Cotidiano > Indígenas sofrem ataque na véspera do Natal e têm animais mortos no Paraná Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rafael Marques da Silva

    Como eu queria um John Wick nesse momento

    Responda
  2. Dirley dos Santos Guedin

    É uma vergonha que alguns brancos ainda continuem achando que os índios não são seres humanos iguais a eles.

    Responda
  3. lilian santos

    Entenderam porque o atraso, a ignorância, violência, o fascismo da bancada ruralista derrubou o veto contra o marco temporal? Para matar , exterminar e roubar as terras indígenas....

    Responda
    1. Paula Stroh

      A estrurura arcaica da sociedade brasileira se revela no poder dos dominantes rurais. Em nome de poderes arcaicos eles são os maiores impedimentos para a implementação de políticas socioambientais.

    2. Paula Stroh

      A estrurura arcaica da sociedade brasileira se revela no poder dos dominantes rurais. Em nome de poderes arcaicos eles são os maiores impedimentos para a implementação de políticas socioambientais.

  4. Bruno Sebastião Neto

    Parece que o plano de eliminação(Extermínio) dos índios iniciado no governo Bolsonaro prossegue ? Tomou vida própria parece ?

    Responda
  5. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Se os grileiros, madeireiros e garimpeiros ilegais, bem como o crime organizado mafiosa como as milícias se sentiram apoiados pelo ex pseudo governo bolsonaro, com o marco temporal aprovado pelo Congresso, essas mesmas organizações se sentem com poder para praticar genocídio contra os povos indígenas. Marco temporal não faz sentido, pois antes da CF88, os indígenas foram exterminados e expulsos das suas terras originais por esses mesmos aliados do atual bolsonarismo, principalmente na ditadura.

    Responda
  6. Adalto Fonseca Júnior

    A narrativa sobre o suicídio dos jovens não é para os fracos. Na condição de colonizado a "civilização" me chegou como um pacote sombrio e enganoso. Para os que vivem a experiência de serem confrontados por problemas que os excluíram, que ficaram sem assistência, sem respeito por sua herança cultural a "civilização" chega violenta e predatória.

    Responda
  7. Adalto Fonseca Júnior

    A narrativa sobre o suicídio dos jovens não é para os fracos. Na condição de colonizado a "civilização" me chegou como um pacote sombrio e enganoso. Para os que vivem a experiência de serem confrontados por problemas que os excluíram, que ficaram sem assistência, sem respeito por sua herança cultural., a "civilização" chega violenta e predatória.

    Responda
  8. João Marcondes da Silva Filho

    Os Estados do Paraná, Santa Cararina e Rio Grande do Sul envergonham o Brasil no que fiz respeito aos Povos Originários , Negros e minorias LGBT.A História do Brasil analisada do ponto de vista dos ciclos econômicos (pau-brasil, borracha, cana de açúcar, ouro, café) onde mesmo entre estes 3 estados sulistas? Que contribuição mesmo estes sulistas deram para o Brasil. Agora elevam o tom de voz à favor da Pátria. Que Pátria é essa que se ergue através de um golpe sujo,rasteiro contra o Brasil?

    Responda
    1. Rogerio Almeida

      Comentário infeliz.

    2. Rogerio Almeida

      "Que contribuição deram para o Brasil"? QUE COMENTÃRIO INFELIZ. Faça-me o favor e pare de ser preconceituoso. Se eu viesse aqui fazer questionamento semelhante sobre MT, AM, RR, etc. (joguei alguns de cabeça, aleatoriamente), eu seria questionado, com razão. Sobre "ciclo econômico", nem vou mencionar o agronegócio, porque eu estaria usando o argumento favorito de direitistas. Só um detalhe: a contribuição de uma região não se resume a "ciclo econômico". Um país não é feito apenas de economia.

  9. Cleomar Ribeiro

    ... anhangueras-agro do PR estão operando os sistemas de grilagem, escancaradamente, e as autoridades estão juntas neste processo!!!... Operam no silêncio até que os silêncios unam todas as outras notas de suas canções e então eles grilam as terras, legalizam, tomam créditos nos fundos agro, fazem fortuna , não pagam credores, são anistiados e perdoados nos tribunais e depois reiniciam o processo-anhanguera!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      O governador precisa tomar as medidas judiciais cabiveis . Se não fizer e suspeito.

  10. LUIZ MENDES

    Busca nas fazendas da região, com certeza vão achar e de quebra visitem os CACs da região.

    Responda
  11. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Direto da repudecú! Donde as ratazanas massa imperam.

    Responda
  12. José Geraldo Cordeiro

    Paranazismo rides again

    Responda
  13. João Batista de Junior

    Investigar e prender

    Responda
  14. Francisco Barbosa

    A demarcação da terra indígena salvará vidas, o governo federal não pode ser negligente com a questão, e a PF deve proteger a aldeia dos marginais milicianos

    Responda
  15. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Responder na mesma moeda.

    Responda
  16. Sérgio Silva

    Capangas de Deus, pátria e família. Amém.

    Responda
  17. Gaya Becker

    Hum...Milicianos, ataques e perseguições aos índios, abandono na pandemia, todo esse conjunto de atrocidades me lembra alguém...ainda mais no Paraná...

    Responda
  18. ciro lauschner

    Os unicos índios que tem na região são aqueles trazidos do Paraguai por funcionários da Funai e ONGs.

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      Sério ? Qeu conversinha mole hein ?

    2. Rogerio Almeida

      Eles são mais legítimos que o pessoal da família Lauschner.

    3. Tadeu Roberto Corbi

      E os nazistas foram trazidos por quem? Ou brotam dos dejetos dos chiqueiros?

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Por isso q c tá aq ?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.