Hélio Schwartsman > Eles votaram nisso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Enfim , os argentinos aprenderam q a esquerda é um sumidouro do dinheiro público . O brasileiro ainda não .
Como é muito difÃcil criticar as suas ideias e suas propostas o chamam de louco de obedecer cachorros mortos etc.. Quero ver criticarem as suas ideias de democracia, de economia de mercado e de liberdade!
Muito difÃcil? Não sei a sua, mas minha bolha me apresenta conteúdo crÃtico à s medidas do Milei a todo instante, como assim difÃcil de criticar? A premissas do neoliberalismo na veia é conhecida há tempos, seu seus efeitos nocivos tambem.
Se ele tem essas ideias, está agindo justamente ao contrário do que deveria, vai provocar algo muito pior do que o que já ocorre agora. Fanfarrão como Nero, não sabe o que fazer e está se guiando pelos peronistas que tanto ataca. Nada de diferente do que se fez até hoje.
De democrata, não tem nada. Enfiei mudanças na lei eleitoral num pacotão de medidas econômicas de emergência.
Fico imaginando a orquÃdea, de significado tão especial, ter de lidar com "arminha", moto serra e sei lá o que mais, continuará a exalar seu perfume agradável? Não sei. Não gosto do crisântemo.
Ah, pólo oposto: baunilha de verdade, coisa cada vez mais rara e carÃssima, é vagem de orquÃdea. É de cair o queixo.
Ah, Gerônimo, a orquÃdea é um treco tão vasto, em formas, modos de vida e cheiros, que fica difÃcil vaticinar se ia se manter perfumosa. Mas já previno: tem orquÃdea que fede. Em casa, certa vez, botamos um vaso lindo, que havia se criado no quintal, na mesa de uma sala; rapá, dia seguinte, eu fiquei p da vida, porque havia entrado gato e mmmiijado na sala - e eu não tenho gatos. Resumo da ópera: em dois dias, percebemos que aquela *linda* orquÃdea fedia a mmmiijo velho de gato.
Desobediência civil de quem não concorda com isso não pode? Só por que foi eleito é preciso aceitar o que for feito no sentido do que foi proposto em campanha?
Eita, meu caro, não é que eu esteja demandando a orquÃdea como sÃmbolo polÃtico-partidário, mas será que esse povo não pode escolher coisas menos destrutivas? "Arminha", motosserra... Fico imaginando o que é que o TrAmp, caso suas TrAmpolinagens permitirem candidatura, trará como sÃmbolo pra campanha do ano que entra... (Viva o Maine e o Colorado!)
Parece ser intrÃnseco do ser humano o desejo de vingança, adormecido até que seja provocado, muitos não resistem e reagem. Foi assim em caçar "marajás" , achavam ser contra os outros, caçou todos os brasileiros. Agora a "moto serra", também achando ser contra os outros, atinge todos argentinos. Tática comum usada por polÃtico ultra liberal. O eleitor como sempre compra a proposta e paga com seu sofrimento, os não dá elite, logicamente.
O discurso neoliberal tem sempre este caráter fundamentalista: ou se toma as medidas de sempre ou o mundo acaba. Quando Collor confiscou as poupanças o discurso era este. O mundo não acabou a inflação disparou e mais gente ficou mais pobre.
Ah, compadre, negó'seguinte: se o mundo não acabou, não é um pobrema da teoria econômica neo-ultra-liberalóide. O mundo é que errou! Hahahahah!
Hélio Schwartsman extremamente profundo e original! Como que ninguém pensou nisso antes!?
Solução geopolÃtica: a questão da Cisplatina voltará, Milei consultará seu cachorro morto, hermanos perderão o que lhes sobrou, a paciência. Então aclamarão Lula como imperador e anexarão a Argentina. De lambuja Paraguai e Uruguai cairão de amores pelo L. Teremos Messi na seleção e não mais o moleque das orgias "100% Jesus" em alto mar. Bolsonaristas, desesperados, beberão leite com manga (com caroço). Teremos paz na Terra Média.
O que será a esquerda pós Lula?
É impossÃvel ser pior que o Bolsonaro, que colocou a famÃlia inteira no poder, usou e abusou das Fale News, negou as mudanças climáticas, a ciência, apoiava e apoia ideia nazista, e contava e conta com o apoio dos debilóides do agronegócio, que como sabemos no máximo leram um gibi. Pobre Argentina, pobre Brasil e pobre mundo, pois estes autocrata, genocidas populistas têm força para voltarem ou continuarem no poder, por isso afirmo vivemos em um mundo de desinformação, a internet nos deixou bur
Quem vai ganhar? O rico Quem vai perder? O pobre Simples assim
Votaram e foi amplamente avisado pelo então candidato. Soy loko, vuete quiém quiser! já dizia
O Bozo Hermano lança um pacote aloprado que sabe que não passará no Congresso, depois jogará a culpa do fracasso nos polÃticos e irá propor um plebiscito. Até lá o caos estará implantado. Votar em debiloide que faz clone de e conversa com cão morto dá nisso !
