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  1. José Cardoso

    Talvez seja melhor melhorar gradualmente o que existe no sistema atual que fazer reformas na educação. Consertar instalações, expulsar alunos que ameaçam professores, coisas desse tipo.

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  2. Ricardo Arantes Martins

    Essa questão do ensino. Sei lhufas do que deve ser feito, sei que não vejo muito progresso não. gostei muito das Etec's vi muitos de baixa renda tendo acesso e me falando que rapidamente conseguiam empregos. Mas no basilar, no interpretar texto creio que não houve muita melhora nas últimas décadas.

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  3. zenio ferrreira eisenlohr

    E o salário do professor? Faltou essa parte.

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    1. Beatriz Judith Lima Scoz

      Isso mesmo Zenio!!! Salário, melhores condições de trabalho e formação adequada para os professores...

  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Essa discussão toda parece nunca levar a lugar algum, a qualidade da educação continua lastimável. Nossa federação é mesmo singular, o governo federal é que é cobrado por tudo mesmo quando não é executor. Por que não deixamos aos estados que se virem, que sejam cobrados por seus habitantes pelo que entregam. Vejam o caso de SP, o miliciano rejeitou livros do Mec e contratou uma digillização mequetrefe, jogando milhões no lixo, e qual foi a reação da paulistada? Que se virem cada um!

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  5. RILER BARBOSA SCARPATI

    É artigo é bom, mas extremamente genérico. Poderia, por exemplo, dizer se já existem dados que avaliam o quanto cada uma das metas do PNE e cruzar essas informações com os períodos governamentais que tivemos. Tenho impressão de que depois da deposição de Dilma, a coisa piorou demais.

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  6. Sebastião Barbosa

    Priscilla, qual sua opinião a respeito das vinte metas que foram estabelecidas há dez anos para a educação brasileira? Já existem dados preliminares a respeito do resultado dessas metas? Quais mecanismos institucionais são necessários para que possamos fazer reformas sistêmicas e abrangentes de longo prazo? Como fazer para que políticas de Estado não sejam interrompidas por trocas de mandato?

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