Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Flexa

    Até agora não existe a confirmação de nenhum dos 40 bebês mortos e assados, o exército ocupante mente sistematicamente como estratégia de guerra. O mesmo se deu com o bombardeio de hospitais, e a lista prossegue. Enfim, a imprensa divulga como verdade propaganda de guerra produzida pelas IDF - e quando isso é desmentido, não se fala mais no assunto.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      As reféns israelenses elogiaram o tratamento do Hamas. Já o tratamento israelense dei para ver nos reféns palestinos retornando mutilados.

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      Exatamente: bebês degolados, assados. Etc fake News sem retratação inclusive da Folha de São Paulo.

    3. Giselda Araujo

      Como não acreditar? Homens fazem isso em todo o mundo, estupram e matam mulheres de acordo com as suas conveniências. E as atrocidades dos russos também contra as mulheres na Ucrânia? Esqueceu? A verdade sempre vem à tona. Ainda existem refens mantidos pelo Hamas e por isso os que foram libertos se mantêm calados, mas ainda vamos saber de mais horrores.

  2. antonio brito

    Estranho. O mesmo artigo surgiu simultaneamente no nyt e na fsp. Não fizeram autópsia, baseado em testemunhos, o vídeo da mulher vestida de negro surgiu 24 hs depois. Houve abusos daqueles que se aproveitaram das brechas na cerca e usaram violência gratuita, os combatentes do Ramais estavam voltando ou atacando os quartéis e dominando as vias. O lobby não convence com esse artigo, bem escrito para defender uma narrativa e rotular os combatentes como "terroristas violentadores"

    Responda
  3. PAULO ROBERTO HASSE

    Enquanto não devolverem os reféns vilmente sequestrados incluindo crianças e idosos , não haverá nenhuma trégua para os terroristas escondidos em túneis como ra to s .

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Hamas arrepiou a IDF. E grande parte dos civis em Israel morreram de fogo amigo da IDF que ficou apavorada.

    2. SAMYR AUAD

      Na Segunda Guerra, ratos foram empregados sistematicamente por aqueles que queriam retratar seus alvos como algo a ser ex terminado, uma sub-raça de pa rasitas, ca nalhas e trapaceiros que merecia ser ex terminada da face da Terra. Curioso como o sioni ta faz uso do termo.

  4. antonio brito

    Estranho. Nenhuma das mulheres liberadas na troca de prisioneiros acusou o Ramais de abuso. Matéria de marketing.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Exatamente [2]

    2. Marina Gutierrez

      Exatamente, ficaram em poder dos membros do grupo por vários dias, foram liberadas, uma delas até deu a mão para um dos membros, uma menina de uns 9 /10 anos disse que tinha café da manhã todo dia mas almoço e janta não era regular, o pai dela disse que ela aprendeu a comer pão com oleo ( la eles usam o oleo de oliva que produzem, como se fosse manteiga).

  5. Andréa Haddad Gaspar

    A chamada dessa matéria já condenou o Hamas afirmando, como se já houvesse provas contundentes, dos crimes. Não há coleta de sêmen? Há somente testemunhos? O papel em branco aceita tudo. Mata-se a verdade. Desumaniza-se mais ainda o povo palestino. Mas a mira é o povo árabe. O objetivo é que ninguém tenha dúvida da barbárie que a mídia já legitimou pois agora não há volta, já foram condenados.

    Responda
    1. antonio brito

      Observe que nyt e a fsp publicaram o artigo no mesmo dia, nunca observei isso a tes na fsp, deve ser puro lobby

    2. Marina Gutierrez

      Andrea,o estado super organizado e que tem estrutura para manter cadáveres de palestinis por anos e soldados mulheres altamente treinadas não levaram os “kits” para colher material das vítimas e investigar como morreram!

    3. Marina Gutierrez

      Andrea, bem lembrado, isso tudo faz parte do processo de demonização do povo subjugado. Os dois jornais continuam a reciclar a estória para desviar a atenção do público dos horroress que o estado opressor faz 24 horas por dia conta civis.

  6. Andréa Haddad Gaspar

    Engraçado... passados dias do atentado esse jornaleco publicou matéria sobre todo o cuidado, carinho e amor Is ra rel tratava os corpos das vítimas. A chamada levava uma foto dos profissionais de branco e dizia não haver pressa em devolver os restos para a família enquanto não houvesse certeza da identidade.... Folha, resolva-se... qual matéria é a verdadeira? Repito, se estupros tivesse ocorrido, os médicos legistas de pronto apontariam. Esse sionazismo é demais de mentiroso.