Logo teremos um Primeiro Damo argentino!
kkkkkkkk
Hahahahah, Carlos, meu caro, li tardivanente o seu comentário e agradeço pela gargalhada.
Isso para não falar na hermana-primeira-dama. Nada em particular contra o incesto se ambos estão de acordo. Duro é que foram eleitos.
O cartaz diz tudo: afinal, a casta é o povo? Tanto falou da casta que se cercou dela para governar, quer impedir passeatas e protestos, seguramente vai provocar o caos institucional ao ver suas medidas rejeitadas pelo Congresso. Vai demitir meio mundo no governo, mas não tem plano coerente para tirar o paÃs do caos. E o lado ditador, querendo proibir protestos já mostra o lado soturno prevalecendo sobre o lunático.
O apoio dado por Bolsonaro já demonstra o caos que será seu governo.
É sim estelionato eleitoral, kd a Dolarização, o fim do BC ? não Eram essas as principais propostas ? E não havia Ditadura nas suas propostas
Milei é o representante do empresariado capitalista selvagem. Não é preciso ser muito inteligente para se perceber que a desvalorização do peso veio junto com a permissão para que a classe rica argentina possa repatriar os bilhões de dólares que tem fora do paÃs , pagando impostos irrisórios . Convertendo-se estes bilhões de dólares em pesos desvalorizados , será um grande negócio adquirir empresas públicas a preços obviamente subavaliados .
O Brasil já fez o mesmo, no governo Michel Temer, vice presidente de Lulla, e foram repatriados bilhões de dólares também. A maior desvalorização do peso se deu na era Kichner, e uma inflação de 147% Empresa Publica só serve para distribuir dividendos para os detentores de ações, tipo Petrobrás e empregar os apadrinhados do governo. O salário de um diretor da Petrobrás passa de 200 mil reais. Entendeu!
O anarcocapitalismo foi um sucesso em paÃses como a Brutópia, a Lengaterra, a Sildávia, a Bordúria, a Pacóvia, a Vulgária, o Vietnunca o principado do Ondiéquistão, o sultanato do Seraquistão e o Grão-Ducado do Coméquistão. Não tem como dar errado na Argentina.
Penso que ele não finaliza o mandato!
Espero que aqui também não
Realmente não é estelionato eleitoral um sujeito se eleger prometendo acabar com o Banco Central, com empresas públicas e tendo uma motoserra como simbolo. Na verdade é um atestado de que vai acabar com a pobreza, eliminando os pobres e só deixando sobreviver os mais ricos, nada além disso. De fato, os hermanos votaram nesta coisa, agora que arquem com sua escolha e sinceros votos de que nao chegue a uma guerra civil .
Agora Miley vai aprofundar a pobreza como sempre faz o modelo neoliberal. Depois alguém de centro-esquerda chega ao poder não prá consertar, mas para fazer redução de danos, salvando o sistema capitalista da bancarrota.
Quem empobreceu a Argentina não foi o atual Presidente. Entregaram a Argentina com 147% de inflação e a pobreza atingiu 40% da população. Vai Milei.
Estou em Buenos Aires e nada, nada indica instabilidade institucional. A vida segue normal por aqui, pelo menos aos meus olhos. Concordo com o artigo do HS. Nós brasileiros, depois do coiso, e vendo os comentários, temos tendência ao pessimismo e achar que todos passarão pelo que passamos. Acho que os Hermanos não passarão por isso, eu espero.
"O sÃmbolo de sua campanha, vale lembrar, era a motosserra. Os argentinos votaram nisso." Quero primeiro rir bastante sob o efeito da frase. Depois do alÃvio cômico voltarei ao trabalho de entender, pelo menos um pouco, a complexidade vivida pelos argentinos, as consequências na vida das pessoas. Uma motosserra como solução? Pra destroçar o vazio da mente do eleitor. America Latina. Periferia do capitalismo sem liderança capaz de enfrentar as crises dos paÃses periféricos. Sofrimento.
DestituÃdo
Ou uma arma como solução. Nós também passamos por esse horror anunciado. Nenhum paÃs da América Latina pode ameaçar a hegemonia dos EUA. O presidente que tentar, será imediatamente destruÃdo, sob a alegação de ser um comunista. Quem não conhece esse enredo, engodo, enganação ?
Estelionato eleitoral significa governar com responsabilidade nesse caso. Que dureeeza!
