Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Obrigado amigo , fecho o ano com boa dica de leitura , vou comprar e ler . Feliz ano novo :)

    Responda
  2. Luis Cosme de Miranda Pinto

    Ótima dica. Um livro que também encanta pela ideia. Essa de invadir a programação da TV é muito boa. Feliz 2024

    Responda
  3. Raul Cunningham

    Baixei no ebook e, pela primeira página, repleta de humor, ironia e citações a fatos, pareceu me um dos melhores romances sobre o Brasil que lerei.A propósito, barbacenense que sou, orgulho me de ser conterrâneo do autor, como também de Sobral Pinto.

    Responda
  4. MAURICIO ERNESAKS RODRIGUES

    Há esperança, Álvaro. O Loyola indicou também no Estadão.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Ôôô, sêo Árvo, grato da dica, já tá marcado este artigo seu, pra posterior aproveitamento. Que, no que tange ao passado, será rápido: adoro a pechincha do livro usado, não conheço o trabalho do autor, a Estante Virtual tá lá, gloriosamente disponível. Vou nadar um 'cadim em Ivan Ângelo. Gratíssimo! Belo 2O24, cheio de boa literatura!

    Responda
  6. José Antônio

    Valeu, Álvaro! Obrigado pela dica.

    Responda
  7. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Obrigado, Álvaro. Como é bom ver um leitor capaz de defender as literaturas portadoras de invenção e cuidado estético, melhor modo, senão o único, de fazer o conteúdo/tema produzir a grandeza da experiência literária. E disse bem: todas as listas, feitas por jornalistas pretendentes a *influencers", mal conseguem outra coisa que não seja a tentativa de lacrar, muitas vezes convergindo para única coisa que o próprio livro pretende. Parabéns, também, pelas estocadas sutis a tantos que merecem.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Ivan Angelo é de fato um excelente autor, mas os fazedores de lista dos melhores não têm alcance para perceber autores como ele.

  8. filipe moura lima

    Com o ACS a gente fica sabendo das coisas. Obrigado, Marechal.

    Responda
  9. Joya Fernande Sachs

    Sinto saudades dos clássicos, como Émile Zola, Sartre, Fitzgerald, Shakespeare, José de Alencar, entre tantos outros, que varrem o tempo e continuam super atuais. As vezes acho que ninguém consegue chegar a altura deles. Com respeito a todos, é claro.

    Responda
  10. Graça Sette

    Seria importante ouvir críticos, jornalistas e especialistas de todo o país para as "listas de melhores" serem mais abrangentes e democráticas.

    Responda
  11. Graça Sette

    Essas listas são lacunares. O leitor que lute para encontrar maravilhas como as obras de Ivan Angelo. Aqui em MG há outras publicadas neste 2023.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Quanta riqueza vocabular em apenas dois comentários e com somente duas ou três frases… Isso também é literatura!

    2. Marcos Benassi

      "Lacunares" foi lindo, Graça! Às vezes, são mesmo é lacustres: um monte de gente excelente é jogada no lago e afunda, sem ser percebida. Eu, sem luta nenhuma, adiro aos fãs da Estante, pequeno milagre elétrico que nos facilita deveras a vida. Não é que nem ir ao sebo fuçar, mas que mão na roda...

  12. Graça Sette

    Grandioso criador.

    Responda