada escravidão e que de forma cÃnica e covarde existe de forma velada!
A partir deste texto, pensarei duas vezes antes de ir ao Pelourinho, Paraty, Ouro Preto, Olinda. Convido a todos\as consultarem o colunista na próxima viagem; pois o dito-cujo demonstrou toda sua preocupação com a comunidade de afrodescendentes; eu me incluo aÃ. Obrigado, senhor colunista; para um originário da Itália, deve ter dado muito trabalho entender que nesta terra de sinhôs e sinhás nossos antepassados sofremos maus tratos até depois de ser proibido a venda e vinda de novos escravizados.
Se for analisar os locais em houve escravidão no Brasil, praticamente não haverá nenhum local em que não houve sangue de negro ou indÃgena. A História não é apagada com visita de Lula. Aguça mais ainda o interesse pelos quilombolas e dos povos originários.
Se a questão é do Presidente Lula não ficar em lugar de escravidão, deveria passar as férias fora do Brasil, né Eremildo ?
De tanto emular "eremildo, o idiota", o jornalista se tornou o próprio.
Prezado Élio, as faxineiras de plantão já passaram os panos de sempre. Só para deixar claro: se fosse o Bolso, estava ficando lá porque apoia a escravidão. Conforme os leitores nos explicaram abaixo, o nosso presidente o faz para nos dar uma oportunidade para refletirmos sobre o tema. As faxineiras do Lula estão deixando o Adriles com vergonha.
Pery, quanta vergonha! Desfilar sua estupidez diariamente nos faz refletir o tipo de mentalidade que devemos ficar bem longe! É triste ver seu contorcionismo verborrágico de curtÃssimo léxico em prol da bufonaria.
Bozoloides adoram esse tipo de texto, ou seja, sem qq fundamento. Afinal servem para tentar desviar atenção dos bons resultados econômicos do 1o.ano do governo Lula 3.
Ah! Tá! Policiamento?Apontar que o texto é digno do Emerildo, e que revela apenas vontade de tergiversar para tentar desviar a atenção dos bons resultados econômicos do 1o.ano do Lula 3? Imagino q os bolsominions desesperados adoram esse tipo de texto.
Usando teu linguajar neutro: texto idiote.
Pra deixar clare, ou melhor, mais elucidative: não estou criticando o Lule, ele que passe onde quiser. Policiamento chate do Elio. Estou criticando es faxineires pela passade de pane, mesmo quando desnecessárie.
Desculpe, erro meu. Onde está escrito faxineiras leia-se Faxineires.
Vc se lembra onde teu querido bolso (que intimidade) passou o natal de dois mil e dezoito? Tuas crÃticas são bem seletivas... ou vc tem memória curta ou é má fé mesmo. Aliás, quem foi mesmo que disse que tem quilombola tão gordo que não serve nem para procriar?
Pery, "as faxineiras" de plantão denota que você coloca o gênero feminino, exclusivamente, na função. Eu, teria vergonha de você.
Sempre interessante trazer à tona capÃtulos de nossa história e da tragédia humana que foi o comércio mundial de escravizados, uma das mais chocantes páginas da história da humanidade. Não como censura ao Presidente, muito menos pelo fato do Presidente Americano eventualmente não ir à locais assim — tanto pior, a meu ver. É, ao contrário, uma oportunidade para refletir sobre a questão, e aproveitar para visitar o Quilombo remanescente, e ouvir um pouco as histórias do povo quilombola.
O melhor, e inteligente da vida, é ficar velho e, melhor. Mas somente os verdadeiros inteligentes enxergam assim. Elio Gaspari passando longe.
Pela lógica do autor, ninguém andaria nas ruas do Rio de Janeiro.
AÃ, que preguiça...
MI-SE-RI-COR-DI-A! Esse jornalismo brasileiro precisa mesmo de uma renovação no ensino das Universidades. De onde sai tanta gente ruim? Gostam mais de likes do que o poder Legislativo. Dá um nojo ver que os ratos de porão ainda contaminam o povo brasileiro mais humilde com informações que nada tem a ver com Jornalismo. Eu como assinante , não preciso da sua opinião ou tendencia. Preciso de factos, e verdadeiros.
José Marques. Vc ficou tão indignado qdo o genô passou o Natal de dois mil e dezoito no mesmo local (como o fizeram outros presidentes pregressos) ou sua indignação só se refere ao presidente Lula?
João Moreira,novinho, vou fazer um desenho através das funcionalidades da Apple. Talvez voce perceba..Wait...
José Fernando Marques, voce parece ter dificuldades....vou desenhar. Wait....
João Moreira,ler em entrelinhas é para bolsonaristas, que ao que parece, não tem idade para ser tolo( note que estou a ser generoso com o animal ). O texto é totalmente tendencioso e agrada imenso ao gado de plantão.