    Responda
  7. Andréa Haddad Gaspar

    Engraçado... passados dias do atentado esse jornaleco publicou matéria sobre todo o cuidado, carinho e amor Is ra rel tratava os corpos das vítimas. A chamada levava uma foto dos profissionais de branco e dizia não haver pressa em devolver os restos para a família enquanto não houvesse certeza da identidade.... kkk. Folha, resolva-se... qual matéria é a verdadeira? Repito, se estupros tivesse ocorrido, os médicos legistas de pronto apontariam. Esse sionazismo é demais de mentiroso.

    Responda
  8. PAULO ROBERTO HASSE

    Dirigentes dos terroristas vivendo como nababos longe do teatro de luta , explorando o sofrimento da população palestina . Claro que tudo planejado pois construíram túneis sob escolas , hospitais e áreas urbanas da cidade para usar os civis como escudos . Apostam no caos e no ódio . Aposta errada , é só comparar o país que os israelenses construíram começando do zero enquanto os palestinos seguem oprimidos pela minoria de terroristas . Por que não soltam os reféns ?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Porque I. nao aceita viver dentro de seu território? Porque I. Invadiu a Cis-Jordânia em 67 e ainda está lá? Porque fez de Gaza um gueto há 17 anos? Porque Israel prende crianças ? Porque mataram mais de 700 na Cis-jordania onde o hms não atua ? Porque não aceitam um cessar fogo e negociam a liberação dios refréns? Porque querem liquidar o maior número de palestinos e não estão preocupados em liberar nenhum refem!

    2. Marina Gutierrez

      Não começaram do zero!! Expliquei mas foi para a moderação! Outra falsidade ptopagada pela primeira primeira ministra, a americana Golda M. É que não haviam habitantes na Plstina!. E que palistinis não existiam ! Mentem desde a criação do estado!

    3. Marina Gutierrez

      Continuando o comentário abaixo, o novo estado criado pela ONU funcionou por dois anos usando a moeda palestina, até se organizarem e criarem o dinheiro deles o “shequel” ! Dizer que começaram do zero não é verdade e tem que ser esclarecido.

    4. Marina Gutierrez

      O estado de I. Não começou do zero, essa e outra falácia usada pela máquina de propaganda dos sionistass, a Palstina tinha sua economia, exportavam laranjas,

    5. Marina Gutierrez

      De acordo com as leis internacionais todo povo ocupado militarmente tem direito de resistir a ocupação, estão em seu território e se defendem como podem e como I is forçou a viver no minúsculo guetto, os túneis tem que passar por baixo de qualquer costrucao . O estado agressor tem o sistema de defesa “iron dome” e eles tem os túneis.

  9. Andréa Haddad Gaspar

    Tudo mentira. MENTIRAS E MAIS MENTIRAS como tudo o que vem do sionazismo cristão. Não nos esqueçamos que sexo vende horrores. A curiosidade se assanha tipo quero mais quero mais. Propaganda de guerra, não se iludam pessoal.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Comentario desnecessário. Os alemães respeitavam os palestinos

    2. Edson Jardim

      Esses depoimentos carecem de veracidade. Se realmente ocorreu o que denunciam, vero perguntar se, no lado oposto , os soldados judeus sionistas se limitaram ao procedimento da guerra" limpa", ou tradicional limitando-se apenas ao covarde bombardeio, "humanamente"(????), mas poupando as meninas e mulheres PALESTINAS dos horrores, estupros e sevícias ???

  10. Andréa Haddad Gaspar

    Essa estória de estupro lembra a estória dos 40 bebês, que se mostrou uma falácia mas que fez um estrago tremendo. Incrível como Israel sai como o bom moço, sempre, com a ajuda da mídia ocidental. Agora, me ajudem a entender como médicos legistas não fizeram TODOS os protocolos para a emissão do atestado de óbito? Hein? Essa estória tá mal contada... como TUDO que vem de Is ra re l.

    Responda
  11. SAMYR AUAD

    Este jornaleco censura e apaga qualquer comentário que vá de encontro a sua linha pró-sion ista. Então repito: a organização do lobby sio nista, @StandWithUs, está comprando anúncios em jornais brasileiros para fazer propaganda do Estado colo nial e ra cista de lsrhell. Essa gangue deve ser es corraçada como inimiga da humanidade.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Publiquei uns 30 comentários hoje em vários artigos... aqui pelo menos o iron dome funciona essas.

