Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    Será que o padrão concêntrico de Maidanetske foi sugerido por fungos e bolor limoso do esterco? No livro Entangled Life ( Vida Emaranhada) se discute o uso de fungos para procurar comida no solo. São usados para a mais econômica rota de interesse, como as estradas M5, M4, M1 e M6 no Reino Unido; também para planejar transporte urbano e rotas de fuga do fogo em grandes prédios. Fungos dotados de inteligência, não de consciência, como um GPS computa direções sem consciência ou um termostato a temp

    Responda
  2. José Fernando Marques

    Como diria Rousseau.

    Responda
  3. Ronaldo Pereira

    O segredo está na simplicidade. Os filósofos da antiguidade pregavam a simplicidade em tudo o que fazemos , no modo de viver, de pensar e até de se vestir; a partir do momento em que esses sítios cresciam e se sofisticavam as desigualdades sociais devem ter crescido, trazendo a rivalidade, a competição e os conflitos decorrentes!

    Responda
  4. Ricardo Arantes Martins

    E até hoje ainda não aprendemos direito. Falta saneamento em grande parte do Brasil, poluindo solos e também mananciais e rios. água é a base da vida e do meio ambiente. Dai a humanidade deve começar o trato com o ambiente.

    Responda
  5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Estudos demonstram que muitas comunidades adotavam medidas para impedir que se instalassem qualquer tipo de desigualdade social e de concentração de poder.

    Responda
  6. Cleomar Ribeiro

    ... Nestes tempos, as commodities eram os próprios humanos!!!...tribos nômades ( os proto-Anhangueras) alcançavam estas comunidades ricas em humanos jovens saudáveis e escravizavam a todos!... Assassinavam a resistência e abusavam dos demais humanos pela força!!!... Estupros diversos, trabalhos forçados! copularam e uma nova geraçåo surgiu em camadas sobrepostas!!!...

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    ... tem-se que esvaziar as cidades-gaiolas!!!... Tem-se que comprar as alforrias dos Anhangueras!!!... Tem-se que transformar coisas em ouro para comprar os escravos e para libertar a todos os escravos!!!...

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... 'Très Intrigant'!!!...

    Responda
  9. ALZIRA SANTANNA

    Povos que viviam em comunidades, sempre foi assim, dividindo as “coisas”. Hoje seriam taxados de “ c0mun1st0s”? Para alguns entenderem que dividir e cuidar não eh ser “c0mun1st0” e que ninguém quer ser esta porcaria e sim se ajudar!!!!

    Responda
  10. Fabiana Menezes

    Muito interessante. Não sei se no texto original eles avançaram na compreensão do porquê do baixo consumo de carne e se existia uma hierarquia social para o acesso. Por outro lado, se voltaram para comunidades menores, fica no ar a pergunta se o critério para aglutinação desse grupos seria parentela ou outro.

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Em ciência não existe nada óbvio, Felipe. Não sei se no artigo original há alguma evidência, sobre a existência de animais para caça , por exemplo. Quanto aos tabus alimentares, eles estão presentes em diversos sistemas religiosos. Há legislações antigas com restrições alimentares, o que dizer de costumes.

    2. Felipe Vasconcelos

      O baixo consumo de carne não se dava por convicções filosóficas e religiosas, mas pela carência de recursos disponíveis, isto é, pobreza mesmo. Esse texto é favorável ideologicamente ao vegetarianismo. Isso é óbvio. E você também.