Opinião > Carta a Geraldo Alckmin Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Peter Janos Wechsler

    Plano Bresser, governo Sarney, de triste lembrança. Os processos de indenização ainda correndo na justiça. O Brasil é uma das ecomias mais fechadas no mundo com participação irrisória no mercado global de bens industrializados. Tarifas há de sobra. A indústria automobilística está instalada há uma eternidade. Compare-se os preços com os internacionais. Reserva de mercado da informática atrasou o país dez anos. O Plano Bresser foi um fracasso total. Não vamos nessa.

    Responda
  2. paulo werner

    E se tivessem fechado o acordo de livre comércio com a UÉ? Haveria chance pra qualquer projeto de industrialização por aqui? Bresser merece todo respeito, mas qual era sua opinião sobre o ALCA?

    Responda
  3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Tudo muito bom, tudo muito bem, mas Bresser foi ministro da administração de FHC e neste governo a política de desindustrialização foi acelerada e nunca mais revertida.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Meu caro, eu já tava crescido e instruído nessa época, mas a crítica política e econômica nem tavam muito no meu horizonte - não tenho, portanto, essa lembrança. Mas creio que vintemuitos anos após, dá pra respeitar uma eventual mudança/ajuste de perspectiva, não?

  4. Marcos Benassi

    Eita, seu Bresser, isso é coisa sutil. Se de economia entendo nádegas, ainda me lembro de psicologia comportamental, e queria refletir sobre um paralelo. Muda-se um comportamento por via de suas consequências: pode-se reduzir sua frequência pela punição após sua emissão, ou, pelo contrário, aumentá-la, apresentando um estímulo agradável quando for emitido. Mais sutilmente, podemos obter tal aumento retirando algo "aversivo" quando ele aparecer. Parece que behaviorismo e economia são primos, não?

    Responda
  5. Amarildo Caetano

    Bresser está correto com está carta .O neoliberalismo transformou o país em casa de mãe Joana .Desindustrializou o Brasil e produziu miséria.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não somente o Brasil, meu caro. E não só pela desindustrialização, porque há muitos métodos de manter os periféricos na Herda, né?

  6. Ricardo Arantes Martins

    Excelente matéria. Guela abaixo daqueles que defendem um capitalismo selvagem, um liberalismo economico em pleno terceiro milênio. Se queremos uma política de crescimento, carecemos de apoio Estatal. Ficou claro que deve ser pontual e muito bem planeada eis que não será fácil.

    Responda
  7. PAULO CURY

    Achei que ele fosse carta fora do baralho, espero que o alckmin não faça nada do que ele sugeriu, este professor é uma triste lembrança na história econômica moderna do brasil. A embraer esta ai para provar que pode dar certo e deixar o mercado aberto, tem que ter competência e o nicho certo de mercado. E uma ajudazinha, que no caso da Embraer vem dos projetos militares pode ser ima boa saída, sem ferir os princípios dos mercados globais, do qual ficamos fora

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não, mas me parece uma apreciação simplória.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.