  12. PAULO ROBERTO HASSE

    Dirigentes deste grupo terrorista vivem como príncipes em países vizinhos , usando a população civil palestina como escudo humano . Covardes , insensíveis ao sofrimento dos palestinos , enquanto gastaram bilhões em túneis para planejar o ódio e guerra ao invés de investir em infraestrutura para melhorar o conforto do povo .

    Responda
  13. PAULO ROBERTO HASSE

    Quem apoia estes terroristas opressores e estupradores de mulheres , será que não tem mães e irmãs ? Planejaram e executaram friamente as barbaridades porque este será seu modo medieval de governar , se estivessem no poder . Opressão de mulheres e minorias é o que querem .

    Responda
  14. PAULO ROBERTO HASSE

    E ainda tem “ gente “ que apoia estes terroristas , opressores bárbaros primitivos animalescos répteis atrasados da mesma classe do “ exército islâmico “ que queria implantar califado e Boko Haram africano opressor de mulheres e outras barbaridades do atraso medieval

    Responda
  15. Marcos Benassi

    O peçoau do NYT tem, agora, que fazer um texto "Exército do Bibi usou as armas e a morte como prática sexual nos ataques a Gggaaza". Questão de equanimidade.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Os donos do New York Times são deles e os colunistas idem.

    2. Marina Gutierrez

      O NY TImes apoia Israel.

  16. Filipo Studzinski Perotto

    Imagino que muitas dessas atrocidades sejam verídicas, crimes hediondos. Entretanto, é preciso ter cuidado e desconfiar de relatos de fontes israele nses supostamente neutras, mas que na verdade fazer parte da guerra de comunicação daquele regime. Há muitos casos confirmados de desinformação estratégica.

    Responda
  17. antonio brito

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Andrea Heimann

      Caro Antonio, Voce esta fazendo afirmacoes muito graves. Qual a sua fonte confiavel? Voce ja leu ou ouviu os relatos das mulheres libertadas?

  18. José Bernardo

    Gostaria ainda de entender porque a palavra ju deu é "moderada" nos comentários, mas pode ser livremente usada nos artigos...

    Responda
  19. José Bernardo

    Sugestão à FSP: se quer de fato manter simetria na abordagem do que acontece na Pa lestina, por que não publica relatos de médicos ligados à ONU ou OMS, do que aconteceu e acontece nos hospitais em Gaza? Ou artigos de ju deus de fato compromissados com a verdade do que acontece ali, como Norman Finkelstein ou Gabor Maté, para ficar apenas em dois nomes?

    Responda
  20. José Bernardo

    O que aqui é relatado, se comprovado, é hediondo. Mas não justifica a resposta monstruosa de I, com a punição indiscriminada imposta a milhões em retaliação, resposta esta muito semelhante em método e crueldade às retaliações dos na zistas nos guetos e campos de concentração da WWII.

    Responda
    1. Marcelo Semiatzh

      Mas,...mas,...mas,... sempre assim quando homens comentam es tu pro de mulheres.

  21. Giovanni Mangraviti

    Definição de evidência: é aquilo que quando se refere a crime relacionado a desafetos da minha bolha é prova, quando a afetos, narrativa.

    Responda
  22. Mario Habka

    A folha de São Paulo é veículo muito importante da nossa imprensa !!! Mas infelizmente republicar uma mentira dessa natureza somente prejudica as análises profundas do que ocorre realmente na Palestina ocupada e oprimida a quase um século!!!

    Responda
  23. Ediney Fortes do Prado

    É odioso o que terroristas fizeram, mas que fique claro: o genocídio em curso movido pelo governo de extrema direita israelense não está fazendo justiça, mas criando mais terroristas a custa de 20 mil inocentes assassinados, metade deles crianças e adolescentes. O que está acontecendo é vingança contra uma população indefesa e que não pode nem fugir. São tão inocentes como as mulheres kibutzim estupradas.

    Responda
  24. Marcelo Magalhães

    Apenas mais uma encomenda para distrair a população, enquanto o pior acontece ao povo palestino. Parem pelo amor de Deus!

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Uma mentira mil vezes repetidas se torna verdade "Ditado popular?"