O problema é ganhar uma eleição trapaceada, né
Responsabilidade em sua visão é ver os pobres sendo dizimados e os ricos um pouco ansiosos? Papel do Estado eleito por eleições livres e democráticas é garantir aos seus cidadãos um minimo de dignidade e sobrevivência, tentando resolver seus problemas, nao exterminando os mais carentes e protegendo o topo da pirâmide como milei intenciona fazer.
Com responsabilidade? Ou sem responsabilidade?
Ou colocando a responsabilidade nas costas do trabalhadores, dos que nada tem. Já a classe alta segue na mesma, sem perder regalias, lucros e bem-estar
Nada manifestamente ilegal ou golpista?
Ilegal ou golpista é quando os Tribunais agem a favor de um candidato, tipo Brasil?
Nós já vimos esse filme. Um filme de terror, descaso, mortes, armas, ódio, fome, destruição, retrocesso…
Ele está apenas executando as promessas de campanha
Eles votaram nisso: 90 anos atrás, o dia 30/01/1933 entrou para a história: "o dia da tomada de poder". Conceito na verdade inventado pela propaganda nazista, pois a nomeação de Hitler – e essa é a ironia da história – aconteceu pelo voto e via constitucional. Hitler mostrou quão ingênua foi a crença de que ele poderia ser controlado e neutralizado. Há uma crença de que os paÃses nunca chegam ao ponto de não retorno. No caso argentino e do Brasil, não há mais ilusão. Já passamos daquele ponto!
Conseguir fazer um choque ortodoxo anti-inflacionário em regime democrático será uma novidade. A Grécia conseguiu, mas população tinha cenourinha das células de euro. Se não aprovassem, as notas desejadas não sairiam das ATM.
Ele nao está dando remédio, ele está dando pÃlula de cianeto para uma população cuidadosamente selecionada. Se alguém está sendo cuidado são os oligarcas argentinos e o capital estrangeiro fortemente presente em solo argentino, que brevemente herdarão as empresas públicas e poderão extrair e explorar as riquezas do paÃs sem ter que se preocupar com a massa de famintos.
Celso, Macri de direita moderada? Enquanto Milei ocupa o palco, Macri permanecerá nos bastidores. É aà que tudo acontece. Que as cordas se movem
Os argentinos elegeram Massi, não deu certo. Elegeram Fernandez, não deu certo. E agora elegeram o Milei, que provavelmente não dará certo. Direita moderada, esquerda moderada, e agora direita neoliberal pura. Se tiver uma próxima, quem seria eleito? Pela sequência lógica, esquerda radical estatizante. Alta probabilidade de que dará errado. E depois? ReinÃcio do ciclo ou espera de um Deus astronauta ou profeta? Caso complicado.
Antipatia ao presidente eleito, estilo pessoal, situação econômica prévia, inÃcio de governo. É prudente não julgar antecipadamente.
Estilo fascistoide virou estilo pessoal ? Quem já não viu esse filme? Basta escuta-lo.
Segundo seus discursos, o ônus recairá sobre os mais necessitados e a classe média. A classe alta nada sofrerá.
Acabar com o Banco Central, dolarizar a economia, privatizar tudo o que puder foram promessas de campanha. A ver...
Acabar com o que resta da Argentina
P fazer tanta K Gada acho q nem aos conselhos do Conan ele está obedecendo...Provavelmente só aos do Bo Zo.
A argentina sobreviverá! Fiquem tranquilos!
Ficar tranquilos ou alienados? Como quem fica até agora defendendo o inelegÃvel? Que faz graça com ele e não liga que o ge no ci da fazia piada com os mais de 700 mil lmortos da Covid? Que acham este número só um número, sem importância das vidas perdidas? São muitos e estridentes.
Nós sobrevivemos, apesar das milhares de mortes, da fome, do isolamento externo, das armas, da violência, do ódio, das fakes, da inflação, do descaso…
Nós sobrevivemos, embora sem tranquilidade
O Chile tb tá. Quem não tá são os aposentados q estão se suicidando
O problema é que muitos contribuintes/trabalhadores morrem por negligência/tortura do Estado.
Quem vota em Malu o, precisa pagar o preço.
Como aqui no Brasil, nem todos votaram em Maluco, mas todos pagaram, menos a elite capitalista
Votaram em má luco
Análise concisa e precisa sobre o que pode acontecer na Argentina. Mas os bozoloides para variar não conseguem interpretar uma virgula.
Mas e tu, Tersio, entendes de alguma coisa? Expeles bovinidade pelos olhos e pela folga do colarinho.
O ilustre jornalista travestido de economista teria alguma brilhante idéia para resolver a crise dos hermanos?
Essa extrema direita veio para ficar. Antes envergonhada, calada. Agora desavergonhada, estridente
Fazer o L
sim! ele tem! Lula!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Eles votaram nisso Voltar
Comente este texto