Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Drausio, concordo plenamente com você. O natal é um saco! E as promessas de ano-novo são sempre as mesmas. Tudo é comercio;: carnaval, pascoa, dia das maes, dia dos namorados; dia dos pais; dia das crianças. E ainda inventaram de copiar a black friday, que nos EUA dura apenas um dia, com descontos de verdade. Aqui, a black fraude é uma enganação turbinada, que dura mais de mês

    Responda
  2. FLAVIO ZOLETTI

    Muito bom doutor Dráuzio. Muito bom.

    Responda
  3. José Cardoso

    Acordar e ver os presentes debaixo da cama era um ponto alto da minha infância. Já o ano novo era o almoço do dia 1/1. Geralmente na casa de algum parente. As noites não mudavam muito.

    Responda
  4. Carla C Oliveira

    Concordo plenamente. O consumismo e a comilança tiram o prazer de qualquer festa. Feliz Ano Novo!

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    Sim Drauzio, na nossa idade a retrospectiva é essa, salvo algumas besteiras que fizemos, eu com amantes e vc com detentos duvidosos, mas, quanto a Prosperidade fica claro que ela só vem com Corrupção, essa é nossa cultura e tradição que faz da Nação ter Paz somente via Corrupção, sorte de quem está ligado nessa Cultura, esse sim será Próspero.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Que besteira o Dr Drauzio teria efetuado com detentos "duvidosos"? Eram detentos, não há dúvida alguma sobre a condição deles. A função de um médico é simplesmente cuidar da saúde deles, sem julgar, que foi o que ele fez...

  6. Alexandre Assis

    Eu adoraria poder dormir dia 23 e acordar dia 02. Toda essa bondade artificial e insincera me dá gastura. Receber mensagens genéricas de felicidades vindas de pessoas que nunca me procuraram durante todo o ano m dá arrepios.

    Responda
  7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Que crônica deliciosa!

    Responda
  8. Maria Isabel Carvalho

    Obrigada! O período natalino costuma despertar em mim a suspeita de que tenho algum problema de comportamento, desses que também hoje em dia se tornaram avalanche. Não gostar de toda a artificialidade que, ano a ano, se supera, é um peso difícil (deveria dizer desafiador!) no universo instagramável! Mas gosto é de ter um tempo mais livre para bater-papo com pessoas amigas, tomar sorvete, passear de carro (impossível porque Salvador está virando concreto armado). Que tenhamos um ano novo feliz!

    Responda
  9. Virgínia Oliveira

    A maratona do Natal tornou-se mais cansativa que participar da São Silvestre.....

    Responda
  10. Ana Erthal

    Pela primeira vez leio uma crônica sua, Dr. É possível ouvir sua voz enquanto se lê, e imaginar as cenas, até mesmo a tosca charge. Pensamentos admiráveis sobre esse tempo de festa em que poucos pensam. Obrigada. A última sentença se aproxima do meu estado de espírito natalino. Um ano próspero - e bom - pra você.

    Responda
  11. Geraldo Lourenço Brita

    Inda bem que só preciso ler tais crônicas...! Nada de me debruçar sobre um tema a ser escolhido diligentemente, pesquisar na memória pontos de inflexão para, finalmente escrever e reescrever de tal maneira que a gente só precise, precisamente, ler tais crônicas...!

    Responda
  12. Henrique Mello

    Vontade de ter escrito essa crônica.

    Responda
  13. EDUARDO DE MELLO

    Aproveitei para operar a catarata no final do ano, me livrei de várias bebemorações.

    Responda
  14. nia Lúcia Perdigao Romano

    Será que essa crônica foi escrita por mim? É tudo exatamente o que penso sobre as festas de fim de ano.

    Responda
  15. Jose Paschoal Pimenta

    Dr. Drauzio: O senhor disse que brasileiro não ganhava a São Silvestre. Jose João da Silva, João da Mata e Émerson Iser Bem venceram a São silvestre de maneira épica.

    Responda
    1. Silvio Alpendre

      Volta lá no texto, porfa. Em momento algum está dito o que vc afirma. Ele fala da torcida pela vitória de um brasileiro, e só.

    2. fausto almeida

      será que essas vitórias aconteceram quando ele era criança?

  16. Jose Paschoal Pimenta

    Dr. Drauzio: O senhor disse que brasileiro não ganhava a São Silvestre. Jose João da Silva, João da Mata e Émerson Iser Bem venceram a São silvestre de maneira épica.

    Responda
  17. Dora de Oliveira e Silva

    Minha neta aprendeu a ler e escrever este ano. Para comemorar propus fazermos cartões de Natal para enviarmos para a família. Ela não sabia o que escrever e, como sugestão, mostrei um cartão tradicional "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" . Ela olhou bem e disse taxativa: "só vou escrever feliz Natal porque nem sei o que é essa outra coisa!". Que nem você!

    Responda
  18. Paulo Roberto Cugini

    Doutor Drauzio Varella, o senhor é um espetáculo de pessoa, um médico brilhante e necessário para a saúde pública dos brasileiros, principalmente para os menos favorecidos, um homem bondoso, honrado, digno, simples, capaz, honesto e importante para todos nós, os brasileiros que o adoramos. E mais, um exemplo de vida e dignidade. Grato por tudo que o senhor sempre nos "presenteou" com seus ensinamentos. Que tenha sempre muita saúde, paz e alegria. Nosso Brasil carece de "homens" honestos!

    Responda
  19. MAURICIO MOURA COSTA GUIMARAES

    Feliz Natal e Próspero ano novo, Drauzio! Risos

    Responda
  20. Flávio Sasso

    A fantasia ocupava todos os espaços vazios. Com muito pouco vibrávamos muito mais.

    Responda
    1. Ana Erthal

      Exatamente isso, Sasso!

  21. Vinícius Macedo

    Obrigado pelo excelente texto. Ano-novo próspero e com muita saúde, pra vc tb, Dr. Dráuzio!

    Responda
  22. Fernando Leal

    Só rindo grande Dr Drauzio Varella .

    Responda