André Roncaglia > A sorte visita quem arruma a casa! Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns André por nos brindar sempre com análises claras da economia nacional. Obrigado por esta coluna que auxilia a ver como andamos melhor agora e como estamos construindo um futuro melhor. Feliz 2024 André.
Que venha! Caro André, grato pelas reflexões de23, foi ótimo poder lê-lo e queimar uns neurônios nessa prosa de monólogos. Ótemo 2O24 pra nós todos!
Na verdade a casa foi desarrumada. O ano passado terminou pelo menos com superavit primário, o que é o mÃnimo que se exige. A PEC da gastança gerou uma necessidade de aumento de impostos que por maior esforço do Haddad, não se consegue arrecadar. Terminaremos o ano com enorme deficit e aumento da dÃvida. Estamos aumentando nossa vulnerabilidade.
Parabéns pela visão isenta de ideologias.
Ótimo texto. Parabéns! Mas falar das boas realizações do governo Lula pode render demissão na Folha. Vamos aguardar.
Bom texto, ainda mais porque tenho lido muita coisa negativa do governo na questão econômica. Só resta saber se o crescimento que temos atualmente é sustentável. É importante lembrar, como pontuado no texto, que foi o setor do agro que puxou o PIB para cima, sobretudo no primeiro trimestre, com uma safra excepcional. Ano que vem não haverá a mesma colheita...
'reativação da CEITEC (estatal dos chips), medidas de suporte ao Novo PAC' eh triste ler isso como se fosse boas medidas do governo. Alguém acredita no futuro da estatal de Chips? Mercado de Chips é extremamente competitivo, vcs acham mesmo que essa estatal vai conseguir competir? E a gente ainda não aprendeu com os erros do BNDS e do PAC?
Senhora Dagmar quando a Petrobras foi criada os avanços tecnológicos eram bem lentos em relação a hoje. A empresa era muito semelhante as concorrentes, cresceu , desenvolveu-se tecnologicamente. Hoje são pouquÃssimos os paÃses que detém tecnologia para fabricação de chips , não tem como partir do zero, além dos investimentos altÃssimos requerer saberes que não temos. Me refiro a chips avançados.
Complexo de vira latas. Falavam o mesmo quando foi criada a Petrobrás.
Os professores de faculdades públicas tem dado show na folha. Cito Conrado Hübner e André Roncaglia.
Parabéns efusivos ao autor da matéria André Roncaglia. Finalmente alguém escancara as realizações do governo ,em especial do ministro Haddad. Iniciou-se um ciclo virtuoso na trajetória do paÃs e o céu é o limite
Se e somente se permitirem que o ministro trabalhe seguindo o que muitos petistas chamam de ortodoxia econômica - que nada mais é do que aplicar o que tem dado certo . Senão o barco afunda como ocorreu no governo da presidenta. Basta não inventar!
O Professor André nunca decepciona. Trata das questões econômicas mais complexas sem deixar de ser acessÃvel ao leitor, cujo repertório sempre se eleva ao ler seus artigos.
Viva o PT ( Partido DOS Trabalhadores ), o tri presidente Lula e o professor Haddad!
Artigo sóbrio, fundamentado e inteligente! Esses indicadores econômicos e o cenário atual, não caÃram do céu, ou foi obra do acaso, ou sorte, como alguns ressentidos teimam em repetir! Que o governo aprenda com seus erros, e procure focar e gastar energia nas ações que realmente importam para o Brasil! Até uma oposição propositiva é bem vinda, desde que não sabote o pais!
Texto impecável. Há que se destacar os feitos e as dificuldades encontradas pelo governo. A cada iniciativa, são muitos os que antecipam a derrota, que preveem a catástrofe. Apesar dos contrários, dos contras, dos erros e acertos, de um congresso desfavorável, mesmo com toda trama, com toda lama deixada pelo governo anterior, com todo o sistema, com toda mÃdia, com todas as fakes, Lula vai levando essa chama.
Até os Bolsonaristas estão vivendo melhor exceto os que estão na papuda. Faz o L cara.
Não há duvida que o time e o governo Lula é muito melhor do que o do Bolsonaro. O governo do Bolsonaro é comparável ao time de futebol do Ibis, mas com certeza o governo Lula não é um Flamengo, um Palmeiras, ou mesmo um Corinthians ou um São Paulo. O grande projeto de governo no Brasil foi o plano real, mas o Aécio destruiu o psdb.
M. Santayana: Quem quebrou o PaÃs foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNdES e uso de “moedas podres”, com o p
Caminhemos, não fique paralisado no que passou.
Saudosismo . O quanto Lula já fez e está fazendo, apesar das dificuldades encontradas no congresso para aprovar seus projetos. É todo um trabalho de reconstrução.
Qual a importância da independência do BC neste cenário? SaÃmos da pandemia não é natural que tivéssemos um crescimento , não apenas no Brasil? O que foi feito na Petrobras, a não ser a tentativa de aparelha-la novamente? BNDES-importantÃssimo desde que não sirva os amigos. E as crÃticas ao ministro Haddad? Fábrica de chips , para que? Se até os EUA dependem de importação. Temos vivência tecnológica para produzir chips avançados?
Desde menino eu aprendi que perfeição é utopia e mais velho, percebo que perfeição é a mais ingênua das utopias. Nada (num ninguém) é absolutamente bom ou ruim (confesso que me é difÃcil achar algo d eu bom no governo Bolsonaro, mas aquilo não era governo, era descarrilamento...). Claro que há senões, mas o saldo positivo é absurdo.
Senhora Anete o que eu disse de errado? Por favor , aponte !
A independência do Banco Central é ainda muito recente! Precisamos de mais alguns anos, para avaliarmos, se realmente vai contribuir, para a defesa da moeda e combate a inflação!
Procure se informar melhor, não pense com o fÃgado
Os Ãndices de alÃneas arrendadas deveria constar no cálculo. Sua ausência causa um viés de grau 7.
Realmente esse presidente tem uma estrela da sorte! Toda vez que se elege tem sorte. Que continue assim!
Se é que trabalho, intuição, vontade polÃtica, bons projetos é uma questão de sorte Â…
Tudo isto de positivo que aconteceu é questão de sorte e atuação de forças ocultas.
Desculpe minha ironia. A palavra sorte está no tÃtulo e o forças ocultas lembrança de Jânio.
É, né? Não é capacidade e até genialidade?
Sem falar da comida. Mas não querem ver. Preferem ver as pessoas comendo osso
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > A sorte visita quem arruma a casa! Voltar
Comente este texto