  25. Jacques Toron

    O Ha mas é um grupo ter rorista ardiloso que se preparou nos mínimos detalhes para executar as maldades e matan ças de 7 /10, porém não esperava tamanha reação de seu ini migo, pensou que a solidariedade do mundo com o sofrimento do seu povo lhe darão razão e apoio; estão sozinhos.

    Responda
  26. Marli Moras Garcia

    Genocídio em Gaza. É o que está ocorrendo.

    Responda
    1. Jacques Toron

      O que está acontecendo é consequências da guerra irresponsável que o Ha mas começou, geno cidio é outra coisa apesar infelizmente do número elevado de vítimas.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Gostaria de ser tão calma e ponderada quanto o Jacques e o Marcos. Entretanto, a minha revolta e indignação são imensas demais.

    3. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Jacques, parabéns por desenhar, mas, para quem não quer enxergar, até o desenho é desdenho.

    4. Jacques Toron

      Geno cídio tem outro significado. O objetivo declarado de Is rael é libertar os re fens e neutralizar o Ha mas. Geno cidio é a intenção do Ha mas que deseja mat ar qualquer ju deu, exemplo realizado em 7 do 10

  27. Joaquim Rosa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

      Sugiro a quem deseja atender à ordem de estudar História que realize uma breve visita a uma Universidade Pública que ofereça tal curso. Passe por lá e tire suas conclusões, pois é de lá que sai a História que te mandam estudar.

    2. Marli Moras Garcia

      Vai estudar história

  28. Dario Lima

    Difícil acreditar na mídia, algumas controladas pelos ju_deos norte-americanos, outra parte....

    Responda
    1. Giovanni Mangraviti

      Definição de evidência: é aquilo que quando se refere a crime relacionado a desafetos da minha bolha é prova, quando a afetos, narrativa.

    2. Dorival Macedo

      Três coisas são certas, indiscutíveis: 1) o Hamas invadiu Israel, assassinou mulheres, crianças, idosos e adolescentes, além de ter estuprado e assassinado mulheres, e sequestrado várias pessoas; 2) o povo palestino, há décadas, vive um verdadeiro apartheid, segregados na Faixa de Gaza, e a cada dia que passa, perdendo seu território para os colonos israelenses;3) Após o ataque do grupo terrorista Hamas, Israel ao atacar Gaza e região, culmina por matar inúmeros civis.

    3. Jacques Toron

      Quando não há razão se diz que a mídia é culpada.

  29. JORGE CESAR BRUNO

    Combater os terroristas do Hamas, eu concordo e até apoio! Mas acho estranho a passividade das pessoas verem ao vivo e a cores, gente inocente sendo massacrada, e fazem cara de paisagem! Parece que alguns insistem em negar a realidade que estão vendo! A morte de inocentes, mulheres é crianças palestinas! Eu não tenho a moral e o caráter seletivo!

    Responda
    1. Joao Cellos

      Jorge, parabéns pelo seu posicionamento.

    2. Marina Gutierrez

      Jorge Cesar Bruno, esse pessoal conhece a realidade, impossivel negar, eu acredito que eles sofreram algum tipo de lavagem cerebral ou desumanizar o outro por preconceito contra sua etnia, religião, cultura é normal para eles.

    3. Jacques Toron

      Acho plausível a solidariedade com o povo Pales tino porém não condeno Is rael que está defendendo seu povo.

  30. ana cecilia andrade de moraes weintraub

    Dos comentários de certas mulheres a essa reportagem depreende-se que o movimento me too unless u r a jew já chegou nos trópicos. Dos de certos homens, qual a surpresa da misoginia? Resta esperar que as mulheres com quem esses convivem leiam e identifiquem esses homens e, quem sabe, tomem decisões melhores. Pobre mundo, que não sabem lamentar a violência, seja contra quem for.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Sr João Cellos, tenho essa mesma impressão!! Parabéns pelo comentário!!

    2. Joao Cellos

      Que misoginia há em constatar que só há preocupação com mulheres isra elenses e nenhuma com as mulheres pal estinas que são massacradas há oito décadas? Esse é o ponto. Por acaso apenas mulheres jud ias são dignas de compaixão?

  31. MATEUS VAZ DE S Sá

    E como Israel está usando o Hamas para exterminar o povo palestino e tomar suas terras.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Mateus Vaz De S Sá, a limpeza étnica começou bem antes da criação do Hms em 1986/87, se iniciou em 1947, antes mesmo da criação do estado de I. pela Onu.

    2. Jacques Toron

      Concordo, o Ha mas fez escolhas erradas, não recebeu o apoio que esperava do Hez bolah e do Irã, está se acabando sozinho e não tem para onde ir. Coitado do povo pales tino

  32. fauzi salmem

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  33. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Tem comprovação por fonte independente? Chega de FAKE...

    Responda
    1. Giovanni Mangraviti

      Definição de evidência: é aquilo que quando se refere a crime relacionado a desafetos da minha bolha é prova, quando a afetos, narrativa.

    2. Marina Gutierrez

      Luiz Carlos, até o momento não, apenas acusações, o próprio governo de I. declarou que não colheram material para análises.

    3. Jacques Toron

      Sim, existem várias comprovações, é real.

  34. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Nada justifica o que o Hamas fez e o que Israel está fazendo. Sobre as supostas violências contra as mulheres somente uma investigação séria e independente poderá confirmar ou não. Na guerra o que se sacrifica primeiro é a verdade.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      NYT é de esquerda e independente.

  35. José Geraldo Cordeiro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jacques Toron

      Engano, merecem muita piedade assim como o povo pales tino com as consequências da guerra

  36. Alfredo Gomes de Azeredo

    O sinônimo de barbaridade é barbaridade, não tem nacionalidade, religião, cor, etc. Porém, tem parcialidade e unilateralidade, é o que se nota, caso a Folha não mostre a face das barbaridades cometidas, aos milhares com mulheres e crianças. É óbvio que o estraçalhamento de corpos de mulheres e crianças na Faixa de Gaza, é bárbaro, desumano e tão hediondo quanto aqueles realizados pelo Hamas em Israel. Que a Folha não seja parcial. Espera-se!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Alfredo, é o que se espera de qualquer jornal independente, a tendência aqui e desumanizar o povo pálstino

  37. Jane Medeiros

    A fonte jornalística desta matéria foi extremamente críticada, inclusive, internamente pela parcialidade da sua cobertura ao longo do conflito em curso. Perdeu credibilidade! O invasor "paga" de inocente e vítima deste o início desta batalha. Por que não deu a César o que é de César desde lá atrás. Estancar o sangue sempre dependeu e esteve nas mãos do "inocente" invasor!

    Responda
    1. Jane Medeiros

      "inocente" entre aspas. É bom aprender, para além da ironia, o que isto significa!

    2. Jacques Toron

      Correto inocente invasor porque Is rael está procurando os reféns e tentando neutralizar a ameaça do Ha mas para que não se repita esse ter rorismo

  38. Marina Gutierrez

    A publicação do artigo no NY Times não torna o mesmo verdade, ao longo de décadas,esse jornal publicou artigos que mais tarde foram considerados plagiarismo, incorretos, exagerados e ou manipulados, desde denúncias trabalhistas sobre salões de manicure de New York a outros com consequências graves,ex. a série de artigos escritos pela jornalista Judith Miller sobre o Sadan Hussein capacidade de fabricar armas nucleares e mencionado na ONU pelo secretário do governo Bush e depois desmentido.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Marina, parabéns pelos seus comentários sempre precisos. Preciso no sentido de assertivo e também preciso no sentido de necessário.

  39. Joao Cellos

    Verdade? Mentira? Pouco importa, pois a máquina de propaganda de guerra de Is rael já tem a sua versão e de agora em diante é impossível contestá-la. Qualquer um que se atreva a fazê-lo, já sabe, é antis semita. E com isso, qualquer violência contra os pal estinos está justificada.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Joao Cellos, sua resposta ao leitor Rafael foi excelente! Parabéns e obrigada por divulgar a verdade sobre o opressor.

    2. Joao Cellos

      Toron, pergunta simples pra você. Onde estão morrendo civis neste momento? Em Ga za ou em Is rael? Então não me venha com esse papinho idhiota de guerra simétrica.

    3. Jacques Toron

      Sua conclusão não é correta,Is rael luta para libertar seu povo sequestrado e neutralizar o Ha mas. Todas as mortes são lamentadas porque ninguém vale mais do que o outro. A guerra é triste para os dois lados

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Sr João Cellos, já estou ficando preocupado e curioso!! Seu comentário vai ao encontro do que eu também penso!! Querem justificar o injustificável, e não aceitam opinião que não seja a verdade Suprema e absoluta deles!

    5. Joao Cellos

      Rafael, baita argumento o seu. E acho que é o máximo que você consegue.

    6. Rafael Gonzaga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. Rafael Gonzaga

      Esquerdista.

    8. SERGIO LUIZ COLLINETT

      A mídia suja confirmou sem consultar a fonte. Segundo fontes fidedignas. É sempre isso que eles dizem.

  40. neli faria

    E as feministas de meia pataca, onde estão? Esquerda incoerente.

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Jorge: sou feminista !Até que sou da Esquerda, porque se contar todos os meus votos desde o primeiro até vinte e dois, votei mais para a esquerda. Para a direita nunca votei! Ao digitar13 não deletei meu bom senso. Na agressão sexual contra Mulher, não importa onde,defendo as mulheres.Pedem mulheres no STF, silenciam quanto a barbaridade que ocorreu no Oriente Médio?Judia não é mulher?E as Iranianas?As feministas silenciam porque a Ideologia sobrepõe ao apoio as Mulheres subjugadas.

    2. neli faria

      Mulheres judias podem ser agredidas, esquerda incoerente. Feministas que apoiam o grupo agressor de mulheres. E os agressores ficam, covardemente, escondidos sob as roupas das mulheres. E o vídeo postado pelo próprio grupo covarde que arrastou uma israelense com as calças manchadas de sangue logo após o ataque? Isso ninguém vê, aspas,porque sou feminista só aqui, só ali e mulheres israelense não importam. Senhor João estude História desde os primórdios.

    3. neli faria

      Marina: pelos vídeos efetuados pelo próprio grupo terrorista, houve a violência sexual. A senhora não viu o vídeo da menina senso arrastada e com a calça manchada de sangue. Leonilda: e as ucranianas?E os covardes dos Hamas que se abrigam sob as saias das mulheres? Incoerência! Sou Mulher, sofri tentativa de agressão sexual ,num emprego1972. Pedi demissão e fui acusada de furto e fiquei 4meses desempregada. Solidarizo-me com as mulheres.João: estude história:agressão sexual.

    4. Marina Gutierrez

      Eu acredito em direitos iguais para todos e não é necessário ser mulher de esquerda, direita ou centro , basta ter bom senso para distinguir entre propaganda e fatos. E aqui incluo também os homens.

    5. Leonilda Pereira Simoes

      Nenhuma mulher precisa ser feminista, e de preferência não machista como grande parte dos homens, para defender mulheres. A violência contra mulheres é terrível, inclusive os feminicídios comuns aqui. O Hamas é um grupo machista, misógino que pode ter feito tudo o que falam. Eles dominam os palestinos pelo terror. Mas os civis palestinos, as mulheres, as crianças não têm culpa pelos ataques terroristas do grupo. E morreram palestinas em muito maior número do que israelenses.

    6. Joao Cellos

      Talvez estejam condenando Is rael que massacra as mulheres e crianças pal estinas há oitenta anos. E você? Quando vai condenar essas ações assas sinas de Is rael?

    7. JORGE CESAR BRUNO

      Estranho, atacam ferozmente as feministas e a Esquerda, e quando acontece essas atrocidades, vcs querem a manifestação da... Esquerda e feministas!! Óbvio, são os que tem compromisso em defender os direitos humanos!! O Hamas é um grupo terroristas que tem que pagar por seus crimes, fato! Mas não as custas das inocentes crianças e mulheres palestinas!

  41. Fernando Alves

    Como sempre, só as vítimas de um lado são tratadas como seres humanos, com histórias emocionantes de suas vidas e famílias. O outro lado é gado no abatedouro. Nem os números publicam mais, pois só eles desmontam a versão de sempre que um lado tem direitos e o outro não.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Fernando, exatamente.

  42. Fauzi Palis Junior

    A escalada de violência expõe as faces teroristas de ambos os lados. Não há desculpas para ninguém.

    Responda
  43. Marina Gutierrez

    Assim que perceberam o ataque, as forças armadas de I. passaram imediatamente a atuar, os atacantes passaram a ser atacados, muitos morreram nos locais, tinham que sair vivos, tinham que sequestrar o maior número de pessoas para poder trocar com os prisioneiros palstinos nas masmorras de I.,na confusão sequestraram até trabalhadores da Tailandia e em meio a todo esse caos tiveram tempo de cometer todo o descrito no artigo?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Marcelo, sequestraram trabalhadores braçais /rurais tailandeses durante o caos. Por falar em sem querer, o governo de Israel agora há pouco divulgou que seu exército eliminou 160 palstinis no domingo passado por engano. Sim, “ sem querer “ usaram munição errada. Oh, ops, foi sem querer. 160 mortos sem querer.

    2. Marcelo Brum

      Na confusão, sequestrou sem querer? E continua sequestrado? Não se zela mais nem pela própria biografia no Brasil?

    3. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Do outro lado as pessoas não tem pai, mãe ou filho morto pelos fazendeiro (colonos judeus) que humilhavam todos os dias os palestinos com cuspida na cara e humilhação) Aqui no Brasil só os indígenas, mestiços e negros podem sentir na pele essa dor. Porque a Folha aperta o control C e nega o direito do humilhado se revoltar. Como dizia um sargento bolsominion que me comandou "aceita e cala a boca" , você é reco.

  44. Denise Maria Osborne

    Que horror!

    Responda
  45. FLAVIO CALICHMAN

    Tinha lido a matéria no NYT e, agora, aqui. Fiz questão de não abrir oa comentários para lê-los, exceto os inevitáveis três mais recentes que aparecem automaticamente no app. Só tenho uma coisa a dizer: aqueles cujo ódio borbulha tão forte que não resistiram a destilá-lo justo neste artigo, espremendo puro suco de negacionismo, é porque perderam a alma e morreram por dentro.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Como comparar a falta de humanidade nos bombardeios indiscriminados de civis, mais de 20.000 até agora, cerca de 7.000 delas criancas, destruição de hospitais e escolas que vemos nos canais de TV com acusação de estupros que até o momento não foi verificada e autenticada pela propria autoridade do governo que representa as vitimas?

    2. Joao Cellos

      Oitenta anos de massacre de Is rael cintraos pal estinos e tudo é normalizado. Quem é que perdeu a alma mesmo?

  46. Marina Gutierrez

    Enquanto isso o genocidiio palstino continua,os que sobrevivem pernas e braços arrebentados por bombas, atiradores abrigados em lugares estratégicos atiram em mulheres tentando se refugiar em uma igreja,homens e idosos seminus são enfileirados, filmados pelo proprio agressor e nãao se sabe seu fim, meios de comunicacão independentes relatam coisas horriveis, bebes tem pernas amputadas sem anestesia,todos definham sem água e comida. A imprensa internacional está proibida de entrar na área.

    Responda
  47. Marina Gutierrez

    O assunto foi mais uma vez reciclado, a principal testemunha Sapir, baleada e escondida viu tudo mas não quis dar o nome; "autoridades acreditam que houve estupro" ;não divulgaram o nome da amiga que fez o video da mulher vestida de preto, " parecem ter sido sexualmente agredidas ou mutiladas"; o Lahav 433 tem evidências mas não divulga. O super organizado governo que sabe até quantos quilos de farinha entra em Gasza não se deu ao trabalho de coletar o sêmen de nenhuma vitima, nenhuma.

    Responda
    1. Marcelo Semiatzh

      Pois é assim que se você for estu pra da, o delega do vai te questionar e duvidar da sua versão.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Especialista? Conhece os rituais e deveres dos judeus em relação aos seus mortos?

    3. SERGIO PAN

      Isso mesmo, Marina. A midia deveria abrir espaço tb para sabermos do massacre diário indiscriminado dos palestinos.

    4. Marcelo Brum

      Que vergonha para as mulheres este comentário...

    5. SAMYR AUAD

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. armando moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      Armando Moura, os serviços de inteligência dos dois mais poderosos governos do planeta "não sabiam" que seu inimigo número uno,no guetto ao lado,estava planejando um ataque há anos .O ataque aconteceu, foi maior do que esperavam, perderam a narrativa e agora seus colaboradores internacionais tentam desviar a atenção de todos, incluindo as famílias das vítimas, com estórias como essa.

  49. Marcelo Semiatzh

    Lendo todos esses comentários ma chos entendo como uma mulher estu pra da sente ao ter que relatar o ocorrido ao de le ga do. Bem alfa

    Responda
  50. frankklim alencar figueiredo

    Mídia "Cio Nista" não quer "oração" para Is Rael e Pa les ti na. Só para Is rael.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Ser solidario com o povo palestino tino não é necessário ser contra Is rael