O colunista está a falar de fatos. O que ele diz com a sua ficção é que Lula gosta de uns luxos, mas é sempre bom lembrar o que os luxos custaram para os ombros negros e o quanto custam para os trabalhadores brasileiros, dos quais Lula pretende ser um representante. Um olhar menos conservador sobre o texto o teria feito entender logo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Melhor ir para a Lua, pois a Terra foi e ainda é um local de escravidão. Coisa besta. Que se ouçam os pobres, massa de manobra de polÃticos e burgueses, especialmente em época de eleição. Mas aÃ, também só sobraria a Lua.
Ôôô, sêo Elio, por favor, faça a gentileza da psicografia reversa e avise o seu Breves que, em se hospedando em antigo pardieiro escravagista, o Presida ainda faz melhor do que seu colega estadunidense: antes sentar em passado escravocrata do que botar pilha num presente de matança árabe, coisa facinorosa e contraditória pra Democrata - seja em acepção genérica, do conceito, seja especÃfica, do partido. Não lhe quero desmantelar o arrazoado, somente botar uns pingos nos ii. Respeitosamente.
Perfeito, Benassi.
Releitura? https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc311210.htm
Texto medÃocre e mal intencionado. Fica claro o objetivo de criticar Lula. Há outras formas de fazê-lo com observações jornalÃsticas. Não com tanta mediocridade. Assumiu o Eremildo mas sem nenhuma graça.
Não entendo a cizânia, a birra. Lula merece a crÃtica.
Gosto do Lula, mas não acho, como vc, q ele está acima do bem e do mal
Tá falando sério , Elio ? Um pouco de dignidade, no mÃnimo.
Tão de brincadeira? Até nisso estão se apegando? Que desespero kkkk
É falta de assunto? Quer dizer que o local não pode mais ser visitado? O jornalismo deve estar em declÃnio?
FHC e outros também se hospedaram ali. Muitos locais onde escravos açoitados pelo Brasil agora são pontos de hospedagens e turismo. Mais comuns do que andar pra frente.
É brincadeira! Me diga um local no Brasil que não existiu escravidão...pelo amor de Deus...menos sr Gaspari
Colunista você é um jornalista sério , mas esse texto é covardia . Faça uma visita pelo interior do estado de São Paulo , procurar por fazendas de café e todas tiveram escravos e hoje são roteiros turÃsticos.
Sugiro ao colunista vir visitar(como vários turistas fazem) o Vale do Café, no sul fluminense(RJ), onde o tempo não passou....
Imagine agora se Lula resolvesse passar as festas de fim de ano no Pelourinho em Salvador.
Boa, jornalista sem noção.
O jornalismo mediúnico de Gaspari não resistiu à obrigação de falar mal do Lula, condição primeira para se manter na Fo lha, acabou por gerar um texto onde o c u não tem a ver com as calças.
Vai ter q tirar o quartel de lá. Proponha isso elio
De acordo com s elio tinha q ser desativada.
Qualquer lugar de milico é quartel. Base naval. rsrsrs.
É uma base naval.
Atenção aos moradores da Aclimação em São Paulo (ver notÃcia nesta edição da Folha): ali foi lugar de tortura de escravos - mudem-se imediatamente!
Nada mais patético, desprovido de profissionalismo, q recorrer a "gancho" descabido para promover ataque ao inimigo q cresce e trabalhar menos no fim de ano.
Gaspari borrou e sentou em cima!
Por falar em passado, li os três volumes da Escravidão, Laurentino Silva. E o que constate:tudo que ocorre hoje é o reflexo do Século xix. O Brasil existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe esquerda:lula, direita:bolsonaro,situação, oposição, todos se unem,dão as mãos como irmãos, para que jamais se construa uma Nação.Exs. Fundão de 5 bilhões, descaracterizar a lei da Improbidade, juiz de garantia.Tudo isso sob aplauso do bovÃdeo que não pensa.
Aristides: mencionei no Congresso para se beneficiar. Veja o fundo eleitoral quem votou a favor. Lei da improbidade...
Ok. Só discordo do "esquerda:lula, direta: bolsonaro. Nem, nem.
Dona Neli, se o Lula não contemplar esse bloco, ele sofre afastamento. Isso é certo!
Aconselho Jessé Souza.
Bom, nossa história é essa. São Paulo por exemplo era um antro de caçadores e escravizadores de indÃgenas. E daÃ?
Deixe de bobagem Marcelo.
E daà que somos resultado de uma elite exploradora, traficante e desumana, que nunca reparou os estragos. Essa herança justifica o retrocesso em que nos metemos com o golpe na presidente Dilma e o estado de insegurança alimentar e fome no qual a população foi colocada nos 7 anos que se seguiram. Se não tomarmos cuidado a tendência é repetir o modelo escandaloso. O autor está certo, Lula deveria colocar fogo nesse lugar macabro.
Texto medÃocre. Qual parte do Brasil não viveu a escravidão? Creio q a escolha pelo lugar atingiu o propósito: falar de escravidão. Mas, por favor, sem hipocrisia.
Saudades das motociatas com dinheiro público, né?
Alexandre "poodle do Bozo" sempre cumprindo o que se espera dele.
Quem sabe do desvios da lava-jato? Sem noção.
A hipocrisia da elite não tem limite. Do seu conforto em Copacabana, envia lição de moral para uma pessoa que na vida só não foi escrava. Que escapou da morte da subnutrição, foi pau de arara para sobreviver, conheceu o cotidiano dos 40 graus do mundo fabril, não recorreu a atestado médico para se livrar dos seus quase dois anos de injustiça na cadeia,...
Até nisso esse presidente medÃocre copia o presidente anterior, réveillon na Restinga, parece que ele sempre pergunta ao Bolsonaro o que fazer. Será que os dois estão conectados?
Reconstrução da sem-vergonhice? O sujeito pode tirar férias no Congo, pouco importa, mas só!
Uai, barná, capaz: quando um Ãmã se aproxima d'outro, conectam-se suas energias - muito embora possam estar em polaridade absolutamente contrária. Falar mal do "medÃocre", em favor do absolutamente eixcroto é que me parece bem desconectado de duas coisas: realidade e decência. Vai que vai.
Neli. Na nossa idade, de quem conviveu com o pior da repressão na ditadura militar, devemos ser mais sensatos e não publicar disparates sobre um govêrno em reconstrução e que enfrenta um congresso, majoritariamente, fisiológico.
E Neli diz q botou no Lula. sqn
Ambos , os boiadeiros, são iguais... até na boiada! Perdoo a boiada do boiadeiro anterior, porque descobriu polÃtica em dezoito, já a do atual? A manada se acha intelectual mas, como toda boiada, não sabe pensar. Recordo que o boiadeiro atual elegeu o anterior em dezoito, foi retribuÃdo,por esse, na sua eleição de vinte e dois que retribuiu elegendo o vaqueiro do boiadeiro anterior aqui.
Não visitar por razões históricas, aliás de triste lembrança, é não tocar essa feridas que ainda sangram e precisam ser remediadas. Hipocrisia pura!
Gaspari, deixe de ser invejoso e maledicente. Qual foi o lugar sem escravidão no Brasil? É má -fé demais!
Ausência de assunto e de argumentos. Até tu, Gaspari! A imprensa está emburrecendo até seus jornalistas mais notáveis. Que fase!
Qual branco não era livre e qual negro não era escravo antes de maio de 1888 neste paÃs de desiguais ? Me parece menos mportante o local do cativeiro, e mais relevante a reflexão sobre os aprisionados e seus algozes. Ainda somos cativos de preconceitos e levaremos tempo para depurar o mal feito contra o povo negro.
Indigência intelectual não é um argumento, camarada.
Texto de ressentimento anti-petista. Perdeu, Elio Lula fez Natal com catadores. Ele não esquece os pobres. Shame on you, Elio.
Segundo o escritor da miserenta matéria, então devemos também proibir turismo nas várias cidades de Minas Gerais, onde existia trabalho escravo.
A Marambaia é linda e eu também gostaria de passar a virada do ano por lá. Gostei de saber um pouco da história do local. É bom lembrar que praticamente toda a costa brasileira era porta de entrada para negros escravizados, daà para amaldiçoar toda essa beleza vai uma infinita distância.
Pois é.
Nossa viajei ...Será que tem algum escritor de telenovelas que poderia criar um roteiro para essa história?? Até os dias atuais abordando a luta dos Quilombolas por sua terras? .Seria bom que o nosso querido presidente refletisse que ele nomeou seu amigo Zanine para o Supremo e esqueceu da subida da rampa na sua posse .Reflita nesta Ilha maravilhosa que poderia ser um polo de Ecoturismo mas infelizmente os militares ocupam .
Mazé. Concordo qto. ao Ecoturismo mas, temos que avaliar que a marinha, pelo menos, não é predatória.
O sujeito pisando solo escravocrata, respirando ares da senzala, constituÃdo culturalmente, como todo brasileiro, por racismo estrutural, quer lembrar ao Lula que Marambaia foi território de escravidão. Ora, me comprem um bode!
Sempre é tempo de arrependimento amigo.Pior e os militares ocupando esse território. Um verdadeiro polo de Ecoturismo renda para Região da Costa Verde.
Esqueceu de lembrar ao Bolsonaro que visitando o monumento do soldado desconhecido na Rússia o homem estava homenageando o comunismo que ele tanto detesta.
Isso porque os patriotas ficaram ouriçados com o fim de ano de Lula por lá. Chama-se isso de botar lenha na fogueira. Mas visitar os quilombolas não é má ideia não.
Corrigindo o corretor automático. LULA fez Natal com catadores . Faz essa reunião todos os anos. Deixem o homem descansar. Trabalhou em um ano mais de q o dobro q Bolsonaro trabalhou em 4 anos.
Lula fez Natal Gomes curadores. Deixem o homem descansar. Trabalhou mais q Bozo em anos
Gaspari dando um jeitinho de ser promovido!
Qual parte do Brasil não foi lugar de escravidão?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > De Joaquim Breves@agro para Lula Voltar
Comente este texto