Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Orra, Bernardo, nunca um texto de Cultura será tão político quanto este. Exagero à parte, podia ter saído da unha do seu Muniz Sodré - seria mais compacto e trabalhoso de senler, evidente, mas tem lucidez, potência e rigor perfeitamente compatíveis. Agora, eu, que não sou cinéfilo, fiquei com a boca cheia d'água de encarar dois filmes pedregosos. Se era a intenção, funcionou pacaramba.

    Responda
  2. Eduardo Rocha

    Opinião vital em tempos de ascenção do totalitarismo crente. E não se enganem, vai piorar...Precisamos estar preparados.

    Responda
  3. Dirceu Luiz Gonzaga

    Fazendo uma leitura da história humana, a fé sempre foi a força motriz do poder e da maldade.

    Responda
  4. Nasemar Hipólito

    Texto excelente, digno do grande escritor que o assina! Parabéns, Bernardo!

    Responda
  5. Alex Sgobin

    Bom mesmo é que fosse tornada muitíssimo mais restrita...

    Responda
  6. Dario Lima

    O homem criou deus à sua imagem e semelhança, essa é a correta, baseada nela, nasceu o bolsonarismo.

    Responda
  7. Dario Lima

    A Fé é o objetivo que raros humanos conseguem atingir, religião é a forma (mentirosa, porém eficiente) encontrada para perpetuar o poder e pra vender a fé.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Fé signifca acrediar em algo que não existe. O que é real, não precisa de fé para existir. O que precisa de fé para existir, não é real.

  8. Paolo Valerio Caporuscio

    A religião atualmente divulgada e pregada é atraso.

    Responda
  9. Paulo Augusto

    Na verdade a evangelização é de possibilidade irrestrita, uma vez que é baseado em fantasia. E vindo de fantasia, pode-se tudo.

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Fantasia irrestrita é apenas no sentido de controle e formas de captação de dinheiro.

  10. Fabrício Schweitzer

    Os adornos nas paredes dos três poderes no Brasil já é um indicativo da falência do Estado. E a dica que fica é: agarrem-se a esses crucifixos e não esperem nada de nós.

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Verdade.

  11. JOS LEANDRO

    Olha, o evangelho, a Lei de Cristo, é para os nele creem e o seguem! "As minhas ovelhas ouvem a minha voz e me seguem!" Uma pessoa que não vê como ovelha de Cristo está liberada por Deus para viver os desejos de seu coração. Vc acha estranho isso que vos falo? As leis da Rússia são para os russos ou brasileiros? Então!

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Leandro, meio maluco tudo isso, mas fez parte da loucura de Deus estar nos lugares que menos esperávamos (o Gólgota foi um deles). Suas passgens pela Palestina e Judeia corroboram suas escolhas. O texto, pelo que entendi, parte da malversação da Graça, quando a transformam em religião institucionalizada e partem para um projeto de poder "evangélico-fascista-militar" vergonhoso que culminou no 8jan23. Pelo jeito, o rebanhão insiste em ouvir outras vozes que não a do verdadeiro Pastor.

  12. Luiz Candido Borges

    Em resumo: quando nós pensávamos que finalmente a influência do catolicismo e das seitas protestantes tradicionais estava superado, que nós poderíamos ser livres para vivermos nossas vidas, eis que surge algo muito pior, mais grosseiro, mais argentário, mais compatível com baixíssimo nível institucional e cultural do Brasil. Bons tempos aqueles em que era a saúva a ameaçar a existência do país: este artrópode não passava de um amador...

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Pois é... o Positivismo até tentou, conseguiu deixar sua contribuição, mas a religião é mais cativante e interessante para o povo e o poder.

    2. Luiz Candido Borges

      ..superadA - a influência estava superada...

  13. José Cardoso

    Talvez a pauta de costumes seja algo mais originário. As religiões, pelo menos as bem sucedidas, mais normatizam os costumes arraigados. Já alguns personagens como Platão ou Cristo tentaram chacoalhar costumes tradicionais de suas sociedades.

    Responda
  14. João Vergílio Gallerani Cuter

    Uma pedra não pode se calar. O silêncio que é sagrado tem que estar projetado contra um pano de fundo articulado, mas reverente. O asceta, sem o ambiente ritual do qual ele se destaca, é apenas um homem desgarrado. Sem a palavra e o gesto ostensivo do outro, sua imobilidade não tem como se dirigir a um ponto fixo. Essa palavra, no entanto, tem que se dirigir ao eterno, e não à próxima eleição. Hoje, o silêncio sagrado é impossível porque a palavra de onde brota esse silêncio apodreceu.

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Não acredito que você o professor da USP. É